terça-feira, 8 de março de 2016

TOC #15 da Weekly Shonen Magazine (2016)


Capa Digital: Acma:Game
Olá para vocês, pessoal do Fênix no Sekai. Aqui é Diego Felipe e estou trazendo a vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Magazine.


Mas antes de começar a análise creio que muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bom, vocês podem conferir a TOC logo abaixo.

TOC #15 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
Keyakizaka46 (Capa)
Acma:Game (Página Colorida Principal, Capítulo Duplo)
01. Fairy Tail
02. Days
03. Kamisama no Iuutori Ni
04. Daiya no Ace (22 pg.)
05. Tsurezure Children
06. Nanatsu no Taizai
07. Yamada-kun to 7-nin no Majo
08. Fuuka
Aho Girl (Capítulo Especial da Bessatsu Shonen Magazine)
Muteki no Hito (Página Colorida, 24 pg.)
09. Ahiru no Sora
10. Hajime no Ippo
11. UQ Holder!
12. Kindaichi Shounen no Jikenbo R
Tenohira no Netsu o (Pré-rank, 7º Capítulo)
13. Domestic na Kanojo
14. Baby Steps
15. Seitokai Yakuindomo
16. Real Account
17. Area no Kishi
18. Enen no Shouboutai
19. Desert Eagle
Sagashite Choudai MY Shoten (Mangá mensal, Não é Ranqueado)
- AUSENTES: Infection, Rupodama!

PRÉVIA DA TOC #16 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
- CAPA: Suzu Hirose
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Fairy Tail (26 pg.) 
- PÁGINAS COLORIDAS: Infection, UQ Holder!


A capa física ficou com o grupo de idols Keyakizaka46, que esse ano já foram capa da TOC #06 da Weekly Shonen Magazine e da TOC #13 da concorrente Weekly Shonen Sunday. A capa digital e a página colorida principal foram para Acma:Game. A obra é publicada desde abril de 2013 e tem feito um sucesso moderado desde então, conseguindo se estabilizar no plantel.

A outra página colorida foi para o novato Muteki no Hito, cujo autor é o mesmo de Liar Game. Ambas as páginas coloridas (tanto a de Acma quando a de Muteki) estão divulgando o lançamento de seus volumes, que foram lançados recentemente.

Também teve capítulo especial de Aho Girl, obra publicada na Bessatsu Shonen Magazine mas que foi originalmente lançada na Weekly Shonen Magazine. Dentre os ausentes estão o novato Infection (que vai ganhar página colorida na próxima edição) e Rupodama!, que deu lugar ao mensal Sagashite Choudai MY Shoten.

Bem, agora vamos às posições válidas.
Página Colorida: Acma:Game

TOP 10:

01. Fairy Tail: Sem dúvida um dos maiores caça-níqueis da última década da Weekly Shonen Magazine. A editora Kodansha não perdeu a chance de aumentar sua lucratividade explorando o sucesso de Fairy Tail em spin-offs e produtos oficiais. E, mesmo com a queda considerável na venda de seus volumes, Fairy Tail ainda rende bastante pra Kodansha com a exibição do anime e com a venda de produtos e spin-offs, vide a adaptação em anime de Fairy Tail Zero e os três OADs anunciados na última semana.

02. Days: Ótima posição de Days, embora o mangá, que ficou em primeiro lugar cinco vezes ano passado, ainda não ficou em primeiro nenhuma vez essa ano. Com a chegada do anime a obra terá a chance de expandir seu êxito. As expectativas por ora são moderadas porém positivas.

03. Kamisama no Iuutori Ni: A continuação de Kamisama no Iutoori Ni vende aproximadamente 100 mil cópias por volume, uma média praticamente comum à muitas obras da revista, como Fuuka, UQ Holder! e Kindaichi Shounen no Jikenbo R. Kamisama segue repetindo o êxito de seu antecessor, que era publicado na Bessatsu Shonen Magazine e teve 5 volumes lançados, enquanto a continuação já conta com 15 volumes lançados.

04. Daiya no Ace: Geralmente Daiya no Ace pega posições medianas mas dessa vez pegou uma colocação alta para sua média de ranqueamentos. É uma das obras mais rentáveis da Kodansha atualmente (junto a Fairy Tail, Nanatsu no Taizai e Shingeki no Kyojin) e a segunda temporada de seu anime segue com uma audiência muito boa.

05. Tsurezure Children: O gag mangá recebeu um "marketing gratuito" e tanto: ficou ranqueado entre dois pilares da revista (Daiya no Ace e Nanatsu no Taizai), o que faz com que alguns dos leitores desses dois pilares prestem um pouco mais atenção em Tsurezure, que continua em situação tranquila e aparecendo menos vezes perto ou dentro do bottom.

