segunda-feira, 16 de maio de 2016

TOC #24 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Magi
Olá para vocês, queridos leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday. Infelizmente não pude publicar a análise da TOC antes por contratempos mas pelo menos eis a análise em mãos.

Antes de começar a análise creio que muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

A TOC pode ser vista logo abaixo.


TOC #24 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016)
Maou-jou de Oyasumi (Página Colorida Principal, Capítulos 1 e 2, Novo Mangá)
01. Detective Conan
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Pré-Rank, 2° Capítulo, 42 pg.)
02. Amano Megumi wa Suki Darake!
Magi (Capa)
03. Dagashi Kashi
Souboutei Kowasubeshi (Pré-Rank, 7° Capítulo)
04. Tenshi to Act!!
Saike Mata Shite mo (Página Colorida)
05. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru~
06. Major 2nd
07. Hatsukoi Zombie
08. Denpa Kyoushi
09. Kyoukai no Rinne
10. Hayate no Gotoku!
Ad Astra Per Aspera (Mangá Mensal, Fim da 1ª parte, 26 pg.)
11. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
12. Be Blues!
13. Keijo!!!!!!!!
14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
15. Fureru to Kikoeru
16. Tokiwa Kitareri!!
17. Akatsuki no Tyrant
18. Charactimes Golden
19. Zettai Karen Children
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Arata Kangatari (em hiato) e Gin no Saji (em hiato)


PRÉVIA DA TOC #25 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Dagashi Kashi 
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Komi-san wa Komyushou Desu, por Oda Tomohito (do autor de Dezicon, Novo Mangá, 47 pg.)
- PÁGINAS COLORIDAS: Be Blues! e Maou-jou de Oyasumi
- AUSENTES: Arata Kangatari (em hiato), Detective Conan (previsto pra retornar na TOC seguinte), Gin no Saji (em hiato), Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru~ (previsto pra retornar na TOC seguinte) e Zettai Karen Children (previsto pra retornar na TOC seguinte)


PRÉVIA DA TOC #26 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- NOVO MANGÁ: Oni wo Tadorite Ikuseisou, por Tonaka Shinji (autor de Otouto Catcher Ore Pitcher de!)


A capa foi para o pilar Magi. A página colorida principal foi para o estreante Maou-jou de Oyasum, de autoria de Kumanomata Kagiji (o mesmo de Nuigurumi Kurasshu). Saike Mata Shite mo, que nessa edição retornou de uma pausa, ganhou as outras duas páginas coloridas.

O mangá mensal publicado nessa edição foi Ad Astra Per Aspera, cuja 1ª parte chega ao fim. Os novatos Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari e Souboutei Kowasubeshi ainda estão sendo pré-ranqueados. Já Sunday Hikagaku Kenkyujo sempre encerra a revista e nunca é ranqueado.

Bem, vamos agora às posições válidas.

TOP 10

01. Detective Conan: Não há surpresa alguma em ver Detective Conan, o grande pilar da revista, pegar um primeiro lugar "válido" pela 11ª vez no ano. Pode-se dizer que a grande certeza acerca da Weekly Shonen Sunday é que Conan será o mangá com mais primeiros lugares no ano entre os mangás ranqueados... e deve ser assim até o mangá ser finalizado.

02. Amano Megumi wa Suki Darake!: Amano Megumi vai se mostrando um novato bem-sucedido: seu primeiro volume já conseguiu vender mais de 30 mil cópias. Não chega a ser um número muito alto mas é um bom resultado para a obra se manter por um bom tempo e até alimentar as chances de ganhar um anime mais pra frente.

03. Dagashi Kashi: Depois de uma posição abaixo da média Dagashi Kashi volta a pegar uma posição entre os cinco primeiros. O mangá vende entre 250 e 300 mil cópias por volume, sendo uma das obras mais rentáveis da revista atualmente.

04. Tenshi to Act!!: Pode-se dizer que Tenshi no Act!! é uma obra que varia bastante suas posições: já apareceu no bottom, no meio da tabela e no Top 10 em diferentes TOCs uma par de vezes. A obra não vende muito mas presume-se que tem desempenho satisfatório para se manter por mais tempo no plantel.

05. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru~: O novato, do mesmo autor dos clássicos Kyou Kara Ore Wa!! e Tenshi na Kmonamaiki, parece ter emplacado mais uma obra. Mas ainda não se sabe o nível de sucesso que a obra fará caso se estabilize, pois é preciso esperar as vendas dos primeiros volumes.

