quinta-feira, 15 de setembro de 2016

TOC #42 da Weekly Shonen Magazine (2016)

Capa Digital: Fullback

Olá para vocês, queridos leitores do blog Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês a análise da edição #42 da Weekly Shonen Magazine.

Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

O índice da revista está logo abaixo.


TOC #42 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
Saito Asuka (Capa Física)
Fullback (Capa Digital, Página Colorida Principal, Novo Mangá, 61 pg.)
01. Acma:Game
02. Domestic na Kanojo
Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ (5º Capítulo, 22 pg.)
03. Fuuka
04. Baby Steps
05. Fairy Tail
Dr. Prisoner (Página Colorida, 25 pg.)
06. Days
07. Kono Ken ga Tsuki o Kiru
08. Hajime no Ippo
09. Nanatsu no Taizai
10. Yamada-kun to 7-nin no Majo
11. Tsurezure Children
12. Daiya no Ace - Act II
13. Hoshino、Me o Tsubutte。
14. Enen no Shouboutai
15. Kamisama no Iuutori Ni
16. Vector Ball
17. Area no Kishi
18. Real Account
19. Koisuru Suizoku-man
- AUSENTES: Ahiru no Sora, Kindaichi Shounen no Jikenbo R e Seitokai Yakuindomo

PRÉVIA DA TOC #43 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
- CAPA FÍSICA, CAPA DIGITAL, PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Days (27 pg.) 
- PÁGINA COLORIDA: Acma:Game (26 pg.)
- PÁGINAS EXTRAS: Fullback (45 pg.), Kono Ken ga Tsuki o Kiru (23 pg.)

TOC INDEFINIDA (2016):
NOVO MANGÁ: nome não-definido (por Yoshitoki Ooima, autora de Koe no Katachi)

Índice da Revista

MANGÁS NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES
  • Lembrete 01: A capa física foi estampada pela cantora idol Saito Asuka (18 anos), integrante do grupo Nogizaka46.
  • Lembrete 02: Após algumas edições sem ausências, nessa edição tivemos três mangás ausentes.


Fullback: Mangá de esportes, cuja temática é o rúgbi. A obra estreia ganhando capa digital e as páginas coloridas principais e, assim como Dr. Prisoner e Mononote, foi uma estreia bastante antecipada pelos anúncios da revista (o título provisório - ou erroneamente grafado(?) - era Fullback Dan).
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ : O mangá novato é feito por Reiji Miyajima, mesmo autor de AK49 ~Renai Kinshi Jourei~ e vem tendo grande apoio dos editores no lançamento dos primeiros capítulos.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Dr. Prisoner: O primeiro volume de Dr. Prisoner será lançado nessa sexta-feira (16) e, para divulgar, o mangá recebeu uma página colorida. Embora os resultados apresentados no próximo Ranking Oricon de vendas de mangás estejam relacionados apenas aos três primeiros dias de vendas as expectativas para Dr. Prisoner parecem otimistas, embora por ora moderadas.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Ahiru no Sora: O mangá de basquete conseguiu chegar a 210 mil cópias vendidas em seu volume recente. A obra tem mais de uma década de publicação (doze anos pra ser mais exato). E pelo visto o mangá não perderá esse fôlego enorme tão cedo, então podemos dizer que Ahiru vai se manter tranquilamente por um tempão ainda, ou melhor, até quando o autor quiser a obra sendo publicada. Esteve ausente nessa edição.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Kindaichi Shounen no Jikenbo R: Uma das continuações da franquia de Kindaichi Shounen no Jikenbo, pode-se dizer que Jikenbo R é uma prova de que uma franquia, se bem conduzida, consegue resistir ao desgaste. Esteve ausente nessa edição.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Seitokai Yakuindomo: Se na edição anterior Seitokai Yakuindomo teve dois capítulos publicados, nessa edição esteve ausente. A obra já é publicada há muito tempo e continua fazendo sucesso ou mantendo um bom público.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Fullback

TOP 10

01. Acma:Game: Mesmo não vendendo muito (se vosso autor não se engana vende um pouco menos do que Tsurezure Childre) Acma:Game consegue se manter na revista com um resultado de vendas satisfatório (quase 30 mil cópias em uma semana) e uma boa recepção do público. A obra, que é publicada há três anos e cinco meses, vai ganhar página colorida na próxima edição.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

02. Domestic na Kanojo: Mangá de abordagem mais madura, DomeKano consegue apresentar bons resultados nas vendas de seus volumes (chegam a superar 80 mil cópias vendidas em média). Em suma, é um mangá em situação bastante confortável, o que dá maior tranquilidade para a autora Kei Sesuga (a mesma de GE: Good Ending) seguir desenvolvendo a obra da forma que melhor achar.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

03. Fuuka: Com um anime anunciado a expectativa é que com a divulgação de maiores detalhes sobre essa adaptação Fuuka venha a ganhar mais páginas coloridas e capas digitais, como está acontecendo com Days atualmente. Pelo menos é isso que se espera do grupo editorial da revista.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

04. Baby Steps: O mangá de tênis prossegue com um ótimo rendimento nas vendas de volumes e segue também com um dorama sendo televisonado. A obra é um sucesso e ainda mostra fôlego e muito espaço mesmo com nove anos de publicação (muitos mangás, seja de revistas concorrentes como da própria Shonen Magazine, perdem o fôlego bem antes).
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

05. Fairy Tail: Com uma década recém-completada, Fairy Tail pode não estar mais em sua fase áurea mas ainda permanece com uma vaga significativa como um dos pilares da Weekly Shonen Magazine. 
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente.

