sexta-feira, 11 de março de 2016

TOC #15 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?
Olá para vocês, pessoal do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e esta é mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.


Mas antes de começar a análise creio que muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, galera, a TOC está abaixo.


TOC #15 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Hatsukoi Zombie (Página Colorida Principal)
01. Detective Conan
Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? (Capa)
02. Magi
03. Be Blues!
04. Dagashi Kashi
05. Kyoukai no Rinne
06. Amano Megumi wa Suki Darake!
07. Tokiwa Kitareri!!
After Summer (One-shot)
08. Hayate no Gotoku!
09. Tenshi to Act!!
Saigo no Youkai (One-shot)
10. Saike Mata Shite mo
11. Denpa Kyoushi
12. Fureru to Kikoeru
13. Akatsuki no Tyrant
14. Zettai Karen Children
15. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
16. Keijo!!!!!!!!
17. Charactimes Golden
Seisen no Ra (Capítulo Especial da Gessan Mini)
18. Ane Log
19. Nippen!
- AUSENTES: Major 2nd e Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji

PRÉVIA DA TOC #16 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Detective Conan
- PÁGINA COLORIDA: Akatsuki no Tyrant
- ONE-SHOT: Kanami no Sekai (por Kurosato Hotori)


A capa ficou para o novato Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?, que ainda está em seu sétimo capítulo. Ainda não se pode esclarecer porque a obra ganhou uma segunda capa tão cedo, mas isso pode significar que a obra pode estar sendo bem-recepcionada pelos leitores. Já a página colorida principal ficou para Hatsukoi Zombie para divulgação de seu primeiro volume. Inclusive a obra foi a primeira da ordem de leitura da revista.

A edição também teve um capítulo especial e página colorida para Sensei no Ra, mangá publicado na revista Gessan Mini, além de dois one-shots: After Summer e Saigo no Youkai. As obras ausentes foram Major 2nd e Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto (que devem voltar em breve), além de Arata Kangatari e Gin no Saji, que seguem em hiato. Com apenas um mangá do plantel ganhando página colorida e mesmo com duas obras ausentes a TOC ficou cheia, com 19 mangás sendo ranqueados.

TOP 10:

01. Detective Conan: É "apenas" a sétima vez de Detective Conan pegou uma primeira posição esse ano. Dificilmente Conan ficará abaixo dos cinco primeiros, a obra mesmo tendo mais de 20 anos tem uma rentabilidade impressionante. Seu anime, por exemplo, tem audiência maior que One Piece (principal mangá da concorrente Weekly Shonen Jump). Fora seus filmes animados, que são um sucesso de bilheteria. Aliás o 20º filme animado, The Darkest Nightmare, sairá nas telonas japonesas em abril.

02. Magi: Mais uma posição boa para Magi, que, apesar das quedas nas vendas de seus volumes, ainda consegue alcançar a façanha de vender aproximadamente 500 mil cópias por volume. O spin-off Sinbad no Bakuen, que ganhou 5 OVAs em 2015, terá sua adaptação em anime lançada em abril.

03. Be Blues!: O mangá de futebol vende razoavelmente bem (40 mil cópias por volume) e já tem quase cinco de publicação. É uma obra estável e segura, que pode inclusive ser mais rentável se ganhar um anime futuramente (embora as expectativas para que isso aconteça tenham esfriado um pouco).

04. Dagashi Kashi: Dagashi Kashi fica entre os cinco primeiros colocados há dez edições seguidas. O resultado do anime aparentemente está sendo satisfatório e contribui para que Dagashi seja mais rentável, o que é bom para a revista, que segue precisando aumentar sua rentabilidade com a troca do editor-chefe.

05. Kyoukai no Rinne: Falta menos de um mês para a estreia da segunda temporada do anime de Kyoukai no Rinne, cuja primeira temporada também foi lançada em abril. O mangá não vende muito para uma obra que ganhou anime (seu teto é entre 40-50 mil cópias por volume) mas o fato de ser de autoria de uma autora consagrada mais o sucesso de crítica contribuem não só para o mangá ficar firme e estável na revista como também constantemente ser ranqueado no Top 10.

06. Amano Megumi wa Suki Darake!: A transferência da Shonen Sunday Super para a Weekly Shonen Sunday foi uma aposta interessante dos editores, que achavam que o mangá ecchi seria mais rentável na revista semanal. Os ranqueamentos por ora são bons e a recepção dos leitores segue positiva. Na TOC passada ganhou a página colorida principal em divulgação das vendas do primeiro volume (que provavelmente contém os capítulos publicados na Shonen Sunday Super).

07. Tokiwa Kitareri!!: É a quarta TOC seguida que Tokiwa Kitareri!! fica no Top 10 (do qual às vezes acaba ficando de fora, indo parar no meio da tabela). O mangá é considerado promissor e já vende cerca de 70 mil cópias por volume, número que pode se expandir após um possível anime mais pra frente. Vale lembrar que o mangá já ganhou um comercial animado pelo estúdio J.C. Staff, embora isso não seja garantia de que a obra ganhará um anime (Be Blues! ganhou um comercial animado da A-1 Pictures e ainda não recebeu anime, por exemplo).

