sábado, 9 de julho de 2016

TOC #32 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Itsuki Sagara
Olá a vocês, leitores do Fênix no Sekai. Mais uma vez Diego Felipe traz até vocês a análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.
Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

E novamente a análise não vai sair numa segunda-feira (mas também não saiu cedo, admito)... O índice e a análise podem ser vistos logo abaixo.


TOC #32 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Itsuki Sagara (Capa)
Oni wo Tadorite Ikuseisou (Página Colorida Principal, 7º Capítulo)
01. Amano Megumi wa Suki Darake!
02. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
03. Tenshi to Akuto!!
04. Major 2nd
05. Maou-jou de Oyasumi
06. Be Blues!
07. Kyoukai no Rinne
08. Souboutei Kowasubeshi
09. Hatsukoi Zombie
10. Dagashi Kashi
11. Hayate no Gotoku!
12. Saike Mata Shite mo
13. Komi-san wa、Komyushou Desu。
14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
15. Denpa Kyoushi
16. Magi
17. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
18. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
19. Keijo!!!!!!!!
20. Tokiwa Kitareri!!
21. Zettai Karen Children
22. Fureru to Kikoeru
23. Akatsuki no Tyrant
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
AUSENTES: Arata Kangatari (em hiato, sem previsão de retorno), Detective Conan (em pausa, retorno previsto pra edição seguinte) e Gin no Saji (em hiato, sem previsão de retorno)


PRÉVIA DA TOC #33 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA, PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Souboutei Kowasubeshi
- PÁGINA COLORIDA: Fureru to Kikoeru, Kyoukai no Rinne
- AUSENTES: Arata Kangatari (em hiato, sem previsão de retorno), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (em pausa, retorno previsto pra edição seguinte), Gin no Saji (em hiato, sem previsão de retorno)e Zettai Karen Children (em pausa, retorno previsto pra edição seguinte).


Numa edição com muitos mangás sendo ranqueados (23 no total), a capa foi para a atriz e modelo Itsuki Sagara, de apenas 21 anos. A página colorida principal foi para o novato Oni wo Tadorite Ikuseisou, que passa a ser ranqueado validamente (na forma de análise ocidental) a partir da semana que vem. Nessa edição o gag mangá Komi-san wa、Komyushou Desu。passou a ser ranqueado.

Com relação aos ausentes tivem Detective Conan, previsto pra voltar em breve, além dos "sempre em hiato" Arata Kangatari e Gin no Saji. Bem, agora vamos às posições válidas.


TOP 10:

01. Amano Megumi wa Suki Darake!: Amano Megumi pegou um excelente ranqueamento nessa edição. A obra pode não ser um fenômeno em vendas mas por outro lado está longe de vender mal para os padrões da revista. As chances do mangá se expandir mais para frente com um possível anime estão se tornando reais.

02. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Aozakura é uma das muitas apostas recentes da Weekly Shonen Sunday para achar um mangá com um bom nível e potencial de vendas, assim visando reduzir a crise da revista. O mangá começou bem-recepcionado mas ainda não se sabe se essa boa recepção irá se traduzir em boas vendas. Será preciso esperar e ter paciência para observar as vendas dos volumes.

03. Tenshi to Akuto!!: Depois de umas posições medíocres, Tenshi no Akuto!! aparece numa posição bem alta nessa edição. A obra não vende muito mas também não está em uma situação delicada, podendo se manter por um bom tempo ainda na Weekly Shonen Sunday.

04. Major 2nd: Dos novatos que estrearam a partir do ano editorial de 2015 Major 2nd é sem dúvida o mais promissor, chegando a vender 300 mil cópias por volume com pouco mais de um ano de publicação. E a obra ainda pode se expandir comercialmente mais pra frente. No entanto, a Shonen Sunday terá que contar com mais novatos com bom nível de vendas para conseguir diminuir a crise (que já está em um nível crítico).

05. Maou-jou de Oyasumi: Posição mais alta em que esse novato foi ranqueado. A obra ainda está em seus primeiros capítulos e teve uma boa recepção, então é normal vê-la sendo bem ranqueada (se tivesse sido mal-recepcionada de cara já estaria lançada ao bottom). Resta saber o quão grande será o êxito do mangá nas próximas edições.

06. Be Blues!: Mais uma posição boa de Be Blues!, que definitivamente está numa situação tranquila: se por um lado não está ameaçado e tem um bom nível de vendas, por outro raramente surge novidades sobre esse mangá de futebol. A obra já tem uma grande frente de capítulos e fica a torcida para ganhar anime mais pra frente.

07. Kyoukai no Rinne: Boa posição de Kyoukai no Rinne, cuja segunda temporada do anime está em exibição. Apesar do mangá não ser muito rentável a audiência do anime na primeira temporada foi boa.

08. Souboutei Kowasubeshi: Mais uma posição no Top 10 para Souboutei Kowasubeshi, cujo primeiro volume (se vosso autor não está equivocado) vai ser lançado em breve, o que deixa expectativas quanto às vendas desse novato.

09. Hatsukoi Zombie: Comédia romântica ecchi que pega posições estáveis e, embora não venda muito, se mostra mais rentável que Akatsuki no Tyrant, que diferente de Zombie chegou até a estampar a capa em sua edição de estreia.

