terça-feira, 13 de outubro de 2015

TOC #45 da Weekly Shonen Sunday (2015)

TOC #45 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2015)

Capa da TOC #45: Akatsuki no Tyrant (estreia)

Olá para vocês, pessoal do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e estou fazendo mais uma TOC da Shonen Sunday. E dessa vez vou aproveitar os primeiros parágrafos para explicar que a Shonen Sunday está passando por mudanças com a mudança do cargo de editor-chefe.

Por exemplo, está havendo maior busca por autores novatos. Entre 11 de outubro e 19 de dezembro a Sunday vai fazer workshops em academias em Naha, Nagoya, Tokyo, entre outros lugares no Japão, para examinar jovens de talento e passar a eles um feedback especializado. Os jovens mais promissores entram em uma competição em que o vencedor recebe prêmios em dinheiro e a chance de publicar um mangá na Shonen Sunday ou na Shonen Sunday R. 

Ainda é cedo para notar os efeitos em vendas de volumes, mas dá para notar que, como prometido pelo novo editor-chefe, está havendo uma publicação maior de one-shots na revista, além de mais foco nas obras da revista (desde a TOC #43 a capa da Sunday não é uma gatinha japonesa).

TOC #45 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY

Akatsuki no Tyrant (Capa e Páginas Coloridas, Nova Série)
01. Meitantei Conan c936
02. Tokiwa Kitareri!! c39
03. Dagashi Kashi c66
Monster Strike wo Hippatta Kantachi (One-shot, Parte 1)
04. Be Blues! -c215
05. Psyche Matashitemo c30 (Fim da quarta parte do mangá)
06. Charactimes Golden c09
Denpa Kyoushi c175 (Centro a Color)
07. Kyoukai no Rinne c301
08. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto c22
09. Keijo!!!!!!!! c104
10. Tenshi to Act!! c38
11. Joujuu Senjin!! Mushibugyo c223
12. And-Pair c17
13. Hayate no Gotoku! c508
14. Heavens Runner Akira c65
15. Zettai Karen Children c422
16. Imawa no Kuni no Alice c59
17. Ane Log c248-249
18. Area D c126
19. Lettuce 2-kobun no Suteki c40
20. Tutti! c21
21. Saezuri Koukou OK-bu! c40
22. Sensou Gekijou c54 (Capítulo Final)
Oishii Kamishama c37

Ausentes: Magi c282, Major 2nd c23, Birdmen 30, Yugami-kun niwa Tomodachi ga Inai c40, Ad Astra Per Aspera c03, Silver Spoon c114 (em hiato) e Arata Kangatari (em hiato)

PRÉVIA DA WEEKLY SHONEN SUNDAY #46
Páginas Coloridas: Hatsukoi Zombie de Minenami Ryou (Nova Série)
One-shot: Monster Strike wo Hippatta Kantachi (Parte 2)

Página Colorida: Akatsuki no Tyrant 

CAPA:

A capa foi para o estreante Akatsuki no Tyrant, que será um mangá de judô. Aparentemente o protagonista da obra é um anti-herói playboy, mas apenas será possível ter certeza sobre a sinopse da obra quando começarem a traduzir pro inglês.

PÁGINAS COLORIDAS:

Akatsuki também ganhou páginas coloridas, um privilégio dado a quase todo estreante de qualquer revista (o mesmo não pode se dizer da Capa). 

Denpa Kyoushi, mangá de comédia que ganhou um anime com boa audiência esse ano, ganhou uma página colorida. A obra está mais do que segura na revista e raramente sai do Top 10.


AUSENTES:

  • Magi: A ausência do mangá possivelmente pode ser explicada porque a autora (#corrigido) está se preparando para o arco final do mangá (previsto para começar na TOC #48).
  • Major 2nd: Possivelmente uma pausa para o autor, com vasta experiência na revista, descansar um pouco. O mangá provavelmente volta na próxima TOC.
  • Birdmen: Mangá com publicação irregular/mensal (mesmo a revista sendo semanal). O próximo capítulo está previsto para ser publicado daqui a duas semanas. 
  • Yugami-kun niwa Tomodachi ga Inai: Obra publicada irregularmente, sem previsão de próximo capítulo.
  • Ad Astra Per Aspera: Mangá do mesmo autor de Hayate no Gotoku, é publicado irregularmente/mensalmente na revista. Só teve dois capítulos publicados até agora pois a frequência de publicação será menor que a de Hayate.
  • Gin no Saji: Um dos mangás que mais vendem na Sunday. Está entrando em reta final e está em hiato, sem previsão de volta.
  • Arata Kangatari: Em hiato desde antes desse ano. Sem previsão de volta.


