segunda-feira, 18 de abril de 2016

Batman vs Superman: A Origem da Justiça


Duas semanas após o lançamento do filme que traria a guerra entre dois dos mais famosos personagens da DC, o homem-morcego Bruce Wayne e o líder da Liga da Justiça Clark Kent, eu finalmente pude assistir essa maravilhosa história que estaria para abordar aqui hoje. Felizmente, o filme não foi tão ruim quanto a crítica nos gerais estão abordando, que ao meu ver, estão sendo totalmente parciais ao esconder os lados bons e mostrar apenas a parte ruim. Mas nem tudo foi um mar de rosas, ou não deveria ser. Hoje vos darei a minha análise do filme que seria a iniciação à Justice League nos cinemas, além de trazer curiosidades e abordar a parte técnica também.


O filme Batman vs Superman — A Origem da Justiça (Nome original: Batman vs Superman — Dawn of Justice), dirigido por Zack Snyder, diretor de filmes como O Homem de Aço (Man of Steel, 2013) e Watchmen (2009), veio à estreia no dia 24 de Março de 2016, baseado nos quadrinhos da DC Comics, distribuído pela Warner Bros, sendo assim tratado como a continuação direta de Man of Steel, que é o reboot da série dos filmes de Superman nos cinemas.

O filme possuí cerca de 152 minutos de duração, e tem como roteiristas Bill Finger, Bob Kane, Chris Terrio, Jerry Siegel, Joe Shuster e David S. Goyer. Christopher Nolan, diretor da trilogia de filmes do Batman (2005 — 2012, tendo como títulos, Batman Begins, Batman The Dark Knight, Batman Dark Knight Rises), teve uma participação como produtor do filme, juntamente com o anteriormente citado David S. Goyer, Charles Roven, Emma Thomas, dentre outros.

O Filme arrecadou cerca de R$ 44 milhões e por volta de 2,5 milhões de espectadores em sua primeira semana, sendo o líder de vendas do momento. Porém, nos Estados Unidos da America (USA), o filme sofreu uma queda de 68,4% na arrecadação de renda durante o final de sua primeira semana, entre Sexta e Domingo. Suas vendas ficaram na frente até mesmo do filme em CG de alta qualidade da fabulosa Disney, Zootopia, que teve como diretor Byron Howard, sendo estreado no dia 17 de Março, aqui no Brasil.

Geral

Capa do filme.
Sinopse (oficial): Temendo as descontroladas ações de um super-herói quase Deus, o forte e formidável vigilante de Gotham City assume o papel do reverenciado salvador de Metrópolis, enquanto o mundo discute para decidir qual tipo de herói que realmente precisa. E enquanto Batman e Superman estão em guerra, uma nova ameaça surge rapidamente, colocando a humanidade em um perigo nunca antes conhecido.
Data de lançamento: 2016
Investimento em publicidade: Cerca de U$ 100 milhões
Retorno financeiro: Aproximadamente U$ 25 milhões em seu primeiro fim de semana 






Elenco

Elenco de Batman vs Superman e Suicide Squad juntos em uma foto.
Atuaram no total, 41 atores, contando com Herny Cavill (Homem de Aço), Ben Affleck (Daredevil) e Gal Gadot (Velozes e Furiosos 4), e como personagens secundários Jeremy Irons, Jesse Eisenberg, Amy Adams, e o promissor jovem Brandon Spink, que interpretou Bruce Wayne nas curtas partes em que ele aparece criança.

Henry Cavill

Henry Cavill
Henry Cavill interpretou o criptoniano Clark Kent, e o deus de Metrópolis, Superman. Em três anos, desde o lançamento de Man of Steel, Cavill conseguiu dobrar a sua massa muscular para a interpretação de Superman, em Dawn of Justice.
Os produtores afirmaram que, por conta dos trabalhos que teve no intervalo entre os filmes terem abordados temas de ação, Cavill manteve a musculatura que herdou de O Homem de Aço, o que tornou bem mais fácil o ganho de massa para o filme que iria interpretar. Porém, no filme em si, nada supera a poderosa presença de Ben Affleck, que interpretou Bruce Wayne, um milionário com ideais justiceiros, e o Batman, um dos alter-egos do detetive.

Ben Affleck

Ben Affleck.
Affleck trouxe uma visão mais velha de Batman no filme — Um homem degastado, cansado da luta de mais de duas décadas contra o crime, cético e cruel. Sua interpretação foi magnífica, se apresentando como um dos melhores Batmans da telona, e provavelmente o melhor Bruce Wayne já feito por qualquer ator.
Além da ótima interpretação, seu físico malhado e grandalhão, Ben trouxe aos fans do herói uma forte nostalgia, ao menos aos que viram a famosa série animada de Bruce Timm, Batman: The Animated Series (Comumente abreviada de Batman: TAS), o qual será o próximo tema no meu calendário de recomendações. Por conta do seu traje, diferente da série de Nolan, ser bem móvel e versátil, as cenas de ação como Batman ficaram muito bem interpretadas; De acordo com os produtores, o ator conseguiu de certa forma se "auto-dirigir", dando até uma "mãozinha" para Snyder, que não é lá o melhor diretor. Seu rosto e jeito de carrasco caiu muito bem no bilionário e protetor de Gotham City. 

