terça-feira, 21 de junho de 2016

TOC #29 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: AKB48

Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e esta é mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday, lançada novamente com cinco dias de atraso (tá quase virando a data oficial de sair a análise).
Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, a TOC pode ser conferida logo abaixo.

TOC #29 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
AKB48 (Capa)
Komi-san wa Komyushou Desu (Página Colorida Principal)
01. Detective Conan
02. Major 2nd
Oni wo Tadorite Ikuseisou (Pré-Rank, 4º Capítulo)
03. Magi
Saike Mata Shite mo (Página Colorida, 23 pg.)
Maou-jou de Oyasumi (Pré-Rank, 7º Capítulo)
Dagashi Kashi (Página Colorida)
04. Souboutei Kowasubeshi
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Pré-Rank, 7º Capítulo)
05. Amano Megumi wa Suki Darake!
06. Tokiwa Kitareri!!
07. Akatsuki no Tyrant
08. Fureru to Kikoeru
09. Denpa Kyoushi
10. Hatsukoi Zombie
11. Be Blues!
12. Tenshi to Akuto!!
13. Hayate no Gotoku!
14. Kyoukai no Rinne
15. Keijo!!!!!!!!
16. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?
17. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
18. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
19. Charactimes Golden
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Arata Kangatari (em hiato, sem previsão de retorno), Gin no Saji (em hiato, sem previsão de retorno) e Zettai Karen Children (em pausa, previsto pra retornar na próxima TOC)


PRÉVIA DA TOC #30 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Rena Takeda
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
- PÁGINAS COLORIDAS: Joujuu Senjin!! Mushibugyo, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai
- AUSENTES:Arata Kangatari (em hiato, sem previsão de retorno), Gin no Saji (em hiato, sem previsão de retorno), Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? (em pausa, previsto pra retornar na TOC seguinte) e Magi (em pausa, previsto pra retornar na TOC seguinte)


A capa da edição ficou para o famosíssimo grupo de cantoras idols AKB48. Já a página colorida principal ficou para o novato mangá de comédia Komi-san wa Komyushou Desu. As outras páginas coloridas foram para Saike Mata Shite mo e Dagashi Kashi, que tiveram volumes lançados recentemente.

Os novatos Oni wo Tadorite Ikuseisou, Maou-jou de Oyasumi e Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari ainda estão em fase de pré-ranqueamento (seguindo o estilo de análise ocidental). Já Sunday Hikagaku Kenkyujo é um gag mangá que é sempre alçado pra fechar a revista e, portanto, nunca é ranqueado. Os ausentes da edição foram Arata Kangatari, Gin no Saji (ambos em hiato) e Zettai Karen Children (que volta em breve). 



TOP 10

01. Detective Conan: Mais uma vez Detective Conan fica em primeiro lugar... Sejamos francos, ver Conan em primeiro é igual ver o Bayern de Munique disputando o Campeonato Alemão: raramente termina sem estar no primeiro lugar, embora no caso estejamos falando dos mangás ranqueáveis e não da ordem de leitura.

02. Major 2nd: O mangá de beisebol está de volta ao grupo dos três primeiros após algumas TOCs em posições um pouco mais baixas. Dos novatos que estrearam desde o ano editorial de 2015, é o mais promissor levando as vendas em consideração (não é pra menos, é a continuação de um mangá clássico dos esportes).

03. Magi: Outra posição confortável para Magi. Interessante como nessa edição ficaram entre os cinco primeiros os três pilares da revista, o novato lançado esse ano que os editores mais põem fé e um mangá com vendas aparentemente promissoras. Observação: o mangá estará ausente na próxima edição.

04. Souboutei Kowasubeshi: Mesmo tendo sido o nono na ordem de leitura, pode-se dizer que foi uma posição alta (ficou acima de outros dezessete mangás na ordem de leitura). Souboutei é uma aposta forte da Weekly Shonen Sunday e os editores para que o nível de vendas dos volumes seja elevado, ou pelo menos o suficiente para que o mangá venda mais que a maioria das obras do plantel.

