quinta-feira, 23 de junho de 2016

TOC #30 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Rena Takeda

Olá para todos vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe novamente e esta é mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday, dessa vez sem atraso (para surpresa geral da nação... ou não).
Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Hoje vocês podem conferir a TOC antes do fim de semana logo abaixo.


TOC #30 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Rena Takeda (Capa)
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (8° Capítulo, Página Colorida Principal)
01. Kyoukai no Rinne
02. Major 2nd
03. Dagashi Kashi
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Página Colorida, Mangá Mensal, 30 pg.)
04. Be Blues!
05. Amano Megumi wa Suki Darake!
Joujuu Senjin!! Mushibugyo (Página Colorida)
06. Detective Conan
Oni wo Tadorite Ikuseisou (Pré-Rank, 5º Capítulo)
07. Hatsukoi Zombie
08. Souboutei Kowasubeshi
Komi-san wa Komyushou Desu (Pré-Rank, 6º Capítulo)
09. Tokiwa Kitareri!!
10. Maou-jou de Oyasumi
11. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
12. Akatsuki no Tyrant
13. Tenshi to Akuto!!
14. Keijo!!!!!!!!
15. Saike Mata Shite mo
16. Hayate no Gotoku!
17. Fureru to Kikoeru
18. Zettai Karen Children
19. Denpa Kyoushi
20. Charactimes Golden (Último Capítulo)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
AUSENTES: Arata Kangatari (em hiato, sem previsão de retorno), Gin no Saji (em hiato, sem previsão de retorno), Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? (em pausa, previsto pra retornar na TOC seguinte) e Magi (em pausa, previsto pra retornar na TOC seguinte)


PRÉVIA DA TOC #31 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Detective Conan
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Maou-jou de Oyasumi
- PÁGINA COLORIDA: Akatsuki no Tyrant
- ONE-SHOT: Kidou Senshi Gundam Thunderbolt (Capítulo Especial da Big Comic Superior)
AUSENTES: Arata Kangatari (em hiato, sem previsão de retorno) e Gin no Saji (em hiato, sem previsão de retorno)


PRÓLOGO:

A capa física foi estampada pela atriz Rena Takeda, que esse ano estampo a TOC #07 da Weekly Shonen Magazine e ano passado foi capa da TOC #46 da própria Shonen Sunday. A página colorida principal foi para Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari. A obra iria ser ranqueada "validamente" pela primeira vez nessa edição, mas como ganhou página colorida seu primeiro ranqueamento válido será na próxima edição. As outras páginas coloridas foram para o mensal Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai e o veterano Joujuu Senjin!! Mushibugyo (Página Colorida)

Vale lembrar que Oni wo Tadorite Ikuseisou e Komi-san wa Komyushou Desu ainda estão em fase de pré-ranqueamento, só vindo a ser ranqueados a partir do oitavo capítulo (se não ganharem página colorida na TOC em que o oitavo capítulo sair, é claro). Já Sunday Hikagaku Kenkyujo é um gag mangá que sempre encerra a revista e, portanto, nunca é ranqueado.

Entre os mangás ranqueados, destaque para a posição em que Detective Conan foi ranqueado, o primeiro ranqueamento "válido" de Maou-jou de Oyasumi e o último capítulo de Charactimes Golden. Além de Arata Kangatari e Gin no Saji, que estão em hiato, estiveram ausentes o novato Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? e o pilar Magi.

Bem, as análises de "posições válidas" podem ser vistas abaixo.
Página Colorida: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari

TOP 10:

01. Kyoukai no Rinne: O mangá da aclamada Rumiko Takahashi fica com a primeira posição "válida" (e o segundo lugar na ordem de leitura, contando Aozakura em primeiro) nessa TOC. A obra, cuja segunda temporada do anime ainda está em exibição, segue em situação estável e sem correr riscos.

02. Major 2nd: Enfim Major 2nd, que tem vendas pouco maiores que 300 mil cópias por volume, volta a ser ranqueado em posições altíssimas (ou seja, entre os cinco primeiros). O potencial da continuação de Major é grande e a obra pode render ótimos frutos para a revista e a editora Shogakukan se o êxito da obra for bem administrado.

03. Dagashi Kashi: Depois de algumas posições mais medíocres (embora tenha sempre se mantido no Top 10), Dagashi Kashi volta a ser ranqueado entre os cinco primeiros. O mangá tem uma ótima média de vendas para um gag mangá (pelo menos 250 mil cópias vendidas por volume, se vosso autor não se engana).

Página Colorida: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari


04. Be Blues!:  Outra posição boa de Be Blues!, obra de futebol que consegue vender em sete dias pelo menos 40 mil cópias por volume, uma boa média para os padrões da revista e sinal de que em mais tempo a obra alcança a média de 100 mil cópias vendidas por volume.

05. Amano Megumi wa Suki Darake!: Uma surpresa positiva para a obra (e nem tanto para a revista): o mangá apareceu na 41° posição no Ranking Oricon de Vendas de Mangás entre os dias 13 e 19 de junho de 2016 (que pode ser conferido nesse link), tendo vendido aproximadamente 19,5 mil cópias. A média não é boa mas é importante destacar que o volume foi lançado no dia 18, no final da semana, e que ficou acima de Tokiwa Kitareri!! no mesmo ranking,

06. Detective Conan: É isso mesmo que vocês estão vendo, caros leitores. Nessa edição Conan surpreendentemente escorregou no quiabo e ficou numa posição fora do Top 5. E ainda foi apenas o nono na ordem de leitura. Isso torna essa TOC um milagre bem atípica, não é, caros leitores? Mas isso foi só um acontecimento inusitado mesmo, tanto que Conan será a capa da revista na próxima edição mesmo.

