segunda-feira, 24 de outubro de 2016

TOC #47 da Weekly Shonen Magazine (2016)

Capa Física e Digital: Days
Olá, caros leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago a vocês (com atraso) a análise da edição #47 da Weekly Shonen Magazine.


Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

O índice da edição pode ser conferido logo abaixo.


TOC #47 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
Days (Capa, Página Colorida Principal, 25 pg.)
01. Domestic na Kanojo
Fullback (6° Capítulo)
02. Seitokai Yakuindomo
Senryuu Shoujo (Página Colorida, Novo Mangá, 21 pg.)
03. Fairy Tail
04. Real Account
05. Fuuka
06. Hajime no Ippo
Vector Ball (Página Colorida)
07. Hoshino、Me o Tsubutte。
08. Tsurezure Children
09. Yamada-kun to 7-nin no Majo
10. Nanatsu no Taizai
11. Daiya no Ace - Act II
Actors High (One-shot)
12. Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~
13. Kamisama no Iuutori Ni
14. Enen no Shouboutai
15. Area no Kishi
16. Acma:Game
17. Kono Ken ga Tsuki o Kiru
18. Dr. Prisoner
19. Baby Steps
20. Koisuru Suizoku-man
- AUSENTE: Ahiru no Sora
- EM HIATO: Kindaichi Shounen no Jikenbo R


PRÉVIA DA TOC #48 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
- CAPA FÍSICA: Keyakizaka48
- CAPA DIGITAL, PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Domestic na Kanojo
- ONE-SHOTS: Koi to Uso (Capítulo Especial da MangaBox), Kishuku Gakkou no Juliet (Capítulo Especial da Bessatsu Shonen Magazine)
- CAPÍTULO DUPLO: Senryuu Shoujo


TOC INDEFINIDA (2016 ou 2017):
- NOVO MANGÁ: nome não-definido (por Yoshitoki Ooima, autora de Koe no Katachi)



MANGÁS NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES:

Days: Days segue com um baita apoio dos editores após ter ganho anime. Nessa edição ganhou a capa física, a capa digital e a página colorida principal. Mesmo que a obra não venha a se expandir como o planejado é inegável que Days continua com a corda toda na visão dos editores.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Fullback: Mangá novato de rúgbi que ainda está apenas em seu segundo capítulo e que ainda está na sua busca por popularidade. Só mais pra frente será possível averiguar a situação da obra com cautela.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Senryuu Shoujo: Assim como Koisuru Suizoku-man, Senryuu Shoujo é mais um mangá de comédia cuja estreia não é divulgada com afinco. É como se fosse uma obra jogada ao Deus-dará, pode-se dizer. Mas isso não pesa para que o mangá não se estabilize. A obra ainda depende de si para vingar.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Vector Ball: Com o lançamento do segundo volume surge a necessidade de ir melhor nas vendas e garantir de vez a estabilidade. No entanto o desempenho de Vector Ball já é razoável o bastante para que a obra seja, na pior hipótese possível, transferida se os editores preferirem.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Actors High: One-shot "tampa-buraco" que substituiu Ahiru no Sora nessa edição.

Ahiru no Sora: Não é raro ver Ahiru ter edições em que está ausente. Na verdade o mangá de basquete já tem mais de uma década de publicação e é normal que o autor tenha pausas de vez em quando, já que o ritmo de publicação de um mangá é desgastante, ainda mais para um mangá de esportes que precisa de precisão na arte e em certos detalhes.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Kindaichi Shounen no Jikenbo R: Kindaichi segue em hiato e sem previsão de retorno. Não se sabe quando volta mas é bem provável que seja pelo menos no início do ano editorial de 2017 (que, "curiosamente" - na verdade é por questão de organização editorial - acontece em dezembro de 2016).
SITUAÇÃO: Muito Seguro.


TOP 10:

01. Domestic na Kanojo: DomeKano tem aparecido em posições mais elevadas na ordem de leitura esse ano do que no ano passado (em que não era tão comum ver a obra no Top 5). A obra é o segundo êxito de Kei Sasuga, autora também de GE: Good Ending. Se por um lado GE: Good Ending não ganhou anime DomeKano tem suas chances, ainda que, digamos, aparentemente moderadas. Aliás, na próxima edição Domestic vai ganhar a capa digital e a página colorida principal.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

02. Seitokai Yakuindomo: Seitokai é um dos "queridinhos" dos editores, visto que a obra não raramente pega uma posição boa na ordem de leitura mesmo com o rodízio de posições sendo o habitual das edições da Magazine.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

03. Fairy Tail: A cada volume lançado Fairy Tail segue tendo uma queda relativa nas vendas. Ainda assim é uma das maiores forças não só da Shonen Magazine como da editora Kodansha, ainda mais em questão de produtos oficiais. Não se sabe com grande precisão quando Fairy Tail acabará, mas é bem provável que os editores desejam que o autor Hiro Mashima lance outra obra na revista mais pra frente, após o fim de Fairy Tail.
SITUAÇÃO: Intocável.

