terça-feira, 22 de novembro de 2016

TOC #51 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Komi-san wa、Komyushou Desu。

Olá para vocês, caros leitores do blog Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe trazendo pra vocês (com atraso) a análise da edição #51 da Weekly Shonen Sunday.


Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

A ordem de leitura da edição pode ser vista logo abaixo.


TOC #51 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Komi-san wa、Komyushou Desu。(Capa, Páginas Coloridas Principais, capítulo 47)
01. Detective Conan (capítulo 979)
Magi - The Labyrinth of Magic (Página Colorida, capítulo 328)
02. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 25)
03. Major 2nd (capítulo 75)
04. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 28)
Tenshi to Akuto!! (Página Colorida, capítulo 93)
Ryoko (Pré-Rank, capítulo 05)
Dameterasu-sama。(Pré-Rank, capítulo 04)
05. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 268)
06. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 94)
07. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 51)
08. Dagashi Kashi (capítulo 120)
09. Denpa Kyoushi (capítulo 230)
10. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。(capítulo 37)
11. Kyoukai no Rinne (capítulo 351)
12. Keijo!!!!!!!! (capítulo 158)
13. Hatsukoi Zombie (capítulo 54)
14. Saike Mata Shite mo (capítulo 63)
15. Hayate no Gotoku! (capítulo 549)
16. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 276)
17. Oni wo Tadorite Ikuseisou (capítulo 24)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado, capítulo 30)
- AUSENTES: Souboutei Kowasubeshi (pausado no capítulo 31), Zettai Karen Children (pausado no capítulo 461), Birdmen (mensal, pausado no capítulo 44), Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal, pausado no capítulo 53)
- EM HIATO: Ad Astra Per Aspera (pausado no capítulo 07), Gin no Saji (pausado no capítulo 119) e Arata Kangatari (pausado no capítulo 231)

TOC #52 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA, PÁGINAS COLORIDAS PRINCIPAIS: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 26)
- PÁGINAS COLORIDAS: Ryoko (capítulo 06) e Hayate no Gotoku! (capítulo 550)
- AUSENTES: Keijo!!!!!!!! (pausado no capítulo 158), Detective Conan (pausado no capítulo 979), Oni wo Tadorite Ikuseisou (pausado no capítulo 24), Birdmen (mensal, pausado no capítulo 44), Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal, pausado no capítulo 53)
EM HIATO: Ad Astra Per Aspera (pausado no capítulo 07), Gin no Saji (pausado no capítulo 119) e Arata Kangatari (pausado no capítulo 231)

Índice da edição #51

NUNCA É RANQUEADO:

Komi-san wa、Komyushou Desu。: Komi-san vai se mostrando um gag mangá que pode funcionar na revista e que parece que, pelo menos inicialmente, vai sendo bem-recebido. Afinal não é todo dia que vemos um gag mangá ganhar uma capa e as páginas coloridas principais, ainda mais um novato (vale lembrar que nem mesmo Dagashi recebe capa e páginas coloridas principais com frequência).
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

Magi - The Labyrinth of Magic: Magi, após muito tempo, enfim volta a ganhar uma página colorida. A obra definitivamente não deve passar de 2017, já que passou da metade de seu arco final (segundo a autora) há poucos meses. Magi, mesmo apresentando certo declínio de vendas e popularidade, vai fazer muita falta à revista quando for encerrado. A página colorida recebida nessa edição foi pra divulgar o lançamento de seu trigésimo primeiro volume.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Tenshi to Akuto!!: Tenshi é um mangá que conta atualmente com um bom apoio dos editores e que permanece tranquilamente na revista, com posições bastante randômicas a cada edição na ordem de leitura. A página colorida recebida nessa edição foi pra divulgar o lançamento de seu oitavo volume.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Ryoko: Ryoko é uma das apostas mais interessantes da Shonen Sunday feitas recentemente, tendo chamado a atenção de alguns leitores japoneses. Mas isso não garante que a obra será um sucesso e sim que uma parcela do público está dando um vota de confiança.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Dameterasu-sama。: Assim como Ryoko, Dameterasu-sama também é uma aposta pra se ficar de olho, visto a boa recepção do one-shot lançado no início desse ano editorial. O autor tem experiência e obras que alcançaram êxito moderado, o que pode ser positivo para que o autor tenha confiança de escrever a obra como desejar.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Gag mangá que sempre encerra a revista. Por enquanto Kenkyujo vai sendo mantido.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

