quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Seikimatsu Occult Gakuin



Seikimatsu Occult Gakuin(Occult Academy) é um anime de 13 episódios, produzido pelo estúdio A-1 Pictures e que teve sua estréia em Julho de 2010, a história gira em torno da Academia Waldstein, uma escola especializada em ensinar sobre o ocultismo(desde o fundamental até o ensino superior u.u) que ficou conhecida como a Occult Academy devido a enorme quantidade de acontecimentos paranormais que se passam dentro de seus portões.


Ok, a sinopse acima é bem vaga e não dá muito a entender sobre como é a história ou quais são seus atrativos, mas entenda durante muito tempo isso foi tudo que eu sabia acerca de Seikimatsu occult gakuin e devido a pouca informação eu acabei por julgar mal o anime escolhendo deliberadamente negligenciá-lo sem dar a ele a devida atenção. Por isso escolhi tentar dar a você leitor a mesma impressão que eu tive inicialmente, para depois tentar desmenti-la.

Exemplificando de forma simples minha idéia original sobre o anime ficaria mais ou menos assim: "Então é uma escola de ocultismo aonde provavelmente um aluno vai se envolver em mistérios envolvendo fantasmas e coisas do tipo? Chaaatooooo!!!!! " Graças a essa idéia errônea eu quase perdi a chance de ver um anime muito bom, mas não tem jeito, imagino eu que você leitor também teria uma impressão semelhante se tivesse somente meu primeiro parágrafo como base, já que só de saber que a história se passa numa escola já somos tomados de assalto pelo pensamento básico: "Clichê!! "
Como eu achava que seria minha reação ao ver o anime.


Entretanto querido leitor é agora que devo desmentir meu preconceito inicial ao dizer que o anime em questão surpreende justamente pela falta de clichês, por exemplo, é só citar os protagonistas da história, que é de se imaginar serão estudantes da academia que funciona como centro da trama, mas não, não são!(bem, uma delas se torna aluna depois, mas isso não recebe muito enfoque e sua vida escolar não é em momento algum destacada como algo importante para a história) Pois o casal de protagonistas são respectivamente, Maya a filha do falecido diretor que pretende destruir a escola por considerá-la a causa da separação de seus pais e do rompimento de laços com seu pai, e Uchida Fumiaki(a.k.a. Bunmei, a.k.a. Abe Minoru) um viajante do tempo que foi enviado ao passado para deter uma invasão alienígena que teve origem na academia Waldstein e para isso se disfarça como professor.
Como realmente foi minha reação.


Viu só, de um mau juízo sobre o anime quase se perde a chance de ver uma história interessante com personagens consideravelmente profundos e bem desenvolvidos, a começar por Maya, que poderia facilmente carregar o anime nas costas só pelo seu carisma e seus dilemas que nos levam a gostar da personagem e talvez até a nos identificarmos com ela. O pai de Maya(falecido diretor da academia) era obcecado pelo oculto e graças ao sonho de criar uma escola de ocultismo acabou por negligenciar sua família, sendo essa a causa da separação de seus pais Maya passa a odiar o oculto(que antes era sua paixão, assim como seu pai) repetidamente afirmando que tudo não passa de mito.


Por outro lado temos Bunmei, se Maya poderia carregar o anime nas costas com Bunmei seria o contrário, pois sua falta de carisma é assustadora. O melhor aproveitamento dele dentro da história se mostra na minha concepção como par romântico de Maya, pois é interessante a maneira como a relação entre eles é construída tendo como fator de partida o passado de ambos, é uma construção lenta e fluida e que não parece em momento algum forçada. 
Maya e Bunmei analisando uma vaca morta(?)


Ainda falando sobre os personagens vale citar alguns coadjuvantes que desempenham bons papeis dentro do anime como as amigas de Maya: Ami e Kozue, com personalidades distintas e tendo cada uma o seu momento de destaque, se mostram bem interessantes cada uma a seu jeito(em especial a kozue, com o dilema do pequeno príncipe).  Além delas se fazem presentes na história dois personagens de suporte bem legais, JK o adivinho e Smile o mecânico, os dois individualmente não tem grande destaque, mas na interação entre eles surgem algumas boas cenas cômicas além de servirem de suporte para o roteiro de vez em quando(aparecendo convenientemente em certos lugares quando o roteiro precisa).
JK e Smile.

O que posso dizer acerca do plot de Seikimatsu Occult gakuin é que ele caminha a passo lento, mas firme, com bons episódios individuais repletos de representatividade e contexto e se você não chorar durante os episódios da Akari, é porque você é um monstro insensível(sim você vai ter que ver o anime pra saber do que estou falando). Minha principal critica sobre o enredo seria com relação aos episódios finais que me pareceram muito corridos e mal planejados, o grande número de informações passadas neles acaba tornando muito difícil de os engolir e digerir, parece que o roteirista foi levando a história a um ritmo lento só pra no final jogar tudo aquilo que faltava mostrar na sua cara de uma só vez, quebrando totalmente a imersão do espectador que já estava acostumado aquele ritmo lento.

Melhor personagem!

Não sou grande entendedor de animação, na verdade poderia dizer que quase não tenho conhecimento nenhum para julgar algo do tipo, mas como me dispus a escrever esse texto sobre um anime eu gostaria de dar minha opinião pessoal acerca da animação em pauta, então em caso de discordância de opinião sinta-se livre para comentar. Sem me estender muito, a animação é boa. Principalmente no quesito expressões faciais, que dão um show a parte se tornando uma das características mais marcantes do anime. Eu poderia criticar a paleta de cores(não sei nem se esse é o termo correto) por utilizar quase sempre cores foscas e sem vida mas sinceramente não acho que esse seja um grande demérito, e talvez seja proposital por parte da equipe técnica, para talvez ajudar na imersão ou tenha alguma representatividade que eu não peguei, enfim, sem grandes criticas sobre a animação.
Um show de expressividade.


 Bem o texto ficou bem grande então termino por aqui, esteja convidado a indicar o post para seus amigos, vizinhos, avós etc. E não esqueça de comentar o que achou do texto ou do anime(caso tenha visto)  sua participação é sempre bem vinda. :D

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...