quarta-feira, 29 de julho de 2015

TOC Weekly Shonen Sunday (Edição #34)

A Sunday é uma mãe
Estreando essas análises prometidas há quase um mês mas foda-se, quero logo avisar que como a maioria dos mangás da Shonen Sunday são undergrounds, eu vou ir deixando a sinopse de cada um no meio da análise, e outros nos comentários do Disqus desse post, por isso sempre chequem. Vamos ao que interessa:


Weekly Shonen Sunday #34 (22/07/2015)

Capa: Detective Conan c925 
01. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto c14
02. Major 2nd c18
03. Dagashi Kashi c59
Joujuu Senjin!! Mushibugyo c214 (Página colorida)
04. And-Pair c08 (Primeiro rank)
05. Hayate no Gotoku! c501
06. Heavens Runner Akira c57
07. Zettai Karen Children c413
08. Lettuce 2-ko Bun no Suteki c31
Ane Log c230-231 (Páginas Coloridas)
09. Kyoukai no Rinne c291
10. Be Blues! - Ao ni Nare c206
11. Fantasista Stella c129
12. Tutti! c12
13. Tokiwa Kitareri!! c30
14. Denpa Kyoushi c166
15. Tenshi to Act!! c29
16. Arata Kangatari c236
Charactimes c130 (Capitulo Final)
17. Birdmen c27
18. Rion-san, Meiwaku Desu。c27
19. Nanimo Naikedo Sora wa Aoi c66
20. Saezuri Koukou OK-bu! c31
21. Drea・Mer c28
E to T。~Eiga to Tenshi~ c52 (Capitulo Final)
Oishii Kamishama c30 (Capitulo colorido)

Ausentes: 
Magi - Labyrinth of Magic c275
Area D - Inou Ryouki c120
Sensou Gekijou c47

Imawa no Kuni no Alice c57

Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai c39 
Silver Spoon (Hiato)
Saike Mata Shitemo c21 
Inubu! - Bokura no Shippo Senki (Hiato)
Keijo!!!!!! c97


Weekly Shonen Sunday #35 (29/07/2015) 
Capa: Rena Takeda (Modelo)
Página colorida central: Saike Mata Shite mo, Charactimes Golden (Nova série)
Ausente: Major 2nd


Passado o índice, vamos começar pelo começo?

Quem recebeu capa foi Detective Conan, pilar supremo da Sunday. Está indo para o capítulo 925 e não pretende acabar. Bem, acho que esse mangá dispensa mais apresentações. Em primeiro lugar, temos o mangá novato que parece que está conseguindo se firmar no TOP 5; Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto.  A história é sobre o dia-a-dia na Padaria Nanoha, uma padaria dirigida pelos três irmãos Nanoha. O irmão mais velho e padeiro é Nanoha Taimu, de 20 anos de idade e quem tem asas. O segundo e caixa da loja é Nanoha Seiji de 16 anos de idade. E por último, Nanoha Paseri de 7 anos de idade, que fica correndo na loja tentando ajudar. Porém, eles quase nunca tem clientes. Por algum motivo, essa história capturou a atenção dos leitores da Sunday. Deixarei alguns capítulos nos comentários, tirem suas próprias conclusões.

Em a seguir temos Major 2nd, que também dispensa apresentações. A continuação do aclamado mangá de baseball Major. Já chegou arrebentando nos rank's, não era para menos. É incrível o gás do autor, que está publicando mangás desde 1994; a Sunday realmente consegue manter seus autores na revista. Em terceiro lugar, temos Dagashi Kashi. O mangá estreou há mais ou menos um ano, e pegou uma posição acima de sua média, que é por volta da quarta, sexta posição. De vez enquando cai bastante, as também já conseguiu o primeiro lugar três vezes esse ano. Não tenho como dizer o contrário, Dagashi Kashi está bem seguro na revista. A história conta sobre uma garota, Shikada Kokonotsu, que quer ser mangaká, Porém, seu pai quer que ela herde uma loja de doces, que é o negócio da família. Esse mangá tem alguns capítulos em português, eu vou deixar nos comentários do disqus,

Joujuu Senjin!! Mushibugyo PC
O mangá que ganhou a página colorida central foi Joujuu Senjin!! Mushibugyo, uma página pra lá de merecida. Apesar do mangá não ser um sucesso tão grande, poucas vezes consegue ficar no TOP 5, ele já não ganhava essa regalia faz um tempo, e está longe de correr risco de ser cancelado. Em quarto lugar, com uma "estréia" bem foda, temos And-Pair. A história é sobre estudantes do ensino médio e seu mundo onde andróides vivem junto com eles (Sim, só tenho isso de sinopse). Ainda é cedo para dizer se esse mangá está seguro ou não, o importante não é pegar boas posições, e sim mantê-las. E para fechar o TOP 5 temos Hayate no Gotoku!, um veterano na revista, já ganhou anime e tudo mais, por isso talvez algumas pessoas já conheçam a obra. Apesar de não ser sempre que pega posições no TOP 5, ganha bastante páginas coloridas, e assim como os outros que já citei aqui, está bem seguro na revista. 

