quinta-feira, 25 de agosto de 2016

TOC #39 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Major 2nd

Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.

Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, o índice da edição pode ser visto logo a seguir.


TOC #39 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Major 2nd (Capa, Página Colorida Principal)
01. Detective Conan
Tenshi to Akuto!! (Página Colorida)
02. Souboutei Kowasubeshi
03. Komi-san wa、Komyushou Desu。
04. Maou-jou de Oyasumi
Joujuu Senjin!! Mushibugyo (Página Colorida)
05. Kyoukai no Rinne
06. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
07. Dagashi Kashi
08. Magi
09. Amano Megumi wa Suki Darake!
10. Be Blues!
11. Keijo!!!!!!!!
12. Hatsukoi Zombie
13. Oni wo Tadorite Ikuseisou
14. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
15. Tokiwa Kitareri!!
16. Denpa Kyoushi
17. Hayate no Gotoku!
18. Akatsuki no Tyrant
19. Zettai Karen Children
20. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
21. Fureru to Kikoeru
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- EM HIATO: Arata Kangatari (sem previsão de retorno) e Gin no Saji (retorna na próxima edição)

PRÉVIA DA TOC #40 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Gin no Saji
- PÁGINAS COLORIDAS: Birdmen, Dagashi Kashi
- AUSENTES: Be Blues!, Magi
- EM HIATO: Arata Kangatari (sem previsão de retorno)


Índice da Revista

MANGÁS NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES

Major 2nd: Continuação do clássico Major e novato mais promissor dos últimos tempos, Major 2nd ganhou a capa e as páginas coloridas principais. A obra em apenas um ano de publicação se tornou uma das mais rentáveis da Shonen Sunday, já tendo até ganho comercial animado pra divulgar lançamento de volumes.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Tenshi to Akuto!!: Mangá com um ano e meio de publicação, Tenshi to Akuto!! ganhou página colorida nessa edição. A obra não vende muito mas consegue ter um desempenho satisfatório na revista.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mangá publicado há um bom tempo na Sunday, ganhou página colorida nessa edição. A obra já não é mais tão rentável assim mas deve se manter no plantel por um tempo ainda.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Gag mangá que sempre encerra a revista. Ainda não se sabe por quanto tempo se manterá mas ao menos a curto prazo deve sobreviver.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

Arata Kangatari: Mais uma vez uma edição em que permanece em hiato e sem previsão de volta. Arata raramente terá capítulos sendo publicados (pelo menos por enquanto).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (quando tiver capítulos publicados).

Gin no Saji: Se Arata não volta, Gin no Saji por sua vez teve seu retorno anunciado na próxima edição. A autora Hiromu Arakawa retomou o mangá novamente, embora não se saiba por quanto tempo. Trata-se de um dos mangás mais rentáveis na revista e a obra parece muito próxima do fim.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Página Colorida: Major 2nd

TOP 10

01. Detective Conan: Mangá mais importante da revista (não só atual como historicamente, pelo menos pra maioria dos leitores). Sempre uma grande fonte de rentabilidade, vendendo muitos produtos, filmes, tendo um anime com boa audiência e ótimas vendas de volumes.
SITUAÇÃO: Intocável, sem previsão provável de encerramento.

02. Souboutei Kowasubeshi: Novato de Kazuhiro Fujita (mesmo autor de Ushio to Tora) que logo em seu primeiro volume já conseguiu vender uma boa quantidade de volumes, superando a média de vendas de muitas obras do plantel. A tendência é que as vendas de Souboutei aumentem (ainda que minimamente) a cada novo volume.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

03. Komi-san wa、Komyushou Desu。: Gag mangá que começou bem recepcionado pelos leitores. Mas ainda é cedo pra afirmar se Komi-san será um sucesso, já que isso dependerá das vendas de seu primeiro volume.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

04. Maou-jou de Oyasumi: Outro gag mangá novato que começou bem-recepcionado e espera as vendas do primeiro volume para definir sua situação na revista.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

05. Kyoukai no Rinne: O mangá da consagrada Rumiko Takahashi continua em situação tranquila, ainda com a segunda temporada de seu anime em exibição. Ainda tem chances de se estender por mais tempo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Major 2nd

06. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Aozakura é de autoria de Hikaru Nikaidou, que recentemente havia lançado Heavens Runner Akira, mangá de esportes que parecia promissor e chegou a durar mais de um ano na revista, mas acabou sendo cancelado ano passado. Por enquanto Aozakura vai sendo aprovado pelos leitores, mas é preciso saber se essa aprovação se converterá em vendas de volumes. 
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

07. Dagashi Kashi: Uma das obras mais rentáveis da Weekly Shonen Sunday atualmente, viu as vendas de seus volumes aumentarem após ter ganho um anime em janeiro desse ano. Apesar de não pegar tantas posições de destaque devido a estreia de muitos novatos, ainda é uma das obras recentes mais queridas por leitores e editores.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

08. Magi: Como a autora já havia anunciado, o mangá está na metade de seu arco final. Dificilmente o mangá não será finalizado em 2017. Não se descarta a possibilidade da autora de Magi volte a lançar um mangá na Weekly Shonen Sunday pouco após o fim da obra.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

09. Amano Megumi wa Suki Darake!: Um ecchi que os editores da Shonen Sunday estão (ou pelo menos deveriam estar) satisfeitos de terem achado. Nesse ano de 2016, Amano foi um dos novatos que conseguiram ser emplacados na revista, ao lado de Hiiragi-sama e Souboutei. E, considerando as chances dos novatos mais recentes, é possível que mais alguns (ou pelo menos mais um) consiga ser emplacado.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

10. Be Blues!: O mangá de futebol continua se mostrando rentável. Aliás é bem possível que Be Blues! seja um dos próximos alvos a ganhar anime da revista, considerando que a maioria dos mangás da revista já ganhou ou teve anunciada uma adaptação em anime.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Tenshi to Akuto!!


