quarta-feira, 27 de abril de 2016

TOC #22/23 da Weekly Shonen Magazine (2016)

Capa Física: Suzu Hirose
Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Magazine.

Mas antes de começar a análise creio que muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Vocês podem conferir a TOC logo abaixo.


TOC #22/23 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
Suzu Hirose (Capa)
Vector Ball (Página Colorida Principal, Novo Mangá, 62 pg.)
01. Baby Steps
02. UQ Holder!
Fairy Tail (Página Colorida, 25 pg.)
03. Tenohira no Netsu o
04. Kamisama no Iuutori Ni
05. Daiya no Ace
Hoshino~Me o Tsubutte~(Pré-rank, 4º Capítulo, 24 pg.)
06. Seitokai Yakuindomo
Days (Página Colorida, 24 pg.)
07. Yamada-kun to 7-nin no Majo
08. Nanatsu no Taizai
Area no Kishi (Página Colorida, 25 pg.)
09. Acma:Game
10. Hajime no Ippo
11. Ahiru no Sora
12. Muteki no Hito
13. Fuuka
14. Real Account
15. Enen no Shouboutai
16. Domestic na Kanojo
17. Infection
18. Desert Eagle
19. Tsurezure Children
- AUSENTE: Kindaichi Shounen no Jikenbo R (em hiato até a TOC #28)

PRÉVIA DA TOC #24 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
- CAPA: Saito Asuka
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Enen no Shouboutai (23 pg.)
- PÁGINA COLORIDA: Real Account (26 pg.)
- PÁGINAS EXTRAS: Vector Ball (42 pg.)
- ONE-SHOT: Kin no Tamago (Capítulo Especial da Bessatsu Shonen Magazine)
- AUSENTE: Kindaichi Shounen no Jikenbo R (em hiato até a TOC #28)

Capa Digital: Vector Ball (novo mangá)
Pela segunda vez no ano a capa física foi para a jovem atriz Suzu Hirose (ela foi capa da edição #16). Já a capa digital foi para o novato que estreou nessa edição, Vector Ball. A obra é de Makoto Raiku, autor de obras bem-sucedidas como Zatch Bell! (lançada na concorrente Weekly Shonen Sunday) e Animal Land (lançada na Bessatsu Shonen Magazine).

A edição veio recheada de páginas coloridas (sete no total), embora quatro delas tenham ido para o estreante Vector Ball. As outras três páginas coloridas foram para divulgar o lançamento dos mais novos volumes dos respectivos mangás.

Página Colorida: Vector Ball
Uma delas foi para o pilar Fairy Tail (aliás, bela página colorida se é que vocês me entendem). E as duas restantes foram para dois mangás de futebol: Days e Area no Kishi. Days merece atenção porque foi confirmado que seu anime estreia em julho. E Area no Kishi chega ao seu 51° volume lançado, um feito muito importante para um mangá veterano.

O ausente nessa edição foi Kindaichi Shounen no Jikenbo R, que como já foi informado várias vezes anteriormente (mas não custa nada lembrar de novo) ficará em hiato até a TOC #28. Para seu retorno está planejado o início de um novo arco que movimentará a obra. Quanto à Rupodama!, é provável que o mangá tenha sido finalizado na edição #20 sem aviso prévio.

Mais abaixo será possível conferir 

Página Colorida: Vector Ball

TOP 10

01. Baby Steps: Posição muito boa para Baby Steps, veterano mangá de tênis que ainda vende muito bem na revista e já recebeu duas temporadas em anime (uma terceira não está descartada). É comum ver Baby Steps no bottom ou até mesmo em último lugar em algumas vezes mas isso é apenas por questão editorial para facilitar a ordem de leitura, pois a obra está bem segura não só a curto mas a longo prazo também.

02. UQ Holder!: A obra não pegava uma posição tão alta assim desde a edição #14, quando ficou em primeiro lugar (entre os mangás ranqueados). UQ Holder! é um mangá de sucesso, sendo que tal sucesso pode se expandir após um anime (que não deve tardar muito a vir, pois a obra já tem uma boa frente de capítulos).

03. Tenohira no Netsu o: É uma das melhores posições que o novato de caratê conseguiu até agora. Os editores estão pondo muita fé na obra e fica a torcida para que o mangá venda bem seus volumes para se estabilizar. Ainda é cedo para dizer se o mangá será um sucesso mas o início vai se mostrando otimista.

Página Colorida: Vector Ball

04. Kamisama no Iuutori Ni: Embora muitas vezes apareça no bottom a verdade é que Kamisama no Iutoori Ni, por sua boa recepção e ótimas vendas para os padrões da revista, não corre riscos de ser cancelado. Pelo contrário: é um dos mangás mais estáveis da revista.

05. Daiya no Ace: Um dos pilares da revista, geralmente Daiya no Ace é ranqueado no meio da tabela. Portanto esse quinto lugar é uma posição altíssima para sua média de ranqueamentos "válidos". O anime segue em exibição rendendo uma boa audiência.

06. Seitokai Yakuindomo: Posição boa mas nada surpreendente do gag mangá Seitokai Yakuindomo. Trata-se de um veterano ainda muito querido pelos leitores e editores, raramente é mal-ranqueado. E também raramente surge alguma grande novidade relacionada à obra, a não ser pelos OVAs que recebe (esse ano vai receber dois).
Página Colorida: Vector Ball
07. Yamada-kun to 7-nin no Majo: Ultimamente Yamada-kun to 7-nin no Majo tem aparecido com frequência menor no bottom. A obra não conseguiu o aumento nas vendas dos volumes esperado por causa do anime mas ainda vende bem e tem apoio editorial. Acredita-se que a obra só será finalizada por vontade da autora, pelo menos por enquanto.

