quarta-feira, 10 de agosto de 2016

TOC #37/38 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Hikuta Erika e Mai Shiraishi

Olá para vocês, caros leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.
Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Gostaria de lembrar também que essa é uma edição dupla e, portanto, não teremos edição nova da Shonen Sunday sendo lançada semana que vem.

O índice da revista pode ser visto logo abaixo.


TOC #37/38 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Ikuta Erika & Mai Shiraishi (Capa)
Amano Megumi wa Suki Darake! (Página Colorida Principal)
01. Detective Conan
02. Major 2nd
03. Magi
04. Souboutei Kowasubeshi
05. Maou-jou de Oyasumi
06. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
07. Oni wo Tadorite Ikuseisou
08. Kyoukai no Rinne
09. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
10. Dagashi Kashi
11. Tokiwa Kitareri!!
12. Hatsukoi Zombie
13. Hayate no Gotoku!
14. Komi-san wa、Komyushou Desu。
Zettai Karen Children (Página Colorida)
15. Keijo!!!!!!
16. Be Blues! ~Ao ni Nare~
17. Tenshi to Akuto!!
18. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
19. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
20. Denpa Kyoushi
21. Akatsuki no Tyrant
22. Fureru to Kikoeru
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji

PRÉVIA DA TOC #39 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Detective Conan

PRÉVIA DA TOC #40 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- PÁGINA COLORIDA: Birdmen


Índice da Revista



MANGÁS NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES:

A capa foi estampada pelas cantoras idols Ikuta Erika (19 anos) e Mai Shiraishi (23 anos). A segunda já é figurinha conhecida nas capas da Weekly Shonen Magazine e da Weekly Shonen Sunday (o Fênix no Sekai tem até uma tag só pra ela, sabiam?).

Amano Megumi wa Suki Darake!: Um dos novatos mais promissores da Sunday atualmente, o mangá ecchi consegue vender um pouco mais do que algumas obras do plantel (como Hatsukoi Zombie, Tenshi no Akuto!!, Akatsuki Tyrant e Fureru to Kikoeru). Amano Megumi está em situação bastante tranquila, recebendo diretamente destaque dos editores.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Zettai Karen Children: Ausente na edição passada, o veterano Zettai Karen Children recebeu uma página colorida nessa edição. Longe do auge, mas mais longe do risco de ser cancelado, Zettai segue firme. E pelo anúncio da edição, serão lançados DVDs e Blu-Rays do anime de Ghost Sweeper Mikami, obra de sucesso do mesmo autor de Zettai, o veterano Takashi Shiina.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Mesmo sendo um gag mangá que sempre encerra a revista não dá pra dizer quanto tempo irá durar, se irá ser cancelada ou não por queda de recepção. Em suma, presume-se que deve sobreviver a curto prazo. Mas a longo prazo só o tempo dirá se valerá a pena manter Sunday Hikagaku na Sunday.
SITUAÇÃO: Aparentemente Estável.

Arata Kangatari: Mangá que está num longo hiato (ainda que em algumas vezes interrupto). Arata não deve estar ameaçada, mas é notório que de tanto tempo ausente os editores não devem estar contando com a obra pra reduzir a crise.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (quando tiver capítulos publicados).

Gin no Saji: É uma dos pilares da Weekly Shonen Sunday, porém a autora Hiromu Arakawa por ora mantém o mangá em hiato, dedicando-se a Arslan Senki na Bessatsu Shonen Magazine. Vale lembrar que quando Gin no Saji voltar a ter capítulos publicados a obra começará a rumar para sua reta final. 
SITUAÇÃO: Intocável, sem previsão provável de encerramento.

Propaganda do anime de Keijo!!!!!!


TOP 10:

01. Detective Conan: Mais um primeiro lugar de Detective Conan, que esteve ausente semana passada. Maior mangá do plantel atualmente e maior fonte de vendas da revista, mesmo após mais de 20 anos de publicação ainda se mostra muito lucrativo.
SITUAÇÃO: Intocável, sem previsão provável de encerramento.

02. Major 2nd: A continuação de Major é um mangá de grande importância atualmente para o plantel da Sunday, mostrando-se o mais rentável dos novatos que foram lançados desde o fim de 2014. A obra sempre tem uma posição de destaque na ordem de leitura e não é raro que ganhe páginas coloridas ou a capa.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

03. Magi: Recentemente a autora Shinobu Ohtaka declarou que Magi já está na metade de seu arco final. Ou seja, isso significa que o mangá será encerrado em menos de um ano. Magi, apesar da queda de vendas, é um dos mangás mais rentáveis do plantel. Em suma, Magi fará muita falta quando for encerrado.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

04. Souboutei Kowasubeshi: Aposta que parece estar funcionando na Weekly Shonen Sunday. Embora por enquanto Souboutei ainda esteja em processo de expansão de vendas, já é possível inferir que o mangá venderá no mínimo entre 100 mil e 150 mil cópias por volume. Um resultado ótimo, pois a maioria dos mangás recentes da Sunday não chega a esse resultado (de 2014 pra cá as principais exceções até então foram justamente Dagashi Kashi e Major 2nd).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

05. Maou-jou de Oyasumi: Gag mangá protagonizado por uma princesa sequestrada não muito convencional, o mangá começou com o pé direito quanto à recepção. Mas resta saber se nas vendas também vai começar com o pé direito.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Página Colorida Principal: Amano Megumi wa Suki Darake!
06. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Dos novatos que estrearam na revista recentemente este é o que os editores parecem ver como o mais promissor. Não necessariamente quer dizer que ele é superior aos demais ou que os editores não se importam com os demais, mas a torcida dos editores para que Aozakura vingue é grande.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

