terça-feira, 26 de julho de 2016

TOC #35 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Yuuna Taira

Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago a vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.


Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Vocês podem conferir a ordem de leitura da revista logo abaixo.


TOC #35 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Yuuna Taira (Capa)
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Página Colorida Principal)
01. Amano Megumi wa Suki Darake!
02. Magi
03. Detective Conan
04. Be Blues!
05. Maou-jou de Oyasumi
Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto (Página Colorida)
06. Souboutei Kowasubeshi
07. Major 2nd
08. Fureru to Kikoeru
09. Komi-san wa、Komyushou Desu。
10. Oni wo Tadorite Ikuseisou
11. Kyoukai no Rinne
12. Akatsuki no Tyrant
13. Dagashi Kashi
14. Tokiwa Kitareri!!
15. Tenshi to Akuto!!
16. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
17. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
18. Zettai Karen Children
Birdmen (Mangá Mensal, 46 pg.)
19. Hatsukoi Zombie
20. Hayate no Gotoku!
21. Denpa Kyoushi
22. Keijo!!!!!!!!
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji


MANGÁS NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES:

A capa física foi estampada pela jovem atriz Yuuna Taira, de apenas 17 anos. Seu próximo filme será a live-action de Aozora Yell, mangá que era publicado na Bessatsu Margaret.

Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Aozakura nessa edição recebeu mais uma vez as páginas coloridas principais. É um dos novatos que os editores mais acreditam que irão vingar. A recepção é positiva mas é preciso esperar pelas vendas dos volumes para saber como será a situação da obra na revista.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Gag mangá do mesmo autor de The World God Only Knows, a obra é bem-recepcionada pelos leitores e está garantida na revista.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Birdmen: Mangá mensal, do mesmo autor de Kekkaishi. Continua em situação estável e só deve deixar de ser publicado quando o autor decidir finalizar a obra.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Apesar de sempre fechar a revista e portanto estar numa posição privilegiada é preciso considerar que a obra somente se manterá na revista se conseguir manter a aprovação do público leitor. Gag mangás não costumam vender muito mas para se garantir Kenkyujo precisará ao menos agradar seus leitores.
SITUAÇÃO: Relativamente Seguro (Não está plenamente assegurado).

Arata Kangatari: Obra que está com pouquíssimos capítulos publicados desde 2013, a obra não deve estar em situação ameaçadora, pelo menos quando seus capítulos forem publicados. A dúvida que fica é: quando volta a ter pelo menos um capítulo publicado?
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (quando tiver capítulos publicados).

Gin no Saji: Embora esteja em hiato, ainda é uma das obras mais rentáveis da Weekly Shonen Sunday. A autora atualmente está se dedicando a Arslan Senki, publicado na Bessatsu Shonen Magazine.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.



TOP 10:

01. Amano Megumi wa Suki Darake!: Em comparação com Souboutei (46 mil volumes em três dias) e Hiiragi-sama (23 mil volumes em três dias), Amano vendeu um pouco menos (17 mil volumes em três dias). No entanto a obra consegue vender acima da média da maioria das obras da Shonen Sunday e tem um tratamento privilegiado pelos editores. Ou seja, os editores acreditam que Amano Megumi ainda irá se expandir mais pra frente.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

02. Magi: As vendas de seus volumes continua diminuindo, ainda que de forma um pouco mais contida do que no início da queda. Ainda assim Magi não está ameaçado (ainda mais conseguindo vender mais de 300 mil cópias por volume). A obra até está perto (mas nem tanto) de seu fim, mas o final será natural, uma vez que Magi está em seu arco final. 
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

03. Detective Conan: O grande pilar da revista. Para poder citar uma novidade da obra, um dado interessante: até agora o 20º filme animado de Conan (lançado recentemente) não só se tornou o filme mais rentável da franquia como também atualmente é o filme de animação de maior bilheteria no Japão e o oitavo filme animado de maior bilheteria do ano (embora dificilmente venha a permanecer no Top 10 ao fim do ano).
SITUAÇÃO: Intocável, sem previsão provável de encerramento.

04. Be Blues!: O mangá de futebol continua em situação estável e sem correr riscos mesmo a longo prazo. A obra é publicada desde 2011, o que a faz ser considerada uma veterana. Raramente surgem novidades com relação a obra, então dificilmente tem o que se falar sobre Be Blues! (que nem é traduzido pro inglês ainda).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

05. Maou-jou de Oyasumi: Um dos muitos novatos que estreou recentemente, sua recepção inicial foi positiva, mas é preciso esperar para ver se as vendas serão suficientes para manter Maou-jou na revista.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

06. Souboutei Kowasubeshi: Em três dias de vendas o primeiro volume de Souboutei conseguiu vender aproximadamente 46 mil cópias por volume, um feito muito bom e que anima a Shonen Sunday quanto ao potencial desse mangá (ainda mais pelo fato dele ter sido anunciado para os leitores desde o fim do ano passado).
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

07. Major 2nd: Com suas vendas de volumes ainda aumentando e com uma grande força e apelo comercial (ainda mais por ser continuação do clássico mangá Major) a obra vai se mostrando valiosa para a Weekly Shonen Sunday na tentativa de reduzir e superar a crise de vendas que a revista tem passado nos últimos anos.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

08. Fureru to Kikoeru: Posição consideravelmente alta de Fureru, que no entanto ainda não está plenamente estável no plantel. A obra não vende muito seus volumes e constantemente é ranqueado em posições baixas. Ser alçado a posições baixas é uma decisão dos editores, mas só o tempo dirá se é para deixar a ordem de leitura mais confortável para o público ou porque o mangá pode ser cancelado mais pra frente (embora Fureru não deva ser cancelado a curto prazo).
SITUAÇÃO: Relativamente Seguro (Instável).

