quarta-feira, 20 de abril de 2016

TOC #21 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Souboutei Kowasubeshi

Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.

Mas antes de começar a análise creio que muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Vocês podem conferir a TOC logo abaixo.


TOC #21 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Souboutei Kowasubeshi (Capa, Página Colorida Principal, 5º Capítulo)
01. Detective Conan
02. Major 2nd
03. Dagashi Kashi
Zettai Karen Children (Página Colorida)
04. Kyoukai no Rinne
05. Akatsuki no Tyrant
06. Tenshi to Act!!
07. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
Hatsukoi Zombie (Página Colorida)
Saigo no Kimochi (One-shot, 8 pg.)
08. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
09. Amano Megumi wa Suki Darake!
10. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?
11. Hayate no Gotoku!
12. Be Blues!
13. Fureru to Kikoeru
14. Tokiwa Kitareri!!
15. Charactimes Golden
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, 30 pg.)
16. Denpa Kyoushi
17. Keijo!!!!!!!!
18. Ane Log (Fim)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Arata Kangatari (em hiato), Gin no Saji (em hiato) e Magi (retorna em breve)

PRÉVIA DA TOC #22/23 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Kasumi Arimura 
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, por Hikaru Nikaido (Novo mangá da autora de Heavens Runner Akira)
- PÁGINA COLORIDA: Akatsuki no Tyrant

Página Colorida: Souboutei Kowasubeshi

A capa e a página colorida principal para Souboutei Kowasubeshi. A obra ainda está em seu capítulo, o que significa que os editores estão apostando bastante no êxito da obra. As outras páginas coloridas foram para Zettai Karen Children - cuja posição na ordem de leitura foi acima de sua média - e Hatsukoi Zombie.

Também teve a publicação de um one-shot de 8 páginas chamado Saigo no Kimochi (provavelmente trata-se de um gag mangá), o mensal Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai e a publicação do último capítulo de Ane Log. As ausências dessa edição ficaram por conta de Arata Kangatari, Gin no Saji e Magi. Os dois primeiros estão em hiato por tempo indeterminado. Já Magi provavelmente volta na próxima TOC.

Bem, agora eis os ranqueamentos válidos.


TOP 10:

01. Detective Conan: Mais um primeiro lugar para Detective Conan... É praticamente óbvio que Conan será o mangá que mais vezes ficará em primeiro lugar nas TOCs de 2016. É o mangá mais importante da revista atualmente e historicamente. 

02. Major 2nd: Mais uma boa posição da continuação de Major, que já vende até 300 mil cópias por volume. O mangá já é publicado há pouco mais de um ano na revista e vai tendo participação muito importante na luta da Shonen Sunday contra a crise de vendas.

03. Dagashi Kashi: Outra obra que está tendo grande importância na tentavida da Shonen Sunday de diminuir a crise. Dagashi já consegue vender muito bem seus volumes (o volume 1 passou até das 400 mil cópias por volume). Os editores chegaram até a aumentar a tiragem de vendas do mangá, graças ao êxito do anime (pelo menos a curto prazo).

04. Kyoukai no Rinne: Após uma posição baixa na TOC passada Kyoukai no Rinne volta a pegar uma posição boa. O mangá não vende muito mas consegue ultrapassar (ainda que por pouco) a marca de 50 mil cópias vendidas por volume. A segunda temporada do anime passou a ser exibida na televisão há poucos dias.

05. Akatsuki no Tyrant: Após algumas posições mais baixas Akatsuki volta a ser ranqueado em uma posição alta, sinal de que mesmo faltando obras canceláveis no plantel a situação de Akatsuki não está ameaçadora (pelo menos por enquanto). A obra segue bem-recepcionada e irá ganhar uma página colorida na próxima edição.
Página Colorida: Souboutei Kowasubeshi

06. Tenshi to Act!!: Posição relativamente alta para Tenshi, que vende pouco mais de 20 mil cópias por volume, uma média razoável. Apesar de não ser uma das obras mais chamativas publicadas na Shonen Sunday a obra consegue render o suficiente para permanecer por mais um tempo.

07. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Posição alta demais para a média de ranqueamentos que Mushibugyo vinha pegando recentemente. A obra ainda tem apoio editorial, mas já não se mostra tão rentável quanto antigamente. Mas a permanência da obra no plantel continua assegurada.

08. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Nanoha, quando não está no Top 10, está no bottom. Dessa vez ficou no Top 10 mesmo. A obra continua bem-recepcionada pelos leitores e parece que segue com seu lugar ao sol no plantel da Shonen Sunday.

09. Amano Megumi wa Suki Darake!: A obra, que veio transferida da Shonen Sunday Super, segue agradando os leitores e satisfazendo os editores. Recentemente saíram os dois primeiros capítulos da obra traduzidos em inglês. Eles podem ser conferidos nesse link.

10. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?: É talvez uma das edições em que Hiiragi-sama teve um ranqueamento mais baixo. Mas nada de assustador, afinal a obra segue com uma recepção boa e deve se estabelecer no plantel, assim como muitos novatos recentes.
Página Colorida: Zettai Karen Children

MEIO DA TABELA:

11. Hayate no Gotoku!: Ver Hayate no Gotoku! no meio da tabela não é nada surpreendente. Pelo contrário, o meio da tabela tem sido o habitat natural de Hayate. A obra, embora distante do auge, ainda tem moral: consegue ultrapassar 100 mil cópias por volume, tem mais de 500 capítulos publicados e o autor Kenjiro Hata ainda está se desdobrando pra lançar o mensal Ad Astra Per Aspera.

12. Be Blues!: Essa é uma daquelas TOCs em que vemos Be Blues! pegar uma posição medíocre, embora a obra continue vendendo razoavelmente bem. O mangá de futebol segue em sua situação estável e tranquila, portanto nada de novo no front.

13. Fureru to Kikoeru: Apesar do ranqueamento mediano Fureru está tendo uma boa recepção e os editores parecem confiantes em ver a obra dar certo. É torcer para que a obra realmente concretize seu potencial e mostre-se rentável, o que será possível de constatar esperando as vendas dos primeiros volumes.
Página Colorida: Hatsukoi Zombie

BOTTOM:

14. Tokiwa Kitareri!!: Esse ranqueamento de Tokiwa Kitareri!! foi ruim mas pouco preocupante, visto que na ordem de leitura a obra ficou acima de outros seis mangás. Além disso na edição passada mesmo a obra ganhou a página colorida principal. Suas vendas também continuam boas para os padrões da revista. Em suma, foi apenas uma posição abaixo da média.

15. Charactimes Golden: É até normal ver Charactimes Golden pegar posições baixas. Ainda não dá pra dizer que a obra está plenamente segura na revista mas ao menos está conseguindo se garantir por enquanto. Mas só o tempo dirá até quando vai a permanência de Charactimes Golden.

16. Denpa Kyoushi: Denpa Kyoushi está pegando posições cada vez mais baixas. Antes presença rara no bottom ou no meio da tabela, atualmente faz um bom tempo que Denpa não pega uma posição alta. É possível que isso seja um sinal de que Denpa esteja perto de seu fim na revista.

17. Keijo!!!!!!!!: As baixas posições alcançadas por Keijo!!!!!!!! mesmo com um anime anunciado podem ter uma explicação: assim como Denpa, o mangá pode estar chegando ao fim na revista. É uma probabilidade que explicaria as posições baixas mesmo após esse anúncio, embora deixar a obra diretamente no bottom não ajude na divulgação do anime. Aliás desde o anúncio do anime Keijo!!!!!!!! não tem ganho páginas coloridas para ganhar maior destaque.

18. Ane Log: E de uma vez por todas esse foi o fim da linha para Ane Log. Seu último capítulo foi publicado nessa edição. A obra perdeu espaço no plantel, principalmente com a alta quantidade de novatos lançados a partir de dezembro de 2014 que se estabilizaram. Apesar disso é possível que o autor de Ane Log retorne com uma nova obra mais pra frente (talvez em pouco tempo). É o caso da autora de Heavens Runner Akira (mangá cancelado em 2015), que irá estrear um novo mangá na próxima TOC.


Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC para a Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...