sexta-feira, 7 de outubro de 2016

TOC #45 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Satomi Ishihara
Olá para vocês, queridos leitores do Fenix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e dessa vez trago a vocês a análise da edição #45 de 2016 da revista Weekly Shonen Sunday.
Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

A ordem de leitura da edição está logo a seguir.

TOC #45 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Satomi Ishihara (Capa)
Souboutei Kowasubeshi (Páginas Coloridas Principais)
01. Dagashi Kashi
02. Magi
03. Komi-san wa、Komyushou Desu。
Keijo!!!!!!!! (Página Colorida)
04. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
05. Major 2nd
06. Amano Megumi wa Suki Darake!
07. Tokiwa Kitareri!!
08. Maou-jou de Oyasumi
09. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
Shihatsu Densha (One-shot)
10. Saike Mata Shite mo
11. Hatsukoi Zombie
12. Be Blues!
13. Kyoukai no Rinne
14. Hayate no Gotoku!
15. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
16. Tenshi to Akuto!!
17. Oni wo Tadorite Ikuseisou
18. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
19. Denpa Kyoushi
20. Fureru to Kikoeru (Fim)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTE: Detective Conan e Zettai Karen Children
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji

PRÉVIA DA TOC #46 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Detective Conan
- PÁGINAS COLORIDAS: Amano Megumi wa Suki Darake!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai
- AUSENTES: Kyoukai no Rinne e Oni wo Tadorite Ikuseisou
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji

Índice da Revista
A capa dessa edição foi estampada pela bela e experiente atriz Satomi Ishihara, de 29 anos. Ela participou da live-action de Attack on Titan (interpretando Hans), de alguns filmes da franquia da Sadako (a versão original e japonesa que inspirou a Samara, de "O Chamado"). Esse ano ela também protagonizou o mais novo filme da franquia japonesa do Godzilla: Shin Godzilla.

Página Colorida Principal: Souboutei Kowasubeshi


NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES:

Souboutei Kowasubeshi: Souboutei foi o novato que estreou esse ano que mais empolgou os editores, tanto no marketing quanto nos resultados das vendas de volumes. A obra deve demorar muito pra ver seu potencial comercial se consolidar mas já é um mangá com boas expectativas de bom rendimento.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Keijo!!!!!!!!: E foi nessa semana que estreou o anime de Keijo!!!!!!!!. Começou a torcida para que a obra tenha um rendimento melhor após o anime. Em função disso o mangá ganhou uma página colorida (embora teria sido melhor se tivesse ganhado as páginas coloridas principais).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Shihatsu Densha: One-shot publicado nessa edição. Não é possível falar muito sobre ele.

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Gag mangá que sempre encerra a revista. Não é garantido se vai permanecer por muito tempo, mas por enquanto vai sendo publicado.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

Detective Conan: O pilarzão do plantel deu uma pausa de novo, mas não se preocupem. Conan já volta na próxima edição com capa e tud... Não, espere, é só a capa mesmo. Geralmente Conan não ganha páginas coloridas. Mas não carece, já que o mangá atrai popularidade de qualquer forma.
SITUAÇÃO: Intocável.

Zettai Karen Children: O veterano esteve ausente novamente nessa edição (isso está se tornando bem rotineiro nos últimos tempos). Mas a obra ainda está segura e seu rendimento satisfatório garante que a obra tenha chão pela frente.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Arata Kangatari: É, mais uma edição sem capítulos de Arata Kangatari. Parece que, apesar de em teoria não ter se despedido da obra, na prática a Sunday não deve contar com o retorno de Arata. O rendimento da obra provavelmente está no relançamento de volumes e compilados de capítulos publicados anteriormente.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Gin no Saji: Mais uma edição em que Gin no Saji está em hiato. Bem, o hiato da obra de Hiromu Arakawa torna uma incógnita a possibilidade de prever quando o mangá será encerrado, já que a obra está perto do fim.
SITUAÇÃO: Muitíssimo Seguro, quando os capítulos forem publicados se aproximará do fim.

