terça-feira, 19 de maio de 2015

Gêneros | Fênix no Sekai


Gêneros Quais são os gêneros mais conhecidos no mundo dos animes?


Bem, como vocês já devem ter percebido, hoje eu vou falar sobre os tipos de gêneros que podem estar incluídos em animes. 

Romance

Vou começar com um clássico. Romance, um dos gêneros mais conhecidos, baseia-se no amor ou relação afetiva entre dois ou mais personagens. Eu, pessoalmente, odeio animes de romance (como citado na apresentação), porém não tenho nada contra eles. Existem alguns tipos de romance, os quais eu citarei agora.

 O romance dramático é aquele romance que baseia-se principalmente no carisma dos personagens e no sentimento transmitido através deles, ou seja, o tipo que te faz chorar (-que). 

A comédia romântica é quando a comédia obtida no anime é gerada através de relações "engraçadas" entre os protagonistas da história. Para os que não sabem, aqui vai uma pequena curiosidade: romance e comédia é diferente de comédia romântica. Como assim Anon? bem, eu já explico. Romance e comédia, é quando um anime possui comédia (gerada por situações engraçadas ou ridículas) e possui também romance envolvido. Já a comédia romântica, como falei anteriormente, é a comédia com base romântica.

Drama

Existem milhares de tipos de drama, porém todos são interligados, então eu vou somente explicar os que servirem de "base" e o resto é com vocês.

Drama psicológico: é o drama com base nos sentimentos do personagem principal (protagonista). Geralmente apresentam um enredo mais tenso e acompanhado de tragédia.

Drama romântico: tem como base os sentimentos do protagonista também, porém, devido à trama ser bastante limitada ao romance, geralmente trata-se do amor entre dois personagens da história.

Drama tenso: é baseado no suspense de uma trama. Geralmente envolve mortes ou terror no meio.

Terror


Sobre esse, eu conheço bem pouco. O máximo que posso dizer é a definição básica sobre terror.

Terror: assim como o romance, baseia-se em um sentimento humano, que é o medo. Medo, pra quem não manja das ciências(-que), é uma forma de defesa do corpo humano contra organismos fora de nosso conhecimento e que podem causar danos à nós mesmos. "Os humanos só tem medo do desconhecido..." -alguém aleatório -q, claro que sim, afinal se nós conhecemos algo e sabemos que não nos faz mal não tem porquê temer.

Horror


Muita gente não sabe, mas tem sim uma diferença entre terror e horror. Terror tem como base o medo dos personagens, mas é utilizado muito Gore (já vou explicar o que é) e cenas violentas, geralmente envolvendo o sobrenatural, ou seja, coisas fora do comum. Já o horror, tem como base o medo também, porém limita-se ao mundo da história (ou seja, sem monstros brancos e pelados esfaqueando lolis -que). Geralmente trazem um enredo mais realista e maturo. Esse tipo de gênero, tem mais chances de fazer o público ficar chocado com algo ou então transmitir a angustia dos personagens através do drama.

Horror trágico: baseia-se principalmente nas tragédias que ocorrem ao redor do protagonista.

Horror dramático: geralmente trás um enredo mais complexo e dramático, trazendo personagens carismáticos e transmitindo a dor deles através dos acontecimentos.

Apesar de ter dito que em horror não há sobrenatural, eu não disse que não pode ter fantasia. Sobrenatural é algo que ocorre fora do universo do anime (ou seja, que nunca poderia acontecer naquele universo, como por exemplo Another), fantasia é algo que não poderia acontecer no nosso mundo (ou seja, o mundo real), mas que dentro do cotidiano dos personagens poderia de fato ocorrer (exemplo disso, Steins Gate).

Tragédia


Este que é um dos meus gêneros preferidos, juntamente com horror e drama. Tragédia é uma série de acontecimentos considerados ruins e/ou prejudiciais ao personagem em questão.

Tragédia dramática: envolve a dor do personagem que está sendo apresentado, normalmente trás uma visão mais triste e distorcida da realidade (tipo quando alguém está em depressão -q).

Tragédia horrorosa: baseia-se principalmente no psicológico do personagem, puxando muito o carisma dele.

Tragédia; terror: tragédia juntamente com terror.

Comédia

Comédia geralmente é baseado em fazer o público rir, sendo uma forma de entretenimento.

Comédia romântica: como explicado mais cedo, comédia com base no romance.

Comédia surreal: comédia com base em fatos irreais (exemplo: uma pessoa chuta a outra e ela vai a mais de 10 metros de distância).

Comédia dramática: comédia juntamente com drama, geralmente utilizada em pequenas partes de histórias mais complexas, servindo apenas como "auxílio".

 Aventura

Aventura trata-se de um artifício geralmente utilizado em Shounens, que trás como enredo a ideia de "eu tenho um objetivo, e tenho que cumprir tais missões para chegar à ele" (exemplo: One Piece).

