quinta-feira, 31 de março de 2016

TOC #18 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Suzu Hirose
Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.


Antes de começar a análise creio que muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Eis a TOC abaixo, pessoal.


TOC #18 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016)
Hirose Suzu (Capa)
Souboutei Kowasubeshi (Página Colorida Principal, 32 pg.)
01. Kyoukai no Rinne
02. Major 2nd
Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto (Página Colorida)
03. Detective Conan
04. Be Blues!
05. Dagashi Kashi
06. Amano Megumi wa Suki Darake!
07. Akatsuki no Tyrant
08. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?
09. Magi
10. Fureru to Kikoeru
11. Hatsukoi Zombie
12. Hayate no Gotoku!
13. Charactimes Golden
Birdmen (Página Colorida, Serie Mensile, 33 pg.)
14. Tokiwa Kitareri!!
15. Tenshi to Act!!
16. Denpa Kyoushi
17. Zettai Karen Children
18. Keijo!!!!!!!!
19. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
20. Ane Log
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji

PRÉVIA DA TOC #19 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Ikumi Hisamatsu
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Kyoukai no Rinne
- PÁGINA COLORIDA: Denpa Kyoushi
- ONE-SHOT: Altair no Zange (por Kusaba Michiteru, autor de Fantasista e Fantasista Stella)
EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji


A capa dessa edição foi protagonizada por Suzu Hirose, jovem atriz e modelo de 17 anos. Aliás recentemente ela também foi capa da TOC #16 da concorrente Weekly Shonen Magazine. Um dado curioso é que a irmã dela, Alice Hirose, interpretou a personagem Aki Mikage na live-action de Silver Spoon lançada em 2014.

As páginas coloridas principais foram para Souboutei Kowasubeshi, novato do autor de Ushio to Tora que ainda está em seu segundo capítulo. As outras páginas coloridas foram para Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto e para o mensal Birdmen. Com exceção de Arata Kangatari e Gin no Saji (que seguem em hiato), nenhum mangá esteve ausente. Isto é, a 5ª parte de Saike Mata Shite Mo acabou na TOC passada e a 6ª parte será publicada mais pra frente.
Página Colorida: Souboutei Kowasubeshi

TOP 10:

01. Kyoukai no Rinne: E Kyoukai consegue a primeira posição nos "ranqueamentos válidos". Aliás essa posição altíssima do mangá da veterana Rumiko Takahashi vem bem a calhar, pois ajuda a atrair mais leitores para a segunda temporada do anime que será televisionada nos próximos dias. Para divulgar a nova temporada na próxima edição Kyoukai ganhará uma página colorida.

02. Major 2nd: Major 2nd continua pegando posições altas. Raramente a obra é vista fora do Top 5 (aliás raramente a obra é vista abaixo do quarto lugar). A continuação de Major consegue chegar a 250 mil cópias vendidas por volume, número esse que segue em expansão (o primeiro volume já ultrapassou a marca das 350 mil cópias).

03. Detective Conan: Dessa vez Conan levou uma rasteira não só de Major 2nd mas de Kyoukai. O importante é que Conan segue como o grande pilar e o principal carro-chefe da revista, algo que não deve mudar mesmo a longo prazo. O 20º filme animado da obra vai estrear nos cinemas em abril, comemorando os 20 anos da exibição do anime, que continua tendo uma ótima audiência. Mesmo com mais de 20 anos de publicação Conan continua com uma popularidade muito alta, inclusive recentemente chegaram a abrir um café temático da obra.

04. Be Blues!: O mangá de futebol segue vendendo bem (40 mil cópias por volume em média). A obra já é publicada há cinco anos e três meses e continua em alta com os leitores. A obra pode se tornar mais rentável se vier a ganhar um anime lá na frente. Be Blues! já chegou a ganhar um comercial animado da A-1 Pictures para divulgação de volumes mas isso não implica que a obra receberá um anime (embora tenha um desempenho suficiente para receber).

05. Dagashi Kashi: Depois de uma sequência de ranqueamentos entre as quatro primeiras posições Dagashi pegou uma quinta posição. O anime ajudou a dar um bom boost nas vendas dos volumes (alguns ultrapassaram as 300 mil cópias vendidas). É possível que mais pra frente Dagashi ganhe uma segunda temporada do anime.
Página Colorida: Souboutei Kowasubeshi (em baixa qualidade)

06. Amano Megumi wa Suki Darake!: Amano Megumi continua gozando de um carinho dos leitores que começou a conquistar antes de ser transferido da Shonen Sunday Super. Ir para a revista mais popular da editora Shogakukan deixou Amano em maior evidência e corre boatos de que as vendas do primeiro volume esgotaram. Não quer dizer que a obra venda muito mas as vendas podem vir a aumentar mais pra frente e os resultados vão superando as expectativas editoriais.