05. Amano Megumi wa Suki Darake!: O segundo volume de Amano Megumi, lançado em 18 de junho, começou com o pé esquerdo nas vendas (pelo menos no primeiro dia de lançamento). No dia seguinte, felizmente, parece que as vendas melhoraram: foi da 287ª posição para a 32ª posição.

06. Tokiwa Kitareri!!: Posição boa de Tokiwa, cujos ranqueamentos tem variado muito de posição esse ano (como muitas outras obras da revista, na verdade). Um fato curioso é que, mesmo com uma boa média de vendas, Tokiwa só ganhou uma capa após a sua estreia, ainda no início de 2015.

07. Akatsuki no Tyrant: O mangá de judô não vende muito bem em comparação a outras obras, mas vai se assegurando a curto prazo. Porém, a longo prazo, a obra não está definitivamente segura.

08. Fureru to Kikoeru: Obra que mistura elementos de humor, romance, drama e uma certa dose de ecchi, Fureru está ainda em processo de estabilização. A obra tem variado bastante de posições, embora tenha aparecido mais no meio da tabela.

09. Denpa Kyoushi: Depois de muito tempo no bottom Denpa dá um breve pulo do gato. Provavelmente o capítulo dessa semana teve algum acontecimento chamativo, o que motivou os editores a ranquear a obra em uma posição mais elevada com relação às posições mais recentes. O mangá continua com vendas razoáveis mas a estreia de vários novatos promissores fez com que esse veterano ficasse pra escanteio pelos editores.

10. Hatsukoi Zombie: Mais uma posição mediana porém estável de Hatsukoi Zombie, que se mostra um autêntico mangá "meio de tabela", dadas as sua razoável média de posições. Por enquanto o novato está seguro.


MEIO DE TABELA

11. Be Blues!: Obra de futebol que tem uma boa média de vendas. Como já muito defendido por vosso autor, Be Blues! poderia expandir seu êxito com um anime ou pelo menos outro tipo de adaptação, já que a obra, publicada há cinco anos, ainda tem potencial para se expandir.

12. Tenshi to Akuto!!: Tenshi no Akuto!! é o "coringa de posições" do plantel, passando de posições altas no Top 10 ao fundo do bottom. O mangá não chega a vender muito mas por enquanto seu rendimento é estável.

13. Hayate no Gotoku!: Em retorno de um breve hiato, Hayate no Gotoku! está indo rumo a sua reta final. Com o fim do mangá o autor deve se dedicar exclusivamente ao mensal Ad Astra Per Aspera (atualmente em pausa devido ao fim de sua 1ª parte). Em razão das constantes pausas, é mais provável que após o fim de Hayate a periodicidade de Ad Astra Per Aspera continue mensal.

14. Kyoukai no Rinne: Pode-se dizer que essa posição de Kyoukai não pesa muito para a situação da obra. Na verdade mesmo não sendo um mangá tão rentável Kyoukai tão cedo não entrará em situação de risco na situação atual da revista.


BOTTOM

15. Keijo!!!!!!!!: De certa forma o fato de Keijo!!!!!!!! ficar constantemente no bottom não necessariamente significa que a obra esteja em grande risco. Provavelmente isso está mais para uma decisão editorial do que necessariamente mau desempenho do mangá, que tem anime anunciado (provavelmente estreia em outubro).

16. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?: Posição surpreendentemente baixa desse mangá, que ainda está em fase de estabilização. Nota importante: na próxima edição Hiiragi-sama estará ausente (mas deve retornar em breve).

17. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Nanoha tem aparecido com mais frequência no bottom nas edições desse ano. Por enquanto a obra não está em risco, uma vez que o mangá de comédia ainda segue agradando aos leitores.

18. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibugyo segue atravessando uma certa queda em vendas de volumes, algo "normal" para uma obra veterana. O mangá não está ameaçado mas dificilmente o autor extenderá a obra por um prazo muito longo (a obra deve durar ainda, no máximo, entre um ano e meio ou dois anos).

19. Charactimes Golden: A situação de Charactimes não se mostra favorável. O gag mangá parece estar a ponto de ter o mesmo rumo de Ane Log (outro gag mangá outrora publicado): a finalização. 



Bem, pessoal, assim termina mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima.



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...