sábado, 1 de agosto de 2015

Estilos de arte | Fênix No Sekai

Arte: estilos e formas de comunicação

Existem milhões e milhões de estilo de arte, grandes variações, e cada um com sua especificação, desde desenhos realistas, que visam a perpetuação da realidade captada por nossos glóbulos oculares, até o estilo mangá, cartoon, ou pixel art, que trazem uma obra mais estilizada. Pelo menos eu acredito, que todos que vieram parar neste post, ou simplesmente tiveram a coragem de abrir para ler, são apaixonados por arte, sendo ela com mera função estática, ou interpretativa, simbólica, ou comunicativa. Espero entreter vocês por uma considerável medida de tempo, e acrescentar cultura e informação em suas vidas, para que possam olhar para um quadro e ver mais do que apenas tinta sobre a tela; para que vejam o sentimento expressado pelo autor, e entendam o tipo de arte e seus princípios, dentro deste maravilhoso mundo criado e limitado somente, pela imaginação.
Sou apaixonado por este estilo de arte >.<

O que é?

Arte é a manifestação cultural ou estática de sentimentos, habilidades, formas de pensar ou então de capacidade de reflexão. É triste afirmar que existem pessoas que não possuem uma "sensibilidade artística". Não que eu esteja fazendo menção à dons, pelo contrário, acredito que qualquer um pode ter; porém existem pessoas que não vêm arte como arte, e sim arte como tinta no papel. Ainda que não veja nada além disto, esta venera a obra, pois admite que dá muito trabalho fazê-la.

Conceito: evolução através de anos

Assim como a tecnologia, a arte também teve seus tempos de evolução, que se estendem até hoje, e que provavelmente, enquanto os humanos viverem, nunca terão seu marco. Na conhecida antiguidade, arte poderia ser considerada qualquer tipo de variação de habilidades, como por exemplo, a habilidade de se construir casas (então pedreiros eram artistas? hum), habilidade de manusear instrumentos, habilidade de construir falácias que enganassem e governassem os povos (agora sei de onde surgiu a igreja universal), e diversas outras. Porém essa época logo (embora a demora para isso fosse mais do que eu consigo contar) acabou, com o renascimento. Qualquer pessoa que já terminou até o nono ano já deve ter ouvido falar do renascentismo, que é muito venerado entre os entendidos de arte, ou ao menos, entre a maioria deles. O renascimento trata-se da nova forma de visão da área das ciências de arte (embora tal período tenha acarretado mudanças na filosofia, ciências, e diversos outros), trazendo assim a diferença entre ofícios produtivos e lucrativos, para formas de expressar opiniões, crenças, enfim, comunicação em geral. A partir deste ponto, a arte começou a tomar o rumo que conhecemos hoje, trazendo conceitos originalistas de beleza, fantástico e grotesco. A arte então, passou a ter um elemento chave, que é a estética do autor ao produzir sua obra. Apesar de tudo isso, a arte não fora considerado ciência; passando assim em rumo a emoção, sensorialidade, e sentimento. A palavra "estética", deriva de um termo grego que significa "sensação", portanto, a arte não é nada mais que uma forma de transmitir sentimentos através de imagens, sons ou palavras.
Podemos ver claramente que apesar da grande influência do estilo realista, as artes renascentistas ainda eram limitadas devido à falta de recursos da época. 
Sigmund Freud declarou, a partir de um ponto de vista psicológico e semiótico, que a arte poderia ser a manifestação de desejos subliminares e irracionais do autor, acarretando assim, seus sentimentos dentro de sua obra. Veja, ao fazer uma visita ao psiquiatra (sim, e eu descobri que sociopatia não tem cura ;-;), eles pediram que fizesse um desenho. Este desenho, poderia ser a chave para a descoberta de meus pensamentos, pois meu humor e desejo estava expresso ali (Uma casa podre com árvores murchas ao seu lado, além de corujas em seu telhado. Eu tentei representar o estado de uma casa após a guerra, mas parece que os resultados não foram lá bons). Além disto, ele citou que a arte poderia ser "lida" da mesma forma que sonhos, simbologia, ou então problemas mentais (achei o meu ponto).

