quinta-feira, 17 de março de 2016

TOC #16 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Detective Conan

Olá para vocês, pessoal do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.

Mas antes de começar a análise creio que muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, a TOC está logo abaixo.

TOC #16 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016)
Detective Conan (Capa)
01. Fureru to Kikoeru
02. Major 2nd
03. Dagashi Kashi
04. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? (8º Capítulo)
05. Kyoukai no Rinne
Akatsuki no Tyrant (Página Colorida)
06. Tokiwa Kitareri!!
Ad Astra Per Aspera (Mangá Mensal, 26 pg.)
07. Saike Mata Shite mo
08. Amano Megumi wa Suki Darake!
09. Magi
Kanami no Sekai (One-shot, 40 pg.)
10. Tenshi to Act!!
11. Be Blues!
12. Denpa Kyoushi
13. Hatsukoi Zombie
14. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
15. Keijo!!!!!!!!
16. Charactimes Golden
17. Ane Log
18. Nippen!
- AUSENTES: Hayate no Gotoku!, Joujuu Senjin!! Mushibugyo e Zettai Karen Children
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji

PRÉVIA DA TOC #17 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY:
- CAPA, PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Souboutei Kowasubeshi (Novo Mangá de Kazuhiro Fujita, 52 pg.)
- PÁGINAS COLORIDAS: Magi, Joujuu Senjin!! Mushibugyo, Amano Megumi wa Suki Darake!
- FIM: Nippen!
AUSENTES: Fureru to Kikoeru e Kyoukai no Rinne
EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji


A capa dessa edição foi para Detective Conan, estrategicamente divulgando o 20º filme animado da obra que chega às telonas em abril. Apenas uma obra recebeu página colorida nessa edição: Akatsuki no Tyrant, em divulgação ao lançamento de seu primeiro volume.

Dentre outros destaques estão o mangá mensal publicado nessa edição (Ad Astra Per Aspera), além do one-shot Kanami no Sekai, que recebeu 40 páginas.

Tivemos a ausência de Hayate no Gotoku! (o autor Kenjiro Hata focou em seu outro mangá Ad Astra Per Aspera), Joujuu Senjin!! Mushibugyo e Zettai Karen Children (os dois últimos tiveram uma breve pausa e devem voltar na próxima edição). Vale lembrar que Arata Kangatari e Gin no Saji ainda estão em hiato.

TOP 10

01. Fureru to Kikoeru: Logo em um de seus primeiros ranqueamentos Fureru to Kikoeru consegue um incrível primeiro lugar. Isso demonstra que os editores estão muito confiantes no sucesso da obra e que a recepção está muito positiva por ora. Ainda vai ser preciso esperar mais tempo para saber se a obra vai conseguir se estabilizar mas a julgar pelo seu início promissor pode sim se tornar um sucesso. Vale lembrar que Fureru estará ausente na próxima edição.

02. Major 2nd: Após ter ficado ausente na edição passada e com a capa de Detective Conan parecia que Major 2nd pegaria mais um primeiro lugar... Mas nessa TOC Fureru levou a melhor. Quanto à situação da continuação de Major, há uma grande expectativa para que bem lá na frente a obra receba um anime. Mas isso deve demorar muito pois Major 2nd tem menos de um ano de publicação.

03. Dagashi Kashi: O anime de Dagasho Lashi conseguiu um resultado no mínimo muito satisfatório pois a obra tem vendido bem mais do que antes e está sendo ranqueada entre os cinco primeiros com enorme frequência. É bom ver que a Sunday conseguiu aumentar sua lucratividade por meio de uma obra cujo potencial se aflorou em menos de dois meses de publicação.

04. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?: Em seu primeiro ranqueamento válido (segundo o conceito ocidental de só ranquear uma obra a partir de seu 8º capítulo) Hiiragi-sama conseguiu uma ótima posição. Inclusive o novato havia ganhado a capa da edição passada, o que dá a entender que a recepção inicial de Hiiragi-sama está sendo muito positiva. Mas, como é de praxe lembrar, ainda é cedo pra considerar a obra um sucesso (ainda mais sendo só o oitavo capítulo). É preciso que Hiiragi-sama consiga manter esse bom começo por um longo tempo.

05. Kyoukai no Rinne: Faltam poucas semanas para a estreia da segunda temporada do anime de Kyoukai no Rinne. A obra, que é publicada desde 2009 e já tem mais de 300 capítulos publicados, continua numa situação confortável e dificilmente deve correr riscos a longo prazo. Lembrete: assim como Fureru, Kyoukai no Rinne estará ausente na próxima edição.

06. Tokiwa Kitareri!!: Posição normal para Tokiwa, que tem ficado com mais frequência no Top 10 nas últimas edições. Interessante notar que Tokiwa foi o primeiro de cinco novatos bem-sucedidos (e publicados regularmente) que estrearam no ano editorial de 2015, sendo seguido de Tenshi no Act!!, Major 2nd, Akatsuki no Tyrant e Hatsukoi Zombie. É bem provável que se Tokiwa vier a ganhar um anime lá na frente consiga ultrapassar a marca de 100 mil cópias vendidas por volume.

