sexta-feira, 11 de novembro de 2016

TOC #50 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Souboutei Kowasubeshi
Olá, caros leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago a vocês a análise da edição #50 da Weekly Shonen Sunday.


Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Abaixo vocês vão poder ver não só a ordem de leitura mas o número de capítulo que cada mangá está atualmente. Admita, caro leitor, você já se perguntou sobre o número de capítulos de pelo menos um manga aí do plantel...


TOC #50 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Souboutei Kowasubeshi (Capa, Páginas Coloridas Principais, capítulo 31)
01. Komi-san wa、Komyushou Desu。(capítulo 26)
02. Magi - Labyrinth of Magic (capítulo 327)
Ryoko (Pré-Rank, capítulo 04)
03. Tenshi to Akuto!! (capítulo 92)
Dameterasu-sama。(Página Colorida, capítulo 03)
04. Detective Conan (capítulo 978)
05. Major 2nd (capítulo 74)
06. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 27)
07. Hatsukoi Zombie (capítulo 53)
08. Kyoukai no Rinne (capítulo 350)
Be Blues! - Ao ni Nare (Página Colorida, capítulo 267)
09. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 50)
10. Saike Mata Shite mo (capítulo 62)
11. Keijo!!!!!!!! (capítulo 157)
12. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 275)
13. Dagashi Kashi (capítulo 119)
14. Denpa Kyoushi (capítulo 229)
15. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 93)
16. Oni wo Tadorite Ikuseisou (capítulo 23)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, capítulo 53)
17. Zettai Karen Children (capítulo 461)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado, capítulo 29)
- AUSENTES: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (pausado no capítulo 24), Birdmen (mangá mensal, pausado no capítulo 45), Hayate no Gotoku! (pausado no capítulo 550), Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。(pausado no capítulo 36).
- EM HIATO: Ad Astra Per Aspera (mangá mensal, pausado no capítulo 08), Gin no Saji e Arata Kangatari


PRÉVIA DA TOC #51 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA, PÁGINAS COLORIDAS PRINCIPAIS: Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 27)
- PÁGINA COLORIDA: Tenshi to Akuto!! (capítulo 93)
- AUSENTES: Souboutei Kowasubeshi (pausado no capítulo 31), Zettai Karen Children (pausado no capítulo 461)
EM HIATO: Ad Astra Per Aspera (mangá mensal, pausado no capítulo 08), Gin no Saji e Arata Kangatari

Índice da Edição


MANGÁS NÃO-RANQUEADOS:


Souboutei Kowasubeshi: Souboutei ainda nem completou um ano de publicação e já ganhou sua quarta capa (as outras vezes que ganhou capa foram na edição de estreia - #17 - e nas edições  #21 e #33). Os editores sem dúvida estão muito satisfeitos com o rendimento de Souboutei até agora e torcem por uma expansão comercial bem-sucedida da nova obra do autor de Ushio to Tora.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Ryoko: Ryoko vai começando sua trajetória na revista e lutando por sua firmação, o que pode se tornar menos complicado do que parece se a boa recepção inicial desse mangá for mantida. Ryoko pode dar certo mas é preciso esperar pra ver se dará certo e, caso dê, o quanto dará certo.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Dameterasu-sama。: Em seu terceiro capítulo publicado, Dameterasu-sama recebeu uma página colorida. A obra trata-se de uma comédia e seu autor é o mesmo de Hajimete no Aku. Ou seja, mais uma vez um veterano volta pra tentar emplacar um sucesso novo na Shonen Sunday.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Be Blues! - Ao ni Nare: O mangá de futebol, já publicado há cinco anos, ganhou uma página colorida nessa edição. E, a julgar pela quantidade de capítulos já publicada (267 capítulos) já tá na hora de considerar um anime pra Be Blues!, ainda mais se for em temporadas.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai: Obra publicada mensalmente na Weekly Shonen Sunday. Atualmente está em seu 53º capítulo.
SITUAÇÃO: Seguro (os capítulos saem mensalmente).

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Gag mangá que sempre fecha a revista. Sinceramente, dependendo da situação ele pode nem durar muito tempo, visto que sua recepção é fria.
SITUAÇÃO: Correndo Risco de Cancelamento.

Página Colorida Principal: Souboutei Kowasubeshi


AUSENTES:

Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Bem, Aozakura deu uma pausa (se não me engano não é a primeira vez). A obra até tem uma recepção inicial positiva, mas é ver se as vendas de volumes irão melhorar mais pra frente, senão a obra terá o mesmo destino que Heavens Runner Akira, mangá do autor que também teve início promissor mas cujas vendas de volumes foram ponto crucial para que acabasse cancelado.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Hayate no Gotoku!: Hayate deve voltar na próxima edição, onde enfim se iniciará o anunciado arco final do mangá. Se por um lado é preciso esperar para palpitar quando Hayate será finalizado, por outro é bem provável que após Hayate o autor retome o mensal Ad Astra Per Aspera.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (será finalizado em 2017 ou 2018).

Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Hiroyuki Nishomori, autor de Hiiragi-sama, pelo visto não possui mais um fôlego grande para publicar capítulos por um período ininterrupto muito longo. Isto é justificável, já que o autor tem 52 anos (faz 53 em 23 de novembro). Mas o importante é que mesmo com essas pausas Hiiragi-sama está conseguindo fazer sucesso (ainda que moderado).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Birdmen: O mangá mensal do autor de Kekkaishi (Yellow Tanabe) pode não ter uma publicação semanal mas seu período de publicação até que é relativamente regular: todo mês sai pelo menos um capítulo da obra.
SITUAÇÃO: Seguro (os capítulos saem mensalmente).

Ad Astra Per Aspera: Ad Astra teve sua primeira parte finalizada ainda na primeira metade desse ano. A obra não tem previsão de retorno mas é bem provável que mais capítulos venham a sair após o fim ou de uma proximidade ainda maior do fim de Hayate no Gotoku!
SITUAÇÃO: Seguro (quando voltar a ter capítulos publicados).

Só pra resumir: Arata Kangatari e Gin no Saji continuam em hiato. Gin no Saji (um dos mangás mais rentáveis da revista atualmente) deve retornar em alguma parte do ano de 2017. O mesmo não se pode dizer de Arata Kangatari.


TOP 10:

01. Komi-san wa、Komyushou Desu。: Parece que a vida de Komi-san está ficando boa: ranqueado em primeiro lugar nessa edição, apresentando vendas relativamente melhores que seus concorrentes de leva, tendo uma recepção muito boa e, de quebra, vai ganhar a capa e a página colorida principal na próxima edição. É torcer para que o êxito da obra se mantenha a longo prazo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

02. Magi - Labyrinth of Magic: É muito provável que o final de Magi ocorra em meados de 2017. Vale lembrar que o arco final se iniciou no final de 2015 e atualmente o mangá se encontra pouco após a metade desse arco.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

03. Tenshi to Akuto!!: Tenshi pode não ter vendas de volume elevadas mas seu rendimento e sua recepção são suficientes para que se mantenha. A obra está bem perto da marca de 100 capítulos publicados, um feito importante para a obra. Não se descarta a chance de em 2017 Tenshi no Akuto!! receber uma adaptação em anime (embora a probabilidade disso acontecer também não seja das mais elevadas, mas o mesmo valia para Keijo!!!!!!!!).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

04. Detective Conan: Se Conan não entrar em um hiato longo em breve ou tiver uma quantidade de pausas acima da quantidade desse ano, é possível que 2017 fique marcado como o ano em que o mangá chega ao seu milésimo capítulo publicado. O feito é marcante demais pois pouquíssimos mangás chegaram à marca de mais de mil capítulos publicados. Na Shonen Magazine, por exemplo, o único mangá que alcançou tal feito é Hajime no Ippo. Na Shonen Jump tinhamos KochiKame, mas esse já foi finalizado e o mangá que tem maior quantidade de capítulos é One Piece, que ainda vai levar um bom tempo pra chegar à marca.
SITUAÇÃO: Intocável.

05. Major 2nd: Major 2nd continua em sua situação de grande estabilidade, conseguindo apresentar uma média considerável de vendas por volume (250 mil cópias por cada volume). Bem, a continuação de Major mostra que pode ajudar bastante nas vendas quando Magi for encerrado, ainda que só Major 2nd em si não resolva todos os problemas.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Página Colorida Principal: Souboutei Kowasubeshi

06. Maou-jou de Oyasumi: Maou-jou por enquanto vai sendo mantido pelos editores. Suas vendas não são expressivas mas a boa recepção e o fato de ser um gag mangá já ajudam por enquanto. Mas se as vendas não se mostrarem satisfatórios após o lançamento do segundo volume Maou-jou pode entrar numa fria, ainda mais quando o cancelamento de Oni wo Tadorite for consumado.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

07. Hatsukoi Zombie: Após uma posição baixa na ordem de leitura na edição passada Zombie volta a dar uma subidinha nessa edição. O mangá de comédia romântica ecchi continua em situação estável e com a história em desenvolvimento. Zombie já completou um ano de publicação e o panorama por ora é favorável para que o mangá tenha pelo menos mais um bom tempinho de publicação.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

08. Kyoukai no Rinne: Rinne é realmente um veterano. Publicado há sete anos na Shonen Sunday, o  mangá acaba de completar 350 capítulos publicados, feito raro para muitos mangás tanto da própria Sunday quanto da concorrência. De quebra, se por um lado as vendas de volumes de Rinne são moderadas por outro o anime é um sucesso de audiência, vide o anúncio da terceira temporada.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