Página Colorida Principal: Komi-san wa、Komyushou Desu。

AUSENTES:

Souboutei Kowasubeshi: Após ter ganho a capa e as páginas coloridas principais da edição passada, Souboutei ficou ausente nessa edição mas já estará de volta na próxima. Nesse ano editorial de 2016 que se encerrará em breve Souboutei conseguiu ser a obra mais promissora a ser lançada, ainda mais com o anúncio pomposo que vinha recebendo desde dezembro de 2015 (a obra estreou em abril desse mês).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Zettai Karen Children: Mais uma vez Zettai esteve ausente nessa edição. Deve voltar na próxima edição mas estará novamente ausente justo na primeira edição do ano editorial de 2017 (que começa em dezembro de 2016, por questões de organização editorial). A obra provavelmente está se encaminhando ou está em reta final, visto que o espaço que a obra tem na revista já não é mais como antes, embora o autor provavelmente esteja com liberdade suficiente para conduzir e encerrar a obra da forma que considerar melhor. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser encerrada em 2017).

Birdmen: Mangá publicado mensalmente na revista. Continua com sua publicação regular (para seus padrões).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai: Outro mangá publicado mensalmente na revista. Continua com sua publicação regular (para seus padrões).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Ad Astra Per Aspera: Mangá mensal do mesmo autor de Hayate no Gotoku! que atualmente está em hiato mas pode ser retomado após o fim de Hayate.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Gin no Saji: Ainda deve demorar pra vermos Gin no Saji voltar mais uma vez do hiato, embora o mangá já esteja em reta final. A autora ainda está se dedicando a Arslan Senki, na Bessatsu Shonen Magazine.
SITUAÇÃO: Muito Seguro, estará em reta final quando entrar em hiato.

Arata Kangatari: Ora, vejam, ora pois, pois, quando sairá afinal o capítulo 232? É, nem dá pra dizer muita coisa de Arata, que está sem sair quase nenhum capítulo há três anos.
SITUAÇÃO: Seguro (quando sair algum capítulo).

Página Colorida Principal: Komi-san wa、Komyushou Desu。

TOP 10:

01. Detective Conan: Conan está há apenas 21 capítulos de chegar à marca de 1000 capítulos publicados e deve chegar a essa marca em no mínimo 22 edições, já que estará ausente na próxima edição. Aliás... mil capítulos, hein? Que feito! Vinte e dois anos de publicação e vendas acima de 600 mil cópias por volume, além de bom desempenho nos lançamentos de filmes... Aliás, no dia 9 de dezembro será televisionado um especial de duas horas comemorando os 20 anos do anime. Para maiores informações clique aqui.
SITUAÇÃO: Intocável.

02. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Diferente das minhas opiniões de semanas atrás parece que o desempenho de Aozakura, ao menos aparentemente, é satisfatório. A obra na próxima edição deverá ganhar a capa e a página colorida principal. Pra todos os efeitos os editores apoiam bastante a obra.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

03. Major 2nd: A continuação do clássico mangá de beisebol Major continua indo de vento em popa na revista. Aliás, isso já não é nenhuma novidade. Major 2nd é uma das obras mais firmes da revista atualmente e provavelmente verá seu rendimento se expandir caso ganhe um anime mais pra frente.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

04. Maou-jou de Oyasumi: Por enquanto a situação de Maou-jou não se mostra complicada. Na verdade por enquanto a obra parece que vai se mantendo em segurança (ainda que provisoriamente). O desafio, no entanto, será manter essa permanência a longo prazo.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

05. Be Blues! - Ao ni Nare: O mangá de futebol até o final do ano que vem, se não tivermos nenhuma surpresa, chegará a 300 capítulos publicados, feito considerável pra um mangá. Quanto às chances de Be Blues! ganhar um anime, elas até existem mas isso pode vir a demorar ou pode até mesmo não vir a acontecer (o que seria uma pena, pois a obra tem um bom apelo comercial e vende mais de 100 mil cópias por volume).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Magi - The Labyrinth of Magic

06. Tokiwa Kitareri!!: A surpresa mais grata da edição. Tokiwa, que está prestes a completar 100 capítulos na revista, tem um rendimento bom e superior ao de alguns mangás do plantel (como Hatsukoi Zombie, Keijo!!!!!!!, Tenshi no Akuto!!, dentre outros). Pertíssimo de completar dois anos de publicação é possível que comecem a aumentar as probabilidades de Tokiwa receber um anúncio de anime.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

