segunda-feira, 31 de outubro de 2016

TOC #48 da Weekly Shonen Magazine (2016)

Capa Digital: Domestic na Kanojo

Olá, caros leitores do Fênix no Sekai. É o Diego Felipe trazendo a vocês a análise da edição #48 da Weekly Shonen Magazine.


Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

O índice pode ser visto a menos de 1 centímetro abaixo.


TOC #48 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
Keyakizaka46 (Capa Física)
Domestic na Kanojo (Capa Digital, Página Colorida Principal, 28 pg.)
01. Baby Steps
02. Enen no Shouboutai
03. Acma:Game
04. Nanatsu no Taizai
05. Ahiru no Sora
06. Hajime no Ippo
07. Hoshino、Me o Tsubutte。
08. Daiya no Ace
Senryuu Shoujo (2º e 3º Capítulos - Capítulo Duplo)
09. Fairy Tail
10. Kamisama no Iuutori Ni
11. Dr. Prisoner
12. Vector Ball
13. Koisuru Suizoku-man
Kishuku Gakkou no Juliet (Página Colorida, Capítulo Especial da Bessatsu Shonen Magazine)
Koi to Uso (Página Colorida, Capítulo Especial da MangaBox)
14. Seitokai Yakuindomo
15. Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~
16. Days
17. Yamada-kun to 7-nin no Majo
Fullback (7º Capítulo)
18. Area no Kishi
19. Real Account
20. Kono Ken ga Tsuki o Kiru
21. Tsurezure Children
- AUSENTE: Fuuka
- EM HIATO: Kindaichi Shounen no Jikenbo R

PRÉVIA DA TOC #49 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
- CAPA FÍSICA: Sayaka Yamamoto
- CAPA DIGITAL, PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Real Account
- PÁGINA COLORIDA: Fairy Tail
- PÁGINAS EXTRAS: Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ (22 pg.)
EM HIATO: Kindaichi Shounen no Jikenbo R

Índice da Revista

MANGÁS NÃO-RANQUEADAS/AUSENTES:

Domestic na Kanojo: Domestic na Kanojo, ou DomeKano, é uma obra que está fazendo sucesso e conta com um bom apoio dos editores. Não é raro a obra receber páginas coloridas. Detalhe: seu próximo volume será lançado em 17 de novembro.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Senryuu Shoujo: Gag mangá que estreou sem muito alarde na edição passada e nessa edição recebeu como privilégio a publicação de dois capítulos. A obra ainda está em busca de estabilização e portanto levará um tempo para sabermos seu desempenho.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Kishuku Gakkou no Juliet: Capítulo Especial do bem-sucedido mangá publicado na Bessatsu Shonen Magazine.

Koi to Uso: Capítulo Especial do bem-sucedido mangá publicado na MangaBox.

Fullback: Foi baixa a posição que Fullback recebeu em seu sétimo capítulo. O novato de rúgbi está ainda em fase de estabilização e, portanto, só terá seu sucesso ou fracasso em confirmação mais pra frente.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Fuuka: O anime de Fuuka provavelmente vai estrear (palpite do autor) em abril de 2017. Deve levar um tempinho para saírem maiores detalhes mas fica a expectativa de que o mangá consiga receber uma adaptação de qualidade.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Kindaichi Shounen no Jikenbo R: Outra edição em que Kindaichi não volta do hiato. A obra deu pra ficar num longo período de hiato, mas é bem provável que retorne no início do ano editorial de 2017 com um arco novo.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Página Colorida Principal: Domestic na Kanojo

TOP 10:

01. Baby Steps: Baby Steps segue sendo uma das principais forças da Weekly Shonen Magazine, apresentando um rendimento muito satisfatório e se mantendo em alta mesmo após nove anos de publicação, um feito difícil para muitos mangás.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