Primeira metade de uma página colorida: Akatsuki no Tyrant

TOP 10:

01. Meitantei Conan: Essa é a 17ª vez que o mangá conquista uma primeira posição nesse ano. É simplesmente o maior mangá da Shonen Sunday. Suas vendas continuam muito boas após mais de 20 anos de publicação. Sem dúvida um mangá inesquecível!

02. Tokiwa Kitareri!!: É sem dúvida o mais promissor dos novatos lançados em 2015. As vendas são boas para os padrões da revista e há a expectativa de que o mangá ganhe maior repercussão após um possível anime mais pra frente. O autor é o mesmo de Kenichi e ele parece ter acerta com essa obra também, que vem sendo bem ranqueada na maioria das vezes (poucas vezes ficou fora do Top 10, como aconteceu na TOC passada).

03. Dagashi Kashi: O gag mangá em questão tem anime anunciado pro próximo ano, o que indica que a obra tem um grande carinho dos editores e leitores para conseguir privilégios como esse tendo pouco mais de um ano na revista. Não é qualquer mangá semanal que ganha anime em pouco mais de um ano (nos anos recentes da Shonen Jump, por exemplo, só World Trigger conseguiu). Ainda não se sabe maiores detalhes sobre esse anime anunciado. Mas o mangá segue pegando ótimas posições.

04. Be Blues!: Esse mangá de futebol está há muito tempo na revista e já merecia ter ganho anime há um bom tempo (o que não quer dizer que vai realmente ganhar). Com relação a suas posições nas TOCs o mangá segue popular na revista e pegando posições que o deixam no Top 10 na maioria das vezes.

05. Psyche Matashitemo: Esse capítulo, como a TOC já disse, é o final da quarta parte do mangá. O autor é o mesmo de Ueki no Housoku (ou The Law of Ueki, como é conhecido no Ocidente). A obra é publicada irregularmente mas bem ranqueada quando presente nas TOCs.

06. Charactimes Golden: A continuação de Charactimes segue em situação segura na revista, assim como seu antecessor estava seguro antes de finalizar para o início dessa segunda fase da obra.

07. Kyoukai no Rinne: O mangá é feito por uma das maiores autores (pra não dizer maior autora) da Shonen Sunday, Rumiko Takahashi. E segue estável na revista desde o ano de sua publicação (2009). E ainda vai ganhar segunda temporada em anime. É, a situação do mangá está bem tranquila e deve seguir assim por um bom tempo. A obra chegou a 300 capítulos na TOC passada, feito que não é pra muitos mangás.


08. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: O mangá é de Wakaki Tamiki, mesmo autor do bem-sucedido The World God Only Knows. O autor voltou pouco depois de um ano com Nanoha, e a obra está estável nas TOCs, não tendo saído do Top 10 nenhuma vez até agora (mas também não pegou nenhum primeiro lugar ainda). Se a obra mantiver seu bom desempenho em mais um ano pode ter chances reais de ganhar anime (embora seja cedo para pensar nisso).

09. Keijo!!!!!!!!: O mangá, que  não ficava no Top 10 desde a TOC #31, em que ficou em quinto lugar. Depois ficou 12 TOCs seguidas fora do Top 10. Talvez seja sinal de que a obra, embora estável, não alcança posições altas por sua falta de apelo comercial na opinião dos editores. Um motivo para compreender essa falta de apelo talvez seja justamente o esporte retratado pelo mangá, em que garotas tentam derrubar suas adversários numa plataforma flutuante usando os peitos e as bundas para isso.

10. Tenshi to Act!!: Fechando o Top 10 está esse novato que vem caindo nas graças do público e dos editores. Fica quase sempre no Top 10 (sua pior posição foi o atípico 15º lugar da TOC #34) e já pegou até mesmo quatro vezes a primeira posição (TOCs #14, #20, #21 e #28). Quem sabe mais pra frente a obra não ganhe anime se mantiver essas boas posições - não quer dizer que vai ganhar, afinal ainda é cedo pra pensar nisso pois Tenshi não tem nem um ano de vida ainda.



Segunda metade de uma página colorida: Akatsuki no Tyrant 



MEIO DA TABELA:

11. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: A obra fica com frequência no meio da tabela das TOCs. E possui um longo tempo de duração na revista. Trata-se de uma recapitulação do mangá "Mushibugyo", que foi publicado na Shonen Sunday Super entre 2009 e 2010. Já ganhou uma temporada em anime em 2013, dois OVAs (o último saiu em 2015, como já disse várias vezes) e um game em 2014. Não sei informar se pode ganhar mais uma temporada em anime, mas a obra ainda mostra potencial comercial.

12. And-Pair: Depois de ter aparecido no bottom na TOC passada o mangá dá uma boa melhorada e aparece na 12ª posição. Não é uma posição tão alta, mas pelo menos o mangá não repetiu os maus ranqueamentos de Tutti!, que depois que pintou no bottom recentemente não saiu mais. Mas o mangá não está estabelecido na revista, então ele precisa de mais bons ranqueamentos para se firmar.

