terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

TOC #12 da Weekly Shonen Magazine (2016)

Capa Física: Ruriko Kojima
Olá para vocês, pessoal do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e estou fazendo mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Magazine.


Antes de começar a análise imagino que muitos leiam as matérias mas ainda ficam com uma grande dúvida: o que vem a ser uma TOC? Bem, tem uma matéria do Ivo explicando o que uma TOC (ou Table of Contents) significa. Você pode dar uma conferida para esclarecer algumas dúvidas clicando nesse link.

Bem, sem mais delongas, vamos à TOC.


TOC #12 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016)

Ruriko Kojima (Capa)
Nanatsu no Taizai (Página Colorida Principal, Capítulo Duplo, 39 pg.)
01. Muteki no Hito
02. Fairy Tail
03. Kindaichi Shounen no Jikenbo R
Tenohira no Netsu o (Sem Rank, 3º Capítulo, 32 pg.)
Enen no Shouboutai (Página Colorida, 24 pg.)
04. Seitokai Yakuindomo
05. Real Account
06. Days
07. Infection
08. Daiya no Ace
09. Fuuka
10. Tsurezure Children
Area no Kishi (Página Colorida, 25 pg.)
11. Domestic na Kanojo
12. Desert Eagle
13. Baby Steps
14. Acma:Game
15. Hajime no Ippo
16. Ahiru no Sora
17. UQ Holder!
18. Yamada-kun to 7-nin no Majo
Rupodama! (Nunca é ranqueado)
- AUSENTE: Kamisama no Iutoori Ni

PRÉVIA DA TOC #13 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE:
CAPA: Nanami Hashimoto & Asuka Saito
PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Baby Steps
PÁGINAS COLORIDAS: Ahiru no Sora, Days

A capa física foi estampada pela gravure idol e comentarista esportiva Ruriko Kojima. Nanatsu no Taizai ganhou a capa digital e a página colorida principal da revista (a última vez que isso aconteceu foi na TOC #02/03 desse ano, há oito edições atrás), além de capítulo duplo e, consequentemente, páginas extras.

Outras obras que ganharam página colorida foram o novato Enen no Shoubotai, cujo primeiro volume será lançado essa semana no dia 18 (quinta-feira) e Area no Kishi, mangá de futebol experiente e com 50 volumes já publicados. A TOC dessa semana contou com a ausência de Kamisama no Iutoori Ni. Vale lembrar que o mangá Rupodama! nunca é ranqueado, pois sempre fecha a revista quando publicado.

O mangá de caratê Tenohira no Netsu o ainda está em seu terceiro capítulo e portanto não está sendo ranqueado ainda. Nessa edição ganhou páginas extras. Já os novatos Infection e Muteki no Hito já estão sendo validamente ranqueados.

Página Colorida: Nanatsu no Taizai

TOP 10:

01. Muteki no Hito: Após ter sido ranqueado no bottom na TOC passada, Muteki no Hito surpreende com uma primeira posição, reduzindo por ora a má impressão deixada pela TOC anterior quanto à recepção da obra, que parece que está sendo positiva. Ainda será preciso analisar as próximas TOCs para saber se Muteki no Hito irá se firmar mas essa primeira posição pode ser considerada um ótimo sinal para Muteki ir longe na Shonen Magazine.

02. Fairy Tail: Em sua reta final, Fairy Tail, apesar da queda nas vendas dos volumes, continua sendo uma obra rentável. E, mesmo com a Shonen Magazine tendo mangás muito rentáveis e promissores, o fim da obra não deixa de ser uma má notícia... Por outro lado não seria surpresa se o autor Hiro Mashima retornasse com uma nova obra tempos depois do fim de Fairy Tail.

03. Kindaichi Shounen no Jikenbo R: Após ter aparecido com frequência no bottom em um momento de transição de arcos o mangá volta a ser ranqueado lá em cima. A segunda temporada do anime continua mantendo não só uma boa audiência como também a rentabilidade do mangá, que vende bem.

04. Seitokai Yakuindomo: Gag mangá veterano e popular. Interessante como Seitokai mesmo após tanto tempo de publicação ainda não foi afetado pelo peso da idade (pelo menos não inteiramente). Em suma, sem riscos e estável.

05. Real Account: Posição normal e sem grandes surpresas para o mangá. A obra vende relativamente bem (aproximademente 60 mil cópias por volume) e segue querida pelos leitores e apoiada pelo grupo editorial.

06. Days: Esse mangá de futebol, publicado desde 2013 e prestes a ganhar um anime, tem muito prestígio com os editores, que acreditam que Days fará mais sucesso após a estreia do anime. E na próxima TOC irá receber uma página colorida.

