quinta-feira, 22 de setembro de 2016

TOC #43 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Riko Nagai
Olá a todos vocês, caros leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago a vocês a análise da edição #43 da Weekly Shonen Sunday.

Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

A ordem de leitura da revista nessa edição pode ser conferida logo abaixo.


TOC #43 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Riko Nagai (Capa)
Komi-san wa、Komyushou Desu。(Página Colorida Principal)
01. Detective Conan
02. Gin no Saji
03. Dagashi Kashi
Oni wo Tadorite Ikuseisou (Página Colorida)
04. Be Blues!
05. Major 2nd
06. Maou-jou de Oyasumi
Tokiwa Kitareri!! (Página Colorida)
07. Amano Megumi wa Suki Darake!
08. Magi
09. Hatsukoi Zombie
10. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
11. Souboutei Kowasubeshi
12. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
13. Kyoukai no Rinne
14. Saike Mata Shitemo
15. Tenshi to Akuto!!
16. Keijo!!!!!!!!
17. Denpa Kyoushi
18. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
19. Zettai Karen Children
20. Hayate no Gotoku!
21. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
22. Fureru to Kikoeru
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- EM HIATO: Arata Kangatari

PRÉVIA DA TOC #44 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA, PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
- PÁGINAS COLORIDAS: Denpa Kyoushi, Kyoukai no Rinne
- AUSENTES: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji

Índice da Revista

A capa da edição foi estampada por Riko Nagai. Ok, mas aí o leitor se pergunta: Riko Nagai é uma atriz ou uma cantora idol?

Dessa vez ela não é nem uma coisa nem outra (pelo menos não ainda). Riko Nagai é "simplesmente" a garota que foi eleita a "Mais Bonita Estudante Colegial do Japão de 2015-2016". Ela foi selecionada entre 640 mil inscritas. Para vencer a competição ela, assim como as demais integrantes, teve que participar de provas de atuação, caminhada, moda, cantoria e dança, onde foi julgada tanto pelos jurados quanto pelo público votante. (Fonte: Grapee)

Página Colorida Principal: Komi-san wa、Komyushou Desu。


MANGÁS NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES

Komi-san wa、Komyushou Desu。: Komi-san parece não ter iniciado suas vendas de forma badalada, mas o tempo dirá se o gag mangá tem chances de se firmar e fazer sucesso. A recepção é positiva, ainda que não a ponto de assegurar boas vendas e a permanência.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Oni wo Tadorite Ikuseisou: Dos quatro novatos que estrearam recentemente e tiveram o primeiro volume lançado na última sexta-feira (16) esse parece que é o que menos tem chance de funcionar. E pelo visto Oni wo Tadorite pode estar entrando em uma rota de risco, já que nenhum dos quatro novatos conseguiu entrar no Ranking Oricon. Isso dependerá do rendimento total nas vendas no período de uma semana.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Tokiwa Kitareri!!: Depois de muito tempo sem ganhar página colorida, Tokiwa ganha uma nessa edição. O mangá tem um rendimento acima da média dos demais mangás da revista e é uma das obras da line-up da Shonen Sunday com mais chances de ganhar anime mais pra frente (embora isso não necessariamente garanta um anime pra Tokiwa).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Gag mangá que sempre encerra a revista. Pelo menos por enquanto o mangá vai ser mantido, mas não será surpresa se o mangá for finalizado.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

Arata Kangatari: Arata Kangatari em hiato ainda? Nenhuma surpresa. E nessa edição Arata foi o único mangá do plantel que esteve ausente (isso pra quem ainda considera Arata como parte do plantel, como vosso autor).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (quanto tiver capítulos publicados).

Página Colorida: Oni wo Tadorite Ikuseisou

TOP 10

01. Detective Conan: O pilarzão da revista, sem mais. 22 anos de publicação, um anime que com 20 anos de exibição dá uma boa audiência ainda... É, Conan segue com seu reinado na Shonen Sunday e será muito, mas muito difícil surgir algum mangá que consiga render o mesmo que Conan rende (isto é, falando-se além das vendas de volumes e em fatores de relevância história e impactante).
SITUAÇÃO: Intocável, sem previsão para ser finalizado.

02. Gin no Saji: Gin no Saji mal voltou de um hiato e aparece que entrará em outro. O mangá tornará a ficar ausente já na próxima edição, por ora sem previsão de retorno. Independente dos hiatos Gin no Saji é um dos mangás mais rentáveis da Weekly Shonen Sunday, que terá que se esforçar muito para encontrar uma nova obra com esse mesmo nível de vendas de volumes e impacto popular.
SITUAÇÃO: Intocável, perto de seus capítulos finais.