Gal Gadot


Gal Gadot teve uma apresentação bem fraca, pois a personagem que incorporou no filme (Wonder Woman/Mulher Maravilha) aparece raramente, e avaliar sua atuação foi certamente difícil. Seu corpo se demonstra parcialmente adequado ao visual da Mulher Maravilha, pois mesmo tendo belas formas, e curvas quase caricatas, a atriz não possui a musculatura típica de uma guerreira, o que é um ponto fraco de sua atuação. Além disso, o perfil de rosto sírio e sua fisionomia não combinam com o aspecto britânico o qual a personagem remete.

Jeremy Irons e Jesse Eisenberg

Jeremy Irons, que representou Alfred, em sua versão mais velha.
Jesse Eisenberg e Jeremy Irons, que interpretaram, respectivamente, o vilão da história, Lex Luthor, e o mordomo do Homem-Morcego de Gotham, Alfred, tiveram seus papéis muito bem exercidos, mas os personagens em geral não foram bem abordados no filme, deixando um buraco quando o assunto é profundidade.
Zack Snyder, o diretor do filme, é apontado por muitos críticos como um diretor fraco, e que não sabe comandar os atores, e que deixa a impressão de ser algo extremamente forçado, vide a atuação de Henry Cavill em Man of Steel, que apesar de não ser ruim, em vários momentos fica nítido a falta de sentimento e orientação do ator ao interpretar o Superman.

Pessoalmente, eu vejo Zack Snyder como um bom diretor de cenas, e possivelmente de arte, mas como roteirista e diretor geral, ele não consegue exercer de forma eloquente seu trabalho. Mas não vamos jogar a culpa toda nele, não é? Afinal, até o consagrado Christopher Nolan deu seu dedo no filme.

Roteiro

O roteiro do filme foi executado por, basicamente, dois diretores principais, David Goyer (Elaborou o roteiro de Batman Begins, The Dark Knight e Man of Steel) e Chris Terrio (Vencedor do prêmio de melhor roteiro adaptado, pela Golden Globe Award, com o filme Argo), além de Bill Finger, dentre outros. No total, seis roteiristas participaram da criação da sequência de acontecimentos de Batman vs Superman: Dawn of Justice.

Saindo um pouco da questão técnica, o roteiro é onde o filme peca. Mesmo com o inserimento de Terrio na equipe no segundo tempo, que por sinal é um ótimo roteirista (Diga-se de passagem que é meio óbvio, o cara ganhou o Oscar p*rra :v), o roteiro ficou fraco, cheio de furos, e mal elaborado, além de claramente desrespeitar as suas raízes. Falando por mim agora, inovações e interpretações diferentes de personagens antigos é algo ótimo, porém somente se executado com maestria, e com capricho; Ao que me apetece, Ben Affleck foi o único a demonstrar uma nova face do herói que interpretou com estes atributos.

Mesmo com a ótima interpretação, e com uma auto-direção magnífica, algumas coisas deixaram a desejar quando o quesito é "essência" e "coerência" no Cavaleiro das Trevas deste filme. O super-herói que nos vemos hoje tanto em filmes, quanto em jogos, e em todas as massas de mídia, teve sua primeira aparição em Detective Comics #27, em maio de 1939, e contava com mais do que apenas o nome Bat-Man, e Cavaleiro das Trevas como nos referimos hoje em dia. O personagem já foi chamado de "O maior detetive do mundo", e exercia bem sua locução. Na série animada de Bruce Timm, o personagem tem o mair enfoque em ser um detetive, do que ser apenas um grande herói que estará lá para salvar as pessoas do bandido. Seu papel sempre foi e sempre deveria ser o de lutar contra o crime organizado, resolver enigmas que a polícia negligencia, e trazer ao cidadão de bem conforto, e ao meliante, o medo. Sua presença sempre se deu através do controle de seu próprio medo, e entendimento e manipulação do medo dos outros. O sentimento do que realmente deveria ser um Batman, além de apenas um homem vestindo roupa de morcego, foi demonstrada com punhos de aço na trilogia de Christopher Nolan, trazendo as reflexões que fizeram ele ser quem é de forma realista e profunda.

Porém, diferente do que vimos em 2005, com Batman Begins, o personagem interpretado por Ben Affleck se mostrou um Batman mais velho, violento, sem forças para continuar a caminhar, e vingativo. O problema é que, mesmo sendo uma visão interessante sobre o herói, seu papel se desvia um pouco. Ele parece ter medo no filme, de ser esquecido talvez, e parece não entender o que suas ações trouxeram para Gotham City. Por mais de duas décadas o personagem havia lutado contra o crime, e provavelmente ele já não tem mais perspectiva de mudança, pois as pessoas perderam seu medo em Batman, que era o que mantinha os criminosos com um pé atrás em cometer crimes — Visto que, uma vez que suas qualidades de vida sejam medíocres, eles não exitam em morrer num crime. Como mencionado em uma entrevista por um menor de idade que já estava no mundo do crime, "Se eu morrer, alguém vem e entra no meu lugar". Até então, essa é uma visão totalmente diferente da visão que nós tivemos, mesmo quando o assunto é a velhice de Bruce Wayne, que é demonstrado em Batman Beyond. Desta vez quem está velho não é Bruce, é o próprio Batman.

