terça-feira, 20 de outubro de 2015

TOC #46 da Weekly Shonen Sunday (2015)


Capa da TOC #46: Rena Takeda


Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é Diego Felipe e esta é a TOC #46 da Weekly Shonen Sunday.



E parece que vamos ter mais mudanças na Weekly Shonen Sunday. Parece que estão passando a foice nos gag mangás mal-sucedidos. A vítima da vez foi Lettuce 2-kobun no Suteki. E tem também estreia nova essa semana: Hatsukoi Zombie, que não ganhou capa mas teve página colorida.

Bem, sem mais delongas e deixando os maiores detalhes mais pra frente, vamos à TOC.


TOC #46 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY
1. Major 2nd
2. Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto
3. Kyoukai no Rinne
4. Denpa Kyoushi
5. Hayate no Gotoku!
6. Heavens Runner Akira
7. Zettai Karen Children
8. Daga Shikashi
9. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
10. Be Blues!
11. Tokiwa Kitareri
12. Ane Log
13. Tenshi no Act!!
14. Keijo!!!!!!!!
15. And-Pair
16. Saezuri High School OK-Bu!
17. Tutti!
18. Lettuce 2-kobun no Suteki (Capítulo Final)
19. Charactimes Golden
20. Area D

Capa: Rena Takeda (atriz)
Páginas Colorida: Hatsukoi Zombie (Estréia)
Ausentes: Detective Conan, Magi, Oiishi Kamishama, Saike Matashitemo, Birdmen, Ad Astra Per Aspera, Gin no Saji, Arata Kangatari, Yugami-kun niwa Tomodachi ga Inai, Imawa no Kuni no Alice


CAPA:
Apesar da estreia de Hatsukoi Zombie os editores fizeram diferente do que foi com Akatsuki no Tyrant na edição passada. Ao invés de ganhar destaque na capa da revista, quem apareceu na capa da revista, o estreante foi preterido por uma gostosa atriz japonesa, Rena Takeda. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

PÁGINAS COLORIDAS:
Se por um lado o estreante Hatsukoi Zombie não ganhou capa, pelo menos ganhou uma página colorida.

A sinopse oficial do mangá é essa:
"De acordo com Ryuu Yashiro, amigo de infância de Tarou Kurume, ele não está interessado em romance. Mas um dia, uma bola chutada por seu colega, Mei Ebino, atinge diretamente sua cabeça, deixando-o inconsciente. Quando Tarou acorda, uma garota aparece "sobre" ele".

Página Colorida: Hatsukoi Zombie

AUSENTES:
  • Detective Conan: Por ora parece ter sido apenas uma breve pausa do autor. Por enquanto a previsão é de que o mangá volte a ser publicado no mínimo já na próxima semana
  • Magi: A obra deve voltar na TOC #48, quando entrará em seu arco final. A autora deve estar se preparando para o fim do mangá.
  • Oiishi Kamishama: Mangá de Toru Fujisawa, autor de GTO. Sempre fecha as edições da revista quando é publicado. Às vezes o autor faz pausas nas publicações. Provavelmente volta na semana que vem.
  • Saike Matashitemo: Mangá publicado irregularmente. Está em hiato sem previsão de retorno.
  • Birdmen: Mangá publicado mensalmente. Próximo capítulo previsto para daqui a pelo menos uma semana.
  • Ad Astra Per Aspera: Mangá publicado mensalmente. Próximo capítulo previsto para daqui a pelo menos duas semanas.
  • Gin no Saji: Mangá em hiato sem previsão de retorno.
  • Arata Kangatari: Mangá em hiato desde o ano passado, sem previsão de retorno.
  • Yugami-kun niwa Tomodachi ga Inai: Mangá publicado irregularmente. Sem previsão exata de lançamento do próximo capítulo.
  • Imawa no Kuni no Alice: Mangá publicado mensalmente. Próximo capítulo previsto para daqui a pelo menos três semanas.


NÃO-RANQUEADO:

Akatsuki no Tyrant: O mangá ainda está em seu segundo capítulo e ainda é preciso esperar para saber como será a recepção dos leitores da Weekly Shonen Sunday para com a obra.

