sábado, 4 de julho de 2015

Autópsia: Monogatari & Shingeki no Kyojin | Fênix No Sekai

Autópsia: Monogatari [Series] e Shingeki No Kyojin 

[Aviso] Poderá conter Spoilers.

Desta vez, eu e o Redator Lúcio iremos fazer um post em conjunto, trazendo à vocês a sinopse, informações e curiosidades, e também a análise crítica e técnica das obras Monogatari e Shingeki No Kyojin.

Monogatari Series:

Sinopse :
Monogatari conta as histórias do protagonista Koyomi Araragi, um auto-intitulado ex-vampiro e estudante do terceiro ano do Ensino Médio, e suas relações com garotas e criaturas sobrenaturais (Deuses, Fantasmas, Mitos e Lendas). É um conjunto de mini-histórias seguindo uma trama maior, as não vezes cronológica, as vezes não (que fode muita gente).
As personagens femininas de cada arco.
_________________________________________________________________________________
Informações e curiosidades sobre : 
Toda a série animada Monogatari (Ou "conto" na tradução literal) trás um enredo muito interpretativo, com uma narrativa bastante sugestiva nesse ponto. Quando eu conversei com o Lúcio, eu acabei percebendo que ele não possui um "senso interpretativo" muito alto, e muitos de vocês podem não ter também, então acabam deixando alguns detalhes de fora, e eu vou tentar explicar para vocês a minha interpretação. Como falei, Monogatari anda com um pé no literal e outro no metafórico, trazendo cenas surrealistas (Como vampiros ou monstros da mitologia japonesa) que podem, se interpretadas da forma correta (ou errada -q), trazer um outro lado" do enredo, que até então estava submerso. Um exemplo disso tudo, é a história da Senjougahara, que diz ter encontrado um "caranguejo" que tirou-lhe o seu peso. O Kanji "peso" (Omoi) em japonês pode conter dois significados, sendo um peso mesmo, e outro, sentimentos, o que sugere algo totalmente diferente. Talvez, se analisado desta forma, o tal "caranguejo" seja apenas uma depresão ou algo parecido com relação ao personagem, e isso é muito imersivo para quem assiste a história, deixando assim, bem mais "realista" e interessante.
Outra curiosidade sobre o anime, que muitos devem ter percebido, é que os personagens apresentados em cada arco são caracterizados por itens que simbolizam sua "estranhice" (No anime, criaturas folclóricas japonesas). Senjougahara utiliza um grampeador, simbolizando as garras de um caranguejo por exemplo.
Uma "estranhice" que aparece durante o anime.
_________________________________________________________________________________
Análise crítica :
Todos devem saber (ou não -qq) que eu não sou muito "fan" de romance, ecchi e harém certo? mas bem, muitos acham que isso se deve por mim ser um "hater" (Pessoa que odeia do fundo do coração algo) dos gêneros, mas quem pensa assim, está errado. Eu não sou hater dos gêneros, apenas acho-os desnecessários ou então enjoativos (Cenas repetitivas, tema limitado, etc), mas eu não estou aqui para falar disso. Um dos poucos animes com tema romântico, ecchi e harém que eu gosto e respeito é Monogatari, afinal trás um enredo envolvente (Mas nem tanto -q), uma temática realista (apesar de metafórica e surreal) e narrativa sobrenatural (Literalmente) para uma animação curta (Cerca de 24 minutos por episódios). Chega a ser cansativo a quantidade de diálogos obscuros no enredo, trazendo assim várias metáforas e citações que aumentam ou diminuem seu entendimento sobre a história, de acordo com sua interpretação. Essa é a análise crítica, agora o Lúcio vai analisar a parte técnica.