Página Colorida: Muteki no Hito
06. Nanatsu no Taizai: Nanatsu nessa TOC pegou uma posição acima de sua média, ainda mais se considerarmos que o carro-chefe que menos pega posições altas comparando com os outros dois pilares: Daiya no Ace e Fairy Tail. É uma das obras que mais vendem na revista e, assim como Fairy Tail, vê seu sucesso expandido com o lançamento de spin-offs e produtos relacionados. A segunda temporada do anime segue sem previsão de lançamento.

07. Yamada-kun to 7-nin no Majo: Yamada continua vendendo bem apesar do insucesso de seu anime lançado no ano passado. Mas isso não deve prejudicar a estabilidade da obra a curto prazo. O mesmo teoricamente não pode-se dizer a longo prazo, mas é bem provável que a autora já esteja começando a conduzir Yamada-kun para sua reta final.

08. Fuuka: Após ter ganho a capa digital e a página colorida principal na TOC passada em comemoração a seu aniversário de dois anos, Fuuka pega uma posição normal e pouco surpreendente. O mangá vende razoavelmente bem, na média da maioria dos mangás da revista. Sua situação segue favorável.

09. Ahiru no Sora: Com mais de 500 capítulos lançados e quase 12 anos de publicação é interessante como Ahiru, que nunca foi adaptado para anime, série televisiva ou mesmo live-action, continua vendendo bem e garantindo um público cativo e fiel. A obra não sente o peso da idade e continua rendendo muito bem.

10. Hajime no Ippo: O clássico mangá de boxe conseguiu nessa posição uma posição um pouco acima de seu "habitat natural", que é o meio da tabela. Apesar de não ter a força dos tempos áureos continua sendo uma obra muito querida pelos leitores e editores da Shonen Magazine.

Capa do volume #16 de Acma:Game

MEIO DA TABELA:

11. UQ Holder!: Embora presença frequente no Top 10 não é incomum ver UQ Holder! sendo ranqueado no meio da tabela ou no bottom. É uma das obras mais promissoras da revista e tem um bom apoio editorial. Na próxima edição vai ganhar uma página colorida.

12. Kindaichi Shounen no Jikenbo R: A continuação bem-sucedida do clássico Kindaichi Shounen no Jikenbo segue agradando seus leitores e editores e vendendo bem (ultrapassa a marca das 100 mil cópias vendidas por volume). A segunda temporada do anime continua dando uma boa audiência, o que mantém a obra em destaque para o grande público.

13. Domestic na Kanojo: Posição "normal" para Domestic, que varia bastante suas posições. A obra vende quase 100 mil cópias por volume, uma média boa. A obra segue mostrando-se rentável, embora não sejam altas as chances dessa obra ganhar anime lá na frente (a história é bem madura).

14. Baby Steps: Após um último lugar Baby Steps dá uma subidinha na TOC. Mas a situação do mangá ainda está muito boa, ainda mais após duas temporadas de anime bem-sucedidas em audiência e com a manutenção da boa média de vendas dos volumes.

Capa do volume #1 de Muteki no Hito

BOTTOM:

15. Seitokai Yakuindomo: Não chega a ser raro ver esse gag mangá veterano no bottom, mas geralmente Seitokai Yakuindomo aparece mais no Top 10 ou no meio da tabela. A obra segue confortável no plantel e de quebra ainda vai tem dois OVAs previstos pra esse ano.

16. Real Account: As análises anteriores já abordaram várias vezes que quando Acma:Game pega uma posição alta Real Account fica numa posição baixa (e vice-versa). E pelo visto a lógica também vale quando um dos dois ganha capa (digital ou física)/página colorida (no caso Acma:Game foi o privilegiado). E em meio a essa variação polarizada entre o começo e o fim das TOCs Real Account continua segura.

17. Area no Kishi: O veterano mangá de futebol continua com sua estabilidade intacta e não está com sua permanência ameaçada. Mesmo com a obra não tendo como se expandir ainda mais (o anime de 2012 não fez sucesso) seus volumes vendem muito bem.

18. Enen no Shouboutai: Depois de uma sequência de posições boas Enen no Shouboutai volta a pegar uma posição baixa. A previsão é que seu primeiro volume consiga ultrapasse a marca de 100 mil cópias vendidas, média boa para um primeiro volume de um novato da Shonen Magazine.

19. Desert Eagle: Essa foi a posição mais baixa em que que Desert Eagle foi ranqueado desde seu lançamento. Apesar do feito negativo a situação da obra não é nada preocupante (pelo menos por ora). Desert Eagle deve pegar uma posição mais alta na próxima edição. O novato vende razoavelmente bem, o que garante sua estabilidade.


Bom, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Magazine. Até a próxima.


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...