Não publiquei na TOC passada a sinopse oficial de "Akatsuki no Tyrant" mas aproveito pra postar nessa TOC de seu segundo capítulo:

"O protagonista da história é o mais forte, veloz e inteligente praticante de judô vivente. Ele é um tirano se ergue em revolta contra o atual mundo do judô. Existirá alguma forma de detê-lo? Essa é uma história de anti-judô para todos os esforçados."

TOP 10:

1. Major 2nd: Com a ausência de Detective Conan, foi a vez de Major 2nd ficar em primeiro lugar. A continuação do clássico "Major" vem conquistando os leitores atuais e mais antigos da revista, mostrando-se um acerto na revista, ainda mais com dois dos trêS principais pilares da Sunday (Magi e Gin no Saji) perto do fim.

2. Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto: Esse mangá é novato mas seu autor é experiente (isso é comum até demais na Sunday). É o mesmo de Kami nomi zo Shiru Sekai (em inglês, The World God Only Knows). Nanoha vem conquistando o público oriental, pelo menos o bastante para se manter sempre no Top 10 e pegando até o 2º lugar em algumas TOCs (#BatendoNaTrave). Enfim... Uma ótima posição desse mangá que mostra ser uma grande aposta dos editores.

3. Kyoukai no Rinne: É a posição mais alta que a obra da consagrada Rumiko Takahashi conseguiu recentemente. A obra teve uma primeira temporada em anime lançada esse ano e uma segunda temporada confirmada para o ano que vem, o que ajudará bastante a manter a obra em destaque na Weekly Shonen Sunday.

4. Denpa Kyoushi: O mangá do professor ruivo otaku tão cedo não vai decair de produção, ainda mais após um anime que, apesar da qualidade abaixo do esperado para um estúdio como a A-1 Pictures, foi bem de audiência, o que alimenta as chances de ter uma segunda temporada em anime (no entanto, essa parte já não é garantida).

5. Hayate no Gotoku!: A obra até que não esteve longe do Top 10 por tanto tempo (estava em 10º na TOC #40). Mas não ficava entre os cinco primeiros desde a TOC #30 (publicada em junho), embora tenha "batido na trave" ficando em sexto na TOC #34. O mangá tem ficado mais na metade de baixo da tabela mas ainda apresenta fôlego pra continuar firme na revista. E olha que o autor está se desdobrando pra publicar mensalmente também "Ad Astra Per Aspera"...

6. Heavens Runner Akira: O mangá não conseguia uma vaguinha no Top 10 desde a TOC #36/37. Ou seja, ficou 9 edições na metade de baixo da tabela (duas delas no bottom). O mangá costuma ser ranqueado na metade de baixo da TOC mas mostra estabilidade para estar fora de perigo. Em suma, é uma obra em que possivelmente os editores não vêem grande potencial mas mantém na revista.

7. Zettai Karen Children: O mangá aproveitou essa TOC que deu mais atenção à obras que ficam mais na metade de baixo das edições pra pegar uma posição acima de sua média. No entanto, Zettai é um veterano respeitado e querido na Shonen Sunday (recentemente até ganhou enquete de popularidade dos personagens). É publicado há 10 anos e tem 42 volumes lançados.

8. Dagashi Kashi: O terceiro volume da obra revelou que seu anime estreará em janeiro de 2016, pelas emissoras TBS e BS-TBS. O estúdio escolhido para a animação é o estúdio .feel (Oregairu.Zoku, Jinsei, Locodol, Minami-ke Tadaima), o diretor será Shigehito Takayanagi (Kanamemo, The World God Only Knows, Tokyo ESP), que também está colaborando com os roteiros de episódios de Yasuko Kamo (Galaxy Angel A, Kanamemo, Tokyo ESP). O design dos personagens fica a cargo de Kanetoshi Kamimoto (Burst Angel, Taishō Baseball Girls., Mushi-Uta) está a cargo dos desenhos dos personagens. Abaixo uma imagem prévia do anime:

Imagem prévia do anime de "Dagashi Kashi"


9. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Esse mangá já rendeu uma temporada em anime em 2013, um jogo de RPG em 2014 e 3 OVAs (sendo o último exibido em janeiro de 2015). Não se sabe se a obra poderá render mais (pelo menos em uma hipotética segunda temporada em anime). Mas nota-se que A Weekly Shonen Sunday tem investido em Mushibugyo, o que garante uma estabilidade maior à obra.