Página Colorida: Fullback


06. Days: Parece que mesmo com o anime não alcançando ainda os resultados esperados pela Shonen Magazine o mangá continua recebendo mais regalias do que antes. Na próxima edição irá ganhar a capa física, a capa digital e as páginas coloridas principais. Pode-se dizer que os editores estão fazendo o máximo possível para tentar popularizar Days.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

07. Kono Ken ga Tsuki o Kiru: Por enquanto o que se pode dizer é que o sucesso ou não de Kono Ken dependerá do nível das vendas do seu primeiro volume. Não será fácil alcançar uma boa marca (muitos novatos da revista não tem obtido êxito recentemente) porém também não é impossível.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

08. Hajime no Ippo: É impressionante como o autor George Morikawa consegue manter o fôlego pra publicar o mangá por vinte e seis anos. É claro que a obra teve seus momentos de pausa, mas é impressionante como, aos 50 anos, o autor ainda consegue manter o mangá, que aliás ainda tem um nível muito satisfatório de vendas.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

09. Nanatsu no Taizai: Uma das obras mais rentáveis da editora do Kodansha e, claro, da Weekly Shonen Magazine. A observar pelo último Ranking Oricon de Mangás entre 05 a 11 de setembro, seu 22º volume vendeu pouco mais que 555 mil cópias por volume, com fôlego pra passar da marca da 600 mil cópias em no máximo duas semanas. Não é a obra mais rentável da Kodansha atualmente (Shingeki no Kyojin, da Bessatsu Shonen Magazine, vende praticamente o triplo de Nanatsu) mas é um grandessíssimo sucesso.
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente.

10. Yamada-kun to 7-nin no Majo: Por enquanto o desempenho de vendas de volumes de Yamada-kun é satisfatório e estável, ainda que aquém do esperado após o anime que recebeu ano passado. A autora dificilmente conseguirá manter Yamada-kun por um período muito mais longo, então não é pequena a possibilidade de que Yamada-kun seja encerrado em até um ano e meio (embora por enquanto o cenário seja favorável para que o mangá tenha um fim natural).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Propagandas de Lançamento dos Próximos Volumes

MEIO DE TABELA

11. Tsurezure Children: Gag mangá que consegue vender em menos de sete dias pouco mais que 30 mil cópias por volume (ótimo resultado para um mangá de comédia de poucas páginas). Seu resultado é bastante satisfatório e os editores devem estar satisfeitos com o desempenho de Tsurezure após sua transferência da Bessatsu Shonen Magazine.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Daiya no Ace - Act II: O quarto volume de Daiya no Ace - Act II chegou à marca de pouco mais de 318 mil cópias vendidas por volume. A continuação de Daiya no Ace não deixa a desejar a primeira parte da obra, pelo menos quanto às vendas de volume.
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente.

13. Hoshino、Me o Tsubutte。: É, Hoshino, como dito várias vezes antes, terá que demonstrar um bom resultado nas vendas de seu segundo volume para se manter na revista. Caso contrário o mangá pode ser a próxima vítima do cancelamento. Sobre sua posição na ordem de leitura, digamos de a posição foi estrategicamente positiva: acima está um dos pilares da revista (Daiya) e abaixo um dos novatos mais promissores (Enen). É bem provável que a ideia dos editores era tentar atrair pelo menos um pouco da atenção do público de Daiya e Enen para Hoshino. Se vai dar certo só o tempo dirá.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

14. Enen no Shouboutai: Depois que se estabilizou tornou-se raro ver Enen ser colocado em uma posição alta na ordem de leitura... o que não atrapalha a atenção dos leitores para o mangá, já que o mangá consegue alcançar uma marca próxima de 200 mil cópias por volume e tem um bom potencial de expansão. A verdade é que por enquanto o mangá deve manter essa base estável de leitores independente de sua posição na ordem de leitura.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Página Colorida: Dr. Prisoner


BOTTOM

15. Kamisama no Iuutori Ni: Kamisama no Iutoori Ni conseguiu vender pouco mais de 130 mil cópias em seu 18º volume, um bom feito. A continuação de Kamisama no Iutoori, como já muito explanado em análises anteriores, mantém o êxito de sua antecessora.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

16. Vector Ball: O segundo volume de Vector Ball terá seu segundo volume sendo lançado e fica a torcida para que os resultados sejam melhores que os do primeiro volume, que por enquanto vendeu menos de 50 mil cópias. Não é um resultado insatisfatório a princípio (já que as vendas podem se expandir) mas se as vendas não aumentarem o mangá corre o risco de ou ser cancelado ou ser transferido (embora pelo resultado apresentado Vector Ball poderia se dar bem numa Bessatsu Shonen Magazine caso não funcione na Shonen Magazine).
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

17. Area no Kishi: O mangá de futebol, assim como Fairy Tail, completou uma década de publicação em 2016. Area no Kish vende bem e ainda consegue alcançar a média de 100 mil cópias vendidas por volume.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

18. Real Account: Real Account consegue vender em uma semana pelo menos 35 mil cópias no lançamento de um novo volume. O mangá veio transferido da Bessatsu Shonen Magazine. A obra pode não ter vendas espetaculares mas tem vendas satisfatórias (aliás queria a Shonen Sunday achar um mangá que em uma semana vendesse o mesmo que Real Account).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

19. Koisuru Suizoku-man: Fechando a revista está Koisuru Suizoku-man, gag mangá cuja estreia foi anunciada pouco antes da estreia sem grande alarde, diferente do que aconteceu com Dr. Prisoner, Mononote e Fullback. O mangá briga para ser bem-sucedido, tarefa que não será nada fácil, vide a forte concorrência entre as obras
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Comentários dos Autores

Bem, pessoal, e assim se encerra a análise da edição #42 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...