13. Hayate no Gotoku: O mangá segue estável na revista (inclusive foi a capa da edição #32). O mangá segue firme na revista e o autor ainda leva a obra adiante mesmo agora se desdobrando para entregar "Ad Astra per Aspera", o que é menos complicado do que parece, já que esse novo mangá é publicado irregularmente. Por enquanto ele segue publicando capítulos de Hayate com frequência.

14. Heavens Runner Akira: Esse novato tem ficado demais na metade de baixo da tabela (às vezes no bottom ou perto dele). A última vez que ficou no Top 10 numa TOC foi na edição #36-37, ou seja, está há 8 edições longe do Top 10 e tendo até passado pelo bottom. O mangá está seguro? Não está correndo grande risco, mas precisa melhorar seu desempenho pois isso pode prejudicar a longo prazo.

15. Zettai Karen Children: O mangá pode não ter mais o fôlego de seu início e estar sentindo o peso da idade. Mas os leitores e editores ainda apreciam o mangá, o que faz com que ele esteja longe de correr risco de cancelamento, embora já não tenha tanta força pra ficar no Top 10 (embora apareça por lá às vezes).

16. Imawa no Kuni no Alice: A publicação da obra, assim como em Birdmen e Ad Astra per Aspera, é irregular, tendo uma relativa frequência de um capítulo publicado por mês. Mas está em segurança na revista. A obra ganhou 3 OVAs. Um deles foi exibido na Tv em 6 de outubro, o outro será exibido dia 13 e o terceiro será no dia 20.

17. Ane Log: Esse gag mangá veterano tem dois capítulos publicados por edição e conseguiu ficar fora do bottom depois de duas edições entre os cinco últimos. Faltam dois meses para a obra completar dois anos de existência e, apesar de estar ficando mais vezes no bottom/perto do bottom o mangá não está ameaçado (ao menos não tão seriamente). Aliás a obra tem OVAs previstos na televisão em 27 de outubro, 3 e 10 de novembro.

Imagem do personagem central de Akatsuki no Tyrant 

BOTTOM 5:
18. Area D: Deu uma melhorada na sua posição da TOC passada, em que ficou em penúltimo lugar. Mas a verdade é que o mangá está seguro na revista, pois é uma obra que costuma atrair o público mais maduro. Esse fator, mais a publicação irregular da obra, fazem com que os editores prefiram não ranquear Area D em posições muito altas. Mas a obra segue em situação estável na tranquila.

19. Lettuce 2-kobun no Suteki: Na edição passada conseguiu ficar no Top 10 mas já está de volta ao bottom. Como Lettuce estava no Top 10 na edição passada ainda não é possível concluir se o mangá está correndo sérios riscos devido às mudanças da nova organização editorial da revista ou se está seguro mesmo com essas mudanças. Mas a verdade é que o mangá entre nas últimas dez TOCs só ficou fora do bottom na edição passada, o que é um mal sinal mesmo pra um gag mangá.

20. Tutti!: Esse novato pelo visto não foi bem recepcionado na Shonen Sunday e seu desempenho só tem piorado nas TOCs recentes, não saindo do bottom. Pode-se afirmar que o mangá está correndo um risco real de cancelamento mais pra frente.

21. Saezuri Koukou Ok-bu!: Na TOC passada havia conseguido ficar fora do bottom. Mas só precisou da TOC seguinte pra voltar a ficar entre os cinco últimos. E pelo desempenho recente que a obra vem tendo, é bom possível que esse mangá seja cancelado, assim como Sensou Gekijou, como poderemos ver mais abaixo.

22. Sensou Gekijou: É o fim da linha para Sensou Gekijou. Parece que o desempenho baixo e a alta frequência no bottom culminaram no cancelamento do mangá. E com a mudança editorial da Shonen Sunday, caso o editor opte por fazer a revista vender mais apostando em obras de esportes e battle shounen, mais mangás como Ok-bu! e Lettuce podem rodar se o desempenho não melhorar.


NÃO-RANQUEADO:
  • Oiishi Kamishama: O autor Tohru Fujisawa está numa boa, fazendo esse gag mangá com capítulos coloridos (de geralmente umas 4 ou 5 páginas), que sempre fecha a revista e está mais do que seguro na revista, o que diminui a pressão sobre o experiente mangaká.

  • Monster Strike wo Hippatta Kantachi (Parte 1): Primeira parte de um one-shot que começou a ser lançado nessa edição. A parte 2 será lançada na próxima TOC (ou seja, na TOC #46).

Bem, pessoal, essa foi a Análise da TOC #45 da Sunday. Até mais, galera!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...