Aventura misteriosa: aventura com base no suspense e nas dificuldades dos personagens em questão.

Aventura dramática: aventura com base nos sentimentos do protagonista.

Fantasia


Um dos meus gêneros preferidos com toda a certeza, fora que a minha própria Light Novel tem como gênero Fantasia.
O gênero "fantasia" é um dos mais vastos e com infinitas probabilidades, portanto não tem como explicar "tópico à tópico" cada gênero. Vou resumir o que é fantasia aqui (isso vai testar minhas habilidades -qq)

Bem, fantasia é algo que não acontece na vida real (ou seja, fuja da realidade atual), sendo as mudanças poucas (como por exemplo, um universo aonde existem super-heróis) ou mudanças absurdas (como um RPG). Diversas vezes as pessoas confundem "fantasia" com "sobrenatural", mas como já expliquei, não é bem assim.

Ação

Esse eu pessoalmente não entendo como tem tanta gente que é fan. Primeiramente, ação trata-se de um enredo o qual traga muitas batalhas e lutas, o que pode ser bom ou ruim. Bem, existem alguns tipos de Ação também, e eu vou explica-los para poder falar o porquê de poder ser bom ou ruim o gênero ação.

Ação dramática: ação que envolve os personagens da trama com batalhas. Essas batalhas geralmente costumam ser bastante dolorosas aos personagens e indesejadas pelos fans da história.

Ação "protagonizada": batalhas e mais batalhas, uma atrás da outra, sem o mínimo de valorização acima de um personagem ou carisma dos personagens, tratando-se de lutas "sem-motivo"(não que esteja dizendo que a luta não deveria acontecer, mas ela não trás muito impacto ao público). Esse tipo de ação é geralmente chamado de "protagonismo".

Viu a diferença? eu acho muito fútil acontecerem diversas lutas apenas para chamar atenção do publico e cobrir a "taxa de entretenimento" cobrada pelos "sem-nada-pra-fazer" (pra não falar outra coisa -que). Uma obra não é feita para divertir nem entreter, e sim para trazer uma mensagem vinda direta do autor. Não que esteja dizendo que não deveria ser divertido ver uma obra, mas é essencial para o autor colocar algum fundamento em sua história.

Ecchi / Nudez


Esse está com toda a certeza entre um dos gêneros mais amados pelo povo, e mais odiados por mim, se não, o mais odiado.
Mas hein? Anon, porquê você odeia ecchi?? ficou maluco? Não jovem, acalme-se. Me diga, em uma história fundamentada (ou seja, que trás um enredo maduro e uma mensagem por trás da trama) e complexa, você acha mesmo que é necessário colocar nudez no meio? eu acho que não. Se uma obra é realmente digna de seu mérito, então ela não tem porquê colocar algo tão fútil assim no meio. Nudez serve apenas para atrair os mais tarados para bancarem os "pervertidos" do negócio. Não tem nenhum benefício em colocar garotas/garotos despidos na tela do computador, só complica as coisas (afinal você vai ter que trancar a porta -q). Se você quer se masturbar, vá ver hentai/pornô (pra quem não conhecia, desculpe por estragar sua inocência -qq).

Ainda não se convenceu de que nudez é algo inútil e que deveria ser excluído do mercado? calma, porquê ainda tem mais.

Peguemos como exemplo a obra DxD. Highschool DxD possui uma boa história e enredo, porém o trama foi totalmente estraçalhado pelo ecchi desnecessário apresentado na história. O meu mangá preferido é Tokyo Ghoul (como já havia citado), e DxD possui uma história incrivelmente semelhante. Uma pena que a história foi arruinada, afinal os personagens perderam totalmente o carisma, tornaram-se clichês e sem emoção.
Ecchi e Moe pro Japão, é como Novela e Futebol aqui no Brasil, ambos são formas de "Pão-Com-Circo" (pra quem não conhece, o termo "pão-com-circo" se originou na Roma, aonde os governantes deram ao povo tudo que eles queriam, no caso pão com circo, e calou a grande massa da população sobre os problemas que ocorrem no país).

Gore


Geralmente utilizado ao lado de terror e drama, gore é quando uma obra utiliza muito sangue e cenas cruéis em sua composição.

Gore dramático: é quando o enredo da obra depende do gore para ser dramático (exemplo, Tokyo Ghoul)

Gore "pão-com-circo" (rçrçrç): é quando uma obra não possui fundamento algum na história, e coloca o gore juntamente com terror para chamar a atenção dos frustrados sexualmente.

Conclusão


Ainda ficaram faltando alguns, como vocês devem ter percebido, mas se eu falasse sobre todos os gêneros mesmo, ficaria o resto da vida escrevendo -q.
A minha conclusão é o seguinte: existem milhões de gêneros, alguns merecem mérito, outros não.