03. Dagashi Kashi: O rendimento de Dagashi Kashi na Weekly Shonen Sunday é a prova de que um bom gag mangá pode ser uma obra muito rentável. No caso o anime que Dagashi ganhou fez a obra vender uma média superior a 200 mil cópias por volume, algo muito satisfatório, considerando que muitos mangás de comédia não vendem muito (boa parte nem passa das 100 mil cópias). Também vale considerar que muitos novatos recentes não chegam nem perto do rendimento de Dagashi atualmente.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

04. Be Blues!: O mangá de futebol continua em situação confortável e conseguindo ter vendas de volumes acima da média da maioria dos mangás da revista. Um anime poderia tornar o rendimento comercial de Be Blues! mais amplo, já que o mangá consegue vender mais de 100 mil cópias por volume em média.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

05. Major 2nd: Seu sexto volume foi lançado na semana passada e, em menos de sete dias, já conseguiu vender 82 mil cópias. Ou seja, as vendas dos volumes de Major 2nd estão se expandindo mais. Isso é um ótimo sinal para a Weekly Shonen Sunday, que conseguiu achar um mangá com alto rendimento em meio a uma grande crise (embora seja preciso ressaltar que o mangá é a continuação de uma obra clássica).
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Página Colorida: Tokiwa Kitareri!!

06. Maou-jou de Oyasumi: Após ter ganho as páginas coloridas principais na edição passada, Maou-jou continua bem alçado na ordem de leitura nessa edição. Maou-jou é, depois de Aozakura, o mangá novato que mais chamou a atenção dos leitores em relação aos mangás que tiveram o primeiro volume lançados na sexta-feira passada (16 de setembro). As expectativas são de vendas que fiquem, no mínimo, no nível padrão da revista.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

07. Amano Megumi wa Sumi Darake!: Amano Megumi é um gag mangá com cenas ecchi muitas vezes exageradas. O que não é exagerado é o sucesso desse mangá. Ao contrário, por enquanto ele apresentá resultados modestos mas satisfatórios, dentro da média de vendas da maioria dos mangás da revista. Sendo assim, o importante para a obra por enquanto seria se estabilizar e isso Amano Megumi já conseguiu sem grandes obstáculos. Sem falar que os editores apoiam o mangá e enxergam um bom potencial de expansão nele (embora seja pouco provável que Amano se torne um dos mangás mais rentáveis da Sunday).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

08. Magi: Faltando menos de um ano para ser finalizado, Magi continua tendo um grande apoio dos editores e deve continuar assim até o seu capítulo final. O mangá vem passando por quedas nas vendas dos volumes mas ainda tem um bom rendimento na revista.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

09. Hatsukoi Zombie: Hatsukoi por enquanto está numa situação tranquila. O mangá está muito perto de completar um ano de publicação e tem vendas razoáveis de volumes (boas o bastante pro mangá ser mantido na revista). A história também segue em um desenvolvimento gradativo e devagar, sem apresentar capítulos ou acontecimentos acelerados. Em suma, apesar de não vender muitos volumes, a situação de Zombie se mostra satisfatória o bastante pra que Ryou Minenami (o autor) desenvolva o mangá com tranquilidade.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

10. Aozakura - Bouei Daigakkou: Seu primeiro volume vendeu menos de 16 mil cópias em três dias. Essa quantidade não se mostra muito animadora, porém ainda é preciso esperar pôr mais tempo para analisar de forma mais precisa a situação de Aozakura. Por ora tudo o que se pode dizer seguramente é que o mangá não parece ter começado com o pé direito.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Propaganda do Lançamento dos Primeiros Volumes dos Novatos



MEIO DE TABELA

11. Souboutei Kowasubeshi: Ausente na edição passada, Souboutei volta nessa edição. O novato do autor Kazuhiro Fujita (o mesmo de Ushio to Tora e Karakuri Circus) conseguiu vender mais de 100 mil cópias em seu primeiro volume, feito que põe Souboutei com um potencial de rendimento superior ao de muitos mangás da revista. Fica a torcida para que o mangá consiga expandir ainda mais seu rendimento promissor com o passar das vendas de volumes.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Hiiragi-sama segue em situação estável por ora. Se por um lado não chega a ser um mangá com rentabilidade enorme (pelo menos por enquanto) por outro segue como um novato promissor e que conseguiu uma base de leitores fiel, ainda que modesta.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

13. Kyoukai no Rinne: Kyoukai segue em situação confortável, com seus volumes mantendo um nível de vendas razoável e estável e com a segunda temporada de seu anime rendendo uma boa audiência. Em suma, Rinne, mesmo com sete anos já de publicação, ainda mostra que tem lenha pra queimar. Aliás, nessa edição anunciaram que no dia 28 de setembro, quando sai a edição #44 da Shonen Sunday, seriam publicadas "notícias super importantes" relacionadas a Rinne. Apesar da espera, a suspeita fica, por ora, está no anúncio da terceira temporada do anime (o que seria bastante possível).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

14. Saike Mata Shitemo: O mangá de Tsubasa Fukuchi (mesmo autor de The Law off Ueki e Anagle Mole) consegue se manter numa situação bem estável, apesar das frequentes pausas e de seus.volumes terem vendas satisfatórias. O autor provavelmente ainda deve desenvolver bastante a história de Saike (e é igualmente provável que venha a ter pausas de publicação).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Propaganda de bonecas das personagens de Keijo!!!!!!!!

