quarta-feira, 7 de outubro de 2015

TOC #44 da Weekly Shonen Sunday (2015)

TOC #44 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2015)

Capa da Edição #44: Kyoukai no Rinne


Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é Diego Felipe e esta é a TOC #44 da Weekly Shonen Sunday. Bom, sem mais delongas e enrolações, vamos logo para a Table Of Contents dessa edição.

Novamente a raw da TOC não vazou. Mas para a TOC não ficar sem imagens decidi postar imagens das capas de estreia de mangás do atual plantel da Shonen Sunday. Caso a raw vaze as imagens serão substituídas pelas páginas coloridas dessa edição.


TOC #44 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY
1. Detective Conan
2. Major 2nd
3. Tenshi no Act!!
4. Denpa Kyoushi
5. Charactimes Golden
6. Be Blues!
7. Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto
8. Psyche Matashitemo
9. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
10. Lettuce 2-kobun no Suteki
11. Tokiwa Kitareri
12. Keijo!!!!!!!! 
13. Hayate no Gotoku!
14. Heavens Runner Akira  
15. Zettai Karen Children
16. Saezuri High School OK-Bu! 
17. Ane Log 
18. And-Pair
19. Sensou Gekijou
20. Area D
21. Tutti!

Capa e Página Colorida Principal: Kyoukai no Rinne (celebração do 300º capítulo) 
Páginas Coloridas: Ad Astra Per Aspera, Okigae no Susume (one-shot #4 da Shin Sedai Sunday Grandprix), Gulliver (one-shot #5 da Shin Sedai Sunday Grandprix) 
Ausentes: Dagashi Kashi, Magi, Gin no Saji (em hiato), Arata Kangatari (em hiato)  e Birdmen (próximo capítulo em 3 semanas no mínimo)

CAPA:
Mais uma vez não tivemos nenhuma gatinha japonesa na capa da Shonen Sunday. Mas foi por um motivo especial! Kyoukai no Rinne chegou ao capítulo de número 300 e ganhou como regalias a capa e a página colorida principal dessa edição.

O mangá pode não ser um grande sucesso de vendas mas tem uma história de qualidade e é mais uma grande obra dos 37 anos de carreira de Rumiko Takahashi, (provavelmente) a principal autora da Shonen Sunday e responsável por sucessos como Urusei Yatsura, Ranma 1/2,InuYasha (ambos pela Shonen Sunday) e Maison Ikkoku (seinen da Big Comic Spirits, da mesma linha editorial da Shonen Sunday). 

PÁGINAS COLORIDAS:
A página colorida dos mangás foi para Ad Astra Per Astera, mangá novato do autor de Hayate no Gotoku. A obra ainda não foi ranqueada mas há um certo hype por partes dos editores e leitores por ser de um autor com um sucesso na bagagem. Boa sorte a Kenjiro Hata para conduzir tanto Gotoku quanto Ad Astra. Teve também página colorida de one-shots da Shin Sedai Sunday Grandpix: Okigae no Susume e Gulliver.

Capa de Estreia de "Ad Astra Per Aspera": TOC #40



AUSENTES:
Dagashi Kashi, após ter ganhado capa na edição passada e um anúncio de anime, ficou de fora dessa edição. Mas possivelmente estará de volta na próxima edição, entre os primeiros lugares ainda por cima. Magi, que vai entrar em seu último arco na TOC #48, também esteve ausente nessa edição. Mas também deve voltar na TOC seguinte.

Gin no Saji, um dos mangás que mais vendem na revista, está em hiato e sem previsão de retorno A obra é de autoria de Hiromu Arakawa, a mesma autora de Fullmetal Alchemist. Arata Kangatari também está em hiato e também não há previsão de retorno.

A ausência de Birdmen pode ser explicada porque o mangá é publicado mensalmente na revista (mesmo a Shonen Sunday sendo semanal) e porque seu último capítulo foi publicado na TOC passada. Ou seja, pra chegada do próximo capítulo será preciso esperar mais 3 semanas.

TOP 10:
1. Detective Conan: Decidi parar de chamar a obra de "Meitantei Conan" por ser o nome como a obra mais é conhecida no exterior. O mangá é o carro-chefe da revista e já ficou 16 vezes em primeiro lugar nas TOCs da Sunday esse ano. Após 21 anos a obra mostra que tem fôlego pra atrair os leitores da Shonen Sunday.