Página Colorida: Maou-jou de Oyasumi

06. Major 2nd: Nessa TOC Major 2nd pegou uma posição surpreendentemente abaixo da média. Mas não há motivo pra preocupações, foi apenas uma posição atípica. Major 2nd segue como um dos principais mangás da revista. Aliás vale lembrar que Magi, também um pilar, vira e mexe pega uma posição entre a sétima e décima posição.

07. Hatsukoi Zombie: Boa posição para Hatsukoi Zombie, que parece estar se firmando na revista. Não é que a obra já esteja plenamente estável mas o desempenho por enquanto está bom. Curioso pensar que quando Hatsukoi estreou nem ganhou a capa da TOC. Mesmo depois da estreia não ganhou uma capa.

08. Denpa Kyoushi: A última vez que Denpa Kyoushi foi ranqueado no Top 10 foi na TOC #12, há onze edições atrás. Depois de marcar presença constante no bottom Denpa é ranqueado em uma posição mais alta do que as que vinha pegando. A obra não vende muito mas segue em situação favorável.

09. Kyoukai no Rinne: Kyoukai segue em situação estável na revista. Não chega a vender muito mas seu anime faz sucesso em audiência, tanto que está sem sua segunda temporada. Kyoukai já é uma obra veterana, com sete anos de publicação.

10. Hayate no Gotoku!: Posição normal para Hayate no Gotoku!. Nenhuma novidade com relação a Hayate. Já o mangá mensal Ad Astra Per Aspera (do mesmo autor de Hayate) vê sua 1ª parte chegar ao fim. A obra vai retornar mais pra frente para sua segunda parte, ainda sem previsão de lançamento.


MEIO DA TABELA

11. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Se há algumas TOCs atrás Nanoha raramente aparecia no meio da tabela nas TOCs mais recentes isso já não é mais tão incomum. A obra por enquanto continua em situação estável.

12. Be Blues!: Posição relativamente normal para Be Blues!, que costuma variar suas posições entre o Top 10 e o meio da tabela. A obra não vende muito, porém poderia ser bem mais rentável se ganhasse um anime mais pra frente. Lembrete: o mangá ganhará página colorida na próxima edição.

13. Keijo!!!!!!!!: Nessa edição Keijo!!!!!!!! deu uma leve subida de posição e ficou fora do bottom. Apesar de ranqueado constantemente no bottom a obra tem um anime anunciado (embora não se saiba detalhes sobre data de estreia ou staff). Por enquanto está segura.

14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibugyo pra variar saiu um pouco do bottom. A obra não está realmente ameaçada mas a estreia de muitos novatos promissores e a queda de desempenho de Mushibugyo contribuíram para que o mangá pegasse rankings piores.
Página Colorida: Saike Mata Shite mo

BOTTOM

15. Fureru to Kikoeru: Posição baixa para Fureru to Kikoeru, que pela primeira vez aparece no bottom. Por enquanto foi apenas uma posição baixa mesmo, mas é melhor que esses baixos ranqueamentos não se tornem frequentes.

16. Tokiwa Kitareri!!: Segunda vez nesse ano que Tokiwa pega uma posição no bottom. Apesar do ranqueamento baixo não há motivos pra preocupação, pois o mangá vende aproximadamente 70 mil cópias por volume e pode ver seu êxito se expandir após um anime.

17. Akatsuki no Tyrant: Posição baixa para o mangá de judô. Ainda é difícil saber se Akatsuki pode entrar em rota de risco. A Sunday tem muitos novatos promissores mas com vendas baixas, o que pode significar que esses novatos podem estar em risco, principalmente se uma nova obra começar a se mostrar mais rentável que a média geral de vendas de mangás da Sunday.

18. Charactimes Golden: Se os editores optarem por escolher um mangá para cancelar e abrir espaço para outros novatos um alvo em potencial poderia ser Charactimes Golden. Nos últimos meses vários gag mangás acabaram limados da revista (o mais recente foi Ane Log). Só mais pra frente saberemos se Charactimes conseguirá fugir desse destino.

19. Zettai Karen Children: Posição baixíssima mas nada preocupante de Zettai Karen Children, que apesar de não estar mais em sua fase mais popular ainda tem um público fiel e vendas acima de alguns novatos. Nota: o mangá estará ausente na próxima edição.
Página Colorida: Saike Mata Shite mo

Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...