segunda-feira, 11 de abril de 2016

(Comentando) Jojo no Kimyou na Bouken: Diamond wa Kudakenai - episódio 2


Olá, aqui quem vos escreve é Lyonel-kun. Continuando os comentários sobre essa série em anime nada ortodoxa, estejam preparados para muitos spoilers sobre o episódio em questão. Já avisados, vamos à análise:

Já adianto que esse episódio foi um dos melhores que já vi em Jojo. :v

O episódio começa com uma cena intercalada entre uma narração de Jotaro sobre os feitos criminosos de Angelo e o próprio surgindo na casa de Josuke vestido de leiteiro, em uma tentativa de cumprir as ameaças feitas no episódio anterior. A descrição de Jotaro sobre os crimes não poderia ser mais precisa, "Pior que merda de cachorro".



Para o azar de Angelo a mãe de Josuke se mostra muito mais perceptiva do que ele esperava, e acaba frustrando o plano inicial dele de fazer com que bebessem sua Stand e assim controla-los.




Temos então uma pequena amostra da psicopatia bizarra de Angelo(pois nada em Jojo pode ser normal, não é mesmo?), primeiro pela narração de Jotaro.


Depois em uma sequência onde ele libera a raiva de ter fracassado na primeira tentativa, uma sequência um tanto quanto aterradora permita-me dizer.




O pobre cachorro acabou tendo a cara mordida, só para Angelo cuspir o sangue dele na boca de seu dono passando assim sua Stand que o matou por dentro. Entendemos então que a Stand de Angelo, Aqua lacklace, funciona à base de água e é do tipo que pode se distanciar muito de seu usuário. Não sei vocês, mas para min Angelo se mostrou de longe o vilão mais ameaçador que já apareceu em Jojo até agora, tudo bem, ele pode não ser um super-vampiro incrivelmente superior ou ter uma Stand super poderosa capaz de parar o tempo, mas de todos os vilões apelativos que surgiram até hoje poucos tiveram uma construção tão boa no aspecto de representar uma ameaça. Ele é fraco, mas inteligente e por isso mesmo ele é cauteloso e calculista mesmo sendo perturbado, o senso da ameaça que ele representa  é tangível e imediato, diferente da maioria dos vilões das fases anteriores que eram ou muito mitificados  para  demonstrar urgência, ou muito cômicos para serem ameaçadores, mesmo quando tinham linha de conduta semelhante à Angelo. Jojo tem se reinventado não só em aparência mas também em estilo narrativo...não, ouso dizer que é o mesmo estilo, só que melhorado.

Bem, nesse episódio vemos a opening pela primeira vez:




E eu...não sei oque pensar sobre ela...quer dizer, eu adorei...mas sinto falta do estilo 3D, aaaaaahhhhhh, que droga, mas ela é tão legal. >.< 


Best dancinhas:






Quando voltamos ao episódio vemos que a Stand de Angelo já está se apossando da mãe de Josuke. Entretanto, novamente nos é mostrado que Josuke sabe usar seus poderes de forma magnifica, é uma daquelas cenas que geralmente teria direito a um momento de choque, onde alguém fica impressionado e tem um overreact  descritivo sobre oque acabou de acontecer. Mas não, não tem. A cena acontece, é foda e fica só nisso mesmo, nada de overreact, nada de descrição narrativa, só acontece como se fosse a coisa mais normal possível para o único presente que está consciente dela. Isso só mostra o quão habilidoso é Josuke, ele está em um nível de reação, estratégia e sangue frio tão alto  que mesmo em uma situação tão extrema como um psicopata entrando em sua mãe ( ( ͡° ͜ʖ ͡°) ), ele conseguiu bolar uma solução rápida e eficaz, como se não fosse nada, ele só reagiu e pronto está resolvido o problema do maior criminoso da história do país. Josuke não para de ganhar pontos comigo. :v


Vemos então o avô de Josuke chegando em casa, aparentemente ele é o mesmo policial que prendeu Angelo aos 12 anos e também um velho totalmente zueiro. :v



Graças à informações que Angelo tinha do avô de Josuke ele acaba conseguindo escapar e ferir o avô, que mesmo sendo curado por Josuke já estava morto.




A primeira morte importante da nova geração de Jojo.


Na segunda parte do episódio temos uma aparição de Koichi que prefere deixar Josuke sozinho em seu luto, vemos também os preparativos dele e  Jotaro para se defender e enfrentar Angelo. É quando vemos o estado de fúria de Jusuke quando o nome de Angelo é sequer citado. 




Ficamos sabendo também que Josuke não pode curar as próprias feridas.


Três dias depois Angelo efetua seu ataque, um ataque paciente e planejado. Ele esperou que chovesse para aumentar as capacidades de sua Stand, além de fazer buracos no telhado da casa para tornar tudo mais fácil para ele e mais difícil para os Jojos, que se veem em  uma armadilha sem escapatória em terreno controlado pelo inimigo. Tai mais uma amostra do quão ameaçador pode ser Angelo, nada de atacar de forma impensada ou prepotente, mas sim com uma boa estratégia e vantagens naturais. 

É quando Jotaro faz uma declaração meio controversa.




Mas claro Josuke estava mais calmo com a situação do que Jotaro, afinal ele via ali uma chance de ouro de se vingar e claro ele tinha um plano.

Depois de algum combate vemos a conclusão da situação. Angelo consegue entrar em Josuke só que...




Josuke faz outro brilhante uso de seus poderes, antecipando que Angelo conseguiria entrar nele com sua Stand ele preparou uma armadilha. É o tipo de solução bem pensada que demostra muita inteligencia por parte do autor em prepará-la, e nesse quesito Jojo só tem se superado nesses dois episódios iniciais. No final, Angelo tenta apelar para um discurso sobre mocinhos se rebaixarem à nível de vilões, mas claro que isso não cola com esses dois personagens e mesmo não o matando, acabam dando destino muito pior e mais bizarro à ele. 


Ao final, oque me resta é concluir com minha afirmação inicial, foi realmente um dos melhores episódios de Jojo que já vi, incluindo todas as séries anteriores. O combate foi inteligente e instigante do início ao fim, encerrou muito bem essa fase inicial, composta por apenas dois episódios, mas fiquem tranquilos, pois é certo que ainda virão muitos por aí.

Vemos também pela primeira vez a Ending do anime.

  
Cara, se a opening me deixou dividido, com a ending não tem erro, eu adorei. Ela segue o mesmo esquema das endings anteriores, no sentido de usar música americana em sua concepção, por mais que a música seja mais "jovem" agora, até porque esse estilo visual é muito único para ser comparado, e só tenho à dizer que ele é bonito demais para eu ter que explicar muito o porque de eu ter gostado. Ah, quem quiser apreciar melhor a música que também é muito legal vou deixar video do youtube abaixo. ;)

Nota:
Que Jojo é uma fábrica de memes não é segredo pra ninguém, o queridinho da vez é a cena de Koichi na opening, na cena em questão ele aparece fazendo uma pose extravagante (coisa comum em Jojo :v) e por estar sozinho nela, enquanto os outros apareciam acompanhados de suas Stand, isso acabou virando motivo de piada. Mesmo que a cena seja daqueles que obviamente vai ser alterada eventualmente, pois não é difícil imaginar que Koichi irá ganhar uma Stand em algum momento(isso não é spoiler, é só análise com base entre outras coisas, na própria cena que estou citando), algumas montagens ficaram realmente engraçadas, deixo alguns exemplos abaixo.

A cena original.














Bem, por hoje é só(só nada, o post ficou longo pra caralho!!), até a próxima. o/

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...