domingo, 19 de julho de 2015

[Parte 1] Hajime no Ippo VS. Boxe [Pesos]


                       DISCLAMER, LEIA ANTES DE LER:

Sem choro. O meu objetivo escrevendo essa porra e outras matérias NÃO criticar o mangá/anime "Hajime no Ippo", ao fazer as comparações e criticar algo, meu objetivo NÃO é depreciar o mangá, e sim simplesmente estabelecer comparações com o Boxe da vida real. Hajime no Ippo, apesar das incongruências, é um mangá foda bagarai.
E SE VIER DE CHORO EU MANDO TOMAR NO OLHO DO SEU...
                                                                   ....

Você sabia que não precisa ser "marombado" ou "bombado"; nem muito musculoso, para poder lutar boxe?


É, não é do meu feito escrever longas introduções. Nessa série de matérias, basicamente irei comparar os aspectos do famoso mangá de boxe "Hajime no Ippo", com o boxe verdadeiro. Muitos se inspiram no boxe de Hajime no Ippo para lutar na vida real. Mas nem sempre o que é apresentado no anime/mangá corresponde ao verdadeiro boxe.

                                                     Parte 1: Haja bomba

Vamos jogar um pequeno jogo? Vou deixar três imagens de três boxeadores, e depois, quero que respondam as perguntas. Vamos lá;


Makunochi Ippo
O boxeador Nonito Donaire.
Dois Boxeadores do mangá "Rikudou"

Agora vamos para o nosso jogo. Em uma dessas imagens, o/os boxeadores estão na categoria "peso-leve"; nas outras duas imagens, os boxeadores estão duas categorias de peso abaixo (Mais leves); no peso-pena. Quem é quem?

Bem colega, se você falou que o campeão da WBA e os boxeadores de Rikudou estão no peso-pena, e Ippo está no peso-leve, então você se fudeu errou. Makunochi Ippo e o campeão da WBA estão no pesopena; já os boxeadores de Rikudou estão duas categorias de peso acima, pesam mais.

Insano, não?

Todos em Hajime no Ippo tem praticamente o mesmo shape*, independente da categoria de peso. Sério, isso é insano. Se não acreditam...

Makunochi Ippo: Peso-pena ou peso-leve (Tem entre 57kg e 63kg)
Takamura Mamoru e outro boxeador: Peso-Médio (Tem entre 72kg e 76kg)

Queria ter mais imagens para ilustrar, mas até onde eu li não apareceu nenhum peso-pesado. Mas procurando por boxeadores reais, é até difícil achar um peso-médio com o shape* do Takamura, quem diria um peso-leve com o do Ippo, Repetindo, é insano.

Richard Abril. Compare este cara com o Ippo.
Sam Soliman. Este com o Takamura.
Wladimir Klitschko. Este com os dois.

Não estou pegando qualquer merdinha boxeador, todos esses são campeões e detentores de cinturão pelas principais associações mundias de boxe o tipo de cara que te desceria o cacete com a ponta do dedo. O primeiro está na categoria de Ippo, o segundo está na categoria de Takamura. Já o terceiro, é da categoria peso-pesado, isto é, 90kg. E só essa categoria se pareceu com os dois lutadores, um deles quase 30kg mais leve.

Haja bomba.



Glossário:

Shape: Palavra utilizada tanto na musculação quanto em diversas lutas para se referir ao tamanho e formato do corpo de outra pessoa.


Na próxima parte pretendo abordar os golpes. Estou aberta a sugestões. Inté putada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...