08. Hayate no Gotoku!: Hayate continua vendendo relativamente bem para os padrões da Weekly Shonen Sunday (seu volume mais recente estreou vendendo pouco mais de 45 mil cópias por volume). Embora não esteja mais no auge de sua popularidade ainda demonstra fôlego. E o autor Kenjiro Hata segue com prestígio, tanto que lança mensalmente Ad Astra Per Aspera na Weekly Shonen Sunday.

09. Tenshi to Act!!: Tenshi no Act!! esboça um afastamento do meio da tabela e uma aproximação do Top 10. O mangá vende razoavelmente bem e por ora os editores contam com a obra em seu plantel. Já tem mais de um ano de publicação na Shonen Sunday e chegou a ficar em primeiro lugar nas TOCs quatro vezes (todas em 2015).

10. Saike Mata Shite mo: Saike continua em situação normal. A obra, publicada em partes, continua agradando os leitores e sendo bem-visto pelos editores. O autor é experiente e já tem no currículo outros êxitos, como Anagle Mole e Takkoku!, além de seu maior sucesso, The Law of Ueki.


MEIO DA TABELA:

11. Denpa Kyoushi: Denpa vai se fixando cada vez mais no meio da tabela. Não que o mangá esteja piorando sua popularidade. Na verdade o mangá do professor otaku ruivo está em boa situação. É que a revista tem dado mais atenção aos novatos, que precisam de divulgação para seus primeiros volumes a serem lançados. Denpa, embora não venda muito seus volumes, consegue render razoavelmente bem, sem falar no sucesso de audiência do anime que ganhou ano passado.

12. Fureru to Kikoeru: Posição mediana de Fureru, que está começando a luta pela estabilização. Ainda é cedo para dizer como é a situação desse novato e será preciso esperar as próximas TOCs. A recepção inicial dessa comédia romântica/dramática foi inicialmente positiva mas o desafio agora será manter essa boa recepção e conquistar mais leitores. Quanto ao ranqueamento no meio da tabela, é preciso lembrar que Hatsukoi Zombie recebeu ranqueamentos iniciais piores e agora vai se estabilizando, já tendo ganhado duas páginas coloridas nas quatro últimas edições.

13. Akatsuki no Tyrant: Essa foi a primeira vez que Akatsuki no Tyrant foi ranqueado fora do Top 10 e portanto a posição mais baixa que a obra já recebeu. Mas o mangá de judô continua bem recebido, inclusive irá ganhar uma página colorida na próxima edição (provavelmente para divulgar o lançamento do primeiro volume).

14. Zettai Karen Children: Zettai conseguiu ficar um pouco acima de seu "habitat", que é o bottom. Mas apesar de aparecer frequentemente no bottom a obra está segura e sem riscos. Os editores apoiam bastante o mangá, que, apesar de sentir o peso da idade (estreou em 2005), continua agradando os leitores. Vale lembrar que a obra já tem 44 volumes lançados.

BOTTOM:

15. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Em 2016 as aparições de Mushibugyo no bottom tornaram-se comuns, sendo que ano passado a obra só apareceu no bottom uma única vez. No entanto essa queda de ranqueamentos não preocupa, pois o mangá ainda tem espaço e boa recepção dos leitores e até ganha páginas coloridas eventualmente.

16. Keijo!!!!!!!!: Apesar de aparecer constantemente no bottom e no meio da tabela Keijo!!!!!!!! continua em uma situação confortável, ainda mais com o anime anunciado. Não que a obra venda muito mas sua popularidade é suficiente para que a Shonen Sunday invista em um anime, mesmo que este não tenha grandes expectativas.

17. Charactimes Golden: Charactimes tem começado a pegar posições relativamente mais baixas do que pegava, o que pode significar que a situação desse gag mangá não está segura. É preciso lembrar que com o cancelamento de Nippen! a obra mais ameaçada é Ane Log e, depois de Ane Log, talvez a obra em maior risco seja justamente a continuação de Charactimes. Só mais pra frente será possível saber se essas posições baixas são sinal de um cancelamento à vista ou apenas a obra sendo colocada em posições abaixo da média.

18. Ane Log: A situação de Ane Log pode não estar confortável. É compreensível que um gag mangá pegue posições baixas mas Ane Log tem aparecido constantemente no bottom, às vezes abaixo de Nippen!, o único dos novatos na revista que será cancelado. E é bem provável que na estreia das próximas levas Ane Log tenha que ser finalizado para haver espaço para outra obra novata.

19. Nippen!: Nippen!, como já falado em várias das TOCs anteriores, só está à espera da edição em que será cancelado de uma vez por todas. Infelizmente a obra não foi bem recepcionada pelos leitores japoneses.


PÁGINAS COLORIDAS


Hatsukoi Zombie
Hatsukoi Zombie
Sensei no Ra (Capítulo Especial)

Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC para o Fênix no Sekai. Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...