04. Real Account: A obra, ao contrário do que se esperava, não teve nenhum grande "boom" de popularidade ao ser transferida para a Weekly Shonen Magazine, mas ainda assim a vinda de Real Account segue com saldo positivo, visto que o mangá tem uma fã-base moderada mais fiel, além da recepção continuar em bom nível.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

05. Fuuka: Fuuka segue sem nenhuma novidade com relação ao seu anime anunciado. Mas não há motivos pra estranhar, isso é comum. Primeiro anunciam o anime e só tempos depois a staff e o elenco. Quanto ao mangá, esse segue bem, obrigado.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

06. Hajime no Ippo: É, o veterano mangá de boxe não larga o osso com relação à relevância. Poucos mangás mais contemporâneos que já estiveram ou estão na revista em tempos mais recentes conseguiram superar as vendas de Ippo, que continua com um nível de vendas de volumes mais que satisfatório pra um mangá com uma década e meia de publicação (mas que mantém qualidade).
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

07. Hoshino、Me o Tsubutte。: Outra obra que fica na torcida por um melhor desempenho nas vendas do segundo volume se quiser ser mantido. Os editores até ficaram satisfeitos com a recepção de Hoshino, mas as vendas de volumes não pareceram positivas a julgar pelo primeiro volume. É possível que o mangá seja transferido ou cancelado se o segundo volume não tiver melhor desempenho.
SITUAÇÃO: Correndo Risco de Cancelamento.

08. Tsurezure Children: Gag mangá que continua com um bom rendimento e vira e mexe está fechando a revista. É notório que está havendo um rodízio de gag mangás para encerrarem a revista. Mas desses gag mangás Tsurezure é o mais firme (considerando que raramente Seitokai Yakuindomo fica em último na ordem de leitura).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

09. Yamada-kun to 7-nin no Majo: Yamada-kun pode não ter se expandido como os editores planejavam pelo anime ganho ano passado, mas o desempenho do mangá segue satisfatório por enquanto. O fato da Magazine ainda não ter encontrado novatos muito mais rentáveis (a não ser por Enen no Shouboutai) também contribui para que Yamada-kun não esteja em situação de risco e tenha tempo o bastante para ter um final bem desenvolvido pela autora (pelo menos no ponto de vista dela).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento a curto prazo.

10. Nanatsu no Taizai: Nanatsu é a obra com mais vendas de volumes na revista atualmente e continua com um alto nível de rentabilidade. Alguma novidade quanto a isso? Percebe-se que não. Mas pra não ficar de mãos abanando recentemente foi informado que os personagens de Nanatsu vão aparecer no RPG de smartphone Hortensia Saga. (Fonte: Anime News Network).
SITUAÇÃO: Intocável.


MEIO DE TABELA:

11. Daiya no Ace - Act II: A segunda parte de Daiya no Ace segue mantendo o grande êxito da primeira. Até aí nenhuma novidade. Aliás raramente surge alguma grande novidade da segunda parte da obra. Mas é porque Daiya no Ace - Act II ainda é carne fresca, ou seja, o potencial da obra ainda será explorado lá na frente.
SITUAÇÃO: Intocável.

12. Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~: Mononote, como muitos novatos recentes, aguarda o lançamento do primeiro volume. A obra possui um autor experiente e com um mangá de sucesso moderado nas costas (AKB49~Renai Kinshi Jourei), finalizado em fevereiro desse ano.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

13. Kamisama no Iuutori Ni: Kamisama no Iutoori segue sendo uma obra com rendimento "na média" e dificilmente receberá um anime pra se expandir, tanto por sua temática quando pelo fato de sua parte antecessora não ter ganho anime. Mas live-actions e outras formas de adaptação são bem mais prováveis (Kamisama no Iutoori Ni ganhou filme live-action).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

14. Enen no Shouboutai: Se formos para pra pensar é o único mangá além de Tsurezure Children que foi para a Weekly Shonen Magazine (seja transferido ou estreando diretamente na revista) que emplacou. E o único mangá de luta também que deu certo entre ano passado e esse ano. É bem provável que quando o mangá tiver uma boa frente de capítulos e tiver um anime anunciado, os editores venham a investir bastante em marketing para a adaptação, assim como fizeram com Days.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

15. Area no Kishi: O mangá de futebol completou em agosto dez anos de publicação. A obra segue com vendas boas de volume e com um desenvolvimento satisfatório de seu enredo na opinião de leitores e editores. A obra só deve ser encerrada quando o autor decidir que é o melhor para o desenvolvimento de Area no Kishi.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


BOTTOM:

16. Acma:Game: A obra pode não vender muito mas seu rendimento é considerado satisfatório e o mangá já tem mais de três anos de publicação. E, por ora, a visão sobre a situação futura da obra ainda é positiva, pois poucos dos novatos lançados recentemente tem emplacado: em 2015, por exemplo, só se firmaram Tsurezure Children e Enen no Shouboutai. Já em 2016 nenhum novato com volume lançado emplacou (a expectativa fica para aqueles que ainda vão ter o primeiro volume lançado).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Kono Ken ga Tsuki o Kiru: Novato que precisa ir bem nas vendas para se estabilizar, embora esteja complicado para os novatos. A maioria das obras recentes vai tendo uma recepção positiva mas moderada.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

18. Dr. Prisoner: Dr. Prisoner não vendeu bem em seu primeiro volume e vai precisar de uma melhora de vendas no segundo volume para se manter. Caso contrário Dr. Prisoner será cancelado ou ao menos transferido para outra revista.
SITUAÇÃO: Correndo Risco de Cancelamento.

19. Baby Steps: Posição baixa mas nada preocupante de Baby Steps, mangá de tênis que é uma das obras mais rentáveis e lucrativas da editora Kodansha atualmente. Publicada na Weekly Shonen Magazine desde 2007, a obra continua em alta e com sua popularidade no auge.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

20. Koisuru Suizoku-man: Enquanto não sai o primeiro volume de Koisuru (o que deve demorar, pois os capítulos tem poucas páginas) não dá pra dizer que Koisuru está perto de ser cancelado. Mas as expectativas não parecem empolgantes. Visto isso, é preciso que o gag mangá surpreenda nas vendas do primeiro volume.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.


Bem, pessoal, essa foi a análise da TOC #47 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...