Página Colorida: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai

07. Hatsukoi Zombie: Recentemente o mais novo volume de Hatsukoi Zombie foi às vendas. Presume-se que tenha vendido no máximo 14 mil cópias em três dias (a obra não entrou no Ranking Oricon de Vendas de Mangás).

08. Souboutei Kowasubeshi: Por enquanto essa foi a posição mais baixa que esse novato, de autoria de Kazuhiro Fujita (o mesmo do clássico mangá Ushio to Tora), foi ranqueada. Foi também a 12ª obra na ordem de leitura. Vale lembrar que os editores estão confiando bastante no êxito da obra, torcendo para que seus volumes consigam vender mais que a média da maioria das obras da Shonen Sunday.

09. Tokiwa Kitareri!!: No último Ranking Oricon, a obra, que teve volume novo lançado no dia 18 (se vosso autor não se engana), vendeu 17,7 mil cópias, ocupando a 47ª posição. É uma média boa considerando que a obra chega a vender pelo menos 70 mil cópias por volume. Mas é curioso que ficou abaixo de Amano Megumi.

10. Maou-jou de Oyasumi: Essa décima posição trata-se do primeiro ranqueamento válido do novato Maou-jou de Oyasumi. Não foi uma posição muito elevada mas ainda é muito cedo para julgar a situação da revista. Fora que os editores parecem estar confiantes com o êxito da obra, que irá ganhar a página colorida principal na próxima edição.

Página Colorida: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai


MEIO DE TABELA:

11. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Com o tempo Nanoha, que antes raramente aparecia no meio da tabela, começou a parecer com uma frequência relativa nessa área das TOCs. O mangá de comédia segue tendo uma recepção positiva por enquanto. A curto prazo a obra não parece estar em risco. A longo prazo, por ora ainda é preciso esperar para analisar com mais calma, mas aparentemente também não aparenta estar sob grande ameaça.

12. Akatsuki no Tyrant: Apesar de algumas posições medíocres/baixas, Akatsuki no Tyrant ainda tem chances de se firmar (embora seu desempenho nas vendas de volumes não seja alto). Na próxima edição a obra ganhará uma página colorida, para divulgar o lançamento de seu mais recente volume (que já aconteceu).

13. Tenshi to Akuto!!: Mangá que varia bastante suas posições em muitas TOCs, dessa vez a variação foi pequena: desceu uma posição, tanto tendo consideração com os ranqueamentos válidos (da 12ª posição pra 13ª posição) quanto tendo consideração a ordem de leitura (da 18ª posição pra 19ª posição). A situação da obra segue estável, embora não seja um dos mangás mais rentáveis do plantel.

14. Keijo!!!!!!!!: Mais uma vez Keijo!!!!!!!! aparece fora do bottom em uma posição ainda assim baixa (que está sendo praticamente sua nova casinha em 2016). Acredita-se que os baixos ranqueamentos de Keijo!!!!!!!! sejam questão editorial, já que a obra tem até anime anunciado.

15. Saike Mata Shite mo: Saike, que é publicado de forma "irregular", isto é, em partes planejadas, segue em situação estável na revista. Inclusive, mesmo não estando ameaçada, a obra ainda nem sequer foi ranqueada no bottom nas edições mais recentes em que fui publicada (sendo que muitos mangás estáveis já passaram por lá).

Página Colorida: Joujuu Senjin!! Mushibugyo


BOTTOM:

16. Hayate no Gotoku!: Hayate, que já tem mais de 500 capítulos publicados, está prestes a entrar em sua reta final, o que significará que uma das obras mais relevantes da Shonen Sunday nos últimos anos está prestes a dar adeus. O mangá, mesmo não tendo tanta força quanto antes, ainda consegue vender pelo menos 100 mil cópias por volume, superando a média de vendas de muita obra do plantel.

17. Fureru to Kikoeru: Novato que tem variado suas posições porém aparecido com relativa frequência no bottom. A obra parece não vender tanto por ora, o que pode prejudicar sua estabilidade no plantel.

18. Zettai Karen Children: Zettai pode não ter mais a força de antes, mas ainda é um veterano muito querido e respeitado por leitores e editores, estando numa situação bem estável. Ou seja, a obra só será finalizada por vontade do autor (pelo menos esse é o panorama por enquanto).

19. Denpa Kyoushi: Foi-se o tempo em que Denpa ficava ranqueado em posições boas ou quando suas piores posições costumavam geralmente ser alçadas ao meio de tabela. O mangá não está em situação de risco mas com a enorme quantidade de novatos promissores estreando e com o anime não expandindo muito as vendas dos volumes (apesar de ter sido um êxito em audiência) é possível notar que os editores deixaram Denpa um pouco de lado quanto aos ranqueamentos (mas de vez em quando o mangá do professor otaku ruivo ainda ganha uma página colorida).

20. Charactimes Golden: Vosso autor já estava prevendo que isso pudesse acontecer... E enfim aconteceu: Charactimes Golden foi cancelado e vai embora de mala e cuia da revista. A obra não termina com o saldo de mal-sucedida (a primeira fase da obra, Charactimes, era bem recepcionada). Boa sorte ao autor em sua próxima empreitada.


Bem, pessoal, e assim termina mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday. Mas antes de finalizar a matéria deixo aqui as fotos para as quais a belíssima Rena Takeda posou para essa edição (também atualizei a análise da TOC #30 da Weekly Shonen Magazine com fotos de Mitsuki Takahata).







Agora sim...
Até a próxima!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...