Eu não costumo generalizar as coisas baseadas em um único artifício, porém com gêneros é diferente. Gênero é o que limita a história à algo já criado, ou seja, algo que serve para nos dar uma ideia do que vai acontecer durante à história. Certos gêneros, como Moe ou Ecchi, costumam utilizar os mesmos artifícios em todas as obras com estes gêneros, então eu geralmente não espero nada de algo do tipo.

Bem, foi isso, espero ter ajudado vocês à alguma coisa, mesmo que pouco. Até a próxima! ^^

(só hoje foram dois posts, estou meio eufórico hoje rçrçrçrçrçrç).

Light Novel - Forma de escrita | Fênix no Sekai

Light Novel | Novel 

Principais diferenças entre Novel e Light Novel 


Olha eu aqui de novo (não, imagina -q), dessa vez falando sobre Light Novéis, explicando algumas possíveis dúvidas, então se tiver alguma dúvida, sugiro que preste atenção.
Muita gente não sabe, mas existe uma diferença básica entre Light Novéis e Novéis. No Brasil, nós chamamos a forma de escrita romana de Romance, porém em outros países como EUA ou Japão, eles chamam de Novel. Sim, Novéis são livros comuns (como 50 tons de cinza, Dom Casmurro e diversos), diferentes de Light Novéis. 
Novéis costumam ser bem mais grossas e cultas que as Light Novéis

Light Novéis são geralmente são "mini-livros" utilizando uma linguagem menos culta, o que facilita a leitura da mesma, evitando ter que ficar lendo várias vezes o mesmo trecho para entender seu significado. Elas são escritas em volumes e costumam ter o mesmo preço de um mangá. O traço dos desenhos apresentados em uma Light Novel são parecidos ao de um mangá também, tendo cerca de 7 à 8 ilustrações por volume.
Light Novel de Suzumiya Haruhi no Yuutsu
 Sobre a forma de escrita, trás um lado positivo e um negativo. O positivo é que, como dito anteriormente, a leitura fica mais prática e intensa. O negativo é, como o foco da Light Novel é "leitura fácil", alguns autores abusam disso, retirando praticamente toda a descrição, o que acaba deixando a narrativa fútil e sem graça.

Creio eu que a leitura de uma Light Novel deve ser facilitada, mas isso não impede que ela tenha uma boa descritiva. Para quem não prestou atenção nas aulas de literatura (-que), eu vou dar uma explicação base sobre gêneros textuais.

Para entender o que são os gêneros textuais, é necessário entender o que é literatura. Literatura, é  a arte de representar a realidade através de palavras. Ao desenhar uma maçã em um quadro, você não está vendo uma maçã de verdade certo? o que você está vendo é apenas a representação de uma maçã, ou seja, uma arte em forma de maçã. Com a literatura não é diferente, um bom livro é capaz de fazê-lo imaginar um objeto, mesmo que fictício, através apenas da descritiva dele (geralmente usa-se adjetivos para isso). As palavras transmitem uma representação de algo, e é justamente esse o motivo da descrição.

Explicado agora o que é descrição, como acha que ficaria um texto sem ela? creio eu que ele ficaria seco, fútil e sem emoção. Pois bem, algumas Light Novéis costumam retirar a descritiva e apenas fazer sucesso em cima dos gêneros da história, afinal muita gente compra mangás/Light Novéis apenas por terem nudez ou romance no meio.
Capa da Light Novel de DxD

A descrição é geralmente formada por palavras de alto calão (ou seja, palavras pouco conhecidas no vocabulário atual), que geralmente só podem ser obtidas lendo livros e mais livros, o que irá fazer com que você aumente seu vocabulário geral (conjunto de palavras às qual você sabe o significado). Não acho que devam colocar palavras tão cultas e de difícil acesso (até porquê, se tornaria uma Novel), só creio eu que deveriam utilizar a descrição menos nobre possível, apenas para envolver mais o leitor.

 Bem, creio eu que é extremamente necessário uma boa descrição para que a história seja bem trabalhada, além de envolver ainda mais o leitor na trama apresentada pela Novel/Light Novel. Independente do tipo de texto, descritiva sempre será necessária para a compreensão total da mensagem passada pelo autor (ou você achou que Harry Potter fosse tão famoso por causa da magia? rçrçrç).
A Light Novel de No Game No Life é brasileira, e uma das poucas que já li
Falando em Light Novéis/Novéis, eu tenho uma Light Novel, mas estou com problemas para envia-la para o My Light Novel mas quando eu conseguir enviar, eu faço um post falando sobre ela (claro, se o Iv11m deixar -q).

Espero que tenha ajudado, até a próxima! ^^
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...