Análise técnica :
Primeiramente, ao olhar a parte técnica de qualquer anime, devemos ver quem está por trás do mesmo, assim como quem o financia. No caso de monogatari, temos o Shaft Studio com a produtora Aniplex. A produtora Aniplex é uma das melhores que pode-se encontrar no mercado, pois ela é uma das que mais investe em qualidade, sendo este, um ponto positivo. Sobre o estúdio, podemos dizer que a Shaft não é um estúdio “top quality” como a Ufotable ou Kyoto Animation, mas tem seus méritos. Eles conseguem “disfarçar” incrivelmente seus animes. Como assim Lúcio? Bem, mesmo a qualidade da animação não sendo excelente, eles fazem uma espécie de "jogo de efeitos" que, durante a animação, engana à quem vê, fazendo pensar que esta vendo uma super animação, que é outra qualidade deles. Outro detalhe é que, os animes produzidos pela Shaft são considerados “fumados” ou “noiados”, devido ao jogo de câmera ser esquisito ao extremo. Porém, o que mais identifica O estúdio em si, é sua rodada de pescoço inumana. 
A quebra de pescoço 90º graus é uma das características da Shaft.

Falando somente de monogatari em si, a animação é bem consistente. Não tem uma animação “ostentadora”, mas se Studio começa, ele termina a animação no mesmo nível. Eles sabem "enganar" muito bem o consumidor, então, vocês nem percebem isto. Não possuo muito o que dizer já que todas (ou a maioria) das obras da shaft segue o mesmo padrão. Monogatari foi o maior sucesso deste estúdio, justamente por trazer uma história como a do anime, a animação meio “sinistra” se encaixa perfeitamente com o clima do anime. Como o anime é surrealista por falar de eventos sobrenaturais, a animação foi tipo “ o útil ao conveniente”.
_________________________________________________________________________________

Shingeki No Kyojin:

Sinopse :
A história passa-se por volta de cem anos após o surgimento de uma nova raça, com corpos semi-humanos, gigantes e, aparentemente, sem pontos fracos, às quais foram atribuídos o nome de "titans". Com por volta de 5 à 20 metros, os titans possuem um único ponto fraco, sendo este a sua nuca, a qual se cortada, o titan morreria e desapareceria do nada. Eles vivem em harmonia com qualquer outra raça, precisam apenas da luz do sol para viver, e são bastante pacíficos (e feios também -q), isso até entrarem em contato com a humanidade. Eles tornam-se hostis e agressivos ao entrar em contato com humanos, tentando devorá-los de qualquer maneira. Eles geralmente são ligados no modo "Kill kill", visando apenas devorar qualquer humano em sua frente, porém alguns são diferentes, sendo rápidos e vorazes, pegando apenas os humanos que chamem a sua atenção. Vendo a ameaça constante, os humanos decidiram abandonar suas terras e recolherem-se a três gigantes e colossais muralhas, com cerca de 50 metros cada. Desde de então, passaram-se 107 anos sem ataques com sucesso dos titans.
Eren era um garoto com ideais grandes, queria tornar-se um militar e fugir do mundo "limitado" à qual os humanos viviam na época, visando a entrada para a Tropa de Exploração (Uma das três tropas militares, sendo as outras duas a tropa de reforço da muralha e a tropa da polícia militar). Todos eram contra isso, afinal sempre que havia uma expedição, a tropa de exploração voltava devastada - cheia de mortos e feridos. Eren contava com a ajuda de Armin, outro jovem idealista, porém muito mais medroso que Eren. Ele gostaria de sair também, mas nunca foi capaz de expressar seus pensamentos, sendo sempre salvo por Eren e Mikasa (irmã adotiva de Eren). Armin é muito inteligente. Em um revoltante dia, uma luz ofuscante brilhou sobre os céus da cidade, cujo uma mão gigante saiu da parte de fora da muralha, expondo um rosto de um titan gigantesco. O denominado "Titan Colossal" havia aberto um buraco na muralha, deixando os titans invadirem o distrito em que Eren. Mikasa e Armin viviam.
Personagens de Shingeki No Kyojin. Armin é o loiro, e Eren é o destacado na imagem, de cabelos marrons.
 _________________________________________________________________________________
Informações e curiosidades sobre : 
Existem diversas interpretações diferentes do enredo de Shingeki No Kyojin. Alguns acham que Shingeki se passa em um mundo pós-apocalítico (Ou seja, após a destruição da humanidade em geral) e outros que acreditam que se passa antes dos dias atuais. Imagine só, você em sua casa, jogando seus jogos ou lendo artigos do site (-q), e de repente "humanos" gigantes e abestados aparecem destruindo tudo, sem nenhuma forma de detê-los. O que você faria? obviamente, tentaria salvar-se certo? largaria tudo, computador, internet, celular ou comida, e correria feito um louco para sobreviver ao ataque deles. Alguns afirmam, que foi isso que aconteceu em Shingeki no Kyojin. Vou ter que apresentar alguns spoilers para fazê-los entender, então se não viu, pule esse texto.
O pai de Eren, diz à ele que a explicação para "tudo" está no porão dele, dando-o uma chave. De acordo com a teoria do mundo pós-apocalítico, a resposta para "tudo" que está no porão, seria um computador, com todas as informações sobre os titans nele. Os titans não seriam nada mais que uma arma biológica (Ou um ataque bioterrorista, como em Resident Evil) que saiu de controle. Eren consegue se transformar em titan após um tempo, porém não entende como isso funciona, ou seja, inicialmente, o corpo dos titans eram feitos para serem controlados por pessoas. Em uma certa parte do mangá, um ataque de titans ocorre dentro da muralha, sem nenhum dano na mesma. Os humanos de uma vila tornam-se em titans, o que abre a possibilidade de "algo" ter transformado-os em titan.
_________________________________________________________________________________
Análise crítica :
Não preciso nem dizer que sou fan do anime né? além de trazer um enredo muito envolvente, ele trás também um drama psicológico muito forte, com direito à personagens carismáticos e tudo mais. Diferente de muitos animes "modinhas", ele merece a fama que teve, e tem até hoje. Seu enredo é maravilhoso, trama mais ainda, muitas possibilidades e teorias surgem da ótima narrativa apresentada na obra. Eu sou um fan declarado do anime, por ser fan também dos gêneros (Tragédia, horror e drama psicológico), e também pela qualidade evidente do anime; essa é minha opinião. Agora é a vez do Lúcio (Maldita concordância -q).