07. Saike Mata Shite mo: E Saike continua com suas boas posições enquanto ainda não entra em mais um período de transição de temporadas. Os editores provavelmente tem uma boa relação com o autor Tsubasa Fukuchi, pois é a segunda obra original que ele publica de forma irregular na Weekly Shonen Sunday (a primeira foi Anagle Mole) e antes disso The Law of Ueki Plus (continuação de The Law of Ueki) era publicado de forma irregular.

08. Amano Megumi wa Suki Darake!: Amano Megumi continua pegando posições boas e mostrando que valeu a pena ter sido transferido da Shonen Sunday Super pra Weekly Shonen Sunday. A obra irá ganhar página colorida na próxima edição, algo que está sendo até comum para esse novato mesmo tendo poucos capítulos publicados na revista semanal.

09. Magi: Não chega a ser tão incomum ver Magi pegar posições medianas em algumas TOCs. A obra está em seu último arco e deve ser finalizada em no máximo 2017. A autora terá tempo para desenvolver sua obra que, mesmo não estando mais no auge de vendas de volumes, ainda é muito rentável e lucrativa para a revista, ainda mais com o anime do spin-off Sinbad no Bokuen prestes a estrear.

10. Tenshi to Act!!: Apesar de algumas posições mais baixas em TOCs recentes Tenshi no Act!! continua em situação estável e sem correr grandes riscos por enquanto. Embora não venda muito consegue vender o bastante para ser mantido na revista, cuja "meta" de vendas dos volumes é de 20 mil cópias por volume (marca que Tenshi consegue alcançar).

MEIO DA TABELA

11. Be Blues!: Posição mediana mas pouco surpreendente de Be Blues!, que está em situação segura a curto prazo. E a longo prazo a expectativa é de que o mangá de futebol continue tranquilamente no plantel, sem grandes riscos.

12. Denpa Kyoushi: Aos poucos Denpa vai se "enraizando" no meio da tabela, onde tem sido ranqueado com frequência cada vez maior. O mangá continua seguro na revista e continua apresentando capítulos de qualidade. O que talvez explique essas posições mais modestas é uma atenção maior dos editores aos muitos novatos bem-sucedidos que a revista está encontrando. Vale mais a pena ranquear bem mangás promissores do que um veterano como Denpa, que já vende razoavelmente bem e já tem garantida a atenção dos leitores, enquanto os novatos ainda estão tentando se estabelecer diante do público.

13. Hatsukoi Zombie: Uma posição baixa mas pouco preocupante de Hatsukoi Zombie, cujo primeiro volume foi lançado recentemente, tendo até ganhado uma página colorida principal na edição passada. Apesar da boa recepção contribuir para a permanência da obra ainda é preciso ter conhecimento de quanto o mangá pode vender para compreender como pode ser o rendimento de Hatsukoi para a revista. As expectativas são de consiga vender pouco mais 20 mil cópias no total, que a média mínima para os padrões da revista.

BOTTOM

14. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Quando Nanoha não é ranqueado no Top 10 é ranqueado no bottom. É a terceira vez que a obra é ranqueada entre os cinco últimos. Por enquanto o gag mangá continua em situação segura, porém é preciso ficar atento ao que pode acontecer após o cancelamento de Nippen! pois a Shonen Sunday não terá mais nenhum novato pra cancelar, o que pode ameaçar Nanoha a longo prazo.

15. Keijo!!!!!!!!: Mesmo com o anúncio do anime Keijo!!!!!!!! continua sendo ranqueado em posições baixas. A obra não chega a estar ameaçada por ora mas caso o anime não faça sucesso (o que é bem provável) e caso não surjam mais novatos mal-sucedidos para serem cancelados a situação de Keijo!!!!!!!! pode ficar bem complicada.

16. Charactimes Golden: Esse gag mangá está começando a ficar em situação bem difícil. Com o cancelamento de Nippen! na próxima edição e a falta de novatos fracassando ele e Ane Log se tornam os favoritos a serem cancelados nas próximas edições a não ser que a Shonen Sunday opte por expandir o plantel sem cancelar nenhuma obra.

17. Ane Log: A situação começa a ficar ainda mais delicada para Ane Log. Uma vez que Nippen! finalmente vai ser cancelado e como já explicado antes a Sunday por enquanto vai ter que cancelar um veterano pois os novatos que restarem seguem bem-recepcionados. E Ane Log já não é uma obra tão rentável o bastante para ser mantida na revista. Se os editores não optarem por aumentar o número de mangás publicados (decisão que salvaria Ane Log) a obra, que tem mais de três anos de publicação, pode vir a ser cancelada.

18. Nippen!: Demorou mas enfim foi datado o fim do fracassado Nippen!: na próxima edição seu último capítulo será publicado. A obra de pingue-pongue não agradou e desde os primeiros ranqueamentos aparecia no bottom, só tendo ficado de fora dos cinco últimos uma única vez: foi na TOC #06/07, em que ficou em sétimo lugar.

PÁGINA COLORIDA

Akatsuki no Tyrant

SOUBOUTEI KOWASUBESHI

Antes de encerrar a matéria vale lembrar que é na próxima edição, ou seja, na TOC #17, que estreia o novo mangá de Kazuhiro Fujita, o autor de Ushio to Tora: Souboutei Kowasubeshi. Sabe-se que a obra será um mangá de horror, embora só seja possível conhecer maiores detalhes a partir de sua publicação. Abaixo uma imagem prévia da obra.

Soubatei Kowasubeshi

Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday. Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...