quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Meruem : Instinto vs Razão.





Olá, aqui quem vos escreve é Lyonel e este é meu primeiro post, espero que curtam. Neste texto tentarei desenvolver uma de minhas diversas teorias sobre uma das minhas obras favoritas desses maravilhosos nichos do entretenimento nipônico conhecidos como animes e mangás. Como já devem ter percebido estou falando de HunterxHunter,  mangá publicado na Weekly shonen jump que conta com duas adaptações em anime, a primeira produzida pela Nippon animation em 1999 e a mais recente produzida pela Madhouse em 2011. Sobre a obra em questão de mim só virão elogios, então não vou me estender muito ao falar sobre a mesma em geral, em vez disso tentarei me focar em alguns aspectos específicos, e como dito acima me aprofundar em algumas teorias pensadas por mim nos momentos de ócio. 



Assim como o titulo sugere o assunto da vez é Meruem, que na minha (nada) humilde opinião é um dos mais incríveis e carismáticos personagens da obra, sendo considerado por muitos o próprio protagonista do arco ao qual pertence, eu particularmente o considero um vilão, mas não é esse o assunto que eu queria propor aqui então deixemos a discussão para outro possível  texto. Comecemos então com uma pequena apresentação do personagem e de seu background.

As chimera ants são uma espécie que se reproduz a partir de phagogenese(ou, fagogenese), um termo fictício que designa o ato de devorar e reproduzir, basicamente a rainha devora diferentes espécies assim adicionando características das mesmas em suas crias gerando chimeras. Nenhuma geração de formigas é igual a outra pois a espécie esta em constante evolução sendo o  rei o ápice dessa evolução e o indivíduo responsável por deixar o ninho e começar outras colônias. A grande sacada da phagogenese e o gatilho para todo o conflito do arco é que as ditas formigas começam a devorar humanos e adicionar características humanas em suas crias, no caso a habilidade do raciocínio. Vendo que os humanos são uma fonte de nutrientes e características mais úteis à suas crias do que outras espécies a rainha passa a devorar apenas humanos, é a partir disso que nasce(literalmente) o tema dessa discussão, Meruem, o rei.
 
O rei em todo seu esplendor.
Meruem, inicialmente apresenta um típico comportamento de vilão darwinista, demonstrando por diversas vezes seus sentimentos de superioridade e seu desprezo por espécies tidas como inferiores. No decorrer da trama Meruem ocupa um palácio e junto de sua guarda real prepara um plano de dominação mundial através da força(tudo muito clichê) entretanto o plano demoraria para ser concretizado e como passatempo ele começa a jogar jogos de tabuleiro com campeões nacionais, sempre demonstrando sua superioridade ao derrotá-los em poucas partidas mesmo tendo acabado de aprender as regras do jogo. É assim que ele conhece komugi e passa pelo que pode ser interpretado como uma desconstrução de personagem ao se ver incapaz de derrotar uma humana cega, doente, inferior. Ali todos os seus ideais e certezas são postos em cheque e ele se vê em meio a uma crise de identidade que o leva a questionar sua existência e seus propósitos, o fazendo mudar, mais tarde se apaixonando pela pessoa que lhe mudou.

Meruem e Komugi, #eushippoforte
O que venho defender aqui é o fato da relação entre Meruem e Komugi não ser uma desconstrução, mas sim uma construção de personagem, irei me explicar. Meruem é primeiramente um personagem extremamente racional, visto a rainha usar somente os melhores genes das melhores espécies na sua concepção, sendo a principal delas a humana. E qual é a principal característica humana citada anteriormente? A habilidade de raciocínio! Ampliada ao máximo em Meruem, o tornando um gênio nato. A razão é algo extremamente importante na construção do personagem, seu nome significa “A luz que tudo ilumina”. A luz é um termo comumente associada à razão(vide iluminismo) tudo no comportamento e nas atitudes de Meruem exala um ar de racionalidade, desde seu comportamento frio e objetivo, até seu desejo de dominação mundial que parte do sentimento de superioridade, tudo advém da razão, afinal, o próprio humano se sente superior aos outros animais por sua capacidade de raciocínio. Exemplifico essa afirmação com a passagem em que Meruem compara os humanos com porcos ou vacas em relação a ele. Entendido a importância da razão na construção do personagem falemos agora de outro aspecto importante do mesmo, o instinto.
Lado instintivo?
Segundo a Wikipédia, instintos são "predisposições inatas para a realização de determinadas sequências de ações." agora, lembram-se de qual o papel do rei na sociedade das chimera ants? Deixar a colônia natal e começar outra(s). É por isso que o rei é mais evoluído e consequentemente mais forte que as outras formigas, pois seu trabalho é enfrentar ambientes hostis a procura de uma fêmea com a qual possa acasalar gerando uma nova rainha e assim perpetuar a espécie. Isso mesmo, o principal instinto do rei o manda acasalar! Entretanto, graças a sua altíssima capacidade de raciocínio Meruem tende a ignorar seus instintos naturais se guiando desde seu nascimento pelo pensamento lógico. Isso somente até seu encontro com Komugi é claro, sendo ela a primeira fêmea com a qual ele teve contato prolongado, era mais do que natural seus instintos aflorarem, gerando assim todo o conflito interno presente no personagem.
Lado racional?

Mesmo que instinto e razão sejam conceitos interligados por elos profundos, é dada a natureza dos dois que se rejeitam e nunca deixam de ser conflitantes, pois à razão compete a tarefa de subjugar o instinto levando o homem a tomar decisões que desafiam o natural, o animal, afastando-o daquilo que julga como inferior. Porém, nem mesmo ao homem com seus milhões de anos de evolução foi possível se livrar de seus instintos naturais, sendo levado por muitas vezes a tomar decisões e praticas ilógicas baseadas em suas emoções. Afinal o que são sentimentos como amor, ódio, inveja se não predisposições inatas presentes nos seres desde sempre, pois não se ensina alguém a amar assim como não se ensina a odiar, pode-se dizer que a própria reprodução humana se dá por um meio instintivo, não se calcula a paixão, o raciocínio não controla o desejo sexual, pois ele é animal, instintivo, ilógico.
Esse conflito instinto VS razão é tudo que define o personagem tema desse texto, uma cena a ser citada é aquela em que Meruem defende komugi do ataque de uma águia(que estava dentro do quarto! WTF?) mesmo tendo ido lá com o intuito de matá-la, pois essa era uma conclusão lógica ao qual ele havia chegado, naquele momento temos o maior exemplo desse conflito interno sendo posto em cena, quando desafiando a razão ele é levado pelos instintos e tem uma atitude protetora com relação a seu possível affair, seu lado racional  é desfiado o tornando incapaz de entender suas próprias ações. 
O instinto supera a razão.

Assim temos Meruem que devido a sua existência contraditória proporcionada pela phagogenese se vê em um dilema profundo, que remete a um conflito primordialmente humano, tão humano que chega a ser cômico, sendo ele supostamente o monstro da história.

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Então foi isso queridos leitores, espero ter conseguido convence-los de meu ponto de vista, e caso não estejam convencidos, saibam que tem a liberdade de comentar e dar sua opinião, e que isto é não só bem vindo como também ansiado pelo blogueiro que vos escreve :D







0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...