08. Nanatsu no Taizai: Mais uma posição mediana para Nanatsu, que continua sendo atualmente uma das obras mais rentáveis não só da Weekly Shonen Magazine mas também da editora Kodansha. E também tem rendido vários spin-offs e um bom sucesso em vendas de gadgets, algo que também contribuiu bastante para a popularidade de Fairy Tail e Shingeki no Kyojin (esse na Bessatsu Shonen Magazine).

09. Acma:Game: Geralmente Acma:Game costuma variar bastante suas posições a cada TOC. Mas dessa vez a obra ficou apenas uma colocação abaixo da posição ranqueável da TOC anterior (em que tinha ficado em oitavo).

10. Hajime no Ippo: Ultimamente Hajime no Ippo tem levado mais tempo para ver seus volumes recentes ultrapassarem a marca de 300 mil cópias vendidas por volume. Apesar do peso da idade, a obra ainda faz sucesso e tem grande consideração na revista.

Página Colorida: Fairy Tail

MEIO DA TABELA

11. Ahiru no Sora: Do bottom para o meio da tabela... Mas o que importa são as vendas desse veterano, que seguem muito boas para uma obra que nunca foi adaptada para anime, live-action ou drama televisivo. Mesmo a longo prazo é possível ver Ahiru no Sora permanecer em situação segura.

12. Muteki no Hito: Muteki praticamente fincou raízes no meio da tabela. A última vez que esteve no Top 10 foi na TOC #17 e de lá pra cá foram quatro aparições no meio da tabela e uma aparição no bottom (na TOC #18). A obra não parece estar em uma situação ameaçadora a curto prazo mas ainda é preciso ter cautela para afirmar que está sendo bem-sucedida.

13. Fuuka: Depois da primeira posição na TOC anteror Fuuka dá as caras no meio da tabela, onde não é raro de ver a obra ser ranqueada. Ultimamente os editores tem dado um pouco mais de atenção a Fuuka, dando a obra mais páginas coloridas (embora não ganhe tantas ainda) e mais posições altas/medianas nas TOCs (Fuuka vem aparecendo com menor frequência entre os últimos).

14. Real Account: Há um tempo atrás quando Real Account pegava uma posição alta Acma:Game ficava ranqueado numa posição baixa (e vice-versa). Mas ultimamente esse "mantra" não está mais evidente. É interessante lembrar que mesmo sendo mais novo que Acma:Game, Real Account tem melhor desempenho nas vendas dos volumes.
Página Colorida: Days

BOTTOM

15. Enen no Shouboutai: Apesar da posição baixa não há muito com o que se preocupar, ainda mais sabendo que o primeiro volume deve ultrapassar (se não ultrapassou) a marca das 200 mil cópias vendidas, um feito muito importante para os padrões da Shonen Magazine. O mangá é muito promissor e seu potencial pode se expandir bastante mais pra frente.

16. Domestic na Kanojo: Domestic na Kanojo esteve no bottom na TOC passada. Apesar de não ser confortável ver a obra no bottom não há motivos para sustos. A obra vende bem e tem estabilidade mais assegurada, diferente dos três mangás que estão abaixo denessa TOC, O mais provável é que DomeKano esteja indo para sua reta final e por isso esteja começando a pegar posições mais baixas. Isso também aconteceu com AKB49~Renai Jinshi Jourei, que foi finalizado (naturalmente) em fevereiro desse ano.

17. Infection: Ao contrário do caso de DomeKano, essa posição de Infection pode ser um mal sinal, pois a recepção do mangá já é moderada, caso comece a aparecer com frequência no bottom isso significará que o mangá poderá ser cancelado em breve. É preciso lembrar que atualmente a Shonen Magazine não tem tantos mangás para serem cancelados e substituídos por novatos, mas Infection é um alvo provável por ser um novato que não começou vendendo bem.

18. Desert Eagle: Também aparece no bottom seguidamente à TOC anterior. E também pode significar que está prestes a ser cancelado caso a obra não seja ranqueada fora das últimas posições logo, já que ainda é um novato em busca de estabilização. Assim como Infection, não vende muito bem e pode ser o alvo de cancelamento para abrir espaço para mais novatos na revista. Mas também é possível que essa posição

19. Tsurezure Children: Diferentemente do que vosso autor pensava Tsurezure não está na corda bamba e nem vende tão mal. Seu volume mais recente chegou a quase 60 mil cópias por volume, uma média muito boa para um gag mangá.
Página Colorida: Area no Kishi


SITUAÇÃO DOS MANGÁS DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE ATUALMENTE

- POTENCIALMENTE AMEAÇADOS: Desert Eagle e Infection
- EM BUSCA DE ESTABILIZAÇÃO: Hoshino~Me o Tsubutte~, Muteki no Hito, Tenohira no Netsu o e Vector Ball
- SEGUROS: Acma:Game, Ahiru no Sora, Baby Steps, Domestic na Kanojo, Enen no Shouboutai, Fuuka, Hajime no Ippo, Kamisama no Iutoori Ni, Kindaichi Shounen no Jikenbo R, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children, UQ Holder! e Yamada-kun to 7-nin no Majo
- MUITO SEGUROS: Daiya no Ace, Fairy Tail e Nanatsu no Taizai

Observação: O panorama acima está sujeito a equívocos. O leitor pode futuramente cobrar  do autor da análise esclarecimentos sobre alguma informação errada mais tarde.


Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOCs da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...