02. Enen no Shouboutai: Em menos de 10 dias Enen no Shouboutai conseguiu vender quase 59 mil volume, uma média boa para a Shonen Magazine e que pode se expandir mais pra frente após um anime. Mas é preciso frisar que a obra precisará de um boost muito grande pra chegar ao nível de um pilar, já que por enquanto vende menos que algumas outras obras (ao menos nas primeiras semanas), como Kamisama no Iutoori Ni.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

03. Acma:Game: Acma:Game é uma obra com mais de três anos de publicação e rendimento satisfatório/positivo na visão editorial. Se Acma:Game já não fica ameaçado em caso de aparecerem mangás mais rentáveis, imagina na situação atual, em que poucos novatos da Shonen Magazine emplacaram? Em suma, Acma:Game segue seguro.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

04. Nanatsu no Taizai: O segundo volume de Nanatsu no Taizai vendeu quase 325 mil cópias de seu 23º volume em sua semana passada (no total o 23º volume já vendeu 327,5 mil cópias). Só ficou atrás de Kingdom (que vendeu quase 422 mil cópias) no Ranking Oricon. O fato é que Nanatsu é o mangá com melhores vendas da revista atualmente, considerando que a segunda parte de Daiya não alcançou ainda seu nível de vendas e que Fairy Tail tem atravessado uma relativa queda de popularidade.
SITUAÇÃO: Intocável.

05. Ahiru no Sora: Ahiru raramente tem sido alçado a uma posição alta na ordem de leitura. Queda de desempenho? Pelo contrário. Com mais de uma década de publicação o mangá ainda tem um desempenho muito bom nas vendas de volumes. A obra segue em alta e com um baita apoio editorial. 
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

O próximo volume de Domestic na Kanojo será lançado no Japão em 17 de novembro

06. Hajime no Ippo: O clássico do boxe segue com um nível muito bom de vendas, ainda que não tenha força suficiente mais pra ajudar a carregar a revista nas costas, não como Daiya, Nanatsu ou Fairy Tail fazem. A obra tem um bom rendimento mas já foi mais rentável no passado. Os editores e leitores tem muito respeito pela obra e o que ela representa pra Shonen Magazine.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

07. Hoshino、Me o Tsubutte。: Hoshino até conta com uma boa recepção mas suas vendas não estão sendo tão boas e é bem provável que o mangá não fique na revista. No entanto com uma possível consolação: não se descarta a possibilidade de ser transferido para uma revista em que não fique sem muita atenção (no caso poderia ser transferido pra Bessatsu Shonen Magazine, talvez).
SITUAÇÃO: Correndo Risco de Cancelamento.

08. Daiya no Ace - Act II: O mangá de beisebol tão cedo não sairá de seu posição confortável, afinal mesmo após uma década de início da franquia Daiya no Ace ainda está em alta com o público e dificilmente vai passar por um desgaste em um período de curto prazo (aliás isso é quase impossível). Detalhe importante: o quinto volume da obra vendeu, em menos de 10 dias, 178.557 cópias.
SITUAÇÃO: Intocável.

09. Fairy Tail: Mais uma daquelas edições pouco comuns em que Fairy Tail fica numa posição na ordem de leitura abaixo de Nanatsu no Taizai e Daiya no Ace - Act II. O fato é que, dos três pilares, Fairy Tail é o que mais está "combalido". Mesmo assim sua força segue enorme na Weekly Shonen Magazine. Detalhe: Fairy Tail ganhará página colorida na próxima edição.
SITUAÇÃO: Intocável.

10. Kamisama no Iuutori Ni: O 19º volume de Kamisama no Iutoori Ni vendeu pouco mais de 68 mil cópias em menos de dez dias. Kamisama vende em média 150 mil cópias por volume e é uma obra com boa popularidade e uma base fiel de fãs.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Kishuku Gakkou no Juliet (Capítulo Especial)


MEIO DE TABELA:

11. Dr. Prisoner: A vida não está fácil para Dr. Prisoner, que não foi muito bem nas vendas de seu primeiro volume e precisa que o segundo volume tenha melhor desempenho para conseguir se manter, caso contrário a obra, embora promissora, acabará cancelada.
SITUAÇÃO: Correndo Risco de Cancelamento.

