sábado, 21 de novembro de 2015

Anjos e Arcanjos

Anjos e Arcanjos: Do paraíso ao inferno



Não importa o quão você negue, todos sabem que anjos, desde a antiguidade, sempre foram símbolo da majestosidade e da ternura e bondade de deus. Mas diferente do que muitos pensam, assim como grande parte das coisas expostas na Bíblia, os anjos e arcanjos já estavam presentes em várias crenças e religiões, principalmente nas religiões monoteístas (religiões cujo a crença se deve a apenas uma divindade, como deus supremo e julgador de todas as outras coisas). 

Zoroastrismo

Uma das mais conceituadas religiões monoteístas da antiguidade como o Zoroastrismo, não poderia de jeito nenhum ficar de fora.
Símbolo do Zoroastrismo.
No Zoroastrismo, os anjos eram conhecidos como "Yazatas", ou, de tradução, Veneráveis; geralmente representados em formas diferentes, tendo como foco, o ser humano, obviamente. Como uma das principais correntes de inspiração bíblica, o Zoroastrismo possuía, igualmente ao cristianismo, 7 arcanjos, cada um com uma personificação diferente.
O nome, respectivamente, de cada um deles é: Spenta Mainyu, Vohu Manah, Asha Vahishta, Vohu Kshathra, Spenta Armaiti, Hauvartat e Ameretat
Além disso, os arcanjos possuíam um exército de Hamkars (Ou colaboradores), que, em uma ordem numérica de 23, serviam para auxiliar os arcanjos em suas tarefas.

Bíblia

Como em todos os posts de mitologia que eu já fiz, a Bíblia com certeza é fonte de grande parte do conteúdo. O livro não é apenas grande em tamanho, mas também em conteúdo, e muitos deles são difundidos sem que as pessoas percebam, de forma errônea. Os anjos presentes na Bíblia dividiam-se em Três Tríades, cada uma delas com "espécies" diferentes de anjos. Essa corrente derivou-se do Pseudo-Dionísio, o autor de vários livros da idade média que influenciaram diversas religiões, e dentro delas, a judaico-cristã.
Primeira Tríade:

A primeira tríade continha os anjos mais poderosos, e os mais próximos de deuses. Alguns são, até hoje, cultuados como divindades separadas de seus deuses principais, e muitas vezes são chamados de "mensageiros divinos".
Os anjos que compõem a primeira Tríade são os Seraphins ("Serpentes Flamejantes" ou "Ardentes"), os Cherubins (Geralmente representados como seres Híbridos) e os Thronos (Anciãos).
Os Seraphins são anjos com 6 asas, e os mais fortes e próximos de deus. Seu objetivo e missão é assistir deus em todas as suas ações e decisões. 
"Eis então que o Seraphim possuía três pares de asas; com o primeiro, cobria o rosto. Com o segundo os pés, e com o terceiro voava pelos céus"
Os Cherubins, por outro lado, possuem quatro asas e variadas funções. Uma delas, como citado em Gênesis, é guardar o Jardim do Éden.
Normalmente os Querubins são representados com cabeças animalescas, e pernas de bode. Uma de suas asas esconde o corpo.
 Já os Thronos possuem apenas um par de asas, e ficam em eterno louvor à deus, em seu trono.
Segunda Tríade:

Composta por Domínios, Virtudes e Potências, considerados os príncipes da corte celestial. Os domínios tem como função principal monitorar e corrigir erros dos anjos inferiores, e estes são os mesmos responsáveis pelo destino.
Com "Domínio" eu só consegui pensar em Sado-masoquismo XD
 Os virtudes são aqueles que irão conservar o curso dos astros, para que a humanidade seja capaz de se guiar, e para que o mundo mantenha sua ordem. Normalmente orientam as pessoas em suas missões, e transmitem todas as virtudes e sentimentos bons para os seus seguidores.
Imagem meramente ilustrativa :v
 As potências executam grande parte das ações que envolvem o governo mundial e as grandes decisões, sempre guiando os comandantes da melhor forma possível. 
Terceira Tríade:

Diferente dos anteriores, estes são os mais distantes do criador, e também os que mais tem intimidade com o mundo real. Os Principados são encarregados de transmitir as ordens dos Domínios aos anjos e nações, levando para todos as mensagens divinas. São os guardiões das cidades e dos países, além de manterem a fauna e flora em paz. Os anjos chefes, Arcanjos, são os responsáveis pela transmissão das mensagens aos humanos, e também são responsáveis por lutarem contra demônios junto com os anjos.
Assim como o inferno possuí seus sete príncipes, o paraíso possui os sete arcanjos.
Os anjos, nas principais religiões monoteístas, incluindo o zoroastrismo, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, são seres espirituais que atuam como mensageiros do Deus único e executores de sua vontade. Em muitas correntes dessas grandes religiões, alguns anjos são objeto de culto próprio, ou invocados em práticas mágicas. 
Falando em anjos...

Essa postagem pode ter sido mais curta, mas me deu bem mais trabalho do que eu esperava. Espero que gostem, e se possível, deixem suas sugestões, que eu aceitarei de bom grado. Até a próxima postagem! estou discutindo com o administrador principal se poderei ou não fazer uma postagem em outro dia da semana, para aumentar a minha produtividade. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...