quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Uma breve análise do atual mercado nacional de mangás I. Editoras.

Bem nesse pequena série de posts (que provavelmente aparecerão com pouca frequência por aqui) falarei um pouco sobre o que sei do mercado brasileiro de mangás para ensinar os que não sabem como funciona ou para adicionar a quem já manja.

Nessa primeira parte eu irei falar superficialmente sobre as principais editoras e seus títulos.




JBC

A primeira editora da nossa lista também é a com mais títulos publicados (e anunciados) atualmente. Atualmente a JBC está com uma line up de mangás bem extensa no quesito gênero, a quantidade de mangás Shounens e Seinens está pau a pau, já os Shoujos estão presentes na editora mas em menor quantidade.

Basicamente a JBC é uma editora para todos os gostos (menos Yuri e Yaoi, mas relaxem a hora de vocês chegará), existem títulos Históricos, Survivals, Mistérios, B-Shonens, Suspenses e etc.

Mesmo sua line up sendo muito diversificada a JBC também é conhecida por trazer muita merda, existem muitos títulos com cancelamentos precoces que são publicados, com finais ou até tramas ruins. Provavelmente pelo menos uma pessoa gosta destes títulos mas eu recomendo fazerem uma boa pesquisa se o título realmente vale a pena.

Um fato interessante de se falar sobre a JBC é que ela é a editora que mais investe no mercado nacional, é a criadora do BMA (Brasil Manga Awards) para aspirantes a autores testarem suas habilidades, e que caso fiquem entre os vencedores são publicados em versão física pelo seu outro selo (que irei comentar sobre logo mais). Ela também publica em nosso mercado a série nacional Combo Rangers. que pela minha pesquisa é muito elogiada.

Alguns títulos publicados:

Fairy Tail

The Seven Deadly Sins

Magi

Ink Comics

Podemos definí-la basicamente como a ''JBC 2''. O selo foi criado para facilitar a negociação de títulos, também é a responsável por publicais títulos de outros países além do Japão como por exemplo o Henshin Mangá (que é onde são publicados os vencedores do BMA) e as novas edições dos Combo Rangers.

Também já é confirmado que esse selo publicará light novels, sendo a primeira anunciada Another.

Alguns títulos publicados:
Kill la Kill

Another Novel
(ainda não lançado/capa japonesa)


Panini

A segunda editora com mais títulos no mercado e a principal concorrente da JBC, essa é a Italiana Panini. Podemos definí-la como ''a editora dos sucessos''. Ela não se arrisca muito tendo poucos lançamentos com uma pegada mais underground, mas em compensação a editora traz muitos títulos que fizeram sucesso por causa de animes e outras coisas (afinal One Piece, Naruto e Bleach são publicados por ela).

Como já era de se esperar, a maioria de seus títulos são Shounens, mais especificamente os B-Shonens, mas ela tem uma boa line up de seines, na verdade, considero a editora com os melhores seinens publicados atualmente aqui, como por exemplo Berserk, Vinland Saga, Planetes e Tokyo Ghoul. A editora também anda investindo no mercado de Shoujos trazendo por exemplo Aoharaido depois de um anime de sucesso e o recém anunciado Lovely Complex.

Alguns títulos publicados:

Naruto (avá)
Berserk

Aoharaido


New Pop

E aqui temos a editora das minorias, dos amantes de Madoka e Light Novels! Ela uma editora que tem como foco os mangás undergrounds, cult e Yaoi, sobre os gêneros é algo bem diversificado, tem de mangá 4-koma a uma adaptação de Helena pra quadrinhos.

A editora também tem um mercado muito forte de Light Novels, tendo anunciado recentemente a novel de Fate, sem contar que ela também publica mangás e novels de muitas séries como Madoka, No Game no Life, e recentemente anunciado K.

E claro, tem também uns Yaoi loko aí, não manjo muito do gênero, mas pelo que eu posso ver no facebook os manjadores elogiam muito a New Pop pela escolha das obras. Ah! Ela também lançou uns Hentais, mas isso eu também não posso falar muito já que não comprei e tbm não conheço ninguém que comprou (é sério).

Alguns títulos publicados:

K-On!
Madoka
No Game No Life (novel)

Nova Sampa

A Sampa tem como foco mais mangás Seinens e a maioria das vezes voltados para adultos, mas não no sentido de putaria, por favor.

Um fato muito interessante é que a Sampa tem um contrato de exclusividade com obras do Takehiko Inoue (titio Inoue para os íntimos) então caso você queira a volta de Vagabond, Slam Dunk ou o lançamento de Real, é melhor encher o saco deles,

Eu realmente não tenho muito o que falar sobre essa editora, ela é até bem simples. Ah! Acho que ela também já publicou uns Hentaizão.

Alguns títulos publicados:
Ikkitousen
Drifters
Gurren Lagann


Abril

Ufa! Finalmente a ultima! E essa é fácil ainda por cima!

A Abril basicamente publicas todos o mangás da Disney lançados no Brasil, ou seja, a maioria de seus mangás é do gênero Kodomo (infantil).

Alguns títulos publicados:

Kingdom Hearts
Big Hero
O Estranho Mundo de Jack


Finalmente o fim (?). Espero que tenham gostado pq demorou pra kct. Eu sei que ainda faltam algumas editoras, mas as principais no mercado atualmente são essas. Espero que possa ter lhe introduzido bem ( ͡° ͜ʖ ͡°) ao mercado de mangás nacional, mesmo não sendo um USA ou uma Itália da vida no quesito títulos traduzidos, é um comércio que a cada ano vem ganhando mais destaque e títulos. Comentem aí em baixo o quê vocês acharam da matéria e complementem com o que eu não coloquei. 

E para os Portugueses que leem esse blog e não poderão comprar nada do que sai aqui:



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...