07. Akatsuki no Tyrant: Depois de ter aparecido no bottom na edição passada o mangá de judô Akatsuki no Tyrant retorna ao Top 10, onde vem sendo ranqueado na grande maioria das edições. O nível de vendas dos volumes de Akatsuki ainda é razoável mas os editores parecem satisfeitos com a obra.

08. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?: O novato, do mesmo autor do clássico Kyou Kara Ore Wa!!, por enquanto está conseguindo atrair os leitores. Mas ainda será preciso esperar para saber se a obra será mesmo um sucesso e se for o nível de sucesso obtido, o que poderá ser observado pelas vendas dos primeiros volumes.

09. Magi: Não é raro ver Magi pegar uma posição mediana, embora a obra nunca saia do Top 10. Mesmo com a queda nas vendas dos volumes Magi ainda consegue vender em média 500 mil cópias por volume. Em abril irá estrar o anime do spin-off Sinbad no Bokuen.

10. Fureru to Kikoeru: Depois de uma posição altíssima na TOC retrasada e de ter ficado ausente na edição anterior Fureru volta pegando uma posição mediana porém confortável, levando em conta que a edição foi cheia de obras ranqueáveis. O mangá continua bem-recepcionado mas será preciso esperar as vendas do primeiro volume para saber o nível de sucesso de Fureru.
Página Colorida: Souboutei Kowasubeshi

MEIO DA TABELA:

11. Hatsukoi Zombie: Hatsukoi tem pego posições mais frequentes no meio da tabela. No entanto a recepção da obra está acima do mediano, isto é, o mangá não vende muito mas a recepção dos leitores segue positiva. O futuro da obra é promissor, ainda que por ora o novato não seja tão rentável.

12. Hayate no Gotoku!: Com a dedicação do autor Kenjiro Hata ao mensal Ad Astra Per Aspera Hayate tem sido publicado de forma cada vez mais irregular. O mangá, que já atingiu a marca de 500 capítulos publicados, continua vendendo bem, ainda que demore um tempo para que os volumes recentes ultrapassem a marca de 100 mil cópias por volume.

13. Charactimes Golden: O gag mangá Charactimes Golden tem ficado cada vez mais distante de ser ranqueado no Top 10. Ainda é cedo pra interpretar isso como um mal sinal, afinal não é tão atípico ver gag mangás longe das posições altas. Só o tempo dirá se a obra continuará estável a longo prazo mas a curto prazo parece estar se garantindo.

14. Tokiwa Kitareri!!: Fazia um bom tempo que Tokiwa Kitareri!! não era ranqueado no meio da tabela. Apesar da posição abaixo da média a situação do mangá segue confortável. A obra vende aproximadamente 70 mil cópias por volume, número este que pode aumentar caso o mangá ganhe um anime que seja bem-sucedido mais pra frente.

15. Tenshi to Act!!: Tenshi no Act!! mais uma vez pegou uma posição mediana, embora a situação do mangá ainda seja estável. Não é uma obra muito rentável mas os resultados do mangá parecem ser satisfatórios o bastante para que a obra se mantenha na revista.
Página Colorida: Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto

BOTTOM:

16. Denpa Kyoushi: O anúncio da TOC anterior de que Denpa Kyoushi ganharia página colorida nessa edição estava equivocado. E Denpa acabou ranqueado no bottom. Apesar da posição baixa e do mangá estar pegando posições menos altas a obra ainda está em segurança, inclusive na próxima edição irá ganhar uma página colorida.

17. Zettai Karen Children: Depois de alguns ranqueamentos no meio da tabela o veterano Zettai Karen Children volta ao bottom. Mas a situação da obra segue bastante estável e dificilmente a obra está em situação de risco.

18. Keijo!!!!!!!!: Pelo visto Keijo!!!!!!!! continua aparecendo com frequência no bottom mesmo com o anúncio de seu anime. Os editores parecem não estar dando tanto apoio assim à obra, pois ela tem aparecido assiduamente no bottom. Isso de certa forma atrapalha a atenção do público para o anime, uma vez que as posições baixas atraem menos os leitores.

19. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibugyo vai sentindo um certo peso de desgaste pelo tempo de publicação e pela atenção maior que os editores estão dando aos mangás novatos. A obra ficou ranqueada em penúltimo mesmo em um capítulo de batalha.

20. Ane Log: Com o fim de Nippen! o último lugar ficou para Ane Log, que está ficando em uma situação realmente preocupante. Vale lembrar que o mangá tem em média 12 páginas por capítulo. A média de páginas por capítulo dos mangás da Sunday é de 18 páginas. Se Ane Log fosse substituído por um novato os editores precisariam apenas acrescentar pelo menos seis páginas à revista (isso é, se o hipotético substituto não for outro gag mangá). Em suma Ane Log parece estar em grande risco.
Página Colorida: Birdmen

Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday. Mas antes de finalizar vou deixar abaixo algumas imagens das páginas que Suzu Hirose posou para essa edição da revista.








Agora sim... Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...