MEIO DE TABELA

11. Keijo!!!!!!!!: Falta pouco mais de um mês para a estreia do anime de Keijo!!!!!!!!. Embora não seja uma estreia alardeante (a revista não fez tanto marketing quanto ocorreu na estreia de Dagashi Kashi, por exemplo) também não deixa de ser uma oportunidade para o mangá ter um boost pelo menos moderado em vendas de volumes.(embora muitos não estejam otimistas quanto ao acontecimento desse boost).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Hatsukoi Zombie: Por enquanto ainda é preciso esperar pela tradução do capítulo 42, lançado recentemente. Mas ao que parece foi um capítulo significativo para o desenvolvimento da obra. Isso deixa a pulga atrás da orelha quanto ao tempo que Zombie pode vir a permanecer na revista. Por um lado a obra não vende muito por ora mas por outro lado tem apoio dos editores e seu roteiro segue desenvolvendo-se em um ritmo natural. Não quer dizer que a obra não esteja livre de ameaças (ao menos a longo prazo), mas sim que não é uma das prioridades para serem canceladas na situação atual da revista. 
SITUAÇÃO: Seguro, com poucos riscos de cancelamento (fim natural se mostra opção).

13. Oni wo Tadorite Ikuseisou: O capítulo dessa edição apresentava uma sequência de lutas, porém não foi ranqueado em uma posição muito alta. Isso não quer dizer que a obra vai vingar (mas não garante que vai sobreviver). Apesar dos outros novatos recentes estarem sendo ranqueados em posições mais altas a situação de Ikuseisou não pode ser considerada pessimista ainda, uma vez que ainda é preciso esperar as vendas de seus volumes e não se basear apenas nas posições da ordem de leitura (vide Hatsukoi Zombie, que pegava posições piores que Akatsuki no Tyrant e agora está em melhor situação que o mangá de judô).
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

14. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Apesar das posições de pouco destaque na ordem de leitura o fato é que Hiiragi-sama tem vendas promissoras (ainda que moderadas) e está em situação estável, tendo boa recepção dos leitores e um bom apoio dos editores, uma vez que o autor é um grande veterano, autor de clássicos como Kyou Kara Ore Wa!! e Tenshi na Konamaiki.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

15. Tokiwa Kitareri!!: Mangá que dificilmente tem ficado entre os 10 primeiros na ordem de leitura mas que vende bem e pode se expandir. A obra talvez volte a ganhar destaque com um possível anúncio de anime (se for mesmo acontecer mais pra frente).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

16. Denpa Kyoushi: A obra ainda tem vendas boas o bastante para se manter por um bom tempo. Porém, com a estreia de muitos novatos promissores, a obra começou a ficar em posições mais baixas. Também não está descartada a possibilidade de Denpa estar entrando (ou já ter entrado) em sua reta final.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Joujuu Senjin!! Mushibugyo


BOTTOM

17. Hayate no Gotoku!: O último volume lançado já anunciou que a obra não ficará na revista por um prazo muito longo (é bastante provável que Hayate seja encerrado em 2017). As vendas da obra ainda são boas, o que faz com que mesmo com a perda de fôlego a obra ainda seja muito relevante no plantel. Provavelmente, com o fim de Hayate, o autor irá se dedicar à sua outra obra na revista, a mensal (e atualmente em pausa) Ad Astra Per Aspera.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

18. Akatsuki no Tyrant: Akatsuki parece estar em uma sequência de capítulos que pode marcar o cancelamento da obra de judô. O mangá estreou com uma boa recepção à época de seu lançamento mas não vendeu bem seus volumes (ficou atrás de Zombie, por exemplo). 
SITUAÇÃO: Perto de ser cancelado.

19. Zettai Karen Children: Vive no bottom mas não vive em risco. Zettai pode não ter a força de outrora, mas segue bem o bastante pra ficar até quando o autor decidir finalizar a obra. Não dá pra prever quando a obra será finalizada mas o autor por ora tem liberdade o bastante pra manter Zettai sendo publicado como melhor acreditar.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

20. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Por enquanto Nanoha parece estar em situação estável na revista, embora não dê pra prever se a longo prazo o gag mangá se manterá firme. Mas por enquanto o desempenho do mangá não parece ameaçador para sua permanência.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento a curto prazo.

21. Fureru to Kikoeru: Fureru tinha uma premissa promissora e começou bem-recepcionado mas as baixas vendas dos volumes, a falta de mangás para serem cancelados e a não-manutenção da recepção inicial acabam complicando a permanência da obra. É bem provável que seja cancelada, assim como Akatsuki no Tyrant.
SITUAÇÃO: Perto de ser cancelado.

Prévia da próxima edição e anúncio do retorno de Gin no Saji
Bem, pessoal, assim termina mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...