12. Vector Ball: No lançamento de seu segundo volume na semana passada Vector Ball vendeu 28.955 cópias. Não chega a ser um resultado fenomenal mas a obra deve conseguir vender na média de Acma:Game, que vai conseguindo se manter na revista por mais de três anos. Mas os editores ficam na torcida para que a média de vendas aumente a cada volume novo de Vector Ball. Pra todos os efeitos esse novato, que é do mesmo autor de Zatch Bell!, deve se estabilizar.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

13. Koisuru Suizoku-man: Assim como Senryuu Shoujo, esse gag mangá estreou sem alarde e está a espera do lançamento de seu primeiro volume pra ver se é mantido ou não na revista. Bem, é isso que dá pra falar por enquanto, já que vai demorar pra sair o primeiro volume (os capítulos de Koisuru tem poucas páginas e demora mais tempo pra ocupar o espaço de um volume inteiro).
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

14. Seitokai Yakuindomo: Gag mangá com quase dez anos de publicação e ainda com um bom fôlego pra se manter na revista. A obra já recebeu duas temporadas de um anime e vários OVAs. Aliás, cada volume novo recente de Seitokai tem vindo acompanhado de um OVA.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

15. Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~: Mononte tem sido alçado diretamente em posições baixas na ordem de leitura. É preciso lembrar que o mesmo vinha acontecendo com Infection, que acabou cancelado... é claro que ainda é cedo pra definir a situação de Mononote, pois será preciso esperar as vendas do primeiro volume e .
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

16. Days: Em menos de 10 dias o 19º volume de Days teve 95.344 cópias vendidas, um resultado satisfatório e que dá a entender que o boost da obra, ainda que demoradamente, está acontecendo. Estima-se que Days conseguirá uma média de vendas de, no mínimo, 220 mil cópias por volume.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.



BOTTOM:


17. Yamada-kun to 7-nin no Majo: Apesar de ter perdido a sua grande chance de expansão com o fracasso do anime Yamada-kun ainda tem uma média satisfatória de vendas. Na semana passada houve o lançamento de seu 25º volume, tendo vendido no período 35 mil cópias.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

18. Area no Kishi: Nem adianta reclamar que o autor de Kindaichi está fazendo corpo mole, já que sob outro pseudônimo ele escreve Area no Kishi, que raramente tem pausas ou hiatos. Mas focando em Area no Kishi, esse segue estabilizado e com boas vendas.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

19. Real Account: A obra não tem vendas elevadas mas tem vendas estáveis e satisfatórias. Os editores apoiam Real Account, inclusive na próxima edição esse mangá receberá a capa digital e as páginas coloridas principais.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

20. Kono Ken ga Tsuki o Kiru: Kono Ken pode até ser um novato de premissa promissora mas é importante notar que o mangá ainda não se estabilizou e precisa encontrar seu espaço na revista o quão antes senão a obra poderá se cancelada em não muito tempo.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

21. Tsurezure Children: Gag mangá que consegue vender 32 mil cópias em uma semana (um bom número) de vez em quando Tsurezure fecha a revista, ficando em último na ordem de leitura. A Shonen Magazine tem variado a cada edição o gag mangá que fecha a revista, diferente das concorrentes Shonen Jump (Isobe Isobee Monogatari sempre fecha a revista) e Shonen Sunday (quem fica em último é sempre Sunday Hikagaku Kenkyujo). Dos mangás que fecham a revista, Tsurezure é quem mais fica em último. Mas é também, ao lado de Seitokai Yakuindomo, um dos que está garantido da revista.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Comentários dos Autores (em Japonês)

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #48 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima.



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...