Página Colorida Principal: Souboutei Kowasubeshi

TOP 10:

01. Dagashi Kashi: Lançado em 2014, Dagashi é uma das obras mais bem-sucedidas da Weekly Shonen Sunday nos ultimos anos, sendo que suas vendas de volumes se expandiram após o lançamento do anime em janeiro desse ano. Aliás, a Sunday pode não encontrar tão cedo mais obras novatas (indepente do gênero) cujo potencial comercial seja de nível simular ou até superior ao de Dagashi Kashi.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

02. Magi: É quase certo que Magi não passará de 2017, já que o mangá se encontra na metade de seu arco final. A dúvida que fica é se a autora pode voltar à revista mais pra frente. Caso sim isso pode ser um bom sinal para a Sunday tentar lançar um novo mangá de rendimento elevado usando o nome já bem-sucedido da autora. Mas, por ora, considerando que em 2015 a Sunday achou mangás como Major 2nd (250 mil cópias vendidas em média por volume em um ano e alguns meses de publicação), Souboutei (provavelmente 100 mil por volume) e Dagashi Kashi (200 mil cópias em média após o anime) o fim de Magi, embora não seja uma boa notícia, pode ter seu impacto negativo mais reduzido.
SITUAÇÃO: Muito Seguro (será encerrado naturalmente).

03. Komi-san wa、Komyushou Desu。: O primeiro volume teve estreia com tiragem limitada e não vendeu muito. Sua permanência é uma incógnita por ora. Mas há um ponto positivo: ao contrário de Oni wo Tadorite, Komi-san não tem pinta de fracasso imediato e ainda alimenta chances de se manter caso os editores considerem seu rendimento satisfatório.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

04. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Na semana em que suas vendas começaram Aozakura viu se esgotarem os seus volumes de tiragem limitada. Isso não garante que o mangá será um sucesso por ora mas dá a entender que não são tão pequenas as chances do mangá se estabilizar. Por enquanto não falta apoio editorial à obra, que semana passada chegou até a ganhar capa.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

05. Major 2nd: O mangá de beisebol continua com um rendimento acima da média: até agora seu sexto volume já vendeu 220 mil cópias aproximadamente. Os editores devem estar praticamente esperando pelo tempo que Major 2nd terá uma frente de capítulos boa o bastante para receber um anime, já que um anime seria a oportunidade perfeita para expandir o sucesso comercial.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.


Página Colorida: Keijo!!!!!!!!

06. Amano Megumi wa Suki Darake!: Esse gag mangá novato segue em alta com os editores e leitores da Weekly Shonen Sunday. Amano é, ao lado de Souboutei Kowasubeshi e Hiiragi-sama, um dos mangás promissores que a Homens Sunday encontrou recentemente. Sem falar que vira e mexe Amano Megumi ganha páginas coloridas - inclusive vai ganhar mais uma na próxima edição.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

07. Tokiwa Kitareri!!: Após várias edições sendo alçado nas posições intermediárias da ordem de leitura, Tokiwa deu o pulo do gato nessa edição. A obra ainda mantém apoio dos editores mas, com o lançamento de vários, perdeu um pouco o foco de atenção. O importante é que Tokiwa segue se mostrando um mangá com bom potencial para se expandir comercialmente.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

08. Maou-jou de Oyasumi: Assim como Komi-san, Maou-jou de Oyasumi também é um gag mangá que teve sua tiragem de volumes limitada e não vendeu tanto. Ainda assim tem recebido chance dos editores para se firmar e, na pior das hipóteses, parece que terá sorte melhor do que Oni wo Tadorite.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

09. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Hiiragi-sama prossegue na revista numa situação considerada segura. Não chega a ser um novato capaz de se tornar um pilar mas tem potencial o bastante para contribuir e ter um rendimento satisfatório para a Weekly Shonen Sunday. Além da boa recepção crítica, a experiência e renome do autor também pesam para que Hiiragi-sama permaneça sendo publicado.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

10. Saike Mata Shite mo: Saike, mesmo com constantes pausas, tem uma força considerável o bastante para manter um bom apoio dos editores. O mangá de Tsubasa Fukuchi também possui uma boa recepção do público, o que garante que a situação permaneça favorável.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Shihatsu Densha

