sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

TOC #08 da Weekly Shonen Sunday (2016)


Capa: Dagashi Kashi

Olá para vocês do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e esta é mais uma análise de TOCs da Weekly Shonen Sunday. Antes de começar a análise imagino que muitos leiam as matérias mas ainda ficam com uma grande dúvida: o que vem a ser uma TOC? Bem, recentemente o Ivo lançou uma matéria explicando claramente o que é uma TOC. Você pode dar uma conferida para esclarecer algumas dúvidas clicando nesse link.



Nessa edição a capa foi para Dagashi Kashi, cujo anime estreou em 07 de janeiro e já foram três episódios exibidos nas telinhas japonesas. As páginas coloridas foram para Tokiwa Kitareri!!, que recentemente ganhou comercial animado pela J.C. Staff, e Saike Matashitemo, que retorna para a publicação de sua quinta parte. Vale lembrar que os novatos Fureru to Kikoeru e Amano Megumi wa Suki Darake! ainda não estão sendo ranqueados. O mangá mensal dessa edição é Imawa to Kuni no Alice.

Bem, sem mais delongas, vamos à TOC.


TOC #08 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016)

Tokiwa Kitareri!! (Página Colorida Principal)
01. Detective Conan
Fureru to Kikoeru (Sem Rank, 3º Capítulo, 22 pg.)
02. Charactimes Golden
Dagashi Kashi (Capa, Página Colorida)
03. Major 2nd
04. Magi
05. Be Blues!
Saike Mata Shite mo (Estreia da 5ª Parte, Página Colorida)
Amano Megumi wa Suki Darake! (Sem Rank, 4º Capítulo)
06. Denpa Kyoushi
07. Akatsuki no Tyrant
08. Hayate no Gotoku!
09. Hatsukoi Zombie
10. Zettai Karen Children
11. Tenshi to Act!!
12. Kyoukai no Rinne
13. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
14. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
15. Keijo!!!!!!!!
Imawa no Kuni no Alice (Mangá Mensal, 37 pg.)
16. Nippen!
17. Ane Log
18. Area D (Fim)
AUSENTES: Gin no Saji (retorna do hiato na próxima TOC) e Arata Kangatari (em hiato por tempo indeterminado)

TOP 10

01. Detective Conan: E como quase sempre Conan em primeiro. Recentemente saiu a imagem oficial do próximo filme animado, que será lançado em breve. Vale lembrar que as chances de o mangá acabar em um futuro não tão próximo não são pequenas.


02. Charactimes Golden: A principal surpresa positiva dessa TOC. É a continuação do gag mangá Charactimes. A obra é querida pelos leitores e mesmo que muitas vezes peguem posições altas também é comum ver a obra no Top 10.


03. Major 2nd: As vendas do mangá são animadoras (pelo menos 300 mil cópias por volume) e tornam a obra um dos mangás mais promissores. Ainda vai demorar muito para que Major 2nd seja adaptado em anime (a frente de capítulos ainda é pequena). Mas em pelo menos um ano não será supresa se anunciarem uma adaptação animada pras telinhas.


04. Magi: A obra atualmente está em seu arco final. Provavelmente a autora desenvolverá essa última parte por um bom tempo, o que garante à obra pelo menos mais alguns meses na revista. Mas a verdade é que Magi vai acabar em breve. Apesar da queda de vendas das cópias dos volumes continua sendo um dos mangás mais rentáveis da revista.


05. Be Blues!: O mangá de futebol vende aproximadamente 40 mil cópias por volume, uma média aceitável para se manter na Shonen Sunday. No entanto, mesmo com uma boa frente de capítulos, o mangá ainda não recebeu um anime, só tendo ganhado um comercial animado da A-1 Pictures.


06. Denpa Kyoushi: Apesar do anime não ter causado um boost nas vendas do mangá conseguiu uma boa audiência, o que pode significar boas chances do anime ganhar uma segunda temporada. Vale lembrar que o mangá segue como uma das obra bem querida pelos leitores atualmente.


07. Akatsuki no Tyrant: O mangá de judô por enquanto tem se garantido nas TOCs. Até agora não ficou fora do Top 10 uma única vez, o que demonstra que por enquanto vai se estabilizando. Por outro lado não se pode estipular ainda o quanto a obra pode render na revista. Isso será esclarecido analisando as vendas de seus volumes que ainda vão sair.


08. Hayate no Gotoku!: O mangá, que já tem mais de 500 capítulos publicados e várias temporadas em anime, continua agradando os leitores, embora o fôlego tenha diminuído com o passar dos anos. Mas a obra ainda é querida, tanto que o autor, Kenjiro Hata, conseguiu o privilégio de lançar um mangá mensal na revista, Ad Astra Per Aspera.