10. Be Blues!: A obra de futebol é veterana na revista. E, apesar da longa frente de capítulos, ainda há a torcida para ganhar um anime (não quer dizer que vai ganhar de fato, mas o mangá merece uma boa adaptação).

MEIO DA TABELA:

11. Tokiwa Kitareri: Ficou de fora do Top 10 em uma TOC em que mangás que ficam mais na metade de baixo (Hayate no Gotoku!, Heavens Runner Akira, Zettai Karen Children e Mushibugyo) pegaram posições mais altas do que o padrão. A obra está em uma situação segura e está conquistando os leitores da Weekly Shonen Sunday, além de estar com boas vendas nas cópias de seus volumes. É uma obra promissora do experiente autor de Shijou Saikyou no Deshi Kenichi, que vai conseguindo emplacar outra obra na revista.

12. Ane Log: Esse gag mangá estava pegando posições dentro ou próximas dos cinco últimos. Mas deu um salto maior nessa TOC. A obra completará 3 anos em dezembro e pelo menos por enquanto tem fôlego pra se manter em situação estável.

13. Tenshi no Act!!: Foi uma posição baixa para o rendimento que o mangá vem tendo mas não foi nada preocupante, já que nem sequer foi a pior posição em que o mangá já esteve (ficou em 15º na TOC #34). Provavelmente a obra voltará ao Top 10 na próxima TOC. O mangá está seguro na revista e esse ano já ficou quatro vezes em primeiro lugar (um feito que nem mesmo mangás mais experientes como Magi, Denpa Kyoushi e Kyoukai no Rinne conseguiram ainda nesse ano). Não quer dizer que seja o novato mais chamativo da revista (essa alcunha está cabendo a Tokiwa Kirateri), mas é sinal de que a obra tem potencial na visão dos editores e por isso segue firme na revista.

14. Keijo!!!!!!!!: A obra continua segura, embora não seja uma das mais chamativas da revista. Costuma ficar na metade de baixo das TOCs e só de vez em quando pinta no Top 10. Já a última vez que esteve no Top 5 foi na TOC #31 (pegou um 5º lugar).

15. And-Pair: Esse novato está na corda bamba. Com o cancelamento de Sensou Gekijou, Lettuce 2-kobun e as chances altíssimas de Ok-Bu! e Tutti! serem encerrados em breve o mangá não vai ter nenhum rival direto pra superar, o que significa que se o rendimento não melhorar a obra será cancelada.


BOTTOM 5:

16. Saezuri High School OK-Bu!: Mais uma vez no grupo dos 5 últimos. E é bem provável que seja cancelado. Nessa ediçao Lettuce 2-kobun no Suteki foi encerrado. Se Lettuce, que rendia um pouco mais e chegou a ficar no Top 10 na TOC #44, foi pra vala, imagina OK-Bu!, que nas últimas TOCs só ficou uma vez fora do bottom. A não ser que uma grande surpresa ocorra a obra deve ser encerrada em breve.

17. Tutti!: Esse mangá vai ser cancelado em breve. Seu desempenho não está sendo bom, ainda mais pra um novato. E sem conseguir esboçar uma reação, é só uma questão de tempo para a obra ser finalizada.

18. Lettuce 2-kobun no Suteki: E parece que a Shonen Sunday tá passando a foice nos gag mangás: Lettuce está cancelado. Semana passada a vítima foi Sensou Gekijou. E provavelmente na próxima TOC será OK-Bu!, que rendia menos que Lettuce. Boa sorte ao autor em sua próxima empreitada.

19. Charactimes Golden: Depois de duas TOCs no Top 10, Charactimes Golden, continuação de Charactimes, pega sua posição mais baixa na revista desde o início da segunda fase. Apesar da posição baixa, o mangá por enquanto está seguro e não correrá riscos se não repetir posições baixas com frequência muito grande.

20. Area D: Em último e fechando a revista (com a ausência de Oiishi Kamishama)... Parece uma posição muito ruim mas Area D é um mangá mais maduro, para o público mais velho da revista, e acaba sendo normal que pegue posições mais baixas. Então apesar do último lugar a obra segue segura na revista e possivelmente sairá do grupo dos cinco últimos).




Bem, pessoal, esse é o fim da análise da TOC #46 da Weekly Shonen Sunday. Até a próxima, galera!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...