MEIO DE TABELA:

11. Hatsukoi Zombie: Zombie nessa edição repetiu as mesmas posições da semana passada: 14ª posição na ordem de leitura e 11º lugar entre os mangás ranqueados. Por ora o mangá vai se garantindo e quem sabe não consiga se manter tempo o bastante pra completar mais um ano de publicação?
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Be Blues!: É, não será tão cedo que teremos novidades sobre esse mangá de futebol. Ainda permanecem reais as chances de Be Blues! ganhar um anime, uma vez que seria uma chance de reduzir um pouco a crise na Weekly Shonen Sunday e quem sabe fazer a obra de futebol vender mais de 200 mil cópias por volume.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

13. Kyoukai no Rinne: As coisas estão realmente tranquilas pra Kyoukai no Rinne. O anime teve a terceira temporada anunciada, o que significa mais tempo em evidência (ao menos na televisão). Pode não ser uma obra com vendas muito boas em volumes mas tem um bom rendimento pros padrões da Sunday. Lembrete: Rinne vai estar ausente na próxima edição.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

14. Hayate no Gotoku!: Hayate, que tem grandes chances de ser finalizado naturalmente ano que vem, vai ter uma tiragem com edições limitadas do volume 49. Essas edições limitadas terão um mini art-book do mangá (cuja capa vocês podem conferir mais abaixo).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser finalizado em 2017).

15. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Faz um certo tempo que Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto não é alçado em posições altas na ordem de leitura. Por enquanto fica a desconfiança de que Nanoha possa a vir cancelado mais pra frente. O mangá não vende muito, vale lembrar (embora seja comum ver mangás de comédia não vendendo muito).
SITUAÇÃO: Correndo Risco. 

Mini Art-Book de Hayate no Gotoku!


BOTTOM:

16. Tenshi to Akuto!!: Colocação baixa mas nada preocupante de Tenshi no Akuto!!. O mangá tende a variar suas posições na ordem de leitura a cada edição. O mangá pode não ser uma obra com grandes números em vendas de volume, mas seu rendimento é satisfatório e sua recepção é positiva tanto para editores quanto leitores.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Oni wo Tadorite Ikuseisou: O novato parece não ter agradado os leitores o bastante e foi mal nas vendas. O risco de ser cancelado mostra-se grande, ainda mais por ser um battle shounen. Se antes não era o novato que mais inspirava fé dos editores agora pode estar se tornando um dos favoritos a ser cancelado.
SITUAÇÃO: Correndo Risco. 

18. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: É bem provável que Mushibugyo venha a ser finalizado em 2017. A obra não tem mais tanto espaço quanto antes. É possível que a obra seja encerrada naturalmente com suas pontas se fechando e é bem possível que o autor possa lançar tranquilamente uma nova obra na revista após o fim de Mushibugyo. Mas o fato é que Joujuu Senjin!! Mushibugyo pode ser encerrado ano que vem para ser finalizado de uma forma mais apropriada na visão do autor.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser que acabe naturalmente em 2017).

19. Denpa Kyoushi: Após ter ganho página colorida na edição passada Denpa aparece na penúltima posição na ordem de leitura nessa edição. Denpa perdeu o foco de atenção dos editores e por isso não pega mais posições tão altas na ordem de leitura. É possível que o mangá esteja se aproximando de sua reta final também. A obra não corre riscos de cancelamento por ora, pois as vendas de seus volumes rendem resultados satisfatórios.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

20. Fureru to Kikoeru: Fim da linha para Fureru to Kikoeru. O mangá foi encerrado nessa edição. Apesar do autor experiente e da premissa promissora (sem trocadilhos) o novato acabou não convencendo e agora está cancelado. Mas como o autor é competente é possível que ele venha a ganhar mais uma chance na Shonen Sunday.
SITUAÇÃO: Cancelado. 


Bem, pessoal, assim termina a análise da TOC #45 da Weekly Shonen Sunday. Mas antes as fotos da Satomi Ishihara para essa edição.






Pra não encerrar de vez a matéria também tem três páginas de propaganda do anime de Keijo!!!!!!!.




Agora sim...
Até a próxima.


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...