Estilos de arte

Existem milhões e milhares de estilos, pois cada autor possui um estilo próprio; contudo, é natural do ser humano ser generalista, classificando coisas parecidas como da mesma categoria (é fi, o tio aqui tá manjando das neurociência), portanto, vou citar algumas de meu gosto, ou que achei que seriam plausíveis estar neste site.
Dentre os milhões de estilos, eu poderia citar artes históricas, como a arte clássica, arte medieval ou a arte renascentista, mas por não "manjar" tanto das áreas históricas da arte, irei focar somente nas artes contemporâneas, que se demonstram o cerne da atualidade em termos artísticos.

Realista:

O estilo realista é um dos mais importantes estilos, o considerado "pai de todos", dentre os estilos que derivam da realidade por si só, ou acrescentando variações de fantasia. O que é o estilo realista? como o próprio nome sugere, é o estilo de arte que propõe apenas a reprodução do mundo atual, não a criação de novos elementos fantasiosos. Neste tipo de arte, imperfeições como gorduras, pintas, cicatrizes e queimaduras devem ser representadas de forma fiel a realidade, sem esconder nada. O tipo de arte que costuma se confundir com fotos reais, se forem pintadas.
Como pode-se observar, desenhos realistas costumam impressionar bastante quem os vê.

Aprendizado: diferente do que se pensa, o aprendizado não é tão complicado; o necessário é apenas entender que o mundo não é feito de traços, e sim de diferenças de textura. Sabendo isso, a diferença de textura pode se apresentar em degradês da cor cinza, ou em mudança real de cores, com por exemplo a troca de lápis de cor na hora de pintar. 
Aplicações no mercado: Dentro da área de artes, até que o estilo é bastante explorado. Apostilas de escola, mercado de Storyboard e diversos outros tipos de serviços que utilizam do estilo, visam um bom dinheiro pelo trabalho dos artistas. Diferentemente dos outros, este é um estilo mais comercial que artístico, porém ainda sim é capaz de expressar sentimentos, se utilizado da forma correta. Outra coisa que costumo ouvir bastante, é pessoas desorientadas na área de artes afirmarem que quadrinhos ou pinturas que se demonstram próxima ao estilo, porém com óbvias estilizações, são estilo realista. Isto é um equivoco, pois o estilo visa somente o mundo real; nada de personagens bombadões ou então mulheres perfeitas demais; nem desenhos que são facilmente confundidos com pintura, mas que tem algo irrealista, como zumbis por exemplo. 
Arte realista, ao meu ver, é um ótimo estilo para se iniciar a carreira como desenhista, pois para saber estilizar algo (ou seja, distorce-lo), é necessário fazer este algo. Para se desenhar um personagem mangá, é necessário saber desenhar um humano antes. Fica a dica, para quem está com dificuldade na área de desenhos; experimente sentar em sua cadeira, pegar o papel e a caneta, baixar uma foto de referência, e mandar a ver nos desenhos! 

Cartoon

Este que é um estilo muito difundido entre os autores, pois é fácil de se desenhar (eu mesmo fazia bastante quando criança), e te permite produzir humor e uma crítica ao mesmo tempo. Se tratando do estilo de arte humorística, geralmente utilizado em charges, tem como característica o sarcasmo, a quebra de expectativa, e a crítica.
Tradicional cena do filme Cinderela, da Disney. Esboço ainda feito a mão, pronto para ser colorido.
Normalmente dotado de quebras de expectativa, o humor da charge é algo controverso. São coisas capazes de te deixar triste, e ao mesmo tempo achar engraçado. Apesar de ser uma das principais formas de utilização de cartoon, a charge não é a unica; existem animações tradicionais que utilizam cartoon (que inclusive, como citado no outro post, os animes e mangás derivam da arte da Disney). 

Aprendizado: este que eu julgo um dos mais fáceis dos estilos, afinal não precisa de um grande nível de desenho para fazê-lo, à menos que queira um estilo mais realista (sem desmerecer os cartunistas). É uma boa forma de se iniciar uma carreira como desenhista.
Aplicações no mercado: Muito comumente, vemos tiras para apostilas escolares, e publicações em jornais, porém isto não é regra; acontece que é fundamental entender que existem locais aonde um certo estilo de arte pode ser colocado, pois é viável e desejado, e outros que não. Já nas áreas de animação, o estilo cartoon é muito bem aceito, além de possuir inúmeras plataformas aonde ele pode ser aceito, porém não com o mesmo intuito que a charge. 
Tá Anon... Você falou falou e falou, mas e ai? qual sua opinião sobre o estilo? 
Não possuo completamente uma opinião formada sobre o assunto, porém creio que é um estilo muito divertido e maleável.