07. Oni wo Tadorite Ikuseisou: Outro de vários novatos que briga pela estabilização. E como os outros novatos a recepção inicial mostra-se aparentemente positiva. Mas ainda é cedo demais pra dizer se Oni wo Tadorite funcionará.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

08. Kyoukai no Rinne: Rinne, que já é publicado na Weekly Shonen Sunday há sete anos, continua em situação confortável, ainda mais com a segunda temporada do anime em exibição. Não chega a vender muito mas vende o bastante pra se garantir pelo tempo que a autora achar necessário.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

09. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibuguyo pode até não ter mais o mesmo nível de espaço que tinha outrora mas ainda é rentável o bastante pra se manter na Weekly Shonen Sunday. No entanto é difícil que a obra consiga durar em um período superior a dois anos na revista.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

10. Dagashi Kashi: Ausente na edição passada, Dagashi Kashi retornou nessa edição. De uns tempos pra cá Dagashi Kashi começou a pegar algumas posições mais baixas na ordem de leitura. Isso não é nenhum sinal de desgaste, afinal a obra mantém um público cativo de leitores independente da posição em que for ranqueado. Sem falar que Dagashi Kashi consegue vender em média até 250 mil cópias por volume, um ótimo feito pra um gag mangá.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Página Colorida: Zettai Karen Children


MEIO DE TABELA:

11. Tokiwa Kitareri!!: Apesar de algumas posições de menor destaque e de não ganhar tantas páginas coloridas, Tokiwa continua em situação favorável por ter vendas maiores que boa parte das obras do plantel.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Hatsukoi Zombie: Pode-se dizer que Zombie é um mangá que varia muito suas posições na ordem de leitura. A obra não chega a vender muito mas aparentemente está conseguindo se garantir na revista. Mas a situação pode começar a ficar complicada se Akatsuki e Fureru forem cancelados e grande parte dos novatos tiver um desempenho muito bom em vendas.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

13. Hayate no Gotoku!: Não se sabe ao certo quanto tempo Hayate irá durar na revista e quando será encerrado (naturalmente) mas com o anúncio de que a obra está em rita final são grandes (mas não iminentes) as chances da obra ser finalizada até dezembro de 2017.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (será encerrado naturalmente).

14. Komi-san wa、Komyushou Desu。: Posição que pouco esclarece sobre a situação de Komi-san. A obra começou bem recepcionada, mas ainda é preciso esperar por um bom tempo pra saber se o nível de recepção será suficiente para a obra ter boas vendas.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

15. Keijo!!!!!!: Falta pouco pra estrear o anime de Keijo!!!!!!. A obra demonstra ter uma certa popularidade (moderada, claro) e deve se manter estável por um tempo, ainda mais com a chegada desse anime. Aliás, nessa edição teve uma propaganda do anime, que, vale lembrar, sai em outubro.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

16. Be Blues! ~Ao ni Nare~: Mangá de futebol que consegue ultrapassar as 100 mil cópias vendidas por volume. Nem sempre a obra fica em evidência na ordem de leitura mas as vendas continuam satisfatórias e acima da médias dos demais mangás da revista.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Tenshi to Akuto!!: Mais uma posição "aleatória" de Tenshi no Akuto!!, que tem previsão de ganhar página colorida na próxima edição. Apesar de não vender muito a obra continua em situação segura. Não está descartada a chance de ganhar um anime no futuro.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Propaganda dos DVDs e Blu-Ray do anime de Ghost Sweper Mikami


BOTTOM:

18. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Posição baixa mas pouco preocupante de Hiiragi-sama, cujas vendas garantem estabilidade à obra. Em uma análise mais específica, a obra deve vender por ora pelo menos 50 mil cópias por volume, o que já é mais que outros novatos como Hatsukoi Zombie e Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

19. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Nanoha varia bastante suas posições a cada edição. A obra segue em situação estável por ora, uma vez que é um gag mangá bem recepcionado. A obra já tem um ano de publicação, um feito importante pelo menos a curto prazo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

20. Denpa Kyoushi: Denpa ainda conta com vendas estáveis o bastante para garanti-lo por um pouco mais de tempo. Mas a obra está perdendo a força que chegou a despontar outrora. o que faz com que Denpa possa vir a ser cancelado ou finalizado em não muito tempo. Ou seja, a obra pode não ter mais tanto tempo para se extender.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento a curto prazo.

21. Akatsuki no Tyrant: É, a coisa não está fácil para Tyrant. O mangá não vende muito e não se mostrou o êxito que a revista esperava. As chances da obra ser cancelada estão ficando maiores e tal cancelamento já não se mostra surpreendente.
SITUAÇÃO: Em risco, com chances de ser cancelado.

22. Fureru to Kikoeru: A situação de Fureru também não está otimista. A obra vende pouco e parece não ter fôlego pra se manter. A princípio Fureru teve uma boa recepção, mas ela não parece estar sendo o bastante para garantir boas vendas. Não será surpresa se for cancelado mais pra frente.
SITUAÇÃO: Em risco, com chances de ser cancelado.


Bem, pessoal, assim termina mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.
Mas a matéria não acaba por aqui. Fiquem com as fotos para as quais Ikuta Erika e Mai Shiraishi posaram para essa edição.










Agora sim...
Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...