Porém, no meio dessa ótima adaptação, fica nítido o desvio de caminho que há no morcego — Algo que não é possível de ser explicado através do enredo. Batman é facilmente enganado por Lex Luthor, como o próprio afirma no filme, "Apenas umas cartas chamando ele de covarde, e umas explosões e o morcego está na minha mão". Não bastando ser um desrespeito às origens do herói, que se comportou como uma criança birrenta, Batman, assim como todos os outros, dançam na mão de Lex, que ao que parece, já havia recebido o calendário de heróis da DC. Eu tive a impressão no filme de que o personagem que foi interpretado por Jesse Eisenberg já sabia de tudo que iria acontecer, e estava apenas fingindo ao deixar o destino levar os acontecimentos. Seus dados foram facilmente rackeados por Batman, e em seu banco de cachê, haviam os símbolos e identidades dos heróis que fariam parte da Justice League, quase como se ele entregasse ao morcego de mão beijada tudo o que precisava para criar a organização o qual ele se opunha.
Vacilou com o filme, hein, Terrio?

Além disso, o filme contou com soluções rápidas, como a presença de Lois Lane no meio da luta contra o Apocalipse, a manipulação do computador de Kripto pela lábia de Lex Luthor, a presença de Wonder Woman no meio da luta, inexplicavelmente, e assim vai. Provavelmente o roteiro é a parte mais fraca do filme, e talvez uma das mais importantes. Mas mesmo assim, existem partes memoráveis e épicas, além de muitas qualidades também.

Considerações finais

Talvez por conta de não ter o melhor diretor, e ser sobrecarregado, tendo que ocupar ao mesmo tempo o papel de Batman vs Superman, iniciação à Liga da Justiça, e uma sequência de Man of Steel, o filme tenha ficado com pouco tempo e com uma má formação. Existem inúmeras cenas que se fossem apenas trocadas de lugar, faria o filme fazer mais sentido. Com inúmeros furos de roteiro, o filme trouxe aos fans da franquia um enorme número de enredos de diversas HQ's diferentes, em apenas um universo. Eu acredito que, numa linha de 0 à 100, Batman vs Superman tenha ficado na neutralidade, em aproximadamente 56~59, mas que mesmo assim vale a pena de ser visto. Lembre-se sempre que as análises geralmente abordam apenas a parte ruim do filme, então vá lá, e tire suas próprias conclusões ao assistir o filme. Nenhum filme é puramente ruim, mesmo que tenha muitos pontos negativos. Apenas o fato de ser um filme já dá a ele ao menos 1 ponto.

Referências e curiosidades

Ben Affleck esbarrou com Christian Bale, o clássico Cavaleiro das Trevas de Nolan, em uma loja de fantasias infantis. Ambos estavam lá para comprar fantasias para os seus filhos, e Ben pediu à Bale um conselho, e Bale respondeu-lhe: "Tenha certeza de comprar uma roupa que dê para fazer xixi".

Um repórter, logo após o lançamento de Batman vs Superman, decidiu comparar de forma irrisória, os seios da mulher maravilha e da atriz Gal Gadot. Recebeu como resposta o seguinte comentário: "As amazonas, como era a mulher maravilha, tinham apenas um seio para poder usar o arco-e-flecha de forma mais eficiente, então se eu decidisse interpretar ao pé da letra, seria meio problemático..."

Em uma cena de Eu Sou A Lenda, de 2007, quando o ator Will Smith está passando pela Times Square, é possível observar em um dos outdoors, o símbolo de Batman vs Superman, que consiste em um morcego dentro do triângulo com duas de suas pontas vetadas. Os produtores da Warner Bros, decidiram inserir o projeto como uma "piada interna", pois aquele poster havia sido feito apenas como uma brincadeira, e não como uma profecia.

O ator Jesse Einsenberg costumava andar fantasiado nos sets, para que seu visual "infantil" e com bastante cabelo não vazasse de forma não-oficial.

Conclusão

Enfim, espero que tenham gostado da postagem, e me perdoem por ela ter saído um pouco atrasada, mas a sobrecarga de informações que esta grande produção da Warner Bros possuía estava além dos meus limites, fora a minha agenda lotada, e a preocupação com a revisão e capricho do artigo. Se gostarem, não esqueçam de avaliar, e comentar se tiver algo de relevante ou alguma discordância. A DC Comics pode não ter tido o melhor filme de super-heróis do cinema, mas com certeza tem as melhores animações!
O bom e velho Batman The Animated Series, de Bruce Timm.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...