Capa de Estreia de "Major 2nd": TOC #15

2. Major 2nd: A continuação de Major está sendo um sucesso na revista, que vendeu em dez dias mais de 200 mil cópias no lançamento de seu segundo volume. Sem dúvida uma volta que veio em boa hora, pois a revista em breve vai se despedir de dois de seus três mangás que mais vendem: Magi (ausente nessa edição) e Gin no Saji (que está em hiato), ambos se aproximando da reta final.

3. Tenshi no Act!!: Esse novato está se firmando cada vez mais na revista. Esse ano já ficou duas vezes em primeiro lugar nas TOCs e está quase sempre no Top 10. A obra mostra-se promissora e tem potencial pra ganhar anime no futuro (o que não quer dizer que realmente vá ganhar, é só uma hipótese).

4. Denpa Kyoushi: Essa foi a posição mais alta que o mangá conquistou nas últimas TOCs. Denpa é um dos mangás mais chamativos da Shonen Sunday atualmente, o mangá está firme e forte, ainda mais após um anime de boa audiência. A obra é privilegiada com posições constantes na metade de cima das TOCs, embora não fique sempre no Top 10 (na TOC #34 pegou uma 14ª posição, por exemplo).

5. Charactimes Golden: Talvez a surpresa mais grata dessa edição seja ver esse mangá, que costuma ser ranqueado na metade de baixo da tabela, pegar uma quinta posição. A obra é a segunda fase de "Charactimes", mangá que era estável e seguro nas TOCs e que deu lugar a essa continuação que herdou a estabilidade de sua sucessora. O mais provável é que volte a ser ranqueado na metade de baixo das TOCs.

6. Be Blues!: O mangá de futebol segue com fôlego e popularidade na Sunday. O desempenho da obra é mais do que suficiente pra ganhar um anime. Porém mangás de esportes da Sunday demoram bastante para serem adaptados pra animação japonesa (Cross Game é um clássico da Shonen Sunday dos anos 1980 e só foi ganhar anime em 2009, muitos anos após seu fim). E por enquanto parece que o mangá vai seguir vendendo bem e conquistando boas posições.
Capa de Estreia de "Nanoha Yougashitsen no Ii Shigoto": TOC #19

7. Nanoha Yougashitsen no Ii Shigoto: Esse novato está bem na fita! Sua pior posição foi um nono lugar nas TOCs em que foi ranqueado. E já pegou algumas segundas posições (mas ainda não pegou o primeiro lugar). Pelo visto os editores e os leitores estão vendo um potencial imenso da obra. Assim como Tenshi no Act!! seu desempenho está sendo bom o bastante pra ganhar um anime no futuro, mas não quer dizer que realmente virá a ganhar um se continuar forte na revista.

8. Psyche Matashitemo: A obra voltou do hiato e está pegando boas posições. O autor, Tsubasa Fukuchi, já é experiente (é o mesmo de "Ueki no Housoku", ou em inglês "The Law of Ueki"). E esse prestígio do autor colabora para que a obra continue com apoio dos editores, sendo bem ranqueado. Em suma, Psyche está em situação confortável.

9. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Desde a TOC #32 Mushibugyo não fica de fora do Top 10. Não se sabe ao certo se os editores estão confiantes na obra pra alguma outra novidade (como uma segunda temporada em anime, por exemplo), mas o mangá está seguro na revista e teve uma leve melhora de rendimento nas TOCs mais recentes (o desempenho anterior já era bom).

10. Lettuce 2-Kobun no Suteki: Na TOC #41 cheguei a declarar que Lettuce corria risco de cancelamento mais pra frente porque estava ficando entre os cinco piores desde a TOC #41. Mesmo sendo um gag mangá Lettuce precisava melhorar suas posições. E não é que melhorou? Nas TOCs #42 e #43 o mangá já havia saído do bottom (depois de ser ranqueado lá por sete vezes seguidas) e agora Lettuce consegue um décimo lugar acima de obras com rendimento muito melhor, como Tokiwa Kirateri, Zettai Karen Children e Hayate no Gotoku. Que ótima posição/recuperação!