Abrindo o TOP 10, temos Heavens Runner Akira, um mangá que não está tão seguro assim. Apesar de ter tido uma boa subida essa semana, não são poucas as vezes que ele fica no TOP 15 ou até mesmo no "paredão" da revista. Ele não está tão em risco assim. mas também não esbanja segurança. Esse mangá conta a história de um garoto e uma garota que eu não sei se são maratonistas ou do clube de atletismo, porque tudo que eu acho sobre esse mangá está em tailandês, mas parece ser um mangá de esporte bem bacana. A seguir, temos Zettai Karen Children, que também é um veterano, já ganhou anime, e foi a capa da edição passada. Apesar de pegar posições meio "meh", normalmente no TOP 15, não corre muito risco. Na oitava posição, temos Lettuce 2-ko Bun no Suteki, e... Não me perguntem o que é, eu não achei nada sobre esse mangá, mas dentre todos que eu já disse esse é o que está menos seguro. Seu lar é no "paredão" da revista, e contando com essa semana, foi a terceira vez que ele conseguiu ficar acima da décima posição. O risco ainda não é tão grande porque as vezes ele consegue subir, mas seria mentira dizer que esse mangá não precisa se preocupar. Para fechar esse parágrafo, vou falar de Ane Log, que teve capítulo duplo e página colorida essa edição. Já é veterano e ganhou OVAs que aparentemente não foram bem aceitos, não costuma a aparecer muito no TOP 10  mas o risco não é tanto de correr risco de ser cancelado;

Ane Log PC
Na nona posição temos um dos mangás que recentemente ganhou anime, Kyoukai no Rinne. Esse é outro exemplo de autor que ficou mesmo na Sunday, a primeira obra do autor foi em 1987, o que vocês já devem conhecer que fez um certo sucesso aqui, Ranma 1/2. Também é outro mangá que apesar da leve queda, se mantém firme e forte. Fechando o TOP 10 e abrindo o TOP 15 temos a dupla de futebol da Sunday, Be Blues! e Fantasista Stella. O primeiro teve uma leve queda, coisa que é bem normal de acontecer, Be Blues! é bem popular na revista, raramente sai do TOP 10 e não são poucas vezes que aparece no TOP 5. Já o seu irmão mais novo, pegou uma posição normal, que é no TOP 15 mesmo. Ambos não precisam se preocupar muito com as posições. Vamos passar para um novato? Tutti! que assim como And-Pair estreou a pouco tempo, pegou a décima segunda posição. A história é sobre três alunos, Ranjo Kei, Doi Naoya e Sakurai Reiko, que são do clube de música da Kure High School. Eles estão com falta de membros, então eles tentam recrutar/roubar membros de outros clubes, até mesmo do clube de basquete. Ainda é cedo pra dizer se ele está correndo risco ou não, até porque é novato e já pegou um segundo lugar. Só o tempo dirá.

Na décima terceira posição temos outro novato que pegou sua pior posição até agora, Tokiwa Kitareri. O mais novo Battle Shonen da Sunday vem pegando bastante popularidade, e se levarmos em conta as posições passadas, em sua maioria no TOP 10 ou 5, essa queda não é muito alarde. Eu ia deixar a sinopse aqui, mas é bem longa e complexa, por isso estará nos comentários do disqus. A seguir, temos o outro mangá que ganhou anime esse ano, Denpa Kyoushi, que foi uma bosta abaixo do esperado, e não deu um boost verdadeiro no mangá. Assim como Tokiwa, essa queda de posições não é recorrente, por isso, por enquanto o mangá ainda está bastante seguro. E continuando falando de mangás que tiverem posições anormais e fechando o TOP 15, Tenshi no Act!! teve uma queda assustadora, essa foi a primeira vez que esse novato saiu do TOP 10. A história é conta sobre Tamehito, um estudante do ginasial que é bonito, inteligente, e atlético, e tem uma voz de garota. Ele odeia sua voz, e um dia uma garota agressiva tenta convencer Tamehito a dublar Julieta, em um anime de Romeo e Julieta que estava sendo produzido para o festival cultural da escola. Como já devo ter dito muito nessa análise, ainda é cedo pra dizer se a popularidade dele caiu.