09. Komi-san wa、Komyushou Desu。: Gag mangá que busca espaço na revista. Sua recepção inicial, como a da gigante maioria dos mangás recentes, é positiva (só Nippen!, mangá de pingue-pongue, começou realmente mal-recepcionado) mas é preciso esperar pra ver se conseguirá arranjar seu lugar ao sol.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

10. Oni wo Tadorite Ikuseisou: Outro novato que teve uma boa recepção inicial e estreou recentemente e está em busca de espaço na Shonen Sunday. É torcer para que a obra consiga empolgar os leitores a venderem seus volumes, o que ajudaria a obra a se estabilizar.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.



MEIO DE TABELA:

11. Kyoukai no Rinne: Obra veterana (é publicada desde 2009) da consagrada Rumiko Takahashi, está com a segunda temporada de seu anime em exibição. Nem de longe repete o grande sucesso de obras como InuYasha e Ranma 1/2 mas não deixa de ser um êxito da revista e um mangá bem-recepcionado.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Akatsuki no Tyrant: O mangá de judô não vende muito e suas posições não são muito altas, o que pode indicar que Akatsuki não está realmente garantido a longo prazo. Mas a curto prazo a obra deve se manter.
SITUAÇÃO: Relativamente Seguro (Instável).

13. Dagashi Kashi: Apesar de ter passado a pegar posições mais baixas, a obra segue tranquila e sem ter perdido o prestígio após o anime televisionado entre janeiro e abril. Ao contrário, as vendas de volume continuam altas e Dagashi Kashi ainda tem boa recepção do público.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

14. Tokiwa Kitareri!!: Embora tenha sido alçado a posições mais baixas na ordem de leitura, Tokiwa continua firme na revista, com vendas por ora estáveis (70 mil cópias por volume, aproximadamente). Por outro lado, já tem um bom tempo que Tokiwa não ganha uma página colorida (o que talvez não demore a acontecer).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

15. Tenshi to Akuto!!: Obra que não vende muito mas vende o suficiente para se manter na revista, sem estar ameaçado por ora. Ganhou as páginas coloridas principais da edição passada, o que não deixa de ser um sinal de que os editores contam com a obra na line-up.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

16. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Obra que ainda tem vendas estáveis mas já não tem mais chances de expansão ou de se manter em vendas estáveis. A obra não está em risco de cancelamento, uma vez que ainda vem bem e tem sua popularidade (ainda que moderada) mas não deve durar por muito tempo no plantel.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Nos três primeiros dias de vendas o primeiro volume de Hiiragi-sama conseguiu vender 23 mil cópias. Uma média boa para os padrões da Weekly Shonen Sunday e que garante a estabilidade da obra na revista, mesmo a longo prazo se não houver queda nas vendas.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.



BOTTOM:

18. Zettai Karen Children: Veterano em situação confortável. Suas vendas e sua recepção ainda são mais que suficientes para se manter na revista, ainda que sem mais tanto destaque quanto em sua melhor fase.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

19. Hatsukoi Zombie: Posição mais baixa que o habitual (na semana passada também havia aparecido no bottom). Mas por ora a obra não está ameaçada, vide apresentar maior estabilidade que obras como Akatsuki no Tyrant e Fureru to Kikoeru, além da forma como a história parece se desenrolar, que não indica o fechamento de pontas soltas.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

20. Hayate no Gotoku!: Obra veterana e de grande apelo popular, como já fora informado em outras análises está indo para sua reta final, que provavelmente se dará em 2017. Hayate, mesmo já não estando mais em sua melhor fase, ainda alcança números expressivos em vendas de volumes.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

21. Denpa Kyoushi: Mesmo tendo passado a pegar posições mais baixas Denpa não está em risco nem em queda de vendas (ao menos aparentemente). Apenas não possui mais tanta atenção dos editores, que estão focando mais em obras novatas. Mas ocasionalmente recebe páginas coloridas.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

22. Keijo!!!!!!!!: Obra que raramente pega posições altas mas cujas vendas seguem boas para os padrões da Shonen Sunday. A obra é moderadamente popular e (como já lembrei exaustivamente antes e torno a lembrar novamente) terá um anime televisionado provavelmente em outubro.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


Bem, pessoal, assim termina mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


ATENÇÃO: A matéria está sujeita a atualizações. Quando as raws vazarem a página será atualizada com as fotos estampadas pela Yuuna Taira para essa edição.



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...