09. Hatsukoi Zombie: Após uma passagem pelo bottom na TOC anterior o novato conseguiu voltar a pegar uma posição no Top 10. A posição é mediana mas vale lembrar que conseguiu ficar acima de outros nove mangás ranqueáveis (dez se contarmos o mensal Imawa to Kuni no Alice). Hatsukoi, em suma, ainda busca se firmar mas por ora consegue estar longe de um risco maior.


10. Zettai Karen Children: Mangá veterano que é publicado desde 2005 e já tem 43 volumes publicados. Zettai está seguro na revista, mas é bem possível que o mangá seja encerrado em um futuro não tão distante. A obra já não tem mais o mesmo espaço na revista que tinha antes, embora continue querido pelos leitores.

MEIO DA TABELA

11. Tenshi to Act!!: Apesar de não ser um mangá tão chamativo e com vendas razoáveis Tenshi no Act!! consegue manter uma estabilidade satisfatória. Vale lembrar que o mangá tem apoio dos editores, tanto que em 2015 chegou a ficar quatro vezes em primeiro lugar.


12. Kyoukai no Rinne: Posição baixa mas que não chega a ser tão incomum para Kyoukai no Rinne. Como já noticiei em um combo de notícias, a nova temporada vai estrear em 9 de abril, sendo exibida aos sábados às 17h30 do horário do Japão. A primeira temporada foi um sucesso de audiência e espera-se o mesmo da segunda temporada.


13. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: O mangá já rendeu um anime, um jogo e dois OVAs. Mas ainda não se sabe o quanto a obra ainda pode render pra Shonen Sunday. A obra continua segura mas deu pra notar que não tem pego mais posições tão altas quanto em 2015.

BOTTOM

14. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: A principal surpresa negativa dessa TOC. Pela primeira vez ficou de fora do Top 10 e também pela primeira vez apareceu no bottom. Mas provavelmente foi apenas um ranqueamento atípico. O mangá, do mesmo autor de The World God Only Knows, por ora continua seguro na Shonen Sunday.


15. Keijo!!!!!!!!: Em 2015 Keijo!!!!!!!! só ficou uma vez no bottom. O ano mal começou e o mangá tem aparecido com frequência entre os cinco últimos. No entanto Keijo!!!!!!!! ainda está seguro na revista, uma vez que suas vendas, embora baixas, ainda estão estáveis o bastante para se manter.


16. Nippen!: A recepção de Nippen! de fato está sendo fraca. O novato provavelmente será cancelado em breve. As posições são muito baixas, principalmente se compararmos com Akatsuki no Tyrant e Hatsukoi Zombie, novatos que estrearam mais perto do lançamento de Nippen! e que tem pegado ranqueamentos bem melhores.


17. Ane Log: As posições de Ane Log tem sido muito baixas (nessa TOC ficou abaixo de Nippen!), o que pode significar que o mangá pode estar perto de acabar em breve. Vale lembrar que a obra não chega a vender tanto e é o gag mangá com piores ranqueamentos. Só o tempo dirá por quanto tempo Ane Log vai durar mas não será surpresa se acabar em breve.


18. Area D: É o fim do mangá. A obra, embora tenha pegado várias posições seguidas no bottom ultimamente, aparentemente recebe um fim natural. O mangá tinha uma temática mais madura e por isso ficava em posições mais baixas. Enfim, boa sorte ao autor e ao desenhista em seus próximos trabalhos.


PÁGINAS COLORIDAS

Tokiwa Kitareri!!

Tokiwa Kitareri!!

Dagashi Kashi

Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOCs da Weekly Shonen Sunday. Mas antes de finalizar gostaria de falar um dado importante sobre Dagashi Kashi.

No ranking de vendas de mangás da Oricon entre os dias 11 e 17 de janeiro três dos volumes de Dagashi apareceram no ranking:

  • Na 41º posição estava o volume 1 (que já totaliza pouco mais de 312 mil cópias vendidas). 
  • Na 45º posição estava o volume 2 (que totaliza pouco mais de 273 mil cópias vendidas). 
  • Na 49º posição estava o terceiro volume (pouco mais de 252 mil cópias vendidas).
Com a estreia do anime a tiragem da obra dobrou e o mangá ganhou maior destaque, o que é bom para a Weekly Shonen Sunday, que consegue tornar uma obra mais rentável.


Agora sim... até a próxima.



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...