quarta-feira, 18 de maio de 2016

TOC #25 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Dagashi Kashi

Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago mais uma vez para vocês uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.

Antes de iniciar a análise da TOC da Shonen Sunday da vez acredito eu que muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, caros leitores, a TOC está logo abaixo.


TOC #25 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Komi-san wa Komyushou Desu (Página Colorida Principal, Novo Mangá, 47 pg., por Oda Tomohito - autor de Dezicon)
Dagashi Kashi (Capa)
01. Saike Mata Shite mo
02. Major 2nd
Maou-jou de Oyasumi (Página Colorida)
03. Souboutei Kowasubeshi
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Pré-Rank, 3° Capítulo, 26 pg.)
Be Blues! (Página Colorida)
04. Magi
05. Akatsuki no Tyrant
06. Fureru to Kikoeru
07. Amano Megumi wa Suki Darake!
08. Kyoukai no Rinne
09. Tokiwa Kitareri!!
10. Hatsukoi Zombie
11. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
12. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
13. Tenshi to Act!!
14. Hayate no Gotoku!
15. Charactimes Golden
16. Denpa Kyoushi
17. Keijo!!!!!!!!
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Arata Kangatari (Em hiato), Detective Conan (Previsto pra retornar na próxima TOC), Gin no Saji (Em hiato), Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? (Previsto pra retornar na próxima TOC), e Zettai Karen Children (Previsto pra retornar na próxima TOC)

PRÉVIA DA TOC #26 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Hinako Sakurai
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Oni wo Tadorite Ikuseisou, por Tonaka Shinji (autor de Otouto Catcher Ore Pitcher de!)
- PÁGINA COLORIDA: Keijo!!!!!!!!
- AUSENTES: Arata Kangatari (Em hiato), Gin no Saji (Em hiato), Hayate no Gotoku! (Previsto pra retornar na próxima TOC), Major 2nd (Previsto pra retornar na próxima TOC).

Página Colorida: Komi-san wa Komyushou Desu

Nessa edição tivemos capa para Dagashi Kashi, gag mangá que após o anime ter sido exibido nas telinhas japonesas viu sua popularidade se expandir. Já a página colorida principal foi para o novato Komi-san wa Komyushou Desu, de autoria de Oda Tomohito. Vale lembrar que o one-shot da obra já foi traduzido pro inglês e pode ser lido ao clicar nesse link.

As outras páginas coloridas foram para outro novato, Maou-jou de Oyasumi, e para o experiente mangá de futebol Be Blues!. Também tivemos o primeiro ranqueamento válido de Souboutei Kowasubeshi, novato de autoria de Kazuhiro Fujita (o mesmo de Ushio to Tora), além de mais um capítulo de Saike Mata Shite mo, que retornou de pausa na semana passada.

Vale lembrar que Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari ainda está em fase de "pré-ranqueamento" (só passa a ser ranqueado na forma de análise ocidental das TOCs em seu oitavo capítulo). Sunday Hikagaku Kenkyujo também não é ranqueado por sempre encerrar a revista.

Nessa edição estiveram ausentes Detective Conan, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? e Zettai Karen Children, ambos os três com previsão para retornar na próxima TOC. Também não estiveram presentes Arata Kangatari e Gin no Saji, esses em hiato e sem previsão de retorno.


TOP 10:

01. Saike Mata Shite mo: Após ter retornado de uma pausa na TOC anterior Saike Mata Shite mo foi alçado diretamente à primeira posição "válida", ou seja, tivemos como primeiro lugar uma simpática surpresa. O mangá, publicado irregularmente, tem grande apoio dos editores e boa recepção dos leitores, o que elimina a obra de riscos quanto à sua permanência.

02. Major 2nd: Mesmo com a ausência de Detective Conan não ficou com o segundo lugar ranqueável graças à rasteira de Saike Mata Shite mo. Quantas às vendas dos volumes, elas seguem de vento em popa, com média de 300 mil cópias vendidas por volume.

03. Souboutei Kowasubeshi: Trata-se do primeiro ranqueamento "válido" desse novato, do autor de Ushio to Tora. A expectativa em cima da obra segue alta, uma vez que ela teve uma recepção inicial boa. A torcida fica para que essa boa recepção também seja manifestada nas vendas dos volumes mais pra frente.

Página Colorida: Maou-jou de Oyasumi

04. Magi: Depois de ter sido capa na edição passada Magi pega um ótimo quarto lugar nessa TOC. A obra atualmente está em seu arco final. Observando o histórico de obras e autores da Shonen Sunday não se descarta que, pelo menos um ano após o fim de Magi, a autora lance outra obra na revista (isso é, se ela quiser continuar na Shonen Sunday).