Mangá e Anime

E chegamos ao que desejam.... Bem, o estilo mangá é o cerne da cultura pop atual, fazendo muito sucesso entre os jovens desenhistas, e também sobre os jovens não-desenhistas (para não citar vagabundos -qqqqq), afinal, o que pode ser melhor que algo que te entretém, te da suas fantasias, e ainda por cima, pode ser apenas mascarado por ser "desenho infantil" aos olhos dos adultos?
Bem, brincadeiras a parte, o estilo mangá trata-se de uma derivação do estilo cartoon, portanto erram os que falam que "anime não é desenho". É utilizado o termo anime, para se retratar especificamente do estilo tradicional japonês, e assim não confundir com animações da Disney por exemplo. Grande parte dos animes e mangás são marcados cada um por seu clichê diferente, trazendo muitas das vezes, fantasias internas de seus produtores, que acarretam um sucesso para as obras.
Alguns são capazes de emocionar; outros te fazem rir; outros te deixam alegre de tanta fofura. Não existe anime ou mangá sem clichê, pois o clichê é uma marca dos animes, assim como no cartoon, o clichê é estilizar demais o corpo humano, ou no estilo realista, o clichê é não usar traços; todas as artes tem seu clichê, pois toda arte deriva de uma anterior. Existem poucos estilos de arte que apresentam características únicas em seus aspectos, que misturam traços ou então criam algo totalmente novo, então é plausível este fato. Mangás costumam trazer olhos grandes, nível médio de estilização (exceto alguns a parte, como Lucky Star, ou Kill La Kill, que trazem traços mais puxados para o cartoon), e também alguns apelam para a nudez. Existem exceções.
Normalmente visto como forma de entretenimento, é mais raro achar um Mangá com discernimento artístico, ou seja, que seja de fato comunicativo.
Quem nunca viu ou ouviu falar sobre a grande obra de Masashi Kishimoto, Naruto?

Aprendizado: Tecnicamente, foi o primeiro traço que aprendi. Não é de fato fácil, sendo ele um desafio maior que o cartoon, pois é necessário estudar primeiro o estilo realista para saber desenha-lo (anime ou mangá, é uma estilização da realidade; logo, para saber desenhá-lo, você precisa saber como desenhar a realidade antes). Foi errôneo de minha parte estudar mangá antes de estudar o estilo realista, pois agora meus traços são mais "travados", estes que me prendem a desenhar tudo muito "perfeito" (não consigo desenhar coisas feias. Por isso que nunca consegui me desenhar -q). A parte mais fácil diante de meus olhos, foi saber desenhar os quadros, pois assim como quadrinhos americanos, este necessita de teoria e mais teoria de como se fazer uma página de mangá.
._.
Aplicações no mercado: Bom, caso você esteja no Brasil, então desista. Não existe aplicação no mercado de animes ou mangás, ao menos aqui. Não precisa dizer que nasceu no país errado ou fazer tolice (qe), pois chorar de nada adianta. Se quiser realmente seguir um caminho comercial de animação ou produção de mangás, então terá de ir pro japão, e isso exige maturidade, esforço, aprender um novo idioma, e saber como lidar com pessoas de ética diferente. Apesar disso, nem tudo é sem esperança. Existe, se não me engano, uma vez ao ano, um evento que chama-se "Brasil Mangá Awards", que visa a iniciação de carreira mangaká de brasileiros. Este seleciona cinco melhores mangás One-Shot, e envia-os para a Shounen Jump, o qual terá a chance de ganhar no concurso, receber uma vaga como autor, e até mesmo ter uma animação sobre a obra. Para quem tiver interesse, eu vou deixar um link no final do post sobre o tal do evento, para que possam ler as regras mais detalhadamente, e por fim se inscrever, se concordar com elas é claro. No Japão, existem revistas que divulgam o trabalho dos mangakás, assim como a Jump, citada a cima. Além destas, existem também estúdios de animação, que industrializaram o traço do mangá, porém desta vez trazendo um traço mais suave e "seco" (afinal, seria inviável fazer frame a frame uma arte mais farta).
Não é um estilo que amo; muito menos um estilo que odeio. Ele divide opiniões. Por parte de arte, eu venero muito o estilo, pois além de ser agradável à visão, ele também é muito expressivo (em alguns casos), e expressa exatamente a forma que eu penso (descobri recentemente que meu pai era adotado, e que o pai verdadeiro dele era japonês; agora sei de onde vêm meus olhos rasgados e.e). Apesar disso, como obra, "não vou com a cara deles". A maioria dos enredos são extremamente rasos e simplistas, visando apenas a renda, e tocando o foda-se para quem é realmente fan de arte. Hoje em dia não tenho paciência para ver nem 10 minutos de anime, muito menos começa-los do zero, mas ainda sim sou apaixonado pela arte. Assim como o cartoon, este é um ótimo estilo para se começar.
"Evolução" dos traços da KyoAni. Perceba a diferença do início ao final, e tende descobrir que sentimento cada uma das imagens de passa. Se quiser, comente!