15. Tenshi no Akuto!!: Mais uma posição mediana de Tenshi no Akuto!!, que segue em situação estável. O mangá, daqui há alguns meses, deve completar dois anos de publicação. A partir desse período a possibilidade de Tenshi ganhar um anime torna-se mais séria, considerando que a obra teria uma boa frente de capítulos a ser adaptada. Não entendam mal, não quer esteja garantido que Tenshi vai ganhar anime, mas sim que as considerações sobre as chances de ganhar passam a ser feitas de forma mais concreta.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

16. Keijo!!!!!!!!: O anime de Keijo!!!!!!!! está a poucos dias da estreia. Apesar das expectativas serem modestas (já que esse mangá, para todos os efeitos, não é exatamente um dos que mais tem apelo comercial na revista). Mas espera-se que o anime ao menos seja um produto de boa qualidade que consiga provocar um aumento razoáveis nas vendas dos volumes.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Denpa Kyoushi: Denpa pode não estar recebendo o mesmo nível de atenção de outrora dos editores, mas isso não quer dizer que a obra tenha sido largada e sim que por questões de estratégia para a revista expandir sua rentabilidade a atenção se volta mais a novatos promissores (Denpa já é um veterano estável). Lembrete: na próxima edição Denpa Kyoushi vai ganhar uma página colorida. Denpa não ganhava uma página colorida desde a edição #19 desse ano.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Propaganda de Lançamento dos DVDs e Blu-Rays da Segunda Temporada do anime de Kyoukai no Rinne
BOTTOM

18. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Por ora a situação de Mushibugyo na revista é estável, mas é bem provável que em um período não tão distante o mangá seja encerrado. Não quer dizer que o mangá esteja sofrendo risco sério de cancelamento mas sim que a obra está perdendo espaço. Mushibugyo é moderadamente popular, mas não dispõe mais (ou pelo menos parece não dispor) de formas de expansão comercial que deixem o mangá em maior evidência.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

19. Zettai Karen Children: Já nem surpreende mais ver o veterano Zettai Karen Children aparecer entre os últimos nas ordens de leitura da maioria das edições da Sunday. Mas, mesmo após sentir o desgaste do longo tempo de publicação, a obra ainda tem vendas de volumes superiores a muitos mangás novatos ou mais recentes que estão na line-up atual da Sunday.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

20. Hayate no Gotoku!: Sabe quantas vezes Hayate ganhou página colorida esse ano, caro leitor? Nenhuma. O mangá parou de ganhar páginas coloridas no fim do ano passado. Mas o importante mesmo é que a obra ainda vende bem e está estável em suas vendas. E, embora seja curioso que Hayate não tenha ganho páginas coloridas, vale lembrar que o mensal Ad Astra Per Aspera (publicado na Weekly Shonen Sunday e do mesmo autor de Hayate) ganhou páginas coloridas antes de sua pausa.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

21. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Nanoha de uns tempos pra cá começou a aparecer em posições baixas na ordem de leitura. Esse gag mangá, do autor de The World God Only Knows, não vende muito, o que poderia torná-lo um possível alvo de cancelamento a longo prazo. Poderia ser que a obra já esteja perdendo espaço na revista? Só analisando mais edições para ter certeza... Mas pelo histórico recente de gag mangás da Sunday, como Ane Log, aparecer nas últimas posições e não vender muitos volumes não é um bom sinal. Vosso autor espera estar errado nessa análise, mas se estiver certo significa que Nanoha está em risco.
SITUAÇÃO: Correndo Risco (?). 

22. Fureru to Kikoeru: Com o cancelamento de Akatsuki no Tyrant na edição passada o principal alvo passa a ser Fureru, que, apesar do apoio editorial e da competência e experiência do autor (o mesmo de Nozoki Ana) acabou não vingando na Shonen Sunday. Boa sorte ao autor para que tenha mais sorte da próxima vez e para que consiga emplacar um novo mangá.
SITUAÇÃO: Praticamente Cancelado. 


Bem, pessoal, assim termina a análise da TOC #43 da Weekly Shonen Sunday. Mas antes fiquem com as fotos dessa edição para as quais Riko Nagai posou.







Agora sim... até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...