Análise técnica :
No caso de Shingeki, o Studio de animação é o Production I.G em federação ao WIT Studio e a produtora Fun Animation. Sobre a produtora, não posso falar muito. Ela possui um bom financiamento e seus animes costumam não ter problemas neste quesito. Agora sobre os estúdios production I.G é um estúdio promissor, suas animações costumam ser um show visual ao menos nos caracter design e osts. Um anime famoso feito por eles é Guilty Crow, e quem já assistiu sabe da qualidade de que estou falando. Já o estúdio WIT é um estúdio pequeno que faz animações considerados “medianos”. As vezes sai algum anime bom, sendo os dois últimos que eles fizeram The Rolling Girls e Owari no Seraph. Eles costumam iniciar a obra com boa animação, cortes fluidos e bons cenários; porém, ao passar dos episódios o nível cai sobrando de destaque os cenários, que permanecem muito bons. Podemos pegar leve com este estúdio já que ele foi criado em 2012, então ainda é bem novo. Shingeki seguiu meio que esta linha a animação começou muito boa nos primeiros episódios, mas caiu consideravelmente o nível com o passar do anime. Mais perto do final, a animação retornou com uma boa qualidade. Ou isso foi planejado, ou eles nunca imaginaram que o anime iria fazer tanto sucesso (Eu mesmo acompanhei a temporada em que saiu SnK, e nunca esperei que fosse fazer tanto sucesso).
Keyframes da animação. Algum dia faço um post falando sobre isso.
 As vendas foram incríveis, e o anime se tornou um dos mais conhecidos do mundo (sem exageros) e logo virá  a sua segunda temporada em 2016 (Anon vai me xingar agora ctz | [Anon]: nem tanto cara, nem tanto). O anime pode seguir o caso de um dos que eu vi, o K-on ([Anon]: agora sim, vá a merda), que em sua primeira temporada a animação esteve abaixo do nível do estúdio mas após ver as suas ótimas vendas e sucesso eles aumentaram bastante em sua qualidade na segunda temporada. Shingeki tem o dinheiro, tem estúdios razoavelmente bons, e tem uma boa produtora, agora que eles sabem de seu sucesso com certeza eles devem investir mais nele, então esperem um shingeki mais bem animado em 2016 com certeza.
________________________________________________________________________________

Bem, está ai o material desta semana.
Ah sim, o que acharam do novo formato de post (Autópsia)? se gostarem, talvez eu faça mais posts neste formato.
Até a próxima ^^
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...