Surrealista e Abstrato

Estes são, sem nenhuma dúvida, o meu estilo de arte preferido. O estilo de arte, ao invés de se prender a conceitos e coisas físicas, explora sentimentos e formas de pensar, através de imagens sem fins representativos (nada que se pareça com a vida real, ou ao menos, nada que realmente seja).
Mas Anon, qual a diferença entre surrealista e abstrato
Surrealista trata-se de uma "exploração interior". Sabe quando você tem sonhos muito brisados e bizarros? aqueles que nem dá pra acreditar no que você viu? exato. O surrealismo pega elementos reais e mistura com o subconsciente do ser humano, trazendo assim uma forte influência sentimental sobre a obra.
Este estilo de arte costuma ser ainda mais impressionante que o realista, e chega até a "bugar" seu pensamento. Tente interpretar a obra!
Já o estilo abstrato, são formas de representar sentimentos de forma crua e nua. Como você faria para desenhar um homem? você procuraria estilos de cabelo, referências, cores, vestimentas e etc. Mas o que você faria para representar o ódio? e o amor? essa é a questão. Cenas que podem ser angustiantes, e ao mesmo tempo, podem ser revigorantes. Podem te aquecer mentalmente, como podem te passar distância. É isso que eu amo tanto em ambos os estilos...
Não é impressionante, porém passa um certo sentimento. Me sinto desconfortável toda vez que olho esta imagem....

Aprendizado: Não tem uma definição universal de como aprender a desenhar estes estilos. O que sabe-se, é que a obra deve passar um sentimento, caso não, então a obra é falha. Claro que depende de quem estiver olhando ela.
Aplicações no mercado: Eu fico triste em saber que todas as aplicações rentáveis de estilo surrealista ou abstrato, são para fins meramente ilustrativos. Ninguém, ou ao menos, poucas pessoas costumam olhar uma arte abstrata ou surrealista tentando descobrir o sentimento que o autor queria passar. Veja, os estilos já estão tão difundidos no nosso dia-a-dia, que nem percebemos quando vemos uma. As vezes o estilo aparece em estampas de camiseta, canecos, produtos e diversos outros locais, e as pessoas nunca param para pensar no significado daquilo. É entristecedor, porém se concorda com essas condições, nada a perder.
Curiosidade: O estilo de arte que uso para representar meu Livro (não mais Light Novel :v), é uma mistura do estilo Seinen (derivação do estilo mangá), com abstrato e surrealista, porém com um toque mais realista.

Conclusão

Este, de acordo com o autor, foi uma tentativa de desenho realista no Paint Tool Sai. A garota abordada na imagem me lembra uma amiga minha
#YayaMiugrau

Arte são, e sempre serão uma das milhares de formas, desde música até pinturas à óleo, do ser humano tentar se expressar. Muitas vezes, as pessoas guardam mágoas ou receios, e expressam isso através de arte, sendo este um simples desenho, ou então uma música Heavy Metal. A arte, assim como religião e outras coisas, irá prevalecer enquanto o humano se perpetuar na terra, pois nunca, em nenhuma hipótese, as pessoas abandonarão uma coisa tão plausível, ou ao menos difundida entre a população. Eu, desde criança sempre tive um senso artístico muito alto, e sonhava em ser artista diferentemente de outras crianças. Nunca fiquei com o pé atrás sobre meus desejos, afinal arte é, e sempre será, uma parte de mim; uma parte do ser denominado "Anon", ou "*****" (Eu ia colocar meu nome real, mas né....).
Seja você uma pessoa interessada em arte, ou então apenas algum curioso, saiba que estas fontes de renda e de conhecimento, sempre estarão ao seu dispor a hora que desejar.
Link citado - http://brazilmangaawards.com.br/

Até a próxima! ^^

Análise de Filmes #03 – Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008)


Trailer japonês do filme

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...