domingo, 3 de julho de 2016

Análise de Filmes #12 - Hakujaden (1958)

Pôster japonês original de Hakujaden

Olá para vocês, caros leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e estou trazendo mais uma análise de filmes para o blog. Dessa vez, ao invés de seguir analisando filmes ocidentais, vou analisar não um simples filme de animação japonesa mas sim um importante pioneiro: Hakujaden, também conhecido como A Lenda da Serpente Branca.

Hakujaden foi o primeiro filme de animação lançado a cores no Japão, tendo estreado em 22 de outubro de 1958 nos cinemas japoneses no período pós-Segunda Guerra Mundial. Também foi marcado como o primeiro anime a ser levado para exibição nos Estados Unidos, pelo cinema.

Bem, e assim se inicia a matéria.

Pôster em inglês do filme


FICHA TÉCNICA
Diretores: Taiji Yabushita e Kazuhiko Okabe
Produtor: Hiroshi Okawa
Roteiro: Taiji Yabushita e Shin Uehara
Estúdio: Toei Animation
Duração: 78 minutos
Data de Lançamento: 22 de Outubro de 1958 (Japão)
- Páis: Japão


A HISTÓRIA

Xiu Xian
A história se inicia quando o jovem Xiu Xian que, fascinado por uma serpente branca e, a compra em uma loja e a torna seu animal de estimação e sua amiga. Porém, por pressão dos habitantes mais velhos da região onde vive, ele é forçado a se livrar dela. Muito tempo se passa e, após uma tempestade forte, a serpente revela-se um espírito com poderes magicos e torna-se a bela moça Bai Niang.

Bai Niang
Mesmo após tanto tempo Bai Niang mostra-se apaixonada por Xiu Xian e busca reencontrá-lo. Ela não está sozinha: ela terá ajuda de Xiao Chin, um peixe que acabou se transformando numa jovem moça e servindo de amiga (e empregada) de Bai Niang. A aproximação de Bai Niang e Xu Xian é incentivada pelos dois novos animais de estimação de Xu Xian: Panda (um pequeno panda, tão gentil quanto corajoso) e Mimi (uma panda-vermelha - espécie parecida com uma raposa - bondosa porém um tanto medrosa).

Panda e Mimi (respectivamente)
No entanto, essa reaproximação terá como empecilho o monge feiticeiro Fa Hai, que acredita que Bai Niang seja um espírito maligno e perigoso e que deseja causar mal a Xiu Xian. Ele fará de tudo para afastá-lo de Bai Niang, que por sua vez lutará para que seu amor se concretize.

Fai Ha

A ANÁLISE

Xiao Chin
A história do filme tem base na lenda chinesa "Bai She Zhuan" (A Lenda da Serpente Branca), muito popular no folclore chinês. A ideia do roteirista Shin Uehara era fazer uma adaptação que conseguisse retratar de forma confraternizada a visão japonesa de uma história do folclore chinês.


A adaptação da lenda - que pode ser conferida clicando nesse link - ganha uma tonalidade mais infantil, em um estilo de animação mais parecido com o das animações da Walt Disney Pictures. Vale lembrar que ainda não havia a identidade dos animes como conhecemos atualmente, embora os mangás já estivessem mais próximos da identidade mais conhecida atualmente, principalmente graças a Osamu Tezuka (embora este já estivesse contribuindo muito para alcançar essa identidade).


Apesar das limitações da época, o trabalho de animação é primoroso e a história se mostra bem adaptada, com personagens carismáticos: seja o casal principal Xiu Xian e Bai Niang, a simpática (porém caricata) Xiao Chin, os mascotes Panda e Mimi (os dois são responsáveis pelos momentos mais leves da trama)...


Ainda sobre os personagens de Hakujaden, não dá pra deixar o antagonista Fai Ha passar batido. Vale ressaltar que, embora seja o rival a ser batido do filme, Fai Ha não é um vilão, mas sim alguém que não consegue compreender as boas intenções de Bai Niang e tenta proteger Xiu Xian dela por preocupar-se com o garoto. Outros antagonistas, que funcionam mais como vilões de curto prazo, são a gangue de animais ladrões, liderados por um porco branco fortão e imenso.

O porco branco, atrás de Mimi.
O projeto foi um marco para o período devido à numerosa quantidade de funcionários envolvidos (pouco mais de 13.500 integrantes). A obra foi concluída em oito meses. A animação japonesa, à época, ainda estava em desenvolvimento. Isso pode ser notado pelo fato dos personagens não movimentarem muito seus lábios nas cenas do filme.
Bai Niang (em sua forma de serpente)
Outro fator notório é que o filme conta com apenas dois dubladores: Hisaya Morishige (para os personagens masculinos) e Mariko Miyagi (para as personagens femininas). Morishige (1913-2009) viria a interpretar o personagem Okkoto-nushi no filme "Mononoke Hime", de 1997. Já Mariko Miyagi (nascida em 1927 e ainda viva) integrou o elenco da dublagem da adaptação japonesa de "A Pequena Sereia", de 1975, interpretando o golfinho Fritz.

Mais uma curiosidade é a presença do consagrado diretor Rintarou, que foi animador-assistente nesse filme. À época, Rintarou tinha apenas 17 anos (atualmente tem 75). Rintarou se consagrou na história da animação japonesa por filmes animados como Harmagedon (1983), Kamui no Ken (1985) e - principalmente - Metropolis (2001). Este último é uma adaptação do mangá de Osamu Tezuka publicado em 1949.

Hakujaden pode não ser uma obra tão conhecida pelos ocidentais, porém tem uma relevância histórica na animação japonesa. Inclusive, há um monumento do filme na Cidade de Nerima, na região de Tóquio, que pode ser conferida abaixo.
Monumento a Hakujaden na Cidade de Nerima, Tóquio
Por fim, com uma história simples e simpática, o filme em si pode não ser tão marcante ou memorável para o público moderno, mas foi um grande passo para a história da animação no Japão, ficando marcado e sendo até hoje respeitado pelos nipônicos.


Bem, pessoal, assim termina mais uma análise de filmes para o Fênix no Sekai. Aos interessados em baixar o filme de Hakujaden, sugiro acessarem esse link.

Até a próxima!




0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...