05. Akatsuki no Tyrant: Após uma passagem pelo bottom Akatsuki no Tyrant dá o pulo do gato e pega uma simpática quinta posição "válida". A obra não chega a vender muito por enquanto mas seu rendimento por ora mostra-se suficiente para se manter na revista e ter um lugar ao sol no plantel.

06. Fureru to Kikoeru: Assim como Akatsuki, Fureru volta a pegar uma posição boa depois de passar pelo bottom. O mangá continua bem-recepcionado por enquanto mas ainda é preciso esperar pelos resultados de vendas do primeiro volume (que ainda não foi lançado) para saber mais sobre como será sua situação na revista.

Página Colorida: Maou-jou de Oyasumi


07. Amano Megumi wa Suki Darake!: Amano Megumi conseguiu vender em seu primeiro volume pouco mais que 50 mil cópias, uma média boa para os padrões da revista e que faz com que a transferência da Shonen Sunday Super para a Weekly Shonen Sunday tenha valido a pena. E se as vendas dos volumes seguirem aumentando a obra pode chegar a uma média de vendas próxima de Tokiwa Kitareri!!.

08. Kyoukai no Rinne: Mais uma posição normal para o veterano Kyoukai no Rinne, que embora não seja um sucesso do nível de InuYasha e Ranma 1/2, é mais uma obra bem-sucedida da experiente autora Rumiko Takahashi.

09. Tokiwa Kitareri!!: Tokiwa continua em uma situação tranquila na revista. Nem sempre é bem ranqueado mas suas vendas asseguram sua permanência na revista. Inclusive a obra tem boas chances de aumentar o nível de vendas das cópias de seus volumes após um anime mais pra frente.

10. Hatsukoi Zombie: Outra posição mediana mas segura de Hatsukoi Zombie, que continua se garantindo em segurança na revista. A obra segue bem-recepcionada por ora e mesmo com a falta de mangás com baixas vendas para serem cancelados Hatsukoi não é visto como uma opção notória de cancelamento, uma vez que os editores estão apoiando mais a obra.


MEIO DA TABELA:

11. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Pela segunda semana seguida Mushibugyo ficou fora do bottom. A obra apresenta um certo desgaste de popularidade mas ainda está segura na revista. Seus ranqueamentos baixos são mais pelo fato da obra (pelo menos por enquanto) não ter mais como se expandir comercialmente (já ganhou um anime e dois video-games e outros produtos relacionados à obra já não vendem tanto).

12. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Se antes Nanoha nunca ficava no meio da tabela (antes ficava ou no Top 10 ou no bottom) agora já é comum vermos esse gag mangá acima do bottom mas abaixo do Top 10. A obra, do mesmo autor de The World God Only Knows, por enquanto permanece em situação estável.


Página Colorida: Be Blues!


BOTTOM:

13. Tenshi to Act!!: As posições de Tenshi no Act!! tendem a variar bastante. Nas últimas edições, por exemplo, foi possível ver a obra passar pelo Top 10, pelo meio da tabela e pelo bottom. O mangá vende pouco mas por enquanto segue em situação estável.

14. Hayate no Gotoku!: Posição baixa mas pouco preocupante para o veterano Hayate no Gotoku!, que, apesar da idade, ainda consegue vender em média 100 mil cópias por volume, número bom para uma revista cuja maioria dos mangás vende menos que 70 mil cópias.

15. Charactimes Golden: Dos mangás publicados atualmente na revista o alvo mais fácil pra cancelar atualmente é Charactimes Golden, que não tem um espaço tão grande na revista com relação à sua relevância da obra no plantel.

16. Denpa Kyoushi: Mais uma vez Denpa Kyoushi dá as caras no bottom. A obra não teve um aumento de vendas grande depois do anime do ano passado mas uma boa possibilidade é de que a obra comece a se aproximar do fim, o que justificaria as posições baixas (se o mangá não vende muito e os editores não vão mais contar não é preciso deixá-la em posições altas).

17. Keijo!!!!!!!!: Mais uma vez Keijo!!!!!!!! é ranqueado numa posição baixa, dessa vez só ficando acima do mangá que fecha a revista na ordem de leitura. Mesmo com o anúncio do anime (que provavelmente deve estrear em outubro) a obra pega ranqueamentos baixos. Não é que a obra esteja com risco grave de cancelamento (senão não teriam investido em um anime), Keijo!!!!!!!! antes já não era bem ranqueado. Mas ficava mais no meio da tabela e não no bottom. Enfim, a obra não corre riscos de cancelamentos (a curto prazo, pelo menos).

Página Colorida: Be Blues!

Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...