sábado, 16 de julho de 2016

Análise: Orange (Episódio 02)


Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é Diego Felipe e trago pra vocês a análise do segundo episódio do anime de Orange.
Lamento pela demora para lançar a análise do episódio e espero que isso não se repita (pelo menos com frequência). Mas pelo menos a análise saiu.

A análise do primeiro episódio pode ser conferida clicando nesse link. Já a análise do segundo episódio pode ser lida logo abaixo.



ATENÇÃO: Em razão de evitar passar spoilers ao público os acontecimentos do episódio ficarão abaixo na análise.


A ANÁLISE

Após um primeiro episódio bem-feito, a expectativa era, ou melhor é, de que os episódios seguintes mantenham o mesmo bom nível de qualidade apresentado no episódio inicial. A julgar pelo episódio 02 a tendência é que o anime tenha boas chances de manter uma adaptação de alto nível.


A obra segue apresentando uma boa sintonia entre roteiro, trilha sonora, animação e dublagem, que são fatores essenciais para que uma obra seja bem-sucedida. E nesse episódio, de quebra, ocorreram mais cenas de belas paisagens e ambientações, um dos pontos positivos da obra.

Tal sintonia citada ajuda a passar para o espectador as situações cômicas, dramáticas ou menos impactantes da obra, garantindo uma comodidade maior tanto para quem leu o mangá (que vê que a obra está sendo bem adaptada, pelo menos por enquanto) quanto para quem está vendo a história pela primeira vez.

Com relação ao desenrolar da história, o episódio 02 foi bastante significativo, pois explica bastante sobre os problemas do Kakeru, tais problemas que quem já leu o mangá sabe que serão abordados de forma muito delicada mais pra frente (e aqui também nas análise de episódios). É interessante notar também como o anime sabe abordar de forma bem fluída situações do cotidiano, como a espera de Naho pelo término das aulas antes do almoço ou o jogo de futebol que serviu de teste para o Kakeru. Situações simples, mas que acabam funcionando eficientemente para um desenvolvimento calculista do enredo.

Como aspecto negativo, por ora fica apenas a abordagem dos personagens Hagita e Takano, que parece ser mais intensa no mangá. No entanto é preciso lembrar que os dois personagens terão momentos mais importantes no decorrer da obra e que mesmo com o problema citado eles ainda estão em evidência como personagens relevantes para o desenvolvimento da obra.


Nos próximos episódios será possível compreender maiores detalhes sobre a vida do Kakeru e seu destino 10 anos no futuro, além de compreendermos melhor o impacto da amizade do sexteto de personagens principal em suas próprias vidas e a relação de problemas da juventude: timidez, escolhas, tristeza, busca por amizades, dentre outros temas.


Bem, pessoal, assim termina a análise do segundo episódio de Orange. Pra quem não quer tomar spoiler lendo o resumo do episódio...
Até a próxima!


HISTÓRIA DO EPISÓDIO


A primeira cena do episódio apresenta Naho lendo a carta enviada do futuro, se deparando com a informação de que Kakeru "não está mais conosco 10 anos no futuro", o que a deixa bastante reflexiva.

A carta informa que Kakeru não levava marmita porque sua mãe não preparava a marmita pra almoçar (essa informação se mostrará uma pista para uma informação importante sobre o personagem mais tarde), e que Naho se ofereceu para levar uma no dia seguinte. Também há a informação de que Kakeru entraria para o clube de futebol.

De fato, numa partida de teste Kakeru acaba fazendo um gol com assistência de Suwa, que impressionado o convida para entrar no clube de futebol (como anunciava a carta). Kakeru aceita mas como membro temporário. E realmente Naho acaba decidindo levar uma marmita para o garoto no dia seguinte.

Em casa, após o jantar, Naho lê mais sobre a história de levar uma marmita e nota outro arrependimento que sua "eu do futuro" teria: ela desistiu de preparar o almoço dele no dia 24.  A carta pede para que ela faça diferente e prepare esse almoço. Mesmo com sua mãe estranhando, ela realmente faz a marmita.

Na hora do almoço, no entanto, Kakeru vai pra cantina e ela acaba não conseguindo entregar a marmita. Notando que tem algo pesado em sua bolsa ela se oferece pra ajudá-la com o peso mas ela hesita e a situação cria um clima negativo.

Ela tenta se desculpar mais tarde e ambos acabam indo embora juntos pra casa (o que faz Suwa deixar os dois sozinhos). Eles acabam conversando no caminho e vão passando por um parque. Em um momento de desabafo Kakeru acaba desabafando sobre porque ele faltou por um bom tempo após o primeiro dia de aula.

Sua mãe estava doente e precisava que ele a levasse ao hospital após o primeiro dia de aula. No entanto ele não foi tão cedo pra casa porque estava com Naho, Suwa, Hagita, Azusa e Tanako. Debilitada e fragilizada, ela acabou se suicidando. Kakeru teve que se ausentar da escola para cuidar do funeral e de assuntos pessoais.


Também fica revelado de que, antes da morte da mãe, Kakeru havia prometido a ela não participar de nenhum clube na escola (fica implícito que provavelmente para ajudá-la a se tratar). Nisso, Naho reflete o motivo do porque a carta recomendava que Kakeru não fosse convidado para sair com Suwa e companhia.

Saindo do parque, Naho acaba criando coragem e enfim entrega a marmita para Kakeru, que acaba conseguindo ficar menos desolado e, mais alegre, agradece a garota, que se compromete a fazer a marmita dele todos os dias.

O fim do episódio vai para o período de 10 anos no futuro, onde Suwa, Naho (segurando no colo seu filho com Suwa), Hagita, Azusa (esses dois viriam a se casar no futuro) e Takano estão reunidos para uma viagem a carro.

Ambos estão indo visitar o túmulo de Kakeru. Naho, em uma narração em off, esclarece que aos 17 anos Kakeru se envolveu em um acidente e faleceu. "Enquanto isso" a Naho do tempo presente decide salvar Kakeru.


Bem, pessoal, assim termina (mesmo) a matéria do segundo episódio de Orange.
Até a próxima!




0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...