Abrindo o bottom, paredão, ou zona de cancelamento, temos Arata Kangatari, um belo exemplo de como a síndrome de HunterxHunter pode se espalhar. Esse foi o primeiro rank do mangá veterano no ano, e logo no bottom. Pesquisando nos ranks passados, ele estava ausente a maior parte do ano, mas em 2014 não pegou uma única posição no TOP 10. Eu não sei dizer se está em risco ou não. Logo depois temos um encerramento, Character Times é um mangázinho beeem doido, julgando pela pouca informação que achei. Mas bem, próxima semana ele já vai voltar, como Character Times Golden. O mangá não pegava posições ruins, por isso provavelmente foi decisão do autor começar uma "parte 2". Outro mangá bem estranho é Birdmen, ele é publicado mensalmente na revista semanal, por isso não é rankeado e está de boa na lagoa. Agora falando de um que está tremendo na base, Rion-san, Meiwaku Desu teve primeiros ranks promissor, mas essa é a terceira semana seguida que não fica acima da décima sétima posição, mostrando que pode sim ter ocorrido uma bela queda de popularidade. Ainda precisamos de mais tempo para ver, mas a situação de Rion-san está piorando a cada semana.


Ane Log, segunda PC
Falando na verdadeira corda-bamba, vamos falar de Nanimo Naikedo Sora wa Aoi, que até estava bom no começo do ano, mas começou há um tempo a cair em queda livre. Está praticamente há treze semanas seguidas no bottom, muitas dessas posições realmente no final. Olha, só não vou falar que vai ser cancelado já já porque tem mangás que estão em uma situação bem pior do que a dele. Outro que ultimamente tem estado em queda livre é Saezuri Koukou OK-bu!, assim como Sora, teve uma estréia boa, pegou posições boas e puf, caiu da quinta posição para a vigésima primeira e depois disso virou um exímio visitante, como se falasse "Eu só vou para o bottom se for nas últimas posições.". O começo enganou muita gente, OK-bu! não foi uma estréia tão bem sucedida.

Agora vamos falar da última posição, do maior fracasso da Sunday esse ano? Drea・mer tem uma das sinopse mais zoadas que eu já vi, segurem esse coco:
"O que você faria se um dia, quando você acordasse, ovelhas estivessem caindo do céu?
O que você faria se fosse dormir e nunca mais acordasse por ter sido sequestrado por ovelhas?
2015 é o ano das ovelhas... Deixe o pesadelo continuar para sempre enquanto a batalha entre humanos e ovelhas começa."

EU QUERO A MACONHA DESSE CARA VÉI. NÃO É POSSÍVEL UM NEGÓCIO DESSES. Pior que eu fui saber mais e tudo indica que isso não é um gag mangá, de comédia. É bem fácil entender porque esse mangá está fracassando. Mas a Sunday é uma mãe e ainda não perdei as esperanças do mangá. Mas anotem e me cobrem; do capítulo 60 não passa.

E para fechar o TOC, temos o mangá que sem nenhuma surpresa, foi cancelado: E to T。~Eiga to Tenshi~ quase conseguiu completar um ano na revista, porém, mesmo com um desempenho melhor que o de Dreamer, conseguindo até mesmo entrar no TOP 3, mas ele ficava mais no bottom do que fora dele, o que acarretou no cancelamento. Que descanse em paz. Encerrando a revista, temos Oshii Kamishama, que como todos os seus capítulos são inteiramente coloridos, não tem um rank que conta mesmo. Só sera encerrado provavelmente quando o autor quiser.

Oishii Kamishama
Bem, mas uma coisa é certa, diferente da Shonen Jump!, a Shonen Sunday embora tenha passado por um declínio de vendas e popularidade, ainda é uma mãe. Não cancela precocemente quase ninguém, muito pelo contrário, sempre espera um bom tempo para ver se a popularidade não vai subir ou se o momento não é passageiro, mas uma vez obra ruim, sempre obra ruim.

Raw da Revista Completa: http://dl-zip.com/週刊少年サンデー-2015年-weekly-shonen-sunday-2015/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...