10. Dagashi Kashi: Gag mangá que vende pelo menos 250 mil cópias por volume e, portanto, é uma obra bem rentável pra revista (ainda mais considerando que gag mangás não costumam vender tanto). Uma segunda temporada do anime, como vosso autor já disse na análise passada, não está descartada.


MEIO DE TABELA:

11. Hayate no Gotoku!: A obra, que ainda vende bem, está indo para sua reta final. É possível que demore um bom tempo para a obra acabar em definitivo, mas mesmo não estando mais em seu auge de vendas, Hayate poderá fazer falta (vende pelo menos 100 mil cópias por volume),

12. Saike Mata Shite mo: Mais uma posição estável para Saike Mata Shite mo, que mesmo sendo publicado em partes vem tendo uma sequência de capítulos ininterrupta nas últimas edições. É possível que a obra esteja se aproximando de seu fim, mas por enquanto isso se mostra uma breve suspeita.

13. Komi-san wa、Komyushou Desu。: Primeiro ranqueamento válido desse novato mangá de comédia. Como vosso autor já informou antes as primeiras posições para obras inicialmente bem-recepcionadas tendem a ser altas ou no mínimos pouco preocupantes. Komi-san, por exemplo, ficou no meio da tabela. Ainda é preciso esperar para saber se a situação da obra está em risco, mas pelo menos de início não começou mal.

14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibugyo dessa vez saiu de seu habitat natural, o bottom, e deu as caras no meio da tabela. Não foi uma subida fantástica mas pelo menos ficou acima da média. O mangá não tem mais tanto espaço no plantel, mas ainda está seguro o bastante pra ser encerrado naturalmente.

15. Denpa Kyoushi: Outra obra que tem passado muitas edições no bottom mas dessa vez apareceu no meio da tabela. A obra ainda vende o bastante para se manter estável no plantel, no entanto já não é mais vista pelos editores como uma obra pra atrair mais leitores pra revista (algo necessário para a Weekly Shonen Sunday, que vive uma grave crise).

16. Magi: A grande surpresa negativa da edição... Raramente Magi sai do Top 10, mas nessa edição ficou atipicamente numa 17ª posição na ordem de leitura. Mas essa posição em nada pesa na situação da obra, pois foi apenas uma posição atípica, provavelmente causada por um capítulo menos impactante com relação aos anteriores. Na próxima edição Magi deve voltar ao Top 10.

17. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Uma das posições mais baixas que Hiiragi-sama já recebeu (embora não tenha dado as caras no bottom). Ainda é preciso esperar para saber se a obra será um nome forte em vendas ou se será apenas um mangá que vende a média necessária para se manter.

18. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Mangá que tem variado bastante de posições. A curto prazo Nanoha está seguro. E a longo prazo não parece estar muito ameaçado, embora atualmente seja difícil para a Sunday escolher uma obra para cancelar e abrir espaço para mais novatos.


BOTTOM:

19. Keijo!!!!!!!!: Nem mesmo numa TOC recheada é possível ver Keijo!!!!!!!! sair do bottom. A obra está em situação estável (por enquanto, pelo menos) e tem o anime que provavelmente estreará em outubro. Suas posições baixas provavelmente são por questões editoriais. A obra é popular, ainda que não seja a um nível amplo.

20. Tokiwa Kitareri!!: Posição baixa mas pouco preocupante de Tokiwa Kitareri!!. A obra não tem pegado ranqueamentos altíssimos mas suas vendas apontam que é uma obra promissora, que pode passar a marca de 100 mil cópias com volume com maior facilidade caso venha a ganhar um anime mais pra frente. Vale lembrar que a obra estreou em dezembro de 2014, portanto a frente de capítulos ainda não é grande para se torcer por um anime de Tokiwa.

21. Zettai Karen Children: Veterano sem muita força mas ainda com espaço na revista. Geralmente pega posições baixas, raramente sendo ranqueado mais acima. Mas não está ameaçado e deve ser encerrado naturalmente (quando isso vai acontecer aí já não é possível informar).

22. Fureru to Kikoeru: Fureru anda pegando muitos ranqueamentos medíocres ou baixos. Aparentemente a obra não tem vendido bem seus volumes. Mas os editores não abriram mão da obra, que irá ganhar uma página colorida na próxima edição. A curto prazo a obra tem chances de se garantir. A dúvida fica com relação a uma permanência a longo prazo.

23. Akatsuki no Tyrant: Numa TOC cheia de mangás sendo ranqueados sobrou para Akatsuki no Tyrant ficar em uma das piores posições. A obra não é muito rentável e não está garantida de se manter na revista a longo prazo. E caso a Sunday continue estreando muitos novatos ou uma boa quantidade dos que já estrearam for bem-sucedida a situação de Tyrant ficará ainda mais delicada.


Bem, pessoal, e assim termina a análise da TOC da Weekly Shonen Sunday mais curiosa do ano de 2016. Fiquem com as fotos que Itsuki Sagara posou para essa edição.








Agora sim... Até a próxima!
Até a próxima!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...