07. Amano Megumi wa Suki Darake!: Contando os capítulos publicados na Shonen Sunday Super, Amano Megumi já superou a marca de 50 capítulos publicados. A obra é atualmente uma das mais promissoras da revista, com média de 75 mil cópias vendidas por volume. Provavelmente os editores não perderão (ou não deveriam perder) a oportunidade para expandir a obra comercialmente com um anime em 2018 (ou, se bobear, em 2017 mesmo).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

08. Dagashi Kashi: Dagashi segue na mesma, ou seja, vendendo bem seus volumes e sendo um dos poucos mangás da revista a superar a marca de 200 mil cópias por volumes. Tão cedo não veremos esse gag mangá perderá espaço.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

09. Denpa Kyoushi: Dando um rápido pulo do gato, Denpa consegue dar uma saída repentina do (nem tão) famigerado bottom. A obra até mantém um rendimento satisfatório mas parece ter perdido espaço no plantel com a chegada de vários novatos promissores. Ainda assim o mais provável é que o autor de Denpa tenha tempo disponível para encerrar a obra como preferir.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

10. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Mesmo com algumas pausas eventuais Hiiragi-sama consegue manter uma publicação regular. Mas é curioso como mesmo vendendo o suficiente pra se estabilizar o mangá não ganha páginas coloridas. Provavelmente o autor (que é cinquentão) não tem mais fôlego pra desenhar páginas coloridas com a frequência de antes.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Propaganda de lançamento do volume #31 de Magi - Labyrinth of Magic


MEIO DE TABELA:

11. Kyoukai no Rinne: Rinne realmente pode não ser um dos mangás com melhores vendas de volume, mas conseguiu uma boa expansão comercial através do anime, além, é claro, da boa recepção que o mangá ainda tem e do nome responsável pelo mangá (a consagrada Rumiko Takahashi).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Keijo!!!!!!!!: Mesmo sem o êxito do anime o mangá de Keijo!!!!!!!! ainda deve ser mantido por pelo menos tempo suficiente para que o autor possa encerrar a obra de forma redonda ou de acordo como desejar... e isso pode demorar um certo tempo ainda, dependendo de como o autor tem a obra em mente.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Tenshi no Akuto!!


BOTTOM:

13. Hatsukoi Zombie: Não é tão raro de vez em quando vermos Hatsukoi Zombie no bottom. Mas a obra mantém um bom apoio dos editores e ainda se desenvolve da forma como o autor parece pretender. Se Zombie conseguir se manter durante o ano de 2017 (pelo menos sobrevier ao primeiro semestre não parece complicado) quem sabe não receba um anime?
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

14. Saike Mata Shite mo: Saike vai conseguindo apresentar uma boa sequência de capítulos, embora não se descarte uma nova pausa do autor em breve. A obra não chega a vender muito mas conta com uma boa recepção e um bom apoio dos editores, além de uma boa relação do experiente autor com esses editores.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

15. Hayate no Gotoku!: Hayate está de volta e enfim entrando em sua reta final. A obra ainda tem um bom rendimento, então seu fim não é um bom sinal, ainda que o fim de Magi seja mais sentido para a revista. Mas o autor pode não se manter afastado por muito tempo, vide a considerável hipótese dele retornar com o mensal Ad Astra Per Aspera (talvez volte até mesmo antes do fim de Hayate).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser encerrado em 2017).

16. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibugyo continua assegurado no plantel por ora, mas perdeu muito espaço recentemente. É bem provável que entre 2017 e 2018 a obra seja finalizada, já que o apelo comercial apresentado é bem menor do que demonstrava antes.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Oni wo Tadorite Ikuseisou: A coisa tá feia pra Oni wo Tadorite. O cancelamento é iminente. O novato não resistiu à melhor recepção dos outros estreantes da mesma leva em que saiu e não deve demorar muito a ser cancelado. Mas não é impossível que o autor tente novamente na revista, visto que é experiente (sua primeira obra, Otouto Catcher Ore Pitcher de!, foi lançada na Shounen Rival e durou 20 volumes).
SITUAÇÃO: Cancelamento Iminente.


Bem, pessoal, assim termina a análise de edição #51 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...