MEIO DA TABELA:
11. Tokiwa Kitareri: Não é uma classificação alta pra um mangá na maioria das vezes fica entre os dez melhores. Mas não foi sua pior posição no ano (ficou em 13º na TOC #34). Mas pelas suas vendas e boa recepção a obra está muito segura e tem grande potencial pra fazer sucesso (ainda mais se vier a ganhar anime). As expectativas apontam que em um ano a média de vendas dos volumes seja de 100 mil cópias por volume, o que seria um bom resultado pra uma obra recente.

12. Keijo!!!!!!!!: Essa obra não chega a ser um sucesso fenomenal mas está estável na revista e sua situação atual é boa o bastante para que o autor possa conduzir a obra como pretende. É a típica obra que fica no meio da tabela pra baixo mas que permanece em segurança.

13. Hayate no Gotoku!: A obra já teve 4 temporadas em anime, 4 OVAs, um filme animado e um drama live-action. A obra continua segura na revista, mesmo com o autor, Kenjiro Hata, decidindo lançar outra obra na revista (Ad Astra Per Aspera). Apesar de ter de se desdobrar pra fazer as duas obras Gotoku segue em situação segura (embora seja pouco provável que ganhe uma nova te
Capa de Estreia de "Tokiwa Kirateri": TOC #1

14. Heavens Runner Akira: Conseguiu pegar nessa edição uma posição melhor do que as que estava conquistando nas últimas TOCs. Mas precisaria de uma grande melhora de desempenho para se ter uma certeza maior de que a obra está segura na revista, apesar de já ter mais de um ano de existência na Shonen Sunday.

15. Zettai Karen Children: A obra ainda é muito querida pelos leitores e editores da Shonen Sunday. Porém sente o peso do longo tempo de serialização e já não costuma ser ranqueado em posições altas com tanta frequência quanto antes. Mas a obra está segura.

16. Saezuri High School Ok-Bu!: Escapou de participar do grupo dos cinco últimos dessa vez. A obra vem conquistando posições muito baixas mas pode ser o mesmo caso de Lettuce: ranqueado em baixas posições por ser um gag mangá mas depois sobe seu desempenho. Mas mesmo para essa hipótese otimista o mangá precisa melhorar muito suas posições nas próximas TOCs.

Primeira Capa de Tenshi no Act!!: TOC #7. O mangá estreou na TOC #4-5


BOTTOM 5:
17. Ane Log: É um gag mangá com uma enorme quantidade de capítulos. Chegou a ganhar OVAs (mal-recepcionados) e vai ganhar mais OVAs. Ou seja, essa posição baixa não indica que o mangá está ameaçado (pelo menos por enquanto). Mas pode ser sinal de que a obra não tem mais tanto fôlego na revista.

18. And-Pair: Essa posição ruim desse novato pode significar uma recepção fraca do mangá por parte dos leitores. Até então ele era ranqueado no meio da tabela mas é possível que And-Pair comece a ter uma queda de posições, assim como está acontecendo com Tutti!!. Mas só será possível saber se essa posição foi passageira ou um sinal de queda de rendimento nas próximas TOCs.

19. Sensou Gekijou: Mesmo sendo um gag mangá seu rendimento costuma ser bem baixo. Mas não se pode afirmar que a obra está correndo risco, pois desde o começo do ano o mangá vem pegando posições muito baixas então possivelmente o mangá fica mais em baixo por decisão dos editores da Sunday. 

20. Area D: Mais uma posição baixa para esse mangá que é publicado na revista. Mas, por ser um mangá voltado para um público mais maduro e por ser publicado irregularmente na revista, a obra está segura e não corre riscos.

21. Tutti!!: Essa posição péssima provavelmente é reflexo de uma recepção fraca desse novato, que provavelmente será cancelado se não tiver nenhuma grande melhora de posições. O alerta vermelho já foi aceso com a classificação entre os cinco piores na TOC passada.


NÃO-RANQUEADO:

22. Oiishi Kamishama: A obra é de Tohru Fujisawa, mesmo autor de GTO, e sempre recebe capítulos coloridos. Sempre fecha a revista. Está mais do que seguro na revista e o autor nem sempre publica capítulos da obra (mas ela está presente na maioria das TOCs, ainda mais recentemente).



Bem, pessoal, essa foi a minha análise da TOC da Shonen Sunday #44. Até a próxima, galera!

Lyonel


Durante muito tempo admirei um mundo diferente do meu...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...