sexta-feira, 15 de julho de 2016

TOC #33 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Souboutei Kowasubeshi

Olá a todos vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago a vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday


Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

O índice da edição pode ser conferido logo abaixo, pessoal. Nada como não lançar a análise antes de segunda-feira, não é mesmo?


TOC #33 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Souboutei Kowasubeshi (Capa, Página Colorida Principal)
01. Detective Conan
02. Major 2nd
03. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru
04. Saike Mata Shite mo (24 pg.)
Kyoukai no Rinne (Página Colorida)
05. Magi
06. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
07. Dagashi Kashi
Fureru to Kikoeru (Página Colorida)
08. Komi-san wa Komyushou Desu
09. Akatsuki no Tyrant
10. Maou-jou de Oyasumi
11. Amano Megumi wa Suki Darake!
12. Oni wo Tadorite Ikuseisou
13. Keijo!!!!!!!!
14. Tokiwa Kitareri!!
15. Tenshi to Akuto!!
16. Be Blues!
17. Hatsukoi Zombie
18. Hayate no Gotoku!
19. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
20. Denpa Kyoushi
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (retorna em breve) e Zettai Karen Children (retorna em breve)
- EM HIATO: Arata Kangatari (sem previsão de retorno) e Gin no Saji (sem previsão de retorno)

PRÉVIA DA TOC #34 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Hello Project Jisedai Ace
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Tenshi to Akuto!!
- PÁGINA COLORIDA: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru
- AUSENTES: Keijo!!!!!!!!
- EM HIATO: Arata Kangatari (sem previsão de retorno) e Gin no Saji (sem previsão de retorno)


OBRAS NÃO-RANQUEADAS / AUSENTES


Souboutei Kowasubeshi: Recebeu a capa e a página colorida principal nessa edição para divulgar o lançamento do Volume 1. Obra anunciada com pompa, foi bem recepcionada e fica a torcida dos editores para que a boa recepção se converta em boas vendas.
SITUAÇÃO: Seguros, sem riscos de cancelamento.

Kyoukai no Rinne: Ganhou página colorida. É uma obra que vende razoavelmente e continua segura.
SITUAÇÃO: Seguros, sem riscos de cancelamento.

Fureru to Kikoeru: Ganhou página colorida. A obra não pega posições muito notórias na ordem de leitura, o que pode significar que a sua recepção está morna. Porém também é possível que por não ter uma temática tão acessível a leitores mais jovens os editores prefiram deixar a obra em posições baixas. Aparentemente a obra não vendeu muito em seu primeiro volume.
SITUAÇÃO: Relativamente Seguro (Ainda é instável).

Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Novato que estreou recentemente e foi bem recepcionado inicialmente. Agora Aozakura precisará manter essa boa recepção e ter boas vendas nos volumes para se garantir no plantel.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Arata Kangatari: A obra está em hiato desde fevereiro de 2013. Até agora a autora (Yuu Watase) não retornou para continuar a obra. Vale lembrar que Yuu Watase é uma autora de muitos mangás e one-shots lançados, a imensa maioria na demografia shoujo.
SITUAÇÃO: Incógnita

Gin no Saji: A obra até teve três capítulos lançados esse ano porém voltou pro hiato. A autora Hiromu Arakawa (a mesma de Fullmetal Alchemist) está se dedicando à Arslan Senki, na Bessatsu Shonen Magazine.
SITUAÇÃO: Muito Seguro (Será finalizado mais pra frente, quando sair do hiato)

Zettai Karen Children: Mangá veterano publicado há pouco mais de uma década. Mesmo não estando mais no pico de sua popularidade ainda tem vendas razoáveis para os padrões da Shonen Sunday e deve ser mantido até o autor decidir finalizar a obra.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


TOP 10:

01. Detective Conan: Como quase sempre Detective Conan pintou em primeiro lugar. Nenhuma surpresa até aqui, a obra é muito rentável, seja pelas vendas dos volumes, seja pela audiência do anime, seja pelos filmes animados que dão boas bilheterias, seja pelos gadgets relacionados à obra... 
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente.

02. Major 2nd: Recentemente saiu um comercial animado anunciando o lançamento do volume 5 de Major 2nd. Esse comercial pode ser visto clicando nesse link. Em cinco volumes a média de Major 2nd já supera a da maioria dos obras da revista e o mangá já é um dos pilares da Shonen Sunday.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

03. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru: Mangá novato que já chegou a ganhar duas capas (uma na estreia e outra ainda no quinto capítulo). Os editores tem muita fé no êxito da obra a longo prazo. Por ora conseguiu uma boa recepção dos leitores, algo que deve se manter por ora.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

04. Saike Mata Shite mo: O autor Tsubasa Fukuchi vem entregando uma boa sequência de capítulos e não tem pausado a publicação da obra. Isso pode ser tanto pela necessidade da Sunday do autor publicar mais capítulos quanto a possibilidade de Saike estar em uma fase muito significativa de seu enredo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

05. Magi: Apesar da queda nas vendas dos volumes a média de vendas de Magi ainda o mantém como um dos pilares da revista (seus volumes mais recentes ainda conseguem superar 500 mil cópias vendidas, ainda que com maior dificuldade). A obra está em seu arco final e seu possível fim deve deixar a Shonen Sunday preocupada em achar o quanto antes um novato rentável o bastante (mesmo com Major 2nd já chegando a média de 300 mil cópias vendidas e o aumento nas vendas de Dagashi Kashi).
SITUAÇÃO: Muito Seguro (será encerrado naturalmente mais pra frente).

06. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Mangá de comédia que continua sendo bem recepcionado na revista. Nessa edição ficou acima de outros dois mangás de comédia: o popular Dagashi Kashi e o novato Komi-san wa Komyushou Desu. Parece uma boa estratégia para atrair nessa edição os leitores que gostam de obras de comédia.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

07. Dagashi Kashi: O gag mangá está em situação muito boa, tendo um bom aumento nas vendas após um anime (não será surpresa se anunciarem uma segunda temporada). Com vendas de no mínimo 250 mil cópias por volume a Sunday conseguiu ao menos diminuir um pouco o seu estado de crise com a melhora nas vendas de Dagashi Kashi.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

08. Komi-san wa Komyushou Desu: Gag mangá que estreou a pouco tempo. É possível que Komi-san não se torne uma obra muito rentável (muitos gag mangás não vendem muito). Porém isso não quer dizer que não podemos ter surpresas, como aconteceu com Dagashi Kashi.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

09. Akatsuki no Tyrant: Akatsuki ora pega posições relativamente boas, ora posições baixas. A obra (ao menos aparentemente) não vendo muito. Akatsuki não deve ser cancelado a curto prazo mas sua permanência a longo prazo pode não ser tão assegurada. É esperar pra ver como será o rendimento da obra.
SITUAÇÃO: Relativamente Seguro (Ainda é instável).

10. Maou-jou de Oyasumi: Obra novata, começou bem-recepcionada aparentemente. Mas ainda é cedo pra dizer se sobreviverá, apesar das expectativas aparentemente positivas. É torcer pra que não só Maou-jou como outros novatos se mostrem um acerto não só em crítica mas em vendas de volumes.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.


MEIO DA TABELA:

11. Amano Megumi wa Suki Darake!: Já é evidente que Amano Megumi se estabilizou no plantel e fez valer a pena a transferência do mangá vindo da Shonen Sunday Super. Não é que seja um resultado fenomenal nas vendas, mas consegue chegar por enquanto a pelo menos umas 60 mil cópias por volume no total (mais do que muitas obras da revista, como Hatsukoi Zombie).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Oni wo Tadorite Ikuseisou: Primeiro ranqueamento válido (na forma de análise do blog) para Oni wo Tadorite Ikuseisou. A posição do novato não foi alta, mas isso não é um mau sinal (até porque, na edição passada esse novato ganhou a página colorida principal). É esperar pra ver como será o nível de sua recepção.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

13. Keijo!!!!!!!!: A obra pega muitas posições medíocres e/ou baixas porém goza de certa popularidade. Com um anime anunciado para perto do fim do ano (provavelmente estreia em outubro) pode-se dizer que Keijo!!!!!!!! passa tranquilamente de 2016 e, se o anime fizer sucesso, deve encontrar um cenário estável em 2017.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

14. Tokiwa Kitareri!!: Obra com vendas boas, Tokiwa consegue atrair uma boa quantidade de leitores independente da posição em que for colocado na ordem de leitura. A obra é promissora e, se ganhar um anime mais pra frente, pode expandir sua rentabilidade na revista, podendo até mesmo passar da média das 100 mil cópias vendidas por volume se o anime tiver efeito positivo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

15. Tenshi to Akuto!!: Obra em situação estável na revista. Não vende muito (como muitas obras do plantel) mas vende razoavelmente para se manter. Irá ganhar a página colorida principal na próxima edição.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


BOTTOM:

16. Be Blues!: A obra de futebol consegue vender em uma semana 40 mil cópias por volume, um feito muito bom e que garante que a obra fique um bom tempo sendo publicada. Não se descarta a chance de um anime mais pra frente, embora por ora pareça difícil algo assim ser anunciado.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Hatsukoi Zombie: Posição atipicamente baixa de Hatsukoi Zombie, que geralmente fica em posições boas/medianas. Mas isso não é nada preocupante, foi apenas uma decisão editorial de dar uma posição baixa a Zombie em um capítulo específico. A obra (pelo menos por ora) não vende muito seus volumes mas vende o bastante pra estar segura.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

18. Hayate no Gotoku!: Hayate teve sua reta final anunciada, ainda que a obra não venha a ser encerrada em 2016 (porém isso pode acontecer em 2017). Hayate, mesmo não tendo mais tanto impacto quanto antes, ainda vende bem (consegue chegar perto da marca das 100 mil cópias por volume) e também mantinha o carinho dos leitores. Mas o autor Kenjiro Hata não deve demorar a voltar à revista, já que pretende retornar ao (mensal) Ad Astra Per Aspera.
SITUAÇÃO: Seguro, será encerrado naturalmente mais pra frente.

19. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibugyo por um lado ainda tem uma certa atenção dos leitores e seu desempenho em vendas é razoável. Porém a obra já não tem a força de outrora (no ano passado mesmo Mushibugyo parecia ser mais resistente). Com o tempo o espaço de Mushibugyo vai ficando pequeno no plantel. A obra não deve ser cancelada, mas pode ser que o autor comece a planejar a reta final da obra.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser finalizado naturalmente mais pra frente).

20. Denpa Kyoushi: Faz tempo que Denpa tem pego posições baixas. É possível que a obra esteja se aproximando de sua reta final ou apenas está pegando posições baixas porque os editores preferem dar atenção aos novatos, já que Denpa continua com vendas estáveis independente de sua posição nas ordens de leitura.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode estar sendo finalizado naturalmente).


Bem, pessoal, e assim termina mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima.



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...