Página Colorida: Enen no Shouboutai
07. Infection: Foi o ranqueamento mais alto que o novato recebeu até agora. Pode-se dizer que esse sétimo lugar foi bem proveitoso, considerando que ficou abaixo de Days (mangá com bastante apoio editorial e que vai receber um anime ainda esse ano) e acima de Daiya no Ace (um dos pilares da revista ao lado de Fairy Tail e Nanatsu no Taizai). Em suma, Infection está garantindo sua sobrevivência em um ambiente hostil predominado não por zumbis infectados mas sim por mangás interessantes e estáveis.

08. Daiya no Ace: Assim como Nanatsu no Taizai é normal ver Daiya no Ace mais para o meio de tabela ou final do Top 10 do que em posições muito altas. Mas é válido lembrar que essas posições medianas são estratégicas para atrair mais leitores para os mangás que ficam ranqueados na frente ou atrás, já que obras como Daiya e Nanatsu atraem muitos leitores independente de suas posições. 

09. Fuuka: O mangá nessa edição completou dois anos de publicação. Na verdade a obra estreou em 11 de fevereiro de 2014, mesma edição em que outro mangá do autor, Kimi no Iru Machi, teve seu último capítulo publicado. E desde a sua estreia o mangá tem se mantido em situação confortável.

10. Tsurezure Children: Aos poucos Tsurezure vai se afastando dos ranqueamentos no bottom, que tinham ficado bem frequentes entre o fim de 2015 e o início de 2016. A obra, que estreou na Bessatsu Shonen Magazine e foi transferida para a Weekly Shonen Magazine por decisão dos editores, continua bem-recepcionada pelos leitores.

MEIO DE TABELA:

11. Domestic na Kanojo: Posição razoável / normal para essa comédia romântica ecchi. Vale lembrar que DomeKano (como o mangá também é chamado por fãs ou conhecedores) é um dos mangás mais maduros da revista.

12. Desert Eagle: O novato Desert Eagle vai conseguindo se garantir nas TOCs e nas vendas. Não é que o mangá venda muito (pelo menos por enquanto), mas vende o bastante para se garantir. Em meio a estreias e novas levas Desert Eagle vai achando seu lugar ao sol.

13. Baby Steps: Mangá com 38 volumes publicados, a obra continua bem popular e com boas vendas de volumes. O anime chegou a receber duas temporadas, tendo bastante audiência e não são pequenas as chances de ganhar uma terceira temporada mais pra frente. Na próxima edição vai ganhar a página colorida principal e a capa digital (a obra já estampou a capa digital da TOC #01 desse ano).

Página Colorida: Area no Kishi

BOTTOM:

14. Acma:Game: Acma:Game até que não ficou numa posição tão baixa assim (assim como Real Account não ficou numa classificação tão alta). Já tem mais de dois anos de publicação e permanece firme no plantel, inclusive trata-se do mangá que mais pegou primeiras posições esse ano (duas vezes)... e também o que mais ficou em último lugar (duas vezes).

15. Hajime no Ippo: É raro ver Hajime no Ippo, um clássico com quase 27 anos de publicação, aparecer no bottom. Foi o que aconteceu nessa TOC, mas a obra continua estável. Embora suas vendas já não sejam mais tão boas quanto antigamente Ippo ainda vende bem se considerarmos a idade do mangá.

16. Ahiru no Sora: Diferente do que essa classificação no bottom pode sugerir, o veterano mangá de basquete continua com fôlego na revista e com boas vendas, um feito muito bom para uma obra publicada há mais de dez anos e que nunca recebeu adaptação em anime, live-action ou "dorama". Uma prova de que o mangá continua em segurança é que na próxima edição irá ganhar uma página colorida.

17. UQ Holder!: UQ Holder! pegou uma posição muito baixa com relação aos seus ranqueamentos habituais nas TOCs. No entanto é um mangá que vende bem, agrada os leitores e não raramente ganha páginas coloridas. E pode fazer ainda mais sucesso se ganhar um anime futuramente. Portanto não está nem um pouco ameaçado.

18. Yamada-kun to 7-nin no Majo: Yamada-kun pegou uma posição baixa mas pouco preocupante. O mangá continua estável mas suas vendas estão muito aquém do esperado pra uma obra que já ganhou anime e isso poderia prejudicar a permanência da obra lá na frente. Porém é bem provável que a autora esteja preparando a reta final de Yamada-kun.


Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Magazine. Até a próxima, pessoal. :)

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...