09. Amano Megumi wa Suki Darake!: Amano nessa edição conseguiu chegar ao 50º capítulo publicado (somando os capítulos publicados na Shonen Sunday Super e os lançados a partir da edição #03 desse ano da Weekly Shonen Sunday). A transferência da obra foi uma das melhores decisões recentes dos editores, visto que o rendimento desse gag mangá está crescendo e, mais pra frente, pode alcançar a marca de 100 mil cópias vendidas em média por volume (atualmente a marca é de 75 mil cópias vendidas em média). 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

10. Saike Mata Shite mo: Saike é um mangá que passa por várias pausas por causa de seu autor. Recentemente, ele retornou com o mangá na edição #41 (quando estava em seu 42º capítulo) e desde então dez capítulos foram publicados ininterruptamente. No entanto, é possível que a obra tenha uma nova pausa em breve... Então fiquemos de olho aberto.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Dameterasu-sama。


MEIO DE TABELA:

11. Keijo!!!!!!!!: Pelo visto o anime de Keijo!!!!!!!!, ao menos aparentemente, não causou um impacto muito positivo na situação da obra, que embora tenha popularidade moderada pode não vir a se expandir. Isso faz com que o mangá, que já não ganhou muito destaque antes mesmo da estreia do anime, corra o risco de ficar ainda mais "esquecido" e ficar na mesma situação de Mushibugyo, Denpa Kyoushi e Zettai Karen Children.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibugyo (atualmente em seu 275º capítulo publicado) ainda se mantém estável, mas é bem provável que não fique por muito tempo na revista em função de sua queda de popularidade e sua consequente perda de espaço na line-up. Mas ainda há chance da obra ser finalizada com um fim natural. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser encerrado em 2017).

Página Colorida: Be Blues! - Ao ni Nare


BOTTOM:

13. Dagashi Kashi: A surpresa negativa da edição, de certa forma, foi ver Dagashi Kashi em uma posição muito baixa na ordem de leitura. Mas isso não preocupa, já que Dagashi é um dos poucos mangás que conseguem passar a marca de 200 mil cópias vendidas por cada volume. O fato é que esse rentável gag mangá já está estabilizado e atraindo leitores independente de suas posições. Também não deixa de ser uma boa estratégia pra fazer alguns leitores prestarem mais atenção a alguns mangás que estão mais no bottom, como Denpa Kyoushi e Mushibugyo.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

14. Denpa Kyoushi: Denpa Kyoushi vem sendo publicado desde novembro de 2011 (recentemente completou cinco anos de publicação). A obra começou de forma moderadamente promissora e recebeu um anime em 2015, que apesar da qualidade de animação relativamente fraca alcançou uma boa audiência. Passado o anime Denpa teve que se deparar com o surgimento de vários novatos tão promissores (moderadamente ou não) quanto ele já tinha sido na época de sua estreia. Resultado: o mangá perdeu um pouco da atenção dos editores. Mas a situação de Denpa não é ruim, uma vez que as vendas de volumes ainda estão em um nível satisfatório. Sem falar que o autor terá tempo e liberdade para desenvolver a obra, embora seja bem provável que com a sua diminuição de popularidade o mangá acabe sendo encerrado em 2017.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser encerrado em 2017).

15. Tokiwa Kitareri!!: Por enquanto Tokiwa vai se mantendo na revista, embora tenha perdido o foco dos editores que chegou a ter no começo de sua publicação. Por outro lado o mangá está perto de seu 100º capítulo. Será que quando atingir essa marca a obra ganha pelo menos uma página colorida? Bem, vai ser preciso esperar pelo menos mais sete edições pra saber o que pode vir a acontecer.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

16. Oni wo Tadorite Ikuseisou: Não há mais escapatória para Oni wo Tadorite. Esse mangá com certeza vai ser cancelado em breve. Apesar de ter por trás um autor com certa experiência e ser uma boa aposta da Shonen Sunday para novo battle shounen, Oni wo Tadorite não resistiu à forte concorrência de sua leva (formada por Aozakura, Komi-san e Maou-jou de Oyasumi). Bem, só resta esperar para ver quando Oni wo Tadorite será encerrado, embora dificilmente a série continue após as próximas dez edições da revista.
SITUAÇÃO: Cancelamento Iminente.

17. Zettai Karen Children: Zettai até mantém um rendimento satisfatório nas vendas de volumes (vende 25 mil cópias em uma semana) mas a obra já não tem mais o espaço de outrora na revista. Zettai não corre riscos de cancelamento mas provavelmente está rumando a sua reta final e tem boas chances de ser finalizado (naturalmente) no próximo ano editorial. Também é considerável a possibilidade do autor finalizar a obra na marca do 500º capítulo (o mangá teve até agora 461 capítulos publicados).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser encerrado em 2018).


Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #50 da Weekly Shonen Sunday. Mas antes fiquem com essa prévia da próxima edição.

Imagem de Prévia da Edição #51

Até a próxima!
OBS.: Tá acabando o ano editorial de 2016, hein, pessoal?



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...