terça-feira, 14 de junho de 2016

TOC #28 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Amano Megumi wa Suki Darake!

Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e esta é mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday, que dessa vez sai com cinco dias de atraso (perdão o atraso novamente, pessoal).

Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents)e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, abaixo vocês podem conferir a TOC.


TOC #28 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Amano Megumi wa Suki Darake! (Capa, Página Colorida Principal)
01. Detective Conan
02. Souboutei Kowasubeshi
Maou-jou de Oyasumi (Pré-Rank, 6º Capítulo)
03. Kyoukai no Rinne
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Pré-Rank, 6º Capítulo)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida)
Oni wo Tadorite Ikuseisou (Pré-Rank, 3º Capítulo, 28 pg.)
04. Tenshi to Akuto!!
05. Major 2nd
Komi-san wa Komyushou Desu (Pré-Rank, 4º Capítulo)
06. Magi
Shinuki Deka (One-shot, 24 pg.)
07. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?
08. Dagashi Kashi
09. Be Blues!
10. Zettai Karen Children
11. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
12. Akatsuki no Tyrant
13. Saike Mata Shite mo
14. Keijo!!!!!!!!
15. Fureru to Kikoeru
16. Tokiwa Kitareri!!
17. Hayate no Gotoku!
18. Denpa Kyoushi
19. Charactimes Golden
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Arata Kangatari (Em hiato), Gin no Saji (Em hiato) e Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto (Previsto pra retornar na próxima TOC).

PRÉVIA DA TOC #29 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: AKB48
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Komi-san wa Komyushou Desu
- PÁGINAS COLORIDAS: Dagashi Kashi e Saike Mata Shite mo (23 pg.)
- AUSENTES: Arata Kangatari, Gin no Saji e Zettai Karen Children

PRÉVIA DA TOC #30 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- PÁGINA COLORIDA: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai
- AUSENTES: Arata Kangatari e Gin no Saji


A capa e a página colorida principal ficou para o novato bem-sucedido Amano Megumi wa Suki Darake!. A outra página colorida ficou para Hatsukoi Zombie, além do one-shot de nome Shinuki Deka. Os mangás Maou-jou de Oyasumi, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Oni wo Tadorite Ikuseisou e Komi-san wa Komyushou Desu estão em fase de pré-ranqueamento e, na forma ocidental de analisar a revista, só serão ranqueados a partir do oitavo capítulo (embora para os japoneses suas posições já sejam válidas).

Sunday Hikagaku Kenkyujo sempre fecha a revista, sendo alçado ao último lugar na ordem de leitura. Portanto, não é ranqueado. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto esteve ausente nessa edição mas deve retornar na próxima TOC. Já Arata Kangatari e Gin no Saji seguem em hiato sem previsão de retorno.

Bem, abaixo é possível conferir as posições "válidas".

Página Colorida: Amano Megumi wa Suki Darake!

TOP 10:

01. Detective Conan: Mais uma primeira posição para Detective Conan... Nenhuma novidade, caros leitores. Ver Conan em primeiro é rotina, ainda mais por ser o grande pilar da revista.

02. Souboutei Kowasubeshi: O mangá novato possui uma grande expectativas dos editores para ser um dos próximos mangás com boa rentabilidade da Weekly Shonen Sunday. A recepção do mangá é positiva, mas só será possível saber se será o suficiente após analisar as vendas dos primeiros volumes da obra (que ainda não saíram, vale frisar).

03. Kyoukai no Rinne: Mais uma posição alta de Kyoukai no Rinne, que infelizmente não conseguiu repetir o nível de sucesso de outras obras da autora Rumiko Takahashi, como Ranma 1/2, InuYasha e Maison Ikkoku, mas ainda assim é mais um êxito na carreira da autora.

04. Tenshi to Akuto!!: Tenshi tem uma variação enorme de posições, às vezes pegando ranqueamentos medíocres e às vezes pegando posições altas. Nessa edição ficou com uma posição alta, acima até de Major 2nd.

05. Major 2nd: Depois de estar ausente na edição retrasada e de ganhar a capa e a página colorida principal na edição passada, Major 2nd volta a ser ranqueado em uma posição satisfatória. O mangá, continuação do clássico mangá de beisebol Major, é uma aposta certeira da revista para contornar a crise de vendas da Shonen Sunday e pode expandir seu sucesso se ganhar um anime mais pra frente.

06. Magi: Mais uma posição boa/razoável de Magi, que continua sendo um dos mangás mais rentáveis da revista. Seu spin-off, Sinbad no Bakuen, também tem vendas muito boas, chegando a uma média de 250 mil cópias vendidas por volume.

07. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?: O mangá estreou na TOC #10 da Shonen Sunday e as cópias de seu primeiro volume ainda não foram lançadas. O mangá até agora tem sido ranqueado no Top 10. É bastante provável que o mangá novato ganhe uma página colorida para ganhar o lançamento do primeiro volume.

08. Dagashi Kashi: É interessante notar que Dagashi começou a ficar com uma média de posições mais baixas nas TOCs mais recentes. Mesmo com essa "queda de posições" o gag mangá ainda vende bastante (até 300 mil cópias por volume).

09. Be Blues!: O mangá de futebol Be Blues! praticamente não tem local fixo, apesar de sua média ser mais pro fim do Top 10. O mangá já tem cinco anos de publicação e vende relativamente bem. Por outro lado, a possibilidade da obra ganhar um anime segue como uma incógnita.

10. Zettai Karen Children: Posição atipicamente alta para Zettai Karen Children (pelo menos considerando que o mangá vive no bottom). O veterano continua em situação estável e, entre pausas, raras páginas coloridas e passagens pelo bottom, vai seguindo sem riscos no plantel.


                                           Página Colorida: Amano Megumi wa Suki Darake!


MEIO DA TABELA:

11. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Geralmente ranqueado no bottom esse ano, Mushibugyo consegue uma posição acima de sua média. A obra é uma veterana da revista e ainda se encontra em situação estável para não ter de ser cancelada às pressas.

12. Akatsuki no Tyrant: O mangá de judô varia bastante seus ranqueamentos. Por enquanto a obra parece em segurança, embora surpresas possam ocorrer, o que pode deixar o mangá em situação melhor ou pior. Vale lembrar que se o mangá não vender muito e alguns novatos forem bons sucessos Akatsuki poderá ter um apoio menor dos editores.

13. Saike Mata Shite mo: Posição medíocre mas pouco relevante para Saike Mata Shite mo, que é publicado irregularmente na revista. É a terceira vez que o autor, Tsubasa Fukuchi, publica uma obra irregularmente: já havia lançado antes irregularmente The Law of Ueki Plus (continuação de The Law of Ueki) e Anagle Mole. Takkoku!, outra obra do autor, era lançado regularmente na mensal Shonen Sunday Super.

14. Keijo!!!!!!!!: Assim como Zettai, Keijo!!!!!!!! é outro mangá que nessa edição ficou fora de seu "habitat natural": o bottom. Keijo!!!!!!!! está para receber um anime do estúdio Xebec (o mesmo de To Love-Ru), porém segue sendo ranqueado em posições baixas. talvez por opção dos editores - Keijo!!!!!!!!, embora não desse as caras no bottom com frequência em 2015 aparecia muitas vezes no meio da tabela.

Página Colorida: Hatsukoi Zombie


BOTTOM:

15. Fureru to Kikoeru: Mais uma posição mediana/baixa de Fureru. O mangá pelo visto vai tendo uma recepção positiva mas moderada. A obra tem chances de sobreviver mas se alguns novatos começarem a se mostrar um grande êxito de vendas sua situação pode se complicar.

16. Tokiwa Kitareri!!: Posição baixa mas pouco preocupante para Tokiwa Kitareri!!, cujas cópias dos volumes conseguem vender em média 70 mil encadernados. Tokiwa varia bastante suas posições, vale lembrar. Curioso lembrar também que faz um bom tempo que o mangá não ganha páginas coloridas.

17. Hayate no Gotoku!: Depois de algumas edições de fora Hayate no Gotoku! volta para a revista, após o anúncio de que o mangá está em sua reta final. Apesar do peso da idade, o fim da obra será por vontade do autor e não por questões de más vendas dos volumes.

18. Denpa Kyoushi: Depois de ter conseguido ficar de fora das últimas posições na edição anterior Denpa volta a pintar no bottom, ficando apenas de Charactimes Golden (e Sunday Hikagaku Kenkyujo, considerando a ordem de leitura). O mangá tem vendas razoáveis e seu anime, lançado ano passado, foi bem de audiência. No entanto, os editores provavelmente estão preferindo dar foco aos novatos, deixando um pouco de lado mangás mais veteranos com situação estável, como é o caso de Denpa.

19. Charactimes Golden: Mais uma vez em uma posição no bottom... Aos poucos Charactimes Golden se aproxima do destino do cancelamento, o que também aconteceu